Conização no colo do utero a laser - HPV 16 | A Nossa Vida

Conização no colo do utero a laser - HPV 16

Retrato de claubtt
18.03.2011 | 22:57
claubtt:
Membro desde: 17.03.2011

Olaaa a tdas !

Em Julho de ano passado, fui fazer o exame de rotina do Papanicolau...veio anormal e fiz uma despistagem para o HPV e acasou HPV 16 alto risco...fiz tb depois uma biopsia q dizia q estava no inicio de uma lesão ligeira. Até agora estou a fazer uma medicação de vários medicamentos ( Legalon, Prefief, VitaBerry-ACE, Folicil e comprimidos vaginais Baciginal e o Prevegyne ) para o meu organismo ficar em alta. A minha medica disse q tenho q fazer uma conização a Laser. Vai será no dia 8 de Abril. Depois disso ficarei vigiada mes a mes durante +-4 meses, e à 3º exame se der negativo, tomarei logo a vacina. Espero q corra tdo mto bem pq estou bastante assustada e c auto-estima baixa!!!
Peço a tdas q ja passaram por isto, para contarem os vossos testemunhos ( se doeu, se ficarem sem o virus, etc.... )

Bjooooo para tdas !!


Retrato de ninacio
Seg, 21/03/2011 - 13:44
ninacio:
Membro desde: 10.05.2010

Olá, não passei por isso mas como registo todos os dias cancro acho que posso te acalmar um pouco. Desde que faças tudo correctamente não há que ter medo, foi detectado cedo e estas consciente do que fazer. A questão é mesmo tratando a lesão podes ou não ficar com o vírus é tudo uma questão de vigilância e de não teres relações sexuais desprotegidas, pois infelizmente os homens passam as mulheres porque num dado encontro sexual apanharam a eles não se manifesta e na outra relação transmitem a mulher.

Quanto a auto estima não tens nada que ficar em baixo, não és a única e a maioria das mulheres nem sequer fazem os exames de rotina porque se fizessem o nº seria elevado. Portanto muita calma, faz a conização não é nada do fim do mundo e vai todos os anos fazer a vigilância mesmo que já não haja vestigios de HPV.

Beijos.

Retrato de BecaseCrys
Seg, 21/03/2011 - 19:25
BecaseCrys:
Membro desde: 10.04.2009

SEmpre fiz tds os anos o papanicolau como recomendado pela minha medica de familia, há 2 anos atrás uma semana antes de casar fui buscar o resultado e qual o meu espanto apresentava uma lesão epitulial de bx risco com a recomendação de fazer uma colposcopia e uma biopsia... fiquei em choque, ainda por cima com o casamento á porta... como tinha um optimo seguro de saude fui logo a uma medica especialista numa clinica privada mas q tb o era no IPO, fez a colposcopia e a biopsia... entretanto casei e fui de lua de mel, o resultado só estaria pronto depois de chegar, como deves calcular foi uma mistura de sensações indescritivel... se por um lado estava a ter a lua de mel de sonho por outro a porcaria do resultado que não sabia não me dava sossego... foi os piores 15 dias da minha vida... cheguei e o resultado é que tinha hpv de alto risco a tipagem é que já não me recordo, a medica como eu tinha seguro de saude queria marcar o qto antes uma conização ao colon do utero numa conhecida ordem, aliás no dia em que ia marcar eu perdi o meu seguro de saude devido a me ter demitido da minha empresa, estava disposta a pagar a cirurgia do meu proprio bolso mas não antes fui pedir uma 2º opinião a um outro medico... coincidencia trb na mesma clinica que a outra medica e por isso conhecia-a bem... este medico foi extremamente sincero e disse-me q a outra medica era 5 estrelas mas como trb no IPO qq coisinha era para ser retirado e nem tudo é necessário, explicou-me que 80% dos casos de HPV alto risco acaba por ser expulso atraves do proprio organismo e que não era necessario estar a conizar 2 cms de colon se iria acabar por desaparecer... tb me explicou que o facto de ter seguro de saude era uma forma dos medicos aproveitarem essa questão e enviarem os utentes logo para cirurgia por via particular... o que é certo é que este ano já fiz o papanicolau e acusou negativo...por isso consulta varios medicos e depois tira a tua propria conclusão...ah... é verdade eu notei mto preconceito por parte de colegas pk pensam que o HPV é uma DST, mas o hpv pode ser tranmitido através do contacto da pele e não só através de rel sexuais... outra coisa... 8 em 10 mulheres têm ou já tiveram hpv e mts delas nem sabem...

Visitem o meu blog
http://opechiche.blogspot.com/

Retrato de Lúcia Monteiro
Seg, 21/03/2011 - 23:05
Lúcia Monteiro:
Membro desde: 31.05.2010

Olá a todas, o meu caso aconteceu em Dezembro 2008 quando soube que tinha células com alterações e após várias biopsias e exames tinha hpv alto risco que evoluiu para cancro que ainda tenho. Isto aconteceu num espaço de um ano porque em 2007 tinha feito o papanicolau e nao tinha nada. O meu caso é a excepção. Na maioria das vezes, o próprio organismo expulsa o HPV ou com uma simples conização fica-se livre disto.
Normalmente este procedimento clínico leva uma anestesia local e não tens dores e até trabalhas no mesmo dia.
O meu caso não vou contar porque foi a excepção e não te quero assustar sem necessidade.

Em relação à parte psicológica, é um tapete que nos é tirado a uma velocidade incrível, é bom teres com quem desabafar e ocupares a mente com alguma coisa que não este assunto.

Boa sorte e força!

Retrato de claubtt
Seg, 21/03/2011 - 23:41
claubtt:
Membro desde: 17.03.2011

Obrigada pelos os vossos testemunhos...
Mas eu qdo eu soube q tinha HPV, eu mudei de medica e de hospital, pq ela disse q nao havia nada a fazer e q tinha q ficar vigiada de 6 em 6 meses...disse para mim mesma q nao poderia ficar assim...
E entao, cm tenho um enfermeiro conhecido no British Hospital, pedi ajuda.. encaminhou-me para uma medica bem conceituada q trabalhou varios anos no IPO. Num dos exames q ela pediu para fazer, diz q eu tenho as proteinas E6 E7 do HPV activas...essas proteinas estarem activas, dao mais força para o HPV e o meu organismo nao consegue lutar para dar cabo dele.. por isso, que tenho q fazer uma conização a laser CO2.. se tdo der certo, logo, logo, vou levar a vacina e vou estar livre dos piores virus do HPV 16 e 18 durante uns bons anos.

Bjooo para todas !!!!

Retrato de claubtt
Seg, 21/03/2011 - 23:42
claubtt:
Membro desde: 17.03.2011

Mais uma pergunta...
Alguma de vcs sabe qto é uma conização CO2 a laser particular?
Eu tenho seguro da multicare.

Retrato de ninacio
Ter, 22/03/2011 - 08:45
ninacio:
Membro desde: 10.05.2010

Meninas, cada caso é um caso e trabalho num hospital publico e cá não existe politica de ir a faca, alias a conização é geralmente a lazer frio ou quente ou seja remove-se a lesão e leva-se o material para biopsar. Quando se tem HPV 16 ou 18 ou vários HPV é sempre recomendável ou vigiar 6 meses e retirar ou então fazer a conização, mas como vos disse nada vos garante que não voltem a ter. Pois o HPV pode ficar latente e dar um resultado negativo e mais tarde voltar ao seu estado activo, outras mulheres de facto conseguem o expulsar. Mas repito a sempre muita controvérsia em relação ao HPV.

Mas aqui no Hospital a politica sempre que é HPV de alto risco e a biopsia der lesões epiteliais recomenda-se sempre a conização da lesão, por isso como podem ver caso não tenham seguro é super rápido o tratamento no hospital.

Em relação ao preconceito não vejo qual o problema, HPV é transmitido por via sexual, mais raramente por via dérmica ou contacto até porque nesses casos em vez de HPV no colo do útero tem se lesões " verrugas" no exterior vagina, que alguns homens mais susceptiveis também tem no pénis. O dito Sapinhos dos bebés é uma especie de virus de HPV e isso não signfica que a criança andou a ser abusada. São coisas da vida e infelizmente o preservativo não da a mesma segurança quanto a protecção do HPV como no caso do HIV... Mas como digo isto tem muita controvérsia no mundo da investigação. Se existe preconceito é porque as mulheres não se informam eu disse que existe o risco de apanhar HPV se fizerem relações sexuais desprotegidas com um parceiro que o faz ou fez sexo com outra mulher estando desprotegido, e isto não quer dizer que é uma DST exclusivamente.

O importante é serem vigiadas tal como todas as mulheres deveriam de o fazer, sejam ou não sexualmente activas na época ou não. Porque há muita senhora que acha que só porque esta fora do jogo a uns tempos que nada vai acontecer, não senhora nem todos os cancros do útero são causados exclusivamente pelo vírus.

Beijos.

Retrato de Lúcia Monteiro
Ter, 22/03/2011 - 13:29
Lúcia Monteiro:
Membro desde: 31.05.2010

Eu fiz todas as biopsias e tratamentos no Hospital sta Maria em Lisboa e foi tudo rápido. Aliás eu partipei do estudo internacional que se tem feito pela Europa, tive de assinar o consentimento, e isso fez acelerar o processo. No proximo mês tenho nova consulta de rotina, as minhas eram de 4 em 4 meses e agora são de 6 em 6 meses, mas vou tentar que seja mais cedo para me ver o feto.

A minha médica disse-me que se já tivesse 40 anos ( tenho 30) que me tirava tudo para não ter de passar por isto de novo, quase que não tenho lesão mas o cancro ficou. Agora a minha preocupação é com o feto, para que ele não sofra com o HPV, assim que a criança nascer vou pedir para que me retire isto.

Retrato de ninacio
Ter, 22/03/2011 - 17:26
ninacio:
Membro desde: 10.05.2010

Mas tiveste cancro? Tens cancro, esta em remissão? é que Cancro e grávida pode de prejudicar a ti pois não podes fazer tratamentos. Se não tens cancro ou tas em remissão então em relação ao feto não me parece que ele tenha grandes problemas a não ser talvez nascer com sapinhos digo eu. Mas lá esta o meu conhecimento ultrapassa-me neste caso.

Retrato de Lúcia Monteiro
Qui, 24/03/2011 - 00:01
Lúcia Monteiro:
Membro desde: 31.05.2010

Olá ninacio,

Liguei à médica hoje e ela disse-me para ficar tranquila, as minhas células este ano estiveram em remissão (pela segunda vez) mas que na próxima consulta (agora em Abril) iria continuar a vigiar-me. Fiquei mais tranquila.
Em relação aos sapinhos eu não tive aquelas verrugas que podem aparecer com o HPV nem externas nem internas. Há menos possibilidade de passar para o feto.

Mais não sei...

Vou à médica de família na sexta. Se conseguir consulta.
Hoje estou com dores, parece que tenho uma bomba a explodir de dentro para fora. É uma sensação desconfortável e dá-me dores.

Espero que melhore.

Beijo e boa gravidez para todas!

Retrato de ninacio
Qui, 24/03/2011 - 09:04
ninacio:
Membro desde: 10.05.2010

Pela sua remissão, pensamento positivo... Está livre do Cancro por enquanto logo em principio o feto vai ficar bem e terá um lindo bebé. Só precisa de mais cuidado e vigiar os seus sintomas, no caso de uma grávida normal uma dor pode ser normal para si não, mas não entre em pânico e vá a correr por qualquer coisa... Sempre que tiver dúvidas ligue a sua médica ou a saúde 24..

Beijos e Continuação de uma gravidez calma e relaxe o que conseguir.

Retrato de Lúcia Monteiro
Qui, 24/03/2011 - 10:38
Lúcia Monteiro:
Membro desde: 31.05.2010

Obrigada pelas palavras positivas! É sempre bom partilhar estas coisas Smile

Ontem tive algumas dores. Hoje sinto-me bem, por enquanto!

Beijo e Boa gravidez a todas!

Retrato de xanissima
Qua, 02/05/2012 - 14:08
xanissima:
Membro desde: 02.05.2012

OLá a todas! Fiz uma biopsia em abril pois a última citologia que tinha feito deu ASCUS, virus HPV.
O médico especialista que eu fui em Lisboa diz que é necessário fazer uma conização a laser pois o resultado deu uma lesão de alto grau. A minha questão é: a cirurgia é dolorosa? é anestesia geral ou local? nesse mesmo dia vou p casa certo? ele disse que nos 8 dias a seguir tinha que ter repouso relativo, é mesmo assim? e que durante 1 mês não podia fazer praia, piscinas, nem relações...... para quem já fez uma, é mesmo assim tanto tempo? sei que não é garantido que o vírus "morra", mas e dps uma próxima gravidez é na boa? obrigada desde já pela ajuda.

Retrato de betaf
Qua, 02/05/2012 - 21:25
betaf:
Membro desde: 20.03.2010

ola a todas,

aguardo o resultado da minha biopsia mas tudo indica cin2/3 pelo que farei a cirurgia a 16/05(se n me vier o periodo)
a minha maior preocupaçao é o tempo ate poder engravidar.ja ouvi 2 anos o que para mim é muito...

Retrato de ninacio
Qui, 03/05/2012 - 09:17
ninacio:
Membro desde: 10.05.2010

Olá,

Nunca fiz mas como trabalho no ramo de saúde sei que é feito com um anestesia local, pelo que sei é anestesia no local onde vai ser feita a conização...

Não tem uma recuperação dolorosa, sim deve de cumprir o repouso sexual pois o colo do útero sofreu uma "queimadura" e tem de recuperar e o ato sexual pode ser doloroso.... Quanto a uma gravidez pergunte ao GO mas em principio não tem complicações desde que antes de engravidar tenha a aprovação dele.

Beijos

Retrato de betaf
Qui, 03/05/2012 - 11:34
betaf:
Membro desde: 20.03.2010

obg,

ja percebi que ha quem defenda q 6 meses é mais que suficiente...veremos

ninacio wrote:

Olá,

Nunca fiz mas como trabalho no ramo de saúde sei que é feito com um anestesia local, pelo que sei é anestesia no local onde vai ser feita a conização...

Não tem uma recuperação dolorosa, sim deve de cumprir o repouso sexual pois o colo do útero sofreu uma "queimadura" e tem de recuperar e o ato sexual pode ser doloroso.... Quanto a uma gravidez pergunte ao GO mas em principio não tem complicações desde que antes de engravidar tenha a aprovação dele.

Beijos

Retrato de biroska
Sáb, 05/05/2012 - 21:11
biroska:
Membro desde: 17.02.2011

xanissima,

venho dar o meu testemunho porque passei há bem pouco tempo por isso, e acho que te posso descansar!

Fiz uma conização há 15 dias porque também tinha uma lesão de alto grau e a minha médica achou por bem fazer. Antes de fazer estava uma pilha de nervos porque já tinha lido que doía muito. Então foi assim:
Cheguei, vesti uma bata, deitei-me na marquesa, 30 minutos depois estava de pé a preparar-me para ir embora! Não doeu quase nada, foi com anestesia local, e só senti um leve desconforto no fim (muito menos do que dores menstruais!).

Recomendaram-me uma semana de repouso (não significa estar deitada, apenas sem fazer grandes esforços). Para relações sexuais é preciso esperar 3 semanas...

Na 1ª semana estive 100%, na segunda tive alguns sangramentos. Mas agora já passou tudo!

Quanto a gravidez só "tenho autorização" para daqui 1 ano:(

Aconselharam-me a tomar a vacina para prevenir e, ao fim de 2 anos, em princípio, o organismo já terá eliminado o vírus.

Vai descansada porque vai correr tudo bem!

Boa sorte, e mais qualquer dúvida estás à vontade para perguntar!;)

Retrato de betaf
Dom, 06/05/2012 - 01:30
betaf:
Membro desde: 20.03.2010

ola,

foi a laser? fizes-te no publico ou privado?
obg

biroska wrote:

xanissima,

venho dar o meu testemunho porque passei há bem pouco tempo por isso, e acho que te posso descansar!

Fiz uma conização há 15 dias porque também tinha uma lesão de alto grau e a minha médica achou por bem fazer. Antes de fazer estava uma pilha de nervos porque já tinha lido que doía muito. Então foi assim:
Cheguei, vesti uma bata, deitei-me na marquesa, 30 minutos depois estava de pé a preparar-me para ir embora! Não doeu quase nada, foi com anestesia local, e só senti um leve desconforto no fim (muito menos do que dores menstruais!).

Recomendaram-me uma semana de repouso (não significa estar deitada, apenas sem fazer grandes esforços). Para relações sexuais é preciso esperar 3 semanas...

Na 1ª semana estive 100%, na segunda tive alguns sangramentos. Mas agora já passou tudo!

Quanto a gravidez só "tenho autorização" para daqui 1 ano:(

Aconselharam-me a tomar a vacina para prevenir e, ao fim de 2 anos, em princípio, o organismo já terá eliminado o vírus.

Vai descansada porque vai correr tudo bem!

Boa sorte, e mais qualquer dúvida estás à vontade para perguntar!;)

Retrato de betaf
Dom, 06/05/2012 - 01:30
betaf:
Membro desde: 20.03.2010

ola,

foi a laser? fizes-te no publico ou privado?
obg

biroska wrote:

xanissima,

venho dar o meu testemunho porque passei há bem pouco tempo por isso, e acho que te posso descansar!

Fiz uma conização há 15 dias porque também tinha uma lesão de alto grau e a minha médica achou por bem fazer. Antes de fazer estava uma pilha de nervos porque já tinha lido que doía muito. Então foi assim:
Cheguei, vesti uma bata, deitei-me na marquesa, 30 minutos depois estava de pé a preparar-me para ir embora! Não doeu quase nada, foi com anestesia local, e só senti um leve desconforto no fim (muito menos do que dores menstruais!).

Recomendaram-me uma semana de repouso (não significa estar deitada, apenas sem fazer grandes esforços). Para relações sexuais é preciso esperar 3 semanas...

Na 1ª semana estive 100%, na segunda tive alguns sangramentos. Mas agora já passou tudo!

Quanto a gravidez só "tenho autorização" para daqui 1 ano:(

Aconselharam-me a tomar a vacina para prevenir e, ao fim de 2 anos, em princípio, o organismo já terá eliminado o vírus.

Vai descansada porque vai correr tudo bem!

Boa sorte, e mais qualquer dúvida estás à vontade para perguntar!;)

Retrato de biroska
Seg, 07/05/2012 - 11:56
biroska:
Membro desde: 17.02.2011

A minha foi a laser e fiz no privado.

Qualquer dúvida estou à disposição!

Retrato de FeH.2012
Qui, 10/05/2012 - 23:04
FeH.2012:
Membro desde: 24.02.2011

Não lembro-me bem oq tinha, porém, é HPV, vou tentar explicar como me foi explicado, tinha uma pequena ferida no colo do útero, descoberta pela colposcopia, após o papanicolau, a médica de imediato pediu-me para fazer a biópsia, que foi a retirada de tecido, é algo desconfortável, semelhante às cólicas do período, entretanto, para mim foi horrível, porque minha avó tinha acabado há 2 meses os tratamentos para o cancro da mama, estava a recuperar-se, entrei em parafusos e já admitia a hipótese de tb ter...
Após a biópsia, que veio negativa, a médica sugeriu "que queimasse a feridinha" não sei o termo técnico, disse-me que não era obrigatório, que se n o fizesse, poderia vir a ter cancro no colo do útero após uns 10 anos, mas que tb n poderia via a ter Worried Preferi queimar, fiz a laser, não custou muito, mas é muito importante o repouso, não carregas coisas pesadas, não fazer esforços, seguir a risca a parte de não ter relaçoes, usei uma pomada para "esfoliar" a carne morta que ficou a sair durante uns dias, comprimidos, isso foi há uns 3, 4 anos, nunca me falaram nada acerca da gravidez, no entanto, pelo que sei, o HPV não tem cura, pode ser controlado, basta termos a imunidade baixa para ele se manifestar, e que n é propriamente passado sexualmente, é maioritariamente, mas não obrigatoriamente, não tive as verrugas nem nada disso, só descobri mesmo pela colposcopia.
Mas meninas, não se preocupem, tenham calma, 80% das mulheres tem HPV ou virão a ter, daí a vacina, nada de baixa na auto-estima!! Smile
beijocas

Retrato de AnaFilipa13
Qua, 08/01/2014 - 03:45
AnaFilipa13:
Membro desde: 06.12.2013

olá, fiz a conização em novembro de 2012 em resposta a CIN2, fiquei um mês sem ter relações, e passado um mes e uma semana voltei a ter relações, a principio pareceu-me tudo normal, porque quando procurei o ginecolgista tinha dores no colo do utero, mas agora voltei a sentir aquela dor no fundo do colo, tal como antes. como já fiz a conizaçao pensava que ficaria tudo normal, volto ao ginecologista no dia 14/01. Tenho algumas duvidas, nomeadamente, se há alguma forma de sabermos se temos hpv na boca ou na garganta devido ao sexo oral, ou se o nosso parceiro pode ser contaminado ao fazer-nos sexo oral e daí recontaminar-nos... Não me quero preocupar por antecipação, mas nós lemos pela internet que o virus pode ficar ate 5anos no corpo.. o meu medico disse-me que depois da conizaçao ficava td bem , so precisava de ser vigiada.. a informaçao é muito incoerente..

Retrato de Maria.K
Seg, 10/02/2014 - 23:29
Maria.K:
Membro desde: 10.02.2014

A minha biópsia constatou que preciso também fazer uma conizaçcao estou com CIN ll de alto risco,
meu plano e recente e não cobre a cirurgia , gostaria de saber se o hospital Sta Maria é bom e se é possível fazer essa cirurgia pela rede publica . estou muito assustada , fui pega de surpresa . Sou Brasileira e estou sozinha aqui estudando , Obrigada e agradeço qualquer informação !

Retrato de RitaCatita23
Seg, 08/06/2015 - 17:50
RitaCatita23:
Membro desde: 08.06.2015

olá, este fórum ainda está activo? preciso de tirar umas dúvidas e nada melhor que estes fóruns para partilharmos com pessoas nas mesma situação que nós o que estamos a passar.
Se estiver alguém desse lado, digam para começar a partilhar a minha historia convosco..

Retrato de koalla
Ter, 09/06/2015 - 21:48
koalla:
Membro desde: 28.03.2015

Eu estou a ser vigiada porque tenho o virus .. mas não tou a fazer medicação, nem nada .. so mesmo as consultas de 6 em 6 meses para ver como esta

Retrato de Gabriela Minafra
Qua, 24/06/2015 - 20:17
Gabriela Minafra:
Membro desde: 24.06.2015

Olá, sei que a matéria é antiga, mas gostaria de saber quanto custou o tratamento.

Gabriela

Retrato de Ailahsilva
Sex, 26/06/2015 - 21:01
Ailahsilva:
Membro desde: 26.06.2015

OLÁ acho que esta ativo sim, se quiser conversar comigo sobre seu caso estou a disposição estou passando pelo mesmo caso.

Retrato de Ailahsilva
Sex, 26/06/2015 - 21:03
Ailahsilva:
Membro desde: 26.06.2015

Gabriela o meu custou 2 mil reais em Curitiba. Aqui em SP custa em media uns 3500

Retrato de RitaCatita23
Seg, 29/06/2015 - 15:20
RitaCatita23:
Membro desde: 08.06.2015

Olá Smile
Também está infetada com este vírus hpv 16?
Como tem lidado com isso?
Tenho consulta para uma colposcopia dia 7 Julho... estou um pouco receosa, pois ainda vai tudo para biopsia...

Retrato de Gabriela Minafra
Sex, 03/07/2015 - 16:34
Gabriela Minafra:
Membro desde: 24.06.2015

Mas estou em Portugal, gostaria de saber quanto custa aqui. Muito obrigada.

Gabriela

Retrato de GabrielaML
Sex, 03/07/2015 - 16:49
GabrielaML:
Membro desde: 03.07.2015

Queria saber o valor da conização e aonde se faz, ainda não voltei ao médico, mas já gostaria de me programar, pois tenho certeza que terei que fazer.

Post