Coelho Anão, ajuda! | A Nossa Vida

Coelho Anão, ajuda!

Retrato de Vera.F
29.06.2012 | 10:00
Vera.F:
Membro desde: 20.03.2011

Bom dia.
Tenho uma coelhinha anão desde o Natal, era muito fofinha e tal....agora é um terror! Ao ponto de lhe chamarmos o nosso monstro da Tasmania.... Frustrated
É branquinha de olhos azuis, uma fofura, até que começa a morder, a arranhar, vira o WC de pernas para o ar, anda a porrada com tudo na gaiola, vira o comedor....Alguem já passou pelo mesmo?
O que podemos fazer???? Rollingeyes


Retrato de simplesmentemaria
Sex, 29/06/2012 - 11:22
simplesmentemaria:
Membro desde: 31.01.2012
Vera.F wrote:

Bom dia.
Tenho uma coelhinha anão desde o Natal, era muito fofinha e tal....agora é um terror! Ao ponto de lhe chamarmos o nosso monstro da Tasmania.... Frustrated
É branquinha de olhos azuis, uma fofura, até que começa a morder, a arranhar, vira o WC de pernas para o ar, anda a porrada com tudo na gaiola, vira o comedor....Alguem já passou pelo mesmo?
O que podemos fazer???? 8|

Não a soltas de vez em quando? Eles precisam de sair da gaiola e não estar confinados a ela o dia inteiro. Eu tenho um que anda à solta (numa divisão própria para o efeito e que volta para a gaiola quando quer.

Maria

Retrato de Panther
Sex, 29/06/2012 - 13:23
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

É o problema com os coelhos... é que toda a gente adora coelhos, porque são umas bolinhas fofinhas enquanto bebés, mas não têm noção que ao crescerem, definem a sua personalidade e ela pode não ser tão "fofinha" quanto gostariam. Há mesmo casos de coelhos que se tornam "agressivos" e começam a morder. Claro que como noutros animais, as situações podem e devem ser resolvidas, só acho que a maior parte das pessoas que arranjam coelhos, não estão preparados para esse detalhe Wink
Atenção que não estou propriamente a atacar este caso em concreto, aproveitei foi para desabafar Shh

Também faço a mesma questão: costuma soltá-la? já tentou impor regras? quando foi a última consulta no vet?

Retrato de Vera.F
Sex, 29/06/2012 - 13:40
Vera.F:
Membro desde: 20.03.2011

Ela tem 6 meses, logo, só foi ao vet 1 vez....
e como já referi, sim, solto-a.
Eu sabia que ela, como todos os animais, têm personalidade, e gosto que ela tenha, agora, como não sei muito sobre coelhos, podia estar a fazer alguma coisa mal, e por isso pedi apiniões.
Já li também que os coelhos passam por uma fase de "adolescencia", dos 6 aos 12 meses, e que depois acalmal,suponho que seja isso.
No entanto, os mais entendidos que queiram dar ideias, estão a vontade.
Eu moro num apartamento, e para mim ter um cão ou um gato num apartamento acho ridiculo, por isso escolhi um coelho.

Retrato de J. Cristina
Seg, 30/07/2012 - 08:57
J. Cristina:
Membro desde: 02.06.2011

Bom nisso, eu posso-te ajudar Smile
Desde pequena que adora coelhos e tive muitos.
Eles sao uns animais dificeis de educar porque adoram sentir liberdade, mas tens de pensar nele como uma criança, como o teu filho. Tens de lhe educar e ensinar, usando a linguagem dele. Se fores fazer uma pesquisa entendes algumas coisas. Por exemplo quando tiveres chateada tens de fazer com eles (bater com o pe) num som mais entoado que o deles, assim ele perceberá que ta a fazer mal. Quanto ao wc procura um que tenho um arame para prenderes na gaiola.
Eu tenho o meu Luna ja á um ano e meio. E ele foi sem duvida o mais dificil de lidar. COmeu me a parede do quarto, roeu-me cortinados, faz um barulho estrondoso a noite, atirar com as coisas da gaiola. Eu arranjei soluçao. Comprei lhe uma pedra de sal para desgastr os dentes. Eles roem por isso. Quando se porta mal faço lhe sinal que tou zangada. Tive que por a minha casa a prova de coelho. è normal ele roer as coisas, mas nunca o faz por mal. tenho de usar cortinados curtos. Na gaiola pus aramezinhos nos objectos para ele nao atirar com nada. Entao ja desistiu. Tens de fazer as tuas regras querida. Smile

Pensa nele como um filho. Nao usas palmadas para regra, uma a linguagem dele. Eles nao sabem o que fazem de mal ou nao.
O Luna agora ta um malandro, mas adoro-o. So brincar, anda atras de mim que nem um louco, é muito ciumento comigo lol. Parece um mini cao. Roubame as medalhas para fugir com elas lol e fazerme correr atras.
Sabes, tens de ter muita paciencia. Um cao entenderia logo quando faz mal quando ralhamos, mas o coelho é um animal mais complicado de entender e porem as vezes saberem que nao devem fazer aquilo fazem-no so para chamar a nossa atençao. Os coelhos adoram brincar e correr , saltar. lol

Retrato de J. Cristina
Seg, 30/07/2012 - 09:01
J. Cristina:
Membro desde: 02.06.2011

é assim, assim como todo o animal se torna agressivo o coelho tambem o faz. Mas é um periodo normal da idade dele. assim como nos humanos a adolescencia é um caso dificil para os pais. Nós temos é de aprender a lidar com isso. Se gostas de ir pelo caminho mais facil e escolher outro animal tudo bem. Mas nao venhas atirar isso aqui quando a capacidade de nao o educar foi tua Smile

Eu pessoalmente sou uma pessoa paciente e consegui educar o Luna de melhor maneira. Uma das coisas que deixa o coelho agressivo é deixa-lo muito tempo na gaiola pois os coelhos sao como os caes e os gatos, sao animais livres! Gostam de espaço para tudo. E deixa-los muito tempo na gaiola pode deixa-los nervosos. E mais do que nunca precisam de muita atençao. Eles sao uma doçura, mas como tal, nunca é facil ser-se papa ou mama Wink

Retrato de Vera.F
Ter, 31/07/2012 - 10:26
Vera.F:
Membro desde: 20.03.2011
J. Cristina wrote:

Se gostas de ir pelo caminho mais facil e escolher outro animal tudo bem. Mas nao venhas atirar isso aqui quando a capacidade de nao o educar foi tua

Não percebi esta parte, onde é que eu disse isto? Escolher outro animal? Não percebi nd :s
Se venho pedir ajuda, não me parece que seja porque quero escolher outro animal :s

Retrato de J. Cristina
Ter, 31/07/2012 - 22:50
J. Cristina:
Membro desde: 02.06.2011

isso era para a Panther ! Nao viste o nome do topico? Smile

Retrato de Panther
Ter, 31/07/2012 - 23:33
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Eu nunca tive nenhum coelho, portanto também não percebi...

Retrato de dipdip
Qua, 15/08/2012 - 20:14
dipdip:
Membro desde: 28.10.2011

Eu já tive um coelho anão e ele andava solto pela casa, uma vez que tenho uma vivenda tinha muito espaço, mas também tinha a casota dele que tinha cerca de 1.50m...uma vez que tens um apartamento e ele tem que estar na gaiola proporciona-lhe uma gaiola grande para que ele tenha espaço. Prende-lhe as coisas com um arame como já disseram, ele acabará por desistir de andar a guerra com as coisas dele!!! Agora terás que ter muita paciência, porque se eles desde bebés que são difíceis de "levar", quando já estão na fase da adolescência ainda são piores, mas nada que muito amor, paciência e regras não resolva...a quem diz que as pessoas se esquecem que os coelhos crescem e ficam com a sua própria personalidade e tanto mais, isso não acontece só com os coelhos. Eles são fofinhos em bebés sim, mas não é por crescerem e terem a sua própria personalidade que ficamos a gostar menos deles...enfim...boa sorte!!!

Retrato de Lady Moonlight
Qua, 04/09/2013 - 02:29
Lady Moonlight:
Membro desde: 13.02.2013

Venho aqui desenterrar este tópico porque há muita gente que ainda não se apercebeu de uma coisa: os coelhos podem e devem ser castrados tal como os cães, gatos, etc. Nestes pequenos diabretes, a esterilização resolve quase por certo o problema e antes de dizerem que não vão fazer isso ou que são muito pequenos têm de pelo menos tentar. Não é muito comum verem-se coelhos abandonados por aí até porque quem faz ninhadas à bruta arranja sempre a quem dar e a quem vender porque são fofinhos e toda a gente gosta.

Mas a esterilização DEVE ser feita nos machos por volta dos 4 meses e nas femeas por volta dos 6. Como vou ter um em breve, já me andei a informar sobre preços e já consegui que o canil municipal me fizesse a castração por 28€. E sim, é barato, mas confio nas pessoas que lá trabalham e que precisam do dinheiro que recebem para ajudar a quantidade de animais que lá se encontram abandonados.

O erro mais comum das pessoas é comprarem por impulso. Eu também quis um coelho por impulso, MAS primeiro fui informar-me de tudo ANTES de o comprar (ainda nem o comprei). Vê-se que a autora do tópico e muita gente aqui não tem noção que muitas mudanças comportamentais dos coelhos podem nunca chegar a ser corrigidas após o 1º ano de vida!

Os machos marcam território e inclusivé fazem xixi na vertical o que faz com que vá para paredes e etc, podem tornar-se agressivos. As femeas podem ter gravidez psicológica e tumores mamários. A esterilização aumenta a sua longevidade (para os 10 anos mais ou menos).

Mas, como é óbvio, há riscos e por isso é que ou têm a minha sorte e encontram pessoal bom mas barato ou encontram um vet para exóticos e que saiba de facto com o que está a lidar. O risco de secumbirem sevido à anestesia ainda é algum, daí o cuidado extra a ter na escolha do vet.

E os coelhos não como cães nem gatos cuja domesticação remota há séculos. Eles não estão habituados a serem mantidos em gaiolas e acho uma crueldade quem o faz. Façam uma cerca ou comprem e verão que esse comportamente todo eléctrico à noite vai diminuir.

Não é preciso entrar logo em desespero! Os cães e os gatos também têm fases mais agressivas (nem todos) e daí as pessoas recorrerem à castração.

Esterilize a sua coelhinha e vai ver que vai acalmar e não são mitos.

Retrato de J. Cristina
Qui, 03/10/2013 - 21:41
J. Cristina:
Membro desde: 02.06.2011

Eu posso-te ajudar. Lido com coelhos desde pequena e sempre observei seus comportamentos etc! Tambem tenho um e é um reguila Wink

Quando ele fica com esses comportamentos ele sente-se zangado por nao poder "esticar as pernas" e isso é uma maneira de te chamar a atençao como quem diz "deixa-me sair da gaiola". outra coisa, deves sempre ter uma pedra de sal para ele poder desgastar os dentes. O facto de ele roer outras coisas vem disso mesmo, querer desgastar os dentes, é como se fosse um bebe! Eles nao podem falar, entao têm o seu jeito de comunicar. E o deles é assim. Eles custumam fazer um barulhao ate chamarem a nossa atençao. Precisas ter muita paciencia, os coelhos sao animais MUITO inteligentes Wink

Se visses o que o meu faz Grin ! Quando vai ao VET manda os caes todos fora de la! Pensa que é rei dali xD ! Mas eles sao optimos companheiros ! Smile

Retrato de anacatp
Dom, 17/11/2013 - 23:47
anacatp:
Membro desde: 31.10.2011

o meu tambem era assim quando tinha a gaiola, deve-se ao facto de sentirem se presos, eles não gostam nada. O meu estava na varanda e não é agressivo tirei a gaiola mesmo por causa disso e melhorou bastante.

Post