como é viver na suiça | A Nossa Vida

como é viver na suiça

Retrato de solinha
06.01.2011 | 16:26
solinha:
Membro desde: 06.01.2011

Olá boa tarde, gostaria k me ajudassem a esclarecer muitas duvidas sobre viver na suiça. sou casada tenho dois filhos um de 8 anos e uma menina de 2. quanto se paga por um infantário, na escola paga-se algo, os descontos para a seg social,disseram me k temos de ter um seguro o valor do seg depende do ordenado, quanto á casa - dois quartos quanto se paga,o valor já inclui luz e água? Eu sou cabeleireira profissional a minha carteira profissional é válida.
Vendo k a crise está a nivel mundial a minha pergunta é ainda vale apena emigrar?
Grata pela atenção disponivel Felicidades para todos
Solinha:)


Retrato de solinha
Qui, 06/01/2011 - 16:31
solinha:
Membro desde: 06.01.2011
solinha wrote:

Olá boa tarde, gostaria k me ajudassem a esclarecer muitas duvidas sobre viver na suiça. sou casada tenho dois filhos um de 8 anos e uma menina de 2. Quanto se paga por um infantário? na escola paga-se algo? os descontos para a seg social,disseram me k temos de ter um seguro o valor do seg depende do ordenado? quanto á casa - dois quartos quanto se paga? o valor já inclui luz e água? Eu sou cabeleireira profissional a minha carteira profissional é válida? O meu marido é pedreiro de 1ª e serralheiro tubista , tem facilidade sabe falar e escrever alemão terá dificuldade em conseguir emprego? Qual o ordenado base?
Vendo k a crise está a nivel mundial a minha pergunta é ainda vale apena emigrar?
Grata pela atenção disponivel Felicidades para todos
Solinha:)

Retrato de açucar.e.canela
Qui, 06/01/2011 - 20:59
açucar.e.canela:
Membro desde: 13.10.2010

Olha, eu posso-te ajudar em algumas questões. Tudo depende da zona para a qual queres emigrar. Eu estou na parte alemã, e digo-te que neste momento em relação à legalização, o governo Suiço está cada vez mais exigente. Terás que ter contracto de trabalho para teres permisso. Tu tendo permisso, os teus filhos e marido também terão. Os preços das casas, dependem da área em que queres - cidade, vila, ou aldeia. Eu estou em vila, e por um T0 pago à volta de 350€ ( preço em euros). Eu tenho um casal amigo que por uma casa de 2 quartos paga 800 francos. Porém, eles"exigem"que se os filhos forem casal, tenhas um quarto para ela e outro para ele.Os infantários são muito caros e a escola também. Em relação á tua krankenkasse (seguro médico) pagas como te convier, por volta de 200 francos por mês por cada pessoa, o mais barato.
A agua eu não pago e a luz é paga de 6 em 6 meses, tudo depende do teu contracto de arrendamento. A tua carteira profissional terá que ser aprovada, tal como o teu curriculo num local de reconhecimento de diplomas e cursos. Mas digo-te de antemão que a tua área há muita oferta na Suiça. Eu em Portugal sou Técnica de Fisioterapia e na Suiça esse curso não é reconhecido.
Simplesmente te aconselho a saber falar a língua para o cantão para onde pensas ir- alemão, françes ou italiano. Não penses que vais para lá e vai ser fácil, nada disso. Vais-te deparar com muitas burocracias. A Suiça não é a maravilha que muitas pessoas pensam, então quando se tem filhos, pior. É um nivél de vida caro, isso é.
Aconselho-te, se pensares bem nisso, ir o teu marido primeiro, porque é sempre mais fácil eles arranjarem trabalho primeiro. Logo ele tendo permisso, tu tens logo porque és casada com ele.

Espero ter ajudado
Qualquer coisa, pergunta

Retrato de solinha
Sex, 07/01/2011 - 10:53
solinha:
Membro desde: 06.01.2011

Olá açucar e canela . Obrigada pela ajuda Muitas felicidades saude e trabalho Smile

Retrato de EU-TU
Ter, 11/01/2011 - 11:04
EU-TU:
Membro desde: 19.01.2010

Olá...

como uma menina já disse, aqui também não é nada fácil...

Eu vim para aqui com 2 anos, agora tenho 23 anos, nunca vivi em Portugal, no entanto pelo que me dizem e pelo que se vê, Portugal está péssimo (em bastantes coisas, não em tudo, mas...)
Quem ai ganha bem, ainda se desenrasca, mas o problema é que ai muita gente vive somente com o salário mínimo e então quando um está no desemprego, o salário de um só não chega para nada...

Pois vou tentar esclarecer no que sei e no como se passa na minha zona, pois difere um pouco de zona para zona...eu estou na parte francesa, em Lausanne (canton de Vaud), mas também já vivi no canton de Neuchatel (também francês),
- Em Lausanne as rendas das casas são bastante caras, um 2 peças (1 sala, 1 quarto, cozinha, casa de banho = T1) é por volta dos 1'100.- /1'200.- (encontra-se claro mais barato e mais caro), um 3 peças (2 quartos, 1 sala,...) já vai para uns 1'500.- +ou-!
No meu caso, a luz/agua é a parte, mas não me recordo quanto é...mas posso ver para te dizer depois
- No canton de Neuchâtel, Valais sei que as rendas são mais baixas e no canton de Genève penso que serão um pouco mais caras, mas se alguma menina souber que confirme
- O infantário ouço dizer que é bastante caro, mas também se vê muitas pessoas (até portuguesas) que guardam crianças em casa e sei que é bem mais barato do que o infantário
- O seguro é pago todos os meses, e é obrigatório, e não depende do ordenado!! É calculado sobre o sexo (mulher paga um pouco mais pk vai por ex. mais vezes ao médico, ginecologo, etc.), idade, e onde vives (pois há zonas onde é mais caro do que outras), pelo menos na parte francesa e tenho quase a certeza que é a nivel federal (por toda a Suiça) o ordenado não tem nada haver. Tens uma franquia, eu por exemplo tenho a mais baixa (300.-) e quando vou aos médicos/medicamentos tenho que pagar do meu bolso até atingir esses 300.-, depois é o seguro que paga e tu só pagas o 10%, mas podes escolher uma franquia mais alta (se achas que vais poucas vezes ao médico/adoeces pouco) e nesse caso o que pagas por mês baixa. Eu tenho uma franquia de 300.- e pago todos os meses mais ou menos 350.-
- Quanto à escola não se paga (ou quase nada)

Se fores a ver, pode te parecer que aqui é tudo mais caro, claro que há certas coisas que sim e outras que não como é logico, mas penso que aqui é tudo mais organizado, se ficas doente, não precisas de tar à espera dias/semanas para receber as coisas, por exemplo, uma coisa com que brinco é que ai em Portugal um carro novo é muito mais caro que aqui (claro é um exemplo, mas não é nenhum bem necessário), aqui o IVA passou agora em 2011, de 7,6% para 8%, etc...são pequenas coisas que para mim (e claro é a minha opinião e que tiver outra respeito) ajuda a viver o dia a dia melhor...
Até Agosto passado era estudante, e já vivia com o meu namorado, com o salário dele dá perfeitamente para viver, ter um apartamento, um carro, pagar as tuas facturas, etc...basta ser organizado!!

Quanto ao teu curso, tens que pedir equivalência...e como disse uma menina acima, tem muitas cableireiras aqui, mas é como em Portugal Penso que se arranja trabalho, o problema maior que vejo, seria mesmo a lingua...

Se tiverem quem vos ajude nos primeiros tempos, porque não tentarem (claro digo isso, mas depende da vossa vida ai) ou então vir um e obter o permisso e depois vir o resto da familia...

Desculpa o testamento!! Se precisares de mais alguma info é so dizeres

Beijos

Retrato de Deby2009
Qua, 19/01/2011 - 07:22
Deby2009:
Membro desde: 13.12.2009

Acho que as meninas ja disseram tudo, mas nao vais conseguir trabalhar logo nos primeiros anos na tua profissao, isso devido à lingua. Vais ter que comessar debaixo, limpeza, campo, até aprenderes a dominar 1 a lingua.
Eu estou na Suica à 4 anos, e gosto (aprendi alidar com isto aqui), tal com disseram se fores organizada vives bem.
Pois eu tenho apartamento, carro e vivo na classe média.
Mas isto nao é tao maravilhoso como muita gente o diz, sofres muita descriminacao, eu ja passei e muita, nao é facil sentires na pele que nao pertences ali, e que qualquer coisa te dizem (VAI PARA A TUA TERRA).
Aqui sao muitas as racas por isso sao muito os conflitos, e a competicao é muita, pois desculpem a minha franqueza nem com PORTUGUES podes contar, pois este também vai estar a competir comtigo para ver que é o melhor e o que tem mais sucesso dinheiro etc....
Eu aqui nao tenho amigos, so a minha familia, no trabalho sao colegas e na minha casa nao entra ninguem.
O Seguro de saude (é obrigatorio), custa caro, mas como disseram as meninas o atendimento é otimo e nao tens que andar a esperar horas para seres atendida, fui mae à 1 mes nao levei epidural mas foi preparada mentalemnte a tratada muito bem em todo o processo, a nivel de saude a Suica é 10 ESTRELAS lol.
Olha minha querida se nao tas bem em Portugal, tenta sim a tua sorte, mas tenta vir com tudo legalizado, pois aqui sao feras acredita, se és apanhada ilegal tas mesmo lixada.
Eu por ex fui enganada quando vim para a Suica mas fui logo à policia dar alarme e pedir ajuda, no fim ajudaram-me a ter o que tenho.
Aqui se nao trabalhas os Suicos te olham de LADO, apesar de eles nao se sujeitarem a nada e muitos viverem por conta do estado, que pèor acaso somos nos emigrantes que alimentamos isso, pois os Suicos sem emigracao nao eram nada, a Suica é rica à nossa pala, mas como em tudo o mundo à bom e mau.
Aqui trabalhamos horas a fio ja cheguei a trabalhar 12 horas por dia, e uns sao brancos outros sao pretos, o que quero dizer é que nos trabalhos nem todos sao tratados da mesma maneira.
Aqui a vida é dura, e se tenho alguma coisa hoje foi eu e o meu marido que lutamos com unhas e dentes por isso.
Beijos e tudo de bom

Retrato de Paula M
Dom, 20/02/2011 - 18:46
Paula M:
Membro desde: 20.03.2010

Olá a todas
desculpa n te poder ajudar, mas no meu caso na altura ainda meu marido agora ex, foi para a suiça tinhamos tudo combinado pensava eu q sim mas ele ao fim de 5 meses estava a viver com outra pessoa de nacionalidade brasileira onde logo eu pedi o divorcio.
resoltado deixou-me por ela temos 3 filhos menores 5,7 e 11 anos n recebo abono da suiça apesar de ja ter tratado tudo aqui em portugal e a seguração suiça q já recebeu vai para 6 meses em carta registada com aviso de rececpçaõ n me responde como se encontra a situaçao coisa q n sei como resolver ele vive em cantao de luzerne alemão, se ouver alguem q me diga como fazer ! eu já só acredito no q me disse q eu só servia pra pagar as dividas que agora tinha uma nova vida e q os filhos eram meus q os cria-se q ele tinha uma nova vida.
eu cá ganho 409 de RSI poque sem abono familiar e sem pensão alimentar que ele sempre se recusou dar estando em tribunal já vai para um ano onde agora mandaram ver na suiça os rendimentos dele e continuo á espera como se as crianças n precisassem de comer todos os dias ...
mas sou forte tenho 33 anos e ainda hei-do ser feliz criar os meus meninos com o que for possivel mas se conseguisse que ele lhes desse o q lhes é de direito era muito melhor , obrigada...

Retrato de juan araujo
Sáb, 15/09/2012 - 02:10
juan araujo:
Membro desde: 15.09.2012

bon dia solinha eu sou brasileiro tenho passaporte italiano penso en ir na luzann falo ingles e franses e italiano gostaria
de me dar informaoses de alguen agensias para encontrar casas e saber salarios de trabalho geral mais menos en luzann e se ten contarcto de tres meses consigo resdemcia ou ten ser un ano desculpa fiz muitas perguntas nao coneco niguen en luzann so v para perguntar obrigado muito

Retrato de Paula V
Qui, 07/02/2013 - 23:01
Paula V:
Membro desde: 07.02.2013

Olá Boa noite! Sou portuguesa e nova por aqui. Acabei de chegar à ville de Neuchâtel à cerca de 1 mês. Estou à procura de qualquer tipo de trabalho sério neste Cantão. Tenho experiência em crèches pois sou Educadora de Infância mas preciso arranjar qualquer outro trabalho primeiro. Já tenho algumas noções de Francês e alojamento em neuchâtel, pois tenho cá o namorado q já está estabilizado por aqui faz agora 5 anos. tenho tentado hóteis, empresas de limpeza e as empresas de trabalho temporário m não está fácil. Alguém me pode ajudar por aqui?

Obrigado.

Retrato de Martavalente
Seg, 05/01/2015 - 19:14
Martavalente:
Membro desde: 05.01.2015

açucar. e. canela poderias-me ajudar numas questões sobre a educação na Suiça?

Bj