Ola
Queria pedir a vossa ajda mas acima de tudo opiniao.
Imaginem esta conversa entre um empregado de uma loja e um cliente.
A meu ver o empregado nao esta a ser formal nem cordial com o cliente.
Na vossa opiniao como devia ser esta conversa para ser formal da parte do empregado?
-“Ola, tudo bem?”
-“Ola, sim e consigo?”
-“Então, já consegui resolver o problema do seu pc?”
-“Sempre vou ter que o trazer para aqui para você poder ver o que ele tem.”
-“Claro, esteja a vontade, sabe que quando quiser pode trazer e eu vejo qual o problema que ele tem, e tento resolver o mais breve possível.”
-“Mas acha que deve ser algo muito grave?”
-“Pelo que me descreve, penso que não, acho que uma reparação dos ficheiros do sistema operativo deve resolver o problema.”
-“Ao menos isso”
-“Temos é que ver o que causou isso para ter cuidado e não voltar a acontecer, pois para a próxima pode ser sempre mais grave e ainda acaba por ter mesmo que formatar o pc”…..
Ola
Queria pedir a vossa ajda mas acima de tudo opiniao.Imaginem esta conversa entre um empregado de uma loja e um cliente.
A meu ver o empregado nao esta a ser formal nem cordial com o cliente.Na vossa opiniao como devia ser esta conversa para ser formal da parte do empregado?
-“Ola, tudo bem?”
-“Ola, sim e consigo?”
-“Então, já consegui resolver o problema do seu pc?”
-“Sempre vou ter que o trazer para aqui para você poder ver o que ele tem.”
-“Claro, esteja a vontade, sabe que quando quiser pode trazer e eu vejo qual o problema que ele tem, e tento resolver o mais breve possível.”
-“Mas acha que deve ser algo muito grave?”
-“Pelo que me descreve, penso que não, acho que uma reparação dos ficheiros do sistema operativo deve resolver o problema.”
-“Ao menos isso”
-“Temos é que ver o que causou isso para ter cuidado e não voltar a acontecer, pois para a próxima pode ser sempre mais grave e ainda acaba por ter mesmo que formatar o pc”…..
Empregado_ Boa tarde. Como está?
Cliente_ Estou bem, obrigada. (ou obrigado se for um senhor)
Emp_ Já resolveu o problema do pc?
Cliente_ Vou ter que trazer para aqui para o senhor (o você é confiança a mais!) poder ver o que ele tem.
...o resto pode ficar igual.
Mas não percebi mesmo a dúvida deste post.
Ola
Queria pedir a vossa ajda mas acima de tudo opiniao.Imaginem esta conversa entre um empregado de uma loja e um cliente.
A meu ver o empregado nao esta a ser formal nem cordial com o cliente.Na vossa opiniao como devia ser esta conversa para ser formal da parte do empregado?
-“Ola, tudo bem?”
-“Ola, sim e consigo?”
-“Então, já consegui resolver o problema do seu pc?”
-“Sempre vou ter que o trazer para aqui para você poder ver o que ele tem.”
-“Claro, esteja a vontade, sabe que quando quiser pode trazer e eu vejo qual o problema que ele tem, e tento resolver o mais breve possível.”
-“Mas acha que deve ser algo muito grave?”
-“Pelo que me descreve, penso que não, acho que uma reparação dos ficheiros do sistema operativo deve resolver o problema.”
-“Ao menos isso”
-“Temos é que ver o que causou isso para ter cuidado e não voltar a acontecer, pois para a próxima pode ser sempre mais grave e ainda acaba por ter mesmo que formatar o pc”…..
O que achas que esta conversa tem de mal? Não estou a perceber.
Não estou a dizer que esta mal , mas penso que seja mais certa para uma conversa entre um empregado e um cliente que já seja habitual.
Agora quando é por exemplo para um presidente de uma grande empresa que ja exige outro nível de linguagem mais cordial.
Era ai que queria a vossa opinião de como realmente se deve falar nesses casos
Eu não sei, acho que isso depende tudo do à vontade que se tem com a pessoa ou então do à vontade que já se tem naturalmente seja com quem for. Mas mesmo assim a conversa pareceu-me muito normal, pareceu-me uma conversa com alguém que já lá tinha estado antes.
A mim que tenho tendência a ser bastante formal, parece-me uma conversa entre pessoas que se conhecem minimamente. Eu optaria por ser mais formal, nomeadamente reduzindo o tempo de discurso do empregado e remetendo-o apenas para o que diz respeito ao trabalho pedido.
A mim que tenho tendência a ser bastante formal, parece-me uma conversa entre pessoas que se conhecem minimamente. Eu optaria por ser mais formal, nomeadamente reduzindo o tempo de discurso do empregado e remetendo-o apenas para o que diz respeito ao trabalho pedido.
e era mesmo isso que eu queria , mas sinceramente nao sei como realmente fazer uma conversa mais formal
As minhas conversas mais formais só se destiguem das menos formais na saudação inicial.
Superiores/pessoas mais velhas/estranhos - Olá bom dia! Como está? Ou bom dia! Como está?
Colegas, etc - Olá, bom dia! Tudo bem?
Falo igual... claro, o tu, o você, o senhor, o doutor, o engenheiro (quando sei que fazem questão...) muda também no meio da conversa.
De resto, se fores educada e convincente, corre sempre tudo bem!
Quem costuma ler os meus tópicos , agora é que vai dizer …Esta esta maluca de vez
Eu estou com estas duvidas , pois já trabalhei muitos anos em frente a um balcão , mas os clientes eram quase todos clientes finais e de classe media/alta.
Basicamente nunca falava com os presidentes das empresas com quem trabalhávamos.
Só que agora há a possibilidade de voltar a trabalhar num balcão , só que praticamente todos os clientes são chefes de grandes empresas e pessoas de classe alta , e não queria ficar mal.
Deixo vos um exemplo do tipo de conversa que me estou a tentar referir para tentarem perceber mais ou menos (já sabem que percebe me é uma coisa quase impossível )
2 exemplos para o mesmo contexto de conversa:
Imaginem quem estava a espera de alguém que se tinha atrasado muito , se fosse numa conversa normal dizia algo do género:
“Finalmente chegaste! Já estava preocupada que lhe tivesse acontecido alguma coisa”
Mas para uma conversa mais cuidada e cordial já dizia algo mais deste género:
“Finalmente a senhora já chegou! Já começava a temer que lhe tivesse surgido algum contratempo inesperado!
Imaginem quem estava a espera de alguém que se tinha atrasado muito , se fosse numa conversa normal dizia algo do género:
“Finalmente chegaste! Já estava preocupada que lhe tivesse acontecido alguma coisa”
Mas para uma conversa mais cuidada e cordial já dizia algo mais deste género:
“Finalmente a senhora já chegou! Já começava a temer que lhe tivesse surgido algum contratempo inesperado!
Numa conversa formal, eu nunca diria "Finalmente a senhora chegou". Contornava a questão de forma a nem ter de falar do atraso.
Imaginem quem estava a espera de alguém que se tinha atrasado muito , se fosse numa conversa normal dizia algo do género:
“Finalmente chegaste! Já estava preocupada que lhe tivesse acontecido alguma coisa”
Mas para uma conversa mais cuidada e cordial já dizia algo mais deste género:
“Finalmente a senhora já chegou! Já começava a temer que lhe tivesse surgido algum contratempo inesperado!Numa conversa formal, eu nunca diria "Finalmente a senhora chegou". Contornava a questão de forma a nem ter de falar do atraso. ;)
Exactamente. O segredo de falar formalmente não é o vocabulário que é utilizado mas sim que assuntos abordar ou não, quando ser vago e quando cortar a conversa de forma subtil e gentil.
Por exemplo, opiniões pessoais, falar sobre a crise, falar sobre o tempo etc etc etc são coisas que não devem ter lugar numa conversa formal.
Nunca abordaria um cliente sobre um atraso dele, afinal, nós estamos lá para o atender.
Existem milhares de maneiras de demonstrar empatia sem abordar a pessoa sobre assuntos banais ou pessoais. Até porque se as opiniões divergem pode ser um problema!!!
Ser disponivel, despachado e responder sempre com um sorriso e uma voz "livre" ( ou seja que não soa que está a fazer aquele trabalho á 10 anos e o cliente é só mais um ) normalmente causam muito melhor impressão do que a tipica conversa do " ta a chover " , " isto anda mau " ... etc.
Depois de tantas formações que tive disto, acho que já nem sei abordar estranhos de outra forma.
Imaginem quem estava a espera de alguém que se tinha atrasado muito , se fosse numa conversa normal dizia algo do género:
“Finalmente chegaste! Já estava preocupada que lhe tivesse acontecido alguma coisa”
Mas para uma conversa mais cuidada e cordial já dizia algo mais deste género:
“Finalmente a senhora já chegou! Já começava a temer que lhe tivesse surgido algum contratempo inesperado!Numa conversa formal, eu nunca diria "Finalmente a senhora chegou". Contornava a questão de forma a nem ter de falar do atraso. ;)
Concordo...
Eu peço imensa desculpa para o que vou dizer....
Pode sempre ligar com antecedência que vai à loja, para puderem por uma carpete vermelha e o empregado vestir o seu fato completo com gravata e a atender....
Meu Deus, Angela (desculpa, Sra.D.Angela)! Eu posso compreender o seu ponto de vista, talvez a educação formal que teve (e eu tb) bem como o respeito civico que deve haver. Mas há coisas para as quais se deve ser minimamente tolerante. Por exemplo, em grandes empresas, por vezes internamente, alguns que ocupam cargos de chefia preferem "eliminar" os titulos e pedem um tratamento mais descontraido para contribuir para um ambiente melhor e mais cooperador.
E depois estamos a falar de uma loja de reparação de computadores! Quer dizer, não é uma loja da Louis Viton ou Dolce Gabanna! O rapaz o que deve estar mais habituado é a um tratamento descontraido, com quem deve ter o seu "tom" habitual!
Se lhe tivesse faltado ao respeito... mas acho que até foi profissional.
Para terminar, só digo o seguinte: tomara muitos, mas mesmo MUITOS, doutores e engenheiros, terem a mesma atitude que esse rapaz teve!...
Sem querer ofender a autora do tópico (nada contra!) só vos digo uma coisa:
Portugal = país da cagança
Membro desde: 01.12.2010