Contas juntas ou Separadas ?? | A Nossa Vida

Contas juntas ou Separadas ??

Retrato de Rita Cattita
17.10.2011 | 20:39
Rita Cattita:
Membro desde: 19.01.2010

Boa Noite!
Gostaria de saber como funciona em vossa casa as contas se são conjuntas se têm que pedir dinheiro ao companheiro como é??
Agradeço Testemunhos...


Retrato de rosa do rio
Seg, 17/10/2011 - 21:04
rosa do rio:
Membro desde: 15.04.2008

Ola, vou contar-te como é cá em casa.No inicio tinhamos apenas 1, mas,não estava a dar resultado.
Porque o meu marido, não está habituado a dar presentes em nenhuma altura(Natal ou aniversário),e quando eu comprava algum presente, ele detectava, porque tinha acesso, e era sempre uma cena muito feia!!!Acho que foi a coisa menos boa, na nossa relação...
E decidimos que, temos 2 contas separadas, a minha conta ordenado, vai para a conta habitação, e seguros etc.
Da conta dele, fizemos o calculo de quanto gastamos em despesas fixas( condomnio,luz etc,etc), é gasto nessas despesas.
O restante acordamos, ele transfere um verba fixa (+- 300€],para uma conta que abri so para isso, para eu gastar, ele gasta outro tanto.
E o que sobra, vai para uma conta poupança.Refiro que ele ganha 3 vezes mais do que eu!!!Ás vezes, peço um reforçito na conta!!!!!
Espero ter ajudado.
Bj

Retrato de Pipa13
Seg, 17/10/2011 - 21:10
Pipa13:
Membro desde: 30.12.2010

em nossa casa as contas sao conjuntas por inumeros factores, o primeiro é que há sempre um que "governa" a casa , lol dá mais jeito...pago agua,luz,telefone,habitação,alimentação, empregada, prendas k tenhamos k comprar,retiro x p a conta a prazo essas coisas do dia a dia ... neste caso sou eu...
como casal temos os dois os mesmos objectivos..em relação a comprar coisas p a casa, viagens etc...por isso em grandes gastos n ha stress
individualmente, tenho a consciencia k o dinheiro é dos dois e se quiser cometer uma extravagancia aviso-o...kd sao cenas que n envolvem mto dinheiro nunca demos satisfaçoes um ao outro...conversamos sobre isso....como sou eu k governo...as vezes em meses mais apertados aviso..olha k vai sair x dinheiro só temos ate ao final do mês y...
conseguimos ter as contas juntas sem ter que dar satisfaçoes e perder a independencia financeira na totalidade...
nem toda a gente consegue,depende da personalidade...por exemplo eu n conseguia que fosse ele a governar a casa...sou demasiado dominante...ele como é um "tasse bem" ate agradece LOOOL
bjinho..espero ter ajudado

Retrato de rosa_choke
Seg, 17/10/2011 - 21:10
rosa_choke:
Membro desde: 21.02.2011

ca por casa temos tres contas,mas todas em conjunto e nunca tivemos problemas com isso,sinceramente em 8 anos nunca pusemos sequer a hipotese de ter contas separadas...

Retrato de Diana Machado
Seg, 17/10/2011 - 21:13
Diana Machado:
Membro desde: 19.07.2011

Cá em casa temos uma forma q me parece ser um pouco diferente dos casais em geral mas é a q funciona conosco pq eu e o meu marido temos uma relaçao c o dinheiro mt diferente, então por cá temos uma conta da casa onde cada 1 de nós coloca uma quantidade igual de dinheiro dessa conta pagamos td o q está relacionado c a casa, depois cada um d nós fica c o restante salário e faz c ele o q entender, claro q temos objectivos em conjunto mas há coisas c as quais o meu marido gasta dinheiro e c as quais eu ñ concordo e vice versa e assim ñ sinto q tou a pagar coisas q ñ quero.

Mas cada caso é 1 caso e este foi o q consideramos melhor para nós!

Retrato de caty_leira
Seg, 17/10/2011 - 21:17
caty_leira:
Membro desde: 05.10.2010

Acho que podes ter uma conta comum e em simultaneo (deves ter) uma pessoal/separada.
Relativamente à comum, na minha opinião, podem fazer um estudo da média gasta pelo dois a nivel de despesas e cada coloca lá um pouco mais de metade dessas despesas. O excendentario reverte para o mês seguinte, para uma extravagancia ou para uma poupança (que é a melhor opção nos ultimos tempos...). A conta pessoal pemite teres o "teu" dinheiro excendentario para as tuas necessidades e mimos, sobre os quais o outro não tem tanto poder de...decisão (não sei se me faço entender).
Sei que numa vida a dois, estamos lá para o melhor e para o pior, mas às vezes as diferenças de ordenados e gastos pode ser um motivador de conflitos. Portanto divide-se a "vida comum" a meio.
Contudo, há algo a pensar: possiveis dividas e cobranças associadas à conta comum. É um risco, mas no futuro se algum quiser sair da conta comum ambos têm de assinar (senão tem que se adoptar metodos mais chatos e morosos...). Para além de que os incumprimentos da conta comum são responsabilidade dos dois (mesmo que tenha sido cometido por apenas um). E conheço casos em que este dissbor aconteceu... Daí achar que a conta pessoal é uma "salvaguada".

P.S.: Este foi o conselho que dei à minha irmã há uns meses, contudo ela não o adoptou... não sei se é pela diferença de ordenados entre eles (ela ganha o ordenado minimo...) mas sempre que puder vou insitir com ela

Retrato de Andreia_Lelo
Seg, 17/10/2011 - 21:31
Andreia_Lelo:
Membro desde: 18.02.2010

Eu e o meu marido temos conta conjunta. É assim k funcionamos bem. No entanto conservamos as nossas contas individuais: ele pk o seguro do carro é descontado dessa conta, eu pk é lá k coloco o k consigo poupar. Ambos os ordenados vão para a nossa conta (conta conjunta).Daí pagamos tudo: casa, contas, gasolina, alimentação... O meu marido fuma, eu não. Eu gosto de comprar roupas e objectos para a casa. Sem strex, tudo sai dessa conta conjunta. Se forem despesas pequenas não falamos previamente um com o outro, se forem despesas maiores falamos. Cá em casa tb sou eu k trato das contas. Se por acaso achar k o mês tá mais apertado, se tivermos alguma despesa extra, aviso-o para k nao gaste mais do que x. Se bem k ele tb tem essa noção. Tudo é falado e discutido enquanto casal, assim não há surpresas desagradaveis. Pra mim, nao fazia sentido k fosse de outra forma. Vida conjunta, objectivos conjuntos, conta conjunta Smile

Retrato de ana.loira
Seg, 17/10/2011 - 22:07
ana.loira:
Membro desde: 24.05.2011

Eu sou a favor de contas separadas,cá em casa e quando casamos,eu não trabalhava e como tanto na casa dos meus pais como dos meus sogros,o dinheiro do marido é entregue à mulher,por isso eu é que sou a ministra das finanças,mas agora fazemos assim,temos uma conta conjunta a da prestação do banco e para onde o marido transfere o dinheiro para governar a casa,ficando com 1/3,para os gastos dele na conta dele,o meu ordenado(que é o minimo) vai para a minha conta,deste eu gasto para tudo, menos a renda,inclusivé as minhas despesas,só vou buscar à outra conta quando não chega,ou há alguma despesa extra,caso contrário no final do mês,transfiro para outra conta poupança agregada,mas deixando sempre uns 300 euros para alguma eventualidade.
Dessa conta poupança só levanto para um gasto superfulo,tipo mudar alguma coisa cá em casa,viagens.Porque para o resto inclusivé férias tem de ser tudo das contas do mês,quando recebemos o reembolso do IRS,e subs.de férias,vai logo para a conta,poupança toda esta gestão sou eu que faço o meu marido nem sabe quanto dinheiro temos,quando trocamos de carro,eu é que digo quanto podemos gastar,o sr. do Stand que já nos conhece,pergunta-lhe quanto temos para dar de entrada juntamento com o carro velho,o meu marido diz logo isso é com a minha esposa.
Podem pensar,olha que bom,mas é uma grande responsabilidade,mas de outra maneira não funcionaria porque eu sou muito forreta e mandona e já estamos habituados,já que já víamos isso em casa dos nossos pais.
A minha cunhada,sempre fez duas carteiras tipo vão ao supermercado,cada paga metade e em casa um paga a luz outro o telf.
e não conseguem ter dinheiro,nem fazer a vida que nós fazemos,e ganham mais que nós.

Retrato de kayapu
Ter, 18/10/2011 - 08:04
kayapu:
Membro desde: 22.12.2010

Boas!!

Na minha opinião ( e opinião de muita gente aqui) é que as contas devem estar juntas. Casamos a 5 meses mas já estamos junto a algum tempo e quase sempre (tirando o primeiro mês) foi sempre conta juntas.
Ou estamos juntos em tudo ou nao... Por acaso ganhamos quase o mesmo, eu e a minha mulher, mas quando me juntei estava a ganhar bem mais que ela e o meu pensamento era exactamente o de agora: conta juntas, a corrente e a de poupança.
Sem grandes stresses e exactamente como muita gente que respondeu a este tópico. Despesas ou mimos pequenos nem falamos sobre isso. Despesas grandes, debatemos.
Eu tive imensa sorte com a mulher que tenho. Tem imensa cabeça e não anda ai a pensar em comprar coisas supérfulas. Ainda por cima com a vinda do bebe para breve, ambos trabalhos para o mesmo objectivo.
Se um dia nos separamos?? não me parece possível (diz isso um homem completamente feliz e realizado) mas se acontecer, divide se em partes iguais.

espero ter ajudado

Retrato de Melinha
Ter, 18/10/2011 - 08:18
Melinha:
Membro desde: 16.02.2010

Aqui por casa temos contas separadas por uma questão apenas de comodidade e preguiça, pois já trabalhávamos e não nos apeteceu mudar nada.

No entanto para 2 contas temos 4 cartões ou seja eu ando com o da minha conta e dele e vice-versa. Temos acesso total às contas dos dois, não há cá o meu dinheiro e o teu dinheiro.

Talvez por ter pais e sogros que sempre foram assim e nunca houve distinção de contas, nós também fizemos assim, não interessa se eu ganho mais ou menos, se gasto mais ou menos, o dinheiro é dos dois e nunca houve problemas.

No entanto há pessoas que gostam de controlar esse género de coisas e repartir bem as coisas/contas, mas no meu ver é algo que a longo prazo não resulta.

Retrato de verinhad
Ter, 18/10/2011 - 08:26
verinhad:
Membro desde: 23.02.2010

Eu sou da opiniao que as contas devem ser juntas, Assim como partilhamos a casa, o carro e excepto a roupa pk n serve lol.

Quando casamos é porque temos objectivos comuns e pensamos em constituir familia.

Nos fizemos uma conta poupança em conjunto cerca de 3 anos antes de casar. Conseguimos comprar carro, dar o sinal da nossa casa, mobilar a casa e ainda pagar o casamento com esse dinheiro sem pedir nada a ninguem nem ao banco.

Pouco antes de casar, juntamos tambem as contas a ordem. recebemos os dois para la, é la k se paga a prestaçao da casa, agua, luz, gas, combustivel, tudo.... mas eu tenho um mapa em excel para gerir muito bem as contas para conseguir juntar algum. sei o que vamos receber e o que vamos gastar, deixo um pequeno extra e o restante vai logo para poupança!!!