Clube dos tricots e dos crochets
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
E a pedido de algumas foristas que ainda apreciam trabalhos manuais, cá está aberto o tópico, no qual, eu espero vir a conseguir o milagre de me entusiasmar por pegar nuns algodões e numas lãs e deitar mãos à obra. Sim, porque isto de encomendar as coisas giras às mães e às avós é muito engraçado, mas é mau-hábito. Como diz a minha avó "aprende agora que eu não duro sempre".
A quem estiver interessado, toca lá a lançar ideias, a dar opiniões, a trazer umas dicas a quem quer começar na aventura do tricot ou do crochet. Venham os contributos. 
P.S. - Minhas meninas e minhas senhoras, toca também a dar ideias para nomear este tópico, porque o que eu escrevi lá em cima, além de não ter qualquer piada (
para mim), é só para vocês visualizarem o tópico. 
Então e estão a tricotar/crochetear alguma coisa actualmente?
Eu só gosto de fazer roupa, lol. E gosto sobretudo de experimentar pontos mas tenho algumas dificuldades em relação ao corte das peças e acabamentos. Tenho de melhorar nesse aspecto. Por exemplo, não consigo ver bem quanto pontos preciso pôr nas agulhas para o tamanho ideal, o que me faz desmanchar muitas vezes o trabalho para ajustar as medidas. As mangas são outra coisa que tenho alguma dificuldade.
Neste momento estou a tentar aproveitar restos de um algodão rosa que a mãe tinha lá por casa para fazer uma camisola simples para o verão (sem pontos nem formas complicadas).
PS- Só gosto de fazer tricot, crochet é só para os pontos que não consigo fazer com 2 agulhas.
Uma sugestão e que tal juntarem a este topico o ponto de cruz? 
Já temos dois posts!
Temos que ir chamar o resto do pessoal!
Cat, adorei os títulos, principalmente o primeiro... Porque será?
Vamos ver o que dizem os outros membros. 
Contribuo com algo que me diz muito, um terço em crochet que me foi oferecido pela minha (futura) sogra. É daquelas coisas que, sendo tradicionais, não deixam de ter a sua originalidade e a sua graça, para não falar do valor sentimental. 
Pontos & Contos, lol
a questão dos acabamentos penso eu que melhorarás com a prática. O meu maior problema é ter o ponto apertado. Primeiro que atine com a medida certa....
Também sou mais de tricot do que crochet. Gosto mais e sou mais desembaraçada. No crochet, só sei trabalhar como a minha avó me ensinou, com a linha ao peito.
Ah, e sou canhota, o que por vezes complica a minha aprendizagem. 
Uma sugestão e que tal juntarem a este topico o ponto de cruz? 
Por mim, na boa! Também gosto de ponto cruz e tenho alguns trabalhos nele. Quando puder, fotografo para vocês verem. 
Pontos & Contos, lol

Eu faço tricot, neste momento ando a fazer um gorro para a minha coleção Outono/Inverno 09 
Desde miuda que adoro tricot, sempre achei mt giro aquelas agullhas a trabalhar e o barulhinho. Há 2 anos pedi a uma amiga para me ensinar e aprendi os 2 pontos base. Apartir daí tenho aprendido quase tudo sozinha, atráves de livros e net. Para já só faço cachecóis e gorros, mas já tenho lã e agulhas para as minhas primeiras meias.
Se quiserem ver algumas coisas podem ver no meu blog pessoal:
http://saquinhosdecheiros.blogspot.com/
Alguma dúvida ou questão estejam à vontade!
Marta
O meu problema é que ao fazer uma peça com receita é fácil. Mas eu gosto sobretudo de "inventar"/alterar receitas e por isso fica mais díficil conjugar as peças na hora de coser.
Eu uso bastante uns livros, já antigos, da minha avó em relação a pontos e criação de peças e acho engraçado porque eles fazem moldes para tricot assim como fariam para costura. Penso que a minha dificuldade é saber qual o formato a dar à manga para que ela assente perfeitamente no corpo da camisola, sem ficar larga no ombro.
Costumas fazer as peças com receita ou inventas?
Já podias ter mostrado o teu blog.
Mais um pra eu acompanhar! 
Animais, fotografia, tricot... Já era o destino. LOL
é engraçado que, actualmente, não sou muito de fazer coisas "complicadas". Camisolas, tops... Nada disso. Mas recordo-me perfeitamente de ter pra aí uns 10 anitos e ter feito um casaquinho de malha, com todos os pormenores e acabamentos, para o meu chorão. Tudo ensinado pela minha avó e feito por mim.
Tenho que retreinar o meu "jeito" pra estar preparada pra quando vier um chorão de carne e osso. 
para actualizar o blog pessoal. A BEIJA-ME têm roubado tempo para lá do horário normal! Por falar nisso tenho de voltar ao trabalho, mas vou passando para seguir o teu tópico!
Beijinhos!
Marta
Vai passando e traz ideias! 
Beijinho!
Sim, há umas coisas muito fôfas para pequerruchos.
Quando folheava as revistas da minha mãe adorava uma que tinha vários modelos de vestidinhos de baptizado em tricot e crochet.
Qualquer dia faço um, mas depois não tenho em quem vestir 
Ola!! Eu comecei a tricotar, vai fazer 4 anos pro mês que vem. Eu não gosto muito de fazer coisas complicadas. As coisinhas que já fez, foram principalmente para bebés. Mantinhas, botinhas, bonés, luvinhas, etc.
Neste momento estou a fazer uma mantinha branca, e verde bebé.
Beijinhos a todas!
Sim, há umas coisas muito fôfas para pequerruchos.
Quando folheava as revistas da minha mãe adorava uma que tinha vários modelos de vestidinhos de baptizado em tricot e crochet.
Qualquer dia faço um, mas depois não tenho em quem vestir 
Começas com umas botinhas, depois com um gorrinho e tal e, quando deres por ti, arranjas logo vontade de encomendar o resto. 
A minha mãe terminou agora uma colcha em tricot toda em quadrados pretos e unidos entre eles a rosa clarinho que ficou um espectáculo! Assim que tiver fotos, coloco também. Está a começar uma igual, mas em rosa e pérola para uma pirralha que vai nascer. 
...não tricota, mas gostava!! Só ponto cruz que é mais simplezinho 
Quanto ao crochet ainda cheguei a começar a aprender, mas um belo dia (tinha uns 12 anos) vinha com a minha saquinha com com a agulha e a linha la dentro e vinha a bater com a saca nas pernas pelo caminho até chegar a casa....resultado a agulha furou a saca furou as calças do meu fato de treino e espetou-se na minha bela cochinha msm por cima do joelho!Enterrou-se até metade!!!!Estão a imaginar o filme para a tirar, akilo doeu horrores, o metal em contacto com a nossa carninha doi muitoooooooo!!
Nem me quero lembrar 
Desisti do crochet para nunca mais!!!
Quanto ao crochet ainda cheguei a começar a aprender, mas um belo dia (tinha uns 12 anos) vinha com a minha saquinha com com a agulha e a linha la dentro e vinha a bater com a saca nas pernas pelo caminho até chegar a casa....resultado a agulha furou a saca furou as calças do meu fato de treino e espetou-se na minha bela cochinha msm por cima do joelho!Enterrou-se até metade!!!!Estão a imaginar o filme para a tirar, akilo doeu horrores, o metal em contacto com a nossa carninha doi muitoooooooo!!
Nem me quero lembrar 
Desisti do crochet para nunca mais!!!
É mesmo para ficares traumatizada! Bolas! 
Mas eu sou mais de crochet... nunca me entendi com duas agulhas...
Mas adoro fazer crochet,só tenho pena é de não ter mais tempo... então agora com as receitas na net, é impecável, adoro!
A ultima coisa que fiz foi um par de sapatinhos para uma bebé... gosto mais de fazer coisas úteis 
Podem espreitar alguns dos meus trabalhos no blog que tenho a meias com a minha mana: http://maniadasmanas.blog.com
Eu faço trabalhos em crochet e feltro, ela pinta e faz bijuteria (só para distinguirem os trabalhos das duas)
Agora adivinhem o que vão ser as lembranças para os bebés embutidos no meu casamento? (tenho 3 grávidas) Pois... sapatinhos em crochet! (e se tiver tempo faço touquinha a condizer
)

Depois dessa eu também ficava com aversão a agulhas.
Alguém me diz que ponto é este ou que pontos são estes?
Confesso que tricot não é bem o meu forte. Sei fazer dois ou três pontos, mas muito aldrabados
. Crochet, é outra coisa que tal. A minha avó tem umas mãos de fada, farta-se de me fazer coisas. Neste momento está a fazer-me uma toalha de mesa (como prenda de casamento
). Por isso, em comparação com ela, tenho duas mãos esquerdas... A minha avó já me tentou ensinar n vezes, assim como a minha mãe. Sem sucesso nenhum... infelizmente.
Eu gosto muito de bordar e de fazer ponto de cruz. Também conta, não conta? 
Vou procurar o ponto no meu livrinho em casa.
Neste ecrã não consigo ver bem.
Vou mostrar algumas coisas que a minha mãe fez pra mim. Não posso mostrar mais porque a máquina ficou sem bateria...
Eu só sei fazer ponto de cruz, infelizmente.
Realmente....é infelizmente, porque a tua mãe faz coisas espetaculares!
O bolero rosa é 5*!!!Parabéns a tua mãe!
Perfeitas as 3 peças! Pelo menos, assim parecem.
Gostei muito da primeira, mas não consigo perceber se é vestido, se é top. Em média, em quanto tempo a tua mãe faz um bolero?
Obrigada, AD!
Eu e ele, a 1a peça é um vestido.
A minha mãe demora pouco tempo a fazer um bolero (talvez 1 semana), mas isso é também porque não consegue estar parada e se tiver um minutinho livre vai logo fazer mais um bocado.
Ela faz tudo e mais alguma coisa: chapéus, vestidos, casacos, colares, malas, cintos, ...
Quanto à mala que mostraste, a minha mãe diz que há quem chame "leques" ao ponto, mas não sabe o nome verdadeiro. Ela normalmente vê um ponto e faz igual, sem ligar muito aos nomes.
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários


Tópico criado!! Agora toca a contribuir
Eu já fui buscar gomas e uma cadeira
. À semelhança do tópico "Hoje cozinhei", apenas me atrevo a seguir atentamente
Sugestões:
* Crochet, Tricots & Outras "estórias"!*
* Tricot & Crochet, feito à "tecla"! *
* SOCORRROOOO, estou desesperada!!! Perdi a minha agulha*
Catarina Neves - Geradores de Energia Positiva
E também no Facebook ***
***Prendas de Natal em Tempo de Crise, aqui ***