Construir casa | A Nossa Vida

Construir casa

Retrato de Ana2010
19.02.2010 | 17:49
Ana2010:
Membro desde: 29.06.2009

Ola a todas,

o objectivo deste tópico é apenas pedir ajuda a noivas/casadas (os) que já se tenham metido na aventura de construir casa própria! Ainda não dei esse passo e sinceramente não sei por onde lhe pegue..
O terreno é dos pais do noivo e teremos de o colocar em nosso nome. Tenho imensas dúvidas... Alguém que me possa dar dicas/sugestões/truques, etc..
Gostava de poupar o mais possivel pois acho que nestas situações é complicado quando não sabemos e andamos a "apalpar terreno" e muitas vezes a gastar dinheiro desnecessáriamente.
Era bom contar com as vossas experiências!

Obrigada.

Ana


Retrato de Márcia Augusto
Sex, 19/02/2010 - 18:05
Márcia Augusto:
Membro desde: 16.07.2009

Bem-vinda ao site ...

Há várias meninas por aqui que se aventuraram em construir casa ... eu fui uma delas ... e deixa-me dizer-te que foi uma dor de cabeça .... muita papelada, muita burocracia, muita coisa para tratar e escolher, mas no fim é obvio que vale a pena pk conseguimos ter uma casa completamente como sempre imaginámos ...

No início há que tratar do desenho, meter as coisas na câmara, tratar da doação do terreno dos pais do teu noivo para o nome dele ou nome de vocês os dois, consultar orçamentos no caso de meteres um empreiteiro e pedires (se for o caso) emprestimo ao banco!!

Aconselho a começares a tratar das coisas o quanto antes pk qdo tiveres a papelada despachada, pelo menos a questao do terreno estar em vosso nome, melhor!!

Além disso, deixa-me dizer-te que, dependendo de cada situação, claro, mas por vezes há leis que alteram (para pior - pelo menos a mim aconteceu-me) e isso pode agravar certos pagamentos de taxas e coisas assim!!!

No que puder ajudar, é só pedires!!!

Boa sorte!!!

Bjs

Retrato de CorpseBride
Sex, 19/02/2010 - 18:33
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

Ir à Câmara saber em que condições está o terreno para que possam construir. Eles que vos expliquem tudo como se tivessem 5 anos. É que de concelho para concelho as regras podem ser diferentes, portanto não se fiem a 100% no que outras pessoas vos digam, por mais boa vontade que tenham. É melhor informarem-se junto da fonte mais segura.

Segundo: se querem um projecto de Arquitectura, ide ter com um Arquitecto. Pura lógica. Além de que assim garantem (em princípio, com um bom profissional) que a vossa casa será peça única e personalizada, e não uma cópia de outras quinhentas que já existem, apenas com uns ajustes ao terreno. Ah, e o mito de que os arquitectos cobram couro e cabelo é falso - nem todos são o Siza Vieira ou o Frank Gehry.

Terceiro: quanto ao nome do titular do terreno, é bom que esteja tudo em ordem antes de meter seja o que for à Câmara. Podiam ir adiantando as coisas, mas depois teriam que fazer um averbamento ao projecto e isso, pelo menos em Gaia, paga-se.

Fazer uma casa dá dores de cabeça? Dá, com certeza. Não vou dizer que não. Mas o resultado final compensa, se tudo for feito com pés e cabeça e sem pressas.

Bom projecto.

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de marianaruca
Sex, 19/02/2010 - 18:38
marianaruca:
Membro desde: 17.02.2010

Eu estou a passar por isso....
primeiro os pais do noivo fizeram uma doação para o filho que custou à volta de 900 euros entre registo civil e finanças...depois fiquei a saber q estando o terreno em nome dele e o emprestimo da construção da casa em nome dos dois, eu terei a responsabilidade de pagar a casa sem ela nunca ser minha! é uma benfeitoria q estamos a fazer ao terreno q é dele. Assim, mais vale a doação ser lgo p o nome dos dois. Agora é outro dinheirao p passar o terreno p meu nome tb...enfim...ainda nao resolvemos isso...
Já fizemos o projecto, ja metemos eo memos na camara e ja foi aprovado. Foi mais de 3mil euros p o projecto e p levantar a licença na camara sao quaser 300. Tivemos tb q pagar a um engenheiro civil q vai fiscalizar...mais de 700 euros...Bem...até agora so temos papeis e ja gastamos montes de dinheiro...por isso poupa o mais q puderes! antes de metermos o projecto na camara pedimos orçamentos a empreiteiro pq se aisse muito do q tinhamos estipulado teriamos q reduzir as dimensoes de casa...Agora andamos na fase de pedir o emprestimo...e dpeois começar a obra...

A qdo metes o projecto na camara tem de dizer qto tempo é previsto p construção, dpois se nao concluirem nesse prazo tem de pedir mais tempo e pagar mias.por isso mais vale pedirem lgo tempo a mais...se sobrar sobrou e pronto.

já agora...perguntem tudo como se fossem muito burros, perguntem até o q sabem...as vezes as coisas nao sao como pensamos!Boa sorte!!

Retrato de sylviemarinha
Sex, 19/02/2010 - 19:35
sylviemarinha:
Membro desde: 16.11.2009

Olá
Eu tb vou construir, mas a diferença é que já sou casada mas em separação total de bens. O terreno tb pertencia aos meus sogros. Na altura em que me casei a conservadora alertou-me para o facto de ter de colocar o terreno em nome dos 2 porque senão mesmo que a casa esteja os 2 nomes eu não tenho direito a nada : não se constroi 1 casa no ar...
Por isso cuidado com as doações apenas a 1 do casal!

Retrato de aprendiz
Sex, 19/02/2010 - 20:20
aprendiz:
Membro desde: 19.08.2009
Ana2010 wrote:

Gostava de poupar o mais possivel pois acho que nestas situações é complicado quando não sabemos e andamos a "apalpar terreno" e muitas vezes a gastar dinheiro desnecessariamente.

O meu pai é pedreiro... e posso garantir-te que neste momento, com as novas regras, é impossível poupar!
São mil e um projectos que são necessários antes sequer de começar a construir a casa, e só nessa papelada toda vai bastante dinheiro. Legalizar o terreno, mais outro tanto.
Alvará (licença de construção), mais outro tanto!
Mas como têm um terreno de graça à vossa espera, acho que mesmo assim não devem hesitar... pois não há nada como uma vivenda, ainda mais quando é feita ao nosso gosto Wink

Retrato de marianaruca
Sex, 19/02/2010 - 20:38
marianaruca:
Membro desde: 17.02.2010

Gostava de saber como estão a pensar resolver a vossa questão do terreno!!

Retrato de mjngds
Sex, 19/02/2010 - 20:53
mjngds:
Membro desde: 05.07.2008

Deixo aqui uma sugestão:

http://forumdacasa.com/

Explora e aproveita. Vê as várias categorias e, dentro de cada uma, os tópicos que mais te convenham. Há muitos profissionais de engª, arqª, design, construção civil, etc, que nele participam.

Retrato de Ana2010
Sex, 19/02/2010 - 23:09
Ana2010:
Membro desde: 29.06.2009

li todas as respostas com particular atenção e desde já agradeço as respostas, ajudaram e mt..
É precisamente para evitar situações aki descritas, como passar o terreno só pa nome de um membro do casal que me ajuda a "abrir os olhos" para determinadas situações.

Obrigada MESMO...

Peço pf a quem tiver mais dicas/experiências o favor de as partilhar.

Obrigada!

bjinhos... Kiss

Retrato de Ana2010
Sex, 19/02/2010 - 23:19
Ana2010:
Membro desde: 29.06.2009
marianaruca wrote:

Gostava de saber como estão a pensar resolver a vossa questão do terreno!!

bem respondendo à tua duvida, estamos a pensar fazer a doação mas para os 2 até pk quando der inicio daqui a uns meses, a esse processo estarei casada. Faz todo sentido que seja aos dois. Até pk depois da tua experiência aki relatada pensei 2 vezes lol..

Pormenores ainda n sei porque é a primeira vez que o vou fazer..

De qualquer forma vou seguir o conselho aqui de algumas meninas e fazer-me de muuuito burra perguntando td Grin

bjinhos

Retrato de sc26
Sex, 19/02/2010 - 23:34
sc26:
Membro desde: 12.05.2009

Primeiro ir á câmara fazer um pedido de informação prévia, onde te vão informar do que pode ser construído, áreas , cerceas etc. Esta resposta da Câmara tem um vínculo de 12 meses, isto é, mesmo que a legislação mude (PDM, PU etc.) a câmara tem de honrar a resposta durante os 12 meses seguintes. O que dá tempo para fazer o projecto e entrega-lo para apreciação.
Este pedido pode ser efectuado por qualquer pessoa que tenha algum interesse no terreno, mesmo sem ser o proprietario. Aconselha-se sempre fazer este pedido antes de se comprar o terreno, para se assegurar que não se compra gato por lebre (pois nem todos os terrenos são edificáveis e tanta gente já foi enganada assim...)

Dá o seu ao seu dono.

Projectos de arquitectura a arquitectos e engenharia a engenheiros, (a lei já o obriga salvo algumas excepções). Como diz a corpsbride os arquitectos não são nenhuns bichos papões, levam o preço justo por um projecto com qualidade, adaptado às necessidades individuais de cada núcleo familiar, ao terreno e ao clima onde se insere.

Um conselho, proponham ao arquitecto que detalhe ao máximo o projecto de arquitectura, quanto mais detalhado for, menos problemas aparecem em obra. Acredita que o pouco que pagarás a mais ao arquitecto em fase de projecto são trocos comparados com o que custarão erros ou problemas detectados em fase de construção...

Boa sorte...

Retrato de PaLuH
Ter, 06/04/2010 - 23:57
PaLuH:
Membro desde: 23.03.2010

Ola a todas!!!

Eu ando agora com o meu namorado a arranjar um sitio para vivermos Tongue lol
e ainda nao sabemos se compramos casa ou se fazemos nos uma... ele é engenheiro civil o que nos facilita, em parte, a vida...
Pelo que li, o primeiro passo sera informarmo-nos na camara sobre o espaco q o terreno tem para se construir e afins e so dps fazer o projecto para dps levar para aprovacao n é? é q andamos um bocado desorientados.. lol

Beijinhos

Retrato de PaLuH
Ter, 06/04/2010 - 23:58
PaLuH:
Membro desde: 23.03.2010

Ola a todas!!!

Eu ando agora com o meu namorado a arranjar um sitio para vivermos Tongue lol
e ainda nao sabemos se compramos casa ou se fazemos nos uma... ele é engenheiro civil o que nos facilita, em parte, a vida...
Pelo que li, o primeiro passo sera informarmo-nos na camara sobre o espaco q o terreno tem para se construir e afins e so dps fazer o projecto para dps levar para aprovacao n é? é q andamos um bocado desorientados.. lol

Beijinhos

Retrato de PaLuH
Ter, 06/04/2010 - 23:58
PaLuH:
Membro desde: 23.03.2010

Ola a todas!!!

Eu ando agora com o meu namorado a arranjar um sitio para vivermos Tongue lol
e ainda nao sabemos se compramos casa ou se fazemos nos uma... ele é engenheiro civil o que nos facilita, em parte, a vida...
Pelo que li, o primeiro passo sera informarmo-nos na camara sobre o espaco q o terreno tem para se construir e afins e so dps fazer o projecto para dps levar para aprovacao n é? é q andamos um bocado desorientados.. lol

Beijinhos

Retrato de sc26
Qua, 07/04/2010 - 10:13
sc26:
Membro desde: 12.05.2009
PaLuH wrote:

Ola a todas!!!

Eu ando agora com o meu namorado a arranjar um sitio para vivermos Tongue lol
e ainda nao sabemos se compramos casa ou se fazemos nos uma... ele é engenheiro civil o que nos facilita, em parte, a vida...
Pelo que li, o primeiro passo sera informarmo-nos na camara sobre o espaco q o terreno tem para se construir e afins e so dps fazer o projecto para dps levar para aprovacao n é? é q andamos um bocado desorientados.. lol

Beijinhos

Pois o primeiro passo é mesmo esse... Saber as codicionantes do terreno. Saber se se pode construir e se sim, quantos m2 são autorizados, para que finalidade etc. Só depois de se saber isso tudo é que se começa a fazer o projecto...

Retrato de PaLuH
Qua, 07/04/2010 - 23:59
PaLuH:
Membro desde: 23.03.2010

SC26

Obrigada pela resposta Smile
Pois... a verdade é que temos um terreno em vista... com um preço bastante bom... a questao é q n sabemos em quanto nos ficaria a construcção, para podermos ponderar se será melhor construir ou comprar ja feito... :s mas tb para pedirmos orçamentos a empreiteiros.. n temos o projecto ainda para q eles possam dar valores...
Alguem tem uma solucao pro dilema? lol

Beijinhos

Retrato de CorpseBride
Qui, 08/04/2010 - 00:33
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008
PaLuH wrote:

a questao é q n sabemos em quanto nos ficaria a construcção, para podermos ponderar se será melhor construir ou comprar ja feito... :s mas tb para pedirmos orçamentos a empreiteiros.. n temos o projecto ainda para q eles possam dar valores...
Alguem tem uma solucao pro dilema? lol

Ora bem, o que vocês podem fazer é perguntar a alguém, sem compromisso, por quanto costuma ficar uma moradia do tipo que querem (T2, T3, T4...), com uma área aproximada áquilo que desejam.
Podem perguntar a um empreiteiro, por exemplo (ou a outra pessoa que perceba do assunto e que seja da zona, porque os preços da construção podem ser diferentes conforme as zonas do país e a respectiva mão-de-obra), por quanto vos poderia ficar, mais ou menos, uma moradia T3 de 200m², e ele pode dar-vos um valor aproximado. Mas nunca isento de alteração, como é óbvio.

Mas podem sempre ficar a saber se os gastos vão andar na ordem dos 20 mil, 30 mil ou 40 mil, o que já é capaz de vos dar uma ideia.
Mas pedir orçamentos mais rigorosos sem projecto, de facto é difícil... Tongue

Esta é a solução informal.
Se preferirem jogar mais pelo seguro, então a coisa pode funcionar assim:

Se o dono do terreno for um tipo porreiro, falem com ele e peçam a sua autorização para meterem à Câmara um "Pedido de Informação Prévia". É um mecanismo para saber se determinada construção é viável em determinado local, sem se ficar vinculado ao licenciamento. E no vosso caso, sem terem que ser proprietários do terreno. Podem requerer o P.I.P. enquanto mandatários (têm é que ter a permissão do dono, obviamente).

Neste caso, teriam que pagar um projecto de arquitectura e a taxa de registo do P.I.P. na Câmara Municipal, mas ficariam desde logo com um projecto practicamente pronto para prosseguir para o licenciamento, ao mesmo tempo que vos serviria para pedirem orçamentos com uma menor margem de erro.
O pior que vos poderia acontecer seria decidirem não construir ali (ou porque a construção vos ficaria mais cara do que contavam, ou porque o terreno não o permite, imaginemos) e perderem o dinheiro dessas duas coisas. Mas evitariam comprar um terreno que não poderiam usar.
Tudo depende dos valores envolvidos e do risco que vocês estão dispostos a correr. Não se fazem é omeletes sem se partirem uns quantos ovos... Tongue

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de sc26
Qui, 08/04/2010 - 10:47
sc26:
Membro desde: 12.05.2009

Pelo que sei, para fazer um P.I.P. não é preciso projecto de arquitectura, poder ser apenas uma memoria descritiva( o interessado pode pedir o parecer de viabilidade para uma moradia de tipologia "x" com aproximadamente "x" m2, etc), claro que quanto mais completo for, melhor, (se for com projecto e tudo, óptimo)pois poupa muito trabalho depois em fase de licenciamento.

Mas há outra coisa que se pode fazer para ganhar tempo... É marcar um atendimento com o arquitecto da Câmara para essa zona e fazer uma sessão de esclarecimentos...
Aqui no atelier é assim que fazemos, pois imaginemos que o terreno esta em RAN ou REN, ficamos 1 ou 2 meses á espera da deliberação que diz que não se pode construir nada, é desperdicio de tempo... Neutral Neutral

Assim, marca-se um atendimento na Câmara e esclarece-se logo as duvidas iniciais, a partir daqui, já se pode entrar com o P.I.P. mais completo e com mais certezas...

Retrato de sc26
Qui, 08/04/2010 - 10:58
sc26:
Membro desde: 12.05.2009

Ah, e há Câmaras que não se paga o Pedido de Informação Prévia, o que é sempre bom...

Quanto ao preço da construção, o melhor é perguntar a um empreiteiro, sem compromisso, quanto ronda o preço por m2... Aqui no alentejo para habitação, o m2 ronda 600 euros (mais coisa menos coisa)...
Wink

Retrato de CorpseBride
Qui, 08/04/2010 - 11:40
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

Sim, talvez algumas Câmaras dispensem um projecto exaustivo de arquitectura, mas a ideia era matar dois coelhos com uma cajadada: saber se deixam construir como ela quer, e ficar com um projecto suficientemente desenvolvido para poder pedir orçamentos.

P.S.: e é preciso ela ter atenção porque há Câmaras como a de Gaia, por exemplo, que mesmo para um PIP pedem já uma volumetria bem definida. A tendência é para exigirem cada vez mais elementos.

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de sc26
Qui, 08/04/2010 - 13:16
sc26:
Membro desde: 12.05.2009
CorpseBride wrote:

P.S.: e é preciso ela ter atenção porque há Câmaras como a de Gaia, por exemplo, que mesmo para um PIP pedem já uma volumetria bem definida. A tendência é para exigirem cada vez mais elementos.

Pois por isso é que digo que não há como pedir um atendimento na Câmara... Já a elaboração do projecto pode ser feita com mais segurança sem correr o risco de o projecto não se aceite... Wink

Retrato de PaLuH
Qui, 08/04/2010 - 16:28
PaLuH:
Membro desde: 23.03.2010

Obrigada pela vossa ajuda Smile

Vou falar com o meu namorado e ver se nos decidimos...
como conhecemos alguns empreiteiros amigos ou assim de familia afastada, podemos sempre ir falando com eles primeiro antes de avançar c o que voces tem tado a falar do PIP e assim...
Isto de uma pessoa se meter em tantas despesas ao mm tempo é complicado Hearts lolol

Dps dou novidades Wink

Beijinhos

Retrato de Carla121
Sáb, 10/04/2010 - 17:28
Carla121:
Membro desde: 18.03.2010

mjngds wrote: Deixo aqui uma sugestão:

http://forumdacasa.com/

Explora e aproveita. Vê as várias categorias e, dentro de cada uma, os tópicos que mais te convenham. Há muitos profissionais de engª, arqª, design, construção civil, etc, que nele participam.

Esse forum é excelente. Aliás o meu arquitecto participa nesse forum. Recomendo-o a toda a gente. Chama-se Pedro Barradas e trabalha com uma equipa de especialidades. Fica logo tudo feito e com o mínimo de dores de cabeça. Toda a gente que vê o projecto que ele me fez elogia e ainda hoje estive numa loja a pedir orçamentos de cozinha, o sr. deu uma olhada no projecto e elogiou de imediato. Disse inclusive que a maior parte dos projectos de arquitecto que passam lá na loja dele não valem nada. Tenham atenção ao arquitecto que escolhem e pensem que é um investimento. Se ele for mesmo bom ajuda-vos a poupar dinheiro e orienta-vos imenso para depois poderem negociar orçamentos e poderem controlar os custos do projecto. Não é barato mas um dia depois da casa feita vão agradecer.

Retrato de Carla121
Sáb, 10/04/2010 - 17:33
Carla121:
Membro desde: 18.03.2010
PaLuH wrote:

Obrigada pela vossa ajuda Smile

Vou falar com o meu namorado e ver se nos decidimos...
como conhecemos alguns empreiteiros amigos ou assim de familia afastada, podemos sempre ir falando com eles primeiro antes de avançar c o que voces tem tado a falar do PIP e assim...
Isto de uma pessoa se meter em tantas despesas ao mm tempo é complicado Hearts lolol

Dps dou novidades Wink

Beijinhos

O ideal para conseguires conter as derrapagens é escolheres um bom arquitecto que te faça um caderno de encargos (ou uma solução mais barata mas que fique próxima disso). Não te fies em empreiteiros porque eu tb os tenho na família e sei o que a casa gasta. Mesmo empreiteiros familiares. É apenas um conselho...

Retrato de PaLuH
Sáb, 10/04/2010 - 23:52
PaLuH:
Membro desde: 23.03.2010

Obrigada Carla121, vou ter isso em conta Grin
Beijinhos

Retrato de Asle
Ter, 27/04/2010 - 18:14
Asle:
Membro desde: 10.08.2009

Olá Paluh!
Não sei como estará o teu dilema para a construção da casa, mas aqui vão mais umas dicas: Wink
1ºO ideal é saberes de que tipo de terreno se trata, ou seja, se é terreno destino a construção, se sim qual a tipologia e cercea dominante. Se é um terreno reserva agricola (RAN), implica teres que pedir um destacamento para ceder uma determinada area para construção.
Ou por outro lado se é um terreno reserva ecologica (REN) neste ultimo caso envolve muitas mais burocracias.

Como podes saber destas informações?
Ou vais directamente á camara em questão e pedes informação do PDM do terreno, falas directamente com o técnico da zona e pedes o máximo de informação, é o ideal. Ou tal como outras meninas te aconselharam contratas um arquitecto expoes a tua situação e pedes para te tratar desta primeira abordagem e pagas exclusivamente esta fase.

Pedido de informação Previa (PIP):
Isso varia de Camara para Camara, mas actualmente grande maioria das camaras pede um estudo o mais detalhado possivel, algumas considerão isso como ant-projecto.
Que é uma mais valia o pip é um facto, da-te mais certezas da viabilidade do projecto, mas isso envolve custos e timings que nem sempre são cumpridos.

No teu caso, se pretendes somente saber se o terreno é destinado a construção, até que area podes construir, quantos pisos, quais as cedencias, a cercea dominante, a tipologia,etc optaria pela contratação de um arquitecto para obter esse tipo de informação na Camara.

Orçamentos...
Essa questão é muito subjectiva. O valor final da obra varia muito nos materiais que aplicares.
Obviamente que podes encontrar preços mais apelativos que outros, mas há os bons e maus empreiteiros, que tentam fugir ao maximo a qualidade dos materias e claro o resultado com o passar dos anos estao a vista.
Há uma formula que geralmente utilizamos para calcular uma estimativa orçamental, dependendo da obra e dos m2 da habitação que acaba por ser uma ajuda para termos uma noção de quanto ficará a obra no total.

Desculpem o testamento, mas espero ter ajudado.
Beijinhos

Asle

Retrato de Blume
Dom, 02/05/2010 - 23:34
Blume:
Membro desde: 06.04.2010

Nem imaginam como me ponho a sonhar quando vejo posts como estes.
Sempre quis construir a minha própria casa, mas a vida trocou-me as voltas e mudei de país.
Espero um dia poder voltar para Portugal e construir o meu "palácio" como sempre sonhei.

E sim, aconselho a entregarem o projecto de arquitectura a um arquitecto, engenharia a engenheiro.... nada de desenhadores que pagam a alguém para assinar!!

A minha mana é arquitecta e eu só queria poder ter uma das casas fabulosas que ela desenha!

Uma beijoca e BOA SORTE a todas.

♥ B&C ♥ - 16 Junho 2012

Retrato de Blume
Dom, 02/05/2010 - 23:38
Blume:
Membro desde: 06.04.2010

Ah, em relação aos preços, há cerca de 5 anos a minha irmã fez um projecto cuja casa T3+1 ficou por 27mil contos, com materiais de boa qualidade. Lembro-me desta especificamente porque me apaixonei pela cozinha em xisto e de um pequeno "altar" na sala, envidraçado para o exterior e chão de vidro fosco com luzes para um piano.

Beijocas.

♥ B&C ♥ - 16 Junho 2012