condominio-urgente-ajuda pf | A Nossa Vida

condominio-urgente-ajuda pf

Retrato de Estrelinhaaa
04.08.2009 | 08:34
Estrelinhaaa:
Membro desde: 08.07.2008

olá meninas...

Estou um pouco aflita devido a uma vizinha que me anda a tirar do sério. Vou tentar contar a historia do inicio e com nexo para que me possam entender da melhor forma e ajudar.

Estamos a falar de um prédio novo, comprei casa no mês de Abril de 2008 e só fomos para lá morar em Janeiro de 2009. Acontece que em Fevereiro/Março demos conta (nós e mais alguns inquilinos) que uma nova moradora estava a causar um certo transtorno, na medida em que, permanecia muito tempo na arrecadação (dormia lá e td) juntamente com um cão de raça Chow-chow (estou a referir a raça devido aos imensos pelos que o cão deita e se espalha pelas zonas comuns do prédio) e que como não trabalha (não sei porquê) passa o dia inteiro na arrecadação a gritar (ao telefone ou com o marido ou com o cão) não sabemos porquê.

Ora, de referir que as nossas arrecadações são no piso inferior, neste caso -1 e que são grandinhas (cerca de 30m2) e têm aquelas janelas de respiração (estilo garagens, peço desculpa mas não sei o nome). Como a nossa arrecadação é contigua à dela, demos mais pelo barulho, cheiro e lixo acumulado nas zonas comuns na arrecadação e os vizinhos do RH que mora por cima da dita arrecadação, como tiveram uma bebé há pouquíssimo tempo e estavam mais tempo em casa ouviam os ruídos, gritos, televisão ligada ao serão, etc. Começou a criar mau estar nos vizinhos e quando o construtor tentou falar com ela, ela foi agressiva e mal-educada.

Portanto estamos a falar de uma pessoa com má formação, que só berra, desculpem a expressão e que passa meses inteiros com o mesmo aspecto e roupa e fechada na arrecadação (tem casa) aos gritos constantemente, seja de dia ou de noite. Ora sabemos que uma arrecadação não tem o mesmo isolamento que uma casa, e que faz eco e se ouve muito mais tudo e mais alguma coisa.

Isto aconteceu até ao mês passado (Junho), quando decidimos fazer uma reunião de condomínio para chamar a senhora à atenção, já que as tentativas individuais de cada um não surtiam efeito porque ela era mal-educada. Não compareceu na reunião (típico) e a empresa responsável pela gestão de condomínio ficou de falar com ela no dia seguinte para chamar a atenção. Acontece que a senhora da gestão de condomínio também foi mal tratada ao telefone e a dita vizinha disse que era mentira aquela situação e que o mau cheiro vinha da minha arrecadação! Ora o meu marido passou-se e no dia seguinte quando encontrou o marido dela disse-lhe com educação que precisavam de falar porque a situação no prédio estava insustentável. O tal senhor disse que ia chamar a polícia, chamamos os restantes vizinhos que tinham estado na reunião do dia anterior q fomos falar com eles... Ora aqui começa a peixeirada... Ela diz que é mentira que ela não passa tempo na arrecadação e que não grita (ela deve ter mesmo um problema grave), que era um complô contra ela e não havia meio de admitir... Estavam umas 10 pessoas a dizer que ela incomodava e ela a dizer que era mentira e que o cheiro vinha da minha arrecadação!!!! Não acho normal... Passei-me também, claro, sei que não devia mas exaltei-me e também gritei um pouco cm ela... Ora entretanto os vizinhos, até os mais calmos se passaram perante uma pessoa que via-se perfeitamente que ela sabia que tinha errado e não admitia... Depois lá se começaram a sentir pressionados e lá pediram desculpa a muito custo e disseram que iam tentar falar mais baixo... etc. A partir daí nunca mais falaram com ninguém do prédio, nem bom dia nem boa tarde, são mal-educados e continuam a ser.

A partir daí, deixaram de morar na arrecadação e lá foram para casa e aqui começam os problemas comigo mais propriamente... Ela agora não berra na arrecadação, berra em casa... eu acordo às 6:50h, às 6:30 já ela está a berrar a ponto de eu acordar com os berros, e á noite continua a berrar... no outro dia o meu cão laxou um pouco á noite porque ouviu um barulho estranho e eu ouvia a berrar com o marido que o cão estava a ladrar e não sei mais o quê (quer dizer o cão não pode dar duas ladradelas, mas ela pode berrar á vontade)... Entretanto ontem estava eu a sacudir umas toalhas de praia e foi um pouco de pó para a varanda dela (eu moro no 9º e ela no 8º, vejam lá a minha sorte) e vem o marido a falar calmamente até ai tudo bem a dizer que eu não podia sacudir (toda a gente sacode)... eu perguntei-lhe se ele não sacudia e ele disse-me que o ia fazer á rua (impossível aquilo era mera embirrância), mas enfim, falamos a bem e a coisa ficou por ali... Entretanto começo a ouvir a vizinha lá de dentro aos gritos com ele (pa variar) nestes preparos " a gaja vai continuar a sacudir, e vai-me cagar a varanda toda, e o que é que tu disseste, e ela vai continuar a sacudir... e a PORCA ESTÁ A SACUDIR TAPETES, A PORCA ESTÁ A SACUDIR, A PORCA ESTÁ A SACUDIR TAPETES" assim mesmo repetiu várias vezes e aos gritos ao ponto de o vizinho do lado do 8º vir á janela e fazer-me sinal a dizer que ela era maluca para não ligar...

E eu pergunto... Eu tenho de aturar esta gente?!?!... Nunca tivemos problemas, os vizinhos são todos impecáveis, inclusive já fizemos amizades e fomos passar fds juntos... e aparece-me esta ave rara e eu não sei o que hei-de fazer...

Preciso da vossa ajuda...

Alguém me sabe dizer onde está regulamentado a proibição de sacudir coisas??? onde sacudimos então???

Disseram-me que mediante abaixo-assinado dos moradores do prédio era possível "expulsar" um inquilino, é verdade????

Por favor, peço desculpa pelo testamento, mas apanhei uma crise de nervos tão grande que ontem até cai das escadas... tou toda dorida...

Ajudem-me quem saiba por favor... obrigada


Retrato de ritaaaa
Ter, 04/08/2009 - 09:00
ritaaaa:
Membro desde: 09.05.2009

olá estrelinha
sou admnistradora do meu predio á cerca de 7 anos.
Garanto-te k essa senhora faz varias irregularidades.
Tens um forum magnifico onde atraves de uma breve pesquisa esclareces todas as duvidas.

http://www.gestaodocondominio.pt/viewforum.php?forum=11

Em relaçao ao barulho nocturno, chama a policia! Tens direito ao teu descanso!

bjs

Retrato de Clara1981
Ter, 04/08/2009 - 09:03
Clara1981:
Membro desde: 27.05.2008

Infelizmente, a história dos vizinhos (maus) é difícil de gerir, isto porque se eles são proprietários de uma casa, nada nem ninguém os poderá retirar ou expulsar de uma coisa que é sua, a não ser por falta de pagamento da coisa e consequente execução da hipoteca, ou então por questões de saúde pública.

Quanto ao sacudir os tapetes... aqui a lei é um pouco dubia porque tu não podes "atirar" lixo para a rua, além de que em prédios, costuma ser proibido sacudir (ou fazer qualquer outra coisa) que incomode os restantes vizinhos, ou seja, eu não tenho o direito de sujar a casa do meu vizinho e vice-versa. O mesmo acontece quando se pendura roupa a pingar, por exemplo, ou quando se faz alguma churrascada e o fumo incoma dos vizinhos de cima.

Chamar a polícia... tb não dá em nada. Em primeiro porque terás de apresentar uma queixa contra a vizinha e depois é difícil provar essas coisas em tribunal. Gasta-se tempo e dinheiro.

Os meus pais têm uns vizinhos por baixo da casa deles que são um inferno: fazem churrascadas na varanda (colocam-nos a casa cheia de fumo e as paredes exteriores cheias de gordura); fazem festanças até altas horas da noite e durante a semana; põem a música nas alturas que até a casa treme; têm uma cadela que deixam ladrar até altas horas da noite; limpam as necessidades da cadela (que nunca vai à rua e faz na varanda) com baldes de água e sujam a varanda da vizinha de baixo, além do mau cheiro e moscas da água empoçada no jardim... entre muito mais. O condomínio já tentou de tudo, mas nada resulta. Já se chamou a polícia, já se avisou, já se ameaçou, no entanto... continua tudo na mesma!

Uma coisa te digo, com os vizinhos é preciso ter sorte...

Retrato de LiTelma
Ter, 04/08/2009 - 09:06
LiTelma:
Membro desde: 23.04.2009

Bom dia
Eu trabalhei cerca de 3 anos numa imobiliária, e acho que te posso ajudar,
1ª é possivel expulsar um morador do prédio mas somente se for inquilino e não proprietario,
2º é necessário um abaixo-assinado, de todos os moradores do predio e não só da tua entrada,
3º é necessário relatorio das autoridades (em algum dos momentos de paranoia da vizinha tens k chamar tipo a GNR ou assim para eles averiguarem a situação e vocês terem alguem k sustente a vossa versão, senão vai ser só palavra contra palavra)
4º Ela só tem um cão? Se ele fizer muita sujeira nas zonas comuns ou se sentir cheiros a vir do apartamento da vizinha e fizer muito barulho podes chamar o pessoal da saude publica.

E claro é um processo que vai para tribunal e tem custas!!

Eu já "expulsei" uma Sra. do apartamento mas ela tinha cerca de 10 caes dentro de um T1, foi uma tarefa mais facil.
Mas não desistas se estão todos de acordo vão para a frente com isso!!

Beijoca,
Telma

Retrato de susanamarlon
Ter, 04/08/2009 - 09:21
susanamarlon:
Membro desde: 26.12.2007

Olá!

Eu sou administradora no meu prédio mas pelos visto tenho muita sorte com os meu vizinhos. O prédio também tem poucos moradores o que ajuda bastante.
Mas o mesmo já não se pode dizer do prédio onde moram os meus pais. Aquilo é a maior confusão. é o cão da vizinha do lado que ladra a meio da noite e ninguém a manda calar, é o pessoal a subir e descer as escadas a bater os pés com toda a força no chão, é a música a altos berros que as paredes tremem, é a vizinha de baixo que é maniaca das limpezas e em vez de fazer durante o dia faz à noite e então estás a tentar dormir e só ouves a máquina de lavar roupa, ela a lavar roupa à mão com o chuveiro, aspirar, arrastar bilhas de gás. Enfim o autêntico pavor.
Quanto ao barulho podes e deves chamar a policia mesmo que tenhas de fazer queixa dela, pois é um direito que auferes. Não se pode fazer barulho a partir das 23h00 até às 08h00. Portanto todos e quaisquer barulhos incomodativos podem e devem ser chamados à atenção.
Quanto ao mandar embora os vizinhos através de abaixo assinado, não me parece possível, pois se eles não habitam casa alugada dificilmente alguém os tira de lá.
A toalhas com as migalhas para sacudir, eu pessoalmente faço isso em casa. Até porque já tive uma má experiência com isso. Não foi com uma toalhas, mas sim com um plástico. No inverno deixo a roupa a secar no varal, porém coloco um plástico por cima não vá chover e molhar a roupa toda. Quando cheguei a casa tinha chovido durante a manha e tinha o plástico com água. Não sabia o que fazer com aquela água a não mandá-la para a rua. Por mais que olhei para todos os lados acabei por dar um banho a uma pessoa que ia a passar no momento. Fiquei suepr envergonhada.
A partir desse dia qualquer coisa de sacudir passei a fazê-lo para dentro de casa e depois apanho com a vassoura.
Como vês é sempre um risco que corres.

Qualquer dúvida expõe porque assim estamos sempre a aprender.

boa sorte!

Retrato de Estrelinhaaa
Ter, 04/08/2009 - 09:30
Estrelinhaaa:
Membro desde: 08.07.2008

estou a ver que não há muit oque possa fazer ...

Estive a ler o REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS e o que vi sobre sacudir foi isto:

4. Constituem, também, contra-ordenação puníveis com coima de € 24,94 a € 1.870,49,5, no caso de pessoas singulares, e de € 49,76 até ao valor correspondente a 10 vezes o salário mínimo nacional mais elevado em vigor, no caso de pessoas colectivas, as infracções ao presente Regulamento a seguir aduzidas:

l) Sacudir ou bater cobertores, capachos, esteirões, tapetes, carpetes, alcatifas, roupas, ou outros objectos, das janelas e das portas para a rua, ou nesta, desde as 8 às 23 horas;

Não diz que não posso... tenho é um horário para o fazer...

Retrato de A Little Girl
Ter, 04/08/2009 - 09:44
A Little Girl:
Membro desde: 09.02.2009

Acredito que não estejas numa posição muito confortável...mas sinceramenteacho que não há muito a fazer. É o incoveniente de morar em prédios, é preciso ter sorte.
Se ela faz barulho no horário, tens de ter paciência mas se for depois da hora, chama a policia.
Quanto aos tapetes, sinceramente não sei se tá na lei como proibição mas aqui trata-se de bom senso...tenta ter mais cuidado para ela não ter motivos para te incomodar.
Só me resta desejar boa sorte

Retrato de gaudencia
Ter, 04/08/2009 - 10:08
gaudencia:
Membro desde: 28.02.2009

Ola,eu tb ja tive esse problema c um vizinho velhote q as 7 da manha punha a musica aos gritos por ser surdo lol...
eu como trabalho e na altura ate xegou a coincidir c o nascimento da minha filha,PASSEI ME DE VEZ,e começei a dar trabalho a psp q durante duas semanas foi xama lo a atençao 5 vezes!!!
Uma dessas vezes fui c a bebe a xorar ao meu colo eles ao verem a trepidaçao q o meu quarto sofria bateram lhe a porta e deram lhe uma notificaçao de cerca de 500 euros por incomodar vizinhos
Foi remedio santo!!!!!!!!!!!Esse genero de pessoas mete me nojo desculpem dizer!!!!!Essa sra ate pode inclusive sofrer uma queixa por ofensas PORCA?! Q e isso???
Pega em tudo o q possas p ela aprender a respeitar os outros senao q va p uma vivenda isolada de td e qlq especie de ser vivo ja q plos vistos nem o caozito respeita

bjinhos

Retrato de Estrelinhaaa
Ter, 04/08/2009 - 10:50
Estrelinhaaa:
Membro desde: 08.07.2008

pois... quando o marido dela falou cmg eu até nem fiz assim grande alarido, porque ele falou a bem... agora quando começei a ouvir ela aos gritos a chamar-me porca, fiquei piursa!!! é que isso eu não admito!!!

é muito complicado de facto.

Retrato de JR
Ter, 04/08/2009 - 11:59
JR:
Membro desde: 23.10.2008

Olá.
Acho que vou ser repetitiva mas, de fato, podes e deves chamar a polícia SEMPRE que houver barulho fora de horas. Quando chamas a polícia a 1ª vez a única coisa que eles podem fazer é chamar a atenção e registar a queixa. Mas se voltar a haver barulho e voltares a chamar a polícia eles autuam numa multa inicial de 500€ que se não for paga na CM da autarquia a que pertences, ou continuarem com o barulho pode chegar aos 2500€. Nota é que tudo isto acontece APENAS se a polícia encontrar em flagrante delito, ou seja, se no momento em que chegarem o barulho seja mesmo audível.
Eu vivo perto de faculdades e muitos dos meus vizinhos são estudantes. Os "miúdos" que vivem por cima de vez em quando faziam umas festarolas a meio da semana, e se no início a chamada da atenção surtia efeito, na última vez foi mesmo necessário chamar a polícia. Acontece que quando os agentes chegaram a festa tinha acabado e por isso não houve multa. De qualquer forma eles foram falar com os vizinhos e explicaram que podiam ser multados. Desde aí nunca mais fizeram barulho.
Quanto a conseguirem expulsar do prédio, como já se referiu num post, só é possível quando o morador for inquilino e nunca proprietário.
Boa sorte! É realmente um problema muito chato. Espero que o consigas resolver.
Beijinhos

Retrato de Estrelinhaaa
Seg, 10/08/2009 - 08:27
Estrelinhaaa:
Membro desde: 08.07.2008

alguma das meninas me sabe dizer se existe algum regulamento onde esteja mencionado que não se pode fazer assados na varanda?!?!?...

É que o drama deste fim de semana foi a senhora dona e o seu esposo a assar peixe e o fumo e cheiro a vir todo pa minha casa... ...

Isto só a mim!!!!

Ajudem-me por favor..