CARTA DE CONDUÇÃO HÁ POUCO TEMPO!!!! opiniões pf | A Nossa Vida

CARTA DE CONDUÇÃO HÁ POUCO TEMPO!!!! opiniões pf

Retrato de Mariana Carolina da Cunha Henriques
12.03.2015 | 11:22
Mariana Carolin...:
Membro desde: 12.03.2015

Olá, bom dia!
Tirei a carta de condução fez ontem 1 semana.
Entretanto conduzi ontem o carro da minha mãe pela segunda vez. Um carro a gasolina. O ponto de embraiagem é um pânico. Principalmente naquelas subidas acentuadas! Não consigo segurar o carro, o carro descai.
Ando nervosa, ansiosa e passo o dia a pensar nisto. Será que isto vai passar?
A minha mãe diz que temos que ter o pé da embraiagem e largar o pé do travão e logo a seguir começar a acelerar e ir largando o pé da embraiagem!
Será assim mesmo? O que eu faço é que à medida que largo o pé da embraiagem largo também do travão e lá vai o carro. Ou seja, faço literalmente como na escola de condução que era um carro a gasóleo e que se segurava logo!
A verdade é que assim, não consigo ir para a estrada. Sempre com medo de bater e que não consiga segurar o carro.
Também conduzo ao fim de semana o carro do meu namorado que é a gasolina também.
A vocês, também vos acontecia isto?
Não conseguirem segurar o carro e o carro descair?
Muito sinceramente tenho medo e receio de não conseguir conduzir como deve de ser! A disponibilidade para conduzir todos os dias também não é muita.
Isto é um verdadeiro stress... Quase que dá vontade de desistir!
Tanto trabalho, tanto esforço, para agora não conseguir conduzir!
Obrigada pelas vossas opiniões! Sad
Sinto-me triste!


Retrato de Sasami
Qui, 12/03/2015 - 11:26
Sasami:
Membro desde: 06.03.2013

os carros a gasolina sao mais matreiros em termos de ponto de embraiagem, eu tambem era assim. se tiras o pe do travao ao mesmo tempo que o de embraiagem obvio que o carro vai abaixo!! tens que acelerar, se nao consegues usa o travao de mão! e sim a tua mãe está correcta.

Retrato de Isacorreia
Qui, 12/03/2015 - 11:38
Isacorreia:
Membro desde: 09.05.2013

enquanto não ganhares experiencia tudo te vai parecer um bicho de 7 cabeças e vais ter momentos de desanimo acredita, mas é tudo uma fase, daqui a nada estas-te a rir dessas situações e a pensares, uma coisinha tão facil e eu a fazer um drama Wink aconteceu o mesmo comigo, até cheguei a chorar ve la

Retrato de gsv
Qui, 12/03/2015 - 11:40
gsv:
Membro desde: 23.07.2013

É normal sim.

Sempre tivde de conduzir um carro a gasolina desde o dia em que tirei a carta, e tive de me habituar.

Deixava o carro ir abaixo, foi um stresse. Havia rotundas em que havia uma inclinação, e eu para não parar e fazer ponto de embraiagem entrava à campeã na rotunda. LOL. Foi mesmo uma questão de apanhar o jeito.

O meu conselho é ires para um local inclinado com pouco movimento (que não seja necessariamente uma estrada) e treina os teus pontos de embraiagem. O segredo é mesmo como a tua mae diz. Vais soltando o pé da embraiagem sem deixares de ter lá o pé, quando notares que o carro está a fazer um pouco de força, largas o travão e dás no acelerador (não te preocupes se parecer que estás a acelerar muito porque com o pé na embraiagem o carro não vai a lado nenhum), e vais acelerando até sentires que podes tirar o pé da embraiagem totalmente. Parece dificil, mas com a pratica chegas lá. Em inclinações mais ingremes não é má ideia usares o travão de mão para te dar uma ajuda.

O segredo é pratica. Uma vez que te habitues não vais mais ter essa preocupação. E nem vais reclamar dessa diferença nos carros a gasolina. Boa sorte

Retrato de ClaraMiguel
Qui, 12/03/2015 - 11:53
ClaraMiguel:
Membro desde: 03.11.2013

É absolutamente normal. Smile Podes:
1. Treinar. Vais para um local inclinado e treinas, treinas, treinas. Smile
2. Usas o travão de mão. Usava muitas vezes e ainda hoje uso. Quando estou numa rampa e tenho de parar, puxo o travão de mão. Depois quando é para andar, engato a primeira, começo a carregar no acelerador e quando o carro já está a querer avançar e só não o faz porque tenho o travão de mão puxado, baixo o travão e o carro avança, sem descair nem ir abaixo. Smile

Retrato de Minion
Qui, 12/03/2015 - 11:58
Minion:
Membro desde: 03.03.2015

Olá Mariana,
aquilo que estás a passar é super normal e acontece a toda a gente.
Quando tirei a carta também comprei um carro a gasolina e cheguei a ter muito medo de o conduzir por causa disso mas tens mesmo que ultrapassar o medo porque acredita que não tarda nada vais habituar-te e ficar uma pro!!
Quando estiveres numa situação de iniciar marcha numa subida tenta apoiar-te no travão de mão, vai destravando enquanto vais acelerando.
Também, enquanto não te habituares aos sons do carro vai dando mais aceleração, os carros a gasolina são mais pesados e precisam de mais apoio de acelerador ao contrário dos a gasóleo.
Tenta fazer uns exercicios em estrada recta, com o carro parado vai soltando a embraiagem e vais perceber que vais começar a ouvir o motor a pedir acelerador.

Retrato de Suria
Qui, 12/03/2015 - 12:37
Suria:
Membro desde: 27.07.2011

Ola ola...tudo isso e perfeitamente normal. Para nao te sentires assim tao stressada e para te rires um bocadinho digo te que um dia deixei o carro ir abaixo 7x, sim, 7x e nem sequer era a pique. estava parada no semafero na minha terra e foi a vergonha total

Temos que ser uns para os outros!

Retrato de Sofia1984
Qui, 12/03/2015 - 13:36
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Ahahahahahah! E lixado! Mas claro que adquires pratica. Eu planeava minuciosamente o percurso para nao ter de parar em semaforos que ficassem em ruas com declive lool

Um dos truques que podes fazer, experimenta num sitio sem transito, e travares o carro com o travao de mao. Ok? Depois deste passo ele NUNCA mais ira descair.
Depois fazes o que tens de fazer, sempre com o carro travado. Quando sentes ele a querer andar, olha para o ponteiro das rotacoes. Tudo nas calmas.
Aquela rotacao pode servir te de guia. Ha uma combinacao perfeita entre embraiagem e acelerador para que o carro se segure sozinho, mesmo sem travao de mao!
Quando praticares o suficiente com o travao de mao activado, ja saberas qual e esse ponto perfeito. Depois podes experimentar executar esse ponto de embraiagem e destravar o carro (isto ainda hoje me da bastante jeito p ex a estacionar em rampas com pouco espaco).

Vao te dar muitas dicas, mas na minha opiniao so a experiencia e que nos ensina., tanta asneira que ja fiz meu deus...

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de Mariana Carolina da Cunha Henriques
Qui, 12/03/2015 - 13:46
Mariana Carolina da Cunha Henriques:
Membro desde: 12.03.2015

Obrigada a todas!
Então eu tenho o pé na embraiagem, tiro o outro pé do travão e passo logo para o acelerador. Acelero à medida que tiro o pé da embraiagem e quando o carro estiver a andar "bem" tiro o pé totalmente é isso?
Se calhar mais vale treinar primeiro em estrada plana certo?
Não consigo perceber é isso do travão de mão! Nunca sei quando é que devo destravar o carro com o travão de mão!
Obrigada pela vossa ajuda!
Estou deserta para ir conduzir de novo!
Beijinhos a todas! Smile

Retrato de Minion
Qui, 12/03/2015 - 14:52
Minion:
Membro desde: 03.03.2015

É isso Mariana, mas vai mesmo treinando em estrada plana senão não vais lá.

Olha que eu, em pleno cruzamento passei um mico que nem te passa. Todos os carros que vinham das outras estradas foram simpáticos e pararam para me deixar passar e eu não consegui iniciar marcha, deixei o carro ir abaixo umas 3 vezes e eles ali à espera. Eu comecei a ficar tão nervosa e envergonhada que já não conseguia fazer nada. Mas ri-te destas situações que é melhor, toda a gente vai entender porque todos já passamos pelo meio.

A situação do travão de mão é apenas em auxilio. Se estás numa subida por ex, e queres iniciar a marcha, tens o travão de mão a travar, vais largando a embraiagem, baixando o travão de mão e acelerando. É mais fácil do que com o travão

Retrato de andreisse
Qui, 12/03/2015 - 15:42
andreisse:
Membro desde: 15.07.2013

Smile

Não te preocupes é perfeitamente normal Smile Por acaso o ponto de embraiagem encaixei bem a lógica mas estacionamento foi, é e será sempre aquele bicho porque sou preguiçosa o suficiente para estacionar nos sítios fáceis e evitar os difíceis.
A tua insegurança é normal Smile Todos passamos por isso. Eu já calculei mal uma manobra e já meti um espelho dum carro estacionado abaixo :D:D Ainda para mais era daqueles retrovisores todos "XPTO" a brincadeira não me ficou lá muito barata.
Com a prática vais te sentindo mais à vontade! Treina numa subida o ponto de embraiagem com alguém ao teu lado. Aos poucos vais-te habituar e depois rirás deste post tal como eu me rio das minhas azelhices passadas xD

Retrato de Mariana Carolina da Cunha Henriques
Qui, 12/03/2015 - 18:32
Mariana Carolina da Cunha Henriques:
Membro desde: 12.03.2015

Obrigada!
E secalhar o melhor é não começar numa subida íngreme certo?
Vou tentar em estrada plana primeiro, várias vezes...
Depois vou passar a ir a pequenas subidas não muito acentuadas!
Meninas, sábado vou aprender a fazer o ponto de embraiagem!
Tenho a tarde toda!
ahahah!:D
Queria tanto rir-me destas coisas já!
Mas sinto-me insegura, com medo e fico logo toda cheia de calor e toda a tremer a pensa "Fogo, não consigo!".
Gostava muito que esta insegurança passa-se!
Umas pessoas acham mais fácil que outras certo?
Mais uma vez obrigada a todas pelas vossas opiniões e partilhas de vivências!!
E por não "gozarem" com estas coisas... fico mesmo aflita!
Worried

Retrato de Sofia1984
Sex, 13/03/2015 - 01:28
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Mariana Carolina da Cunha Henriques wrote: Obrigada!
E secalhar o melhor é não começar numa subida íngreme certo?
Vou tentar em estrada plana primeiro, várias vezes...
Depois vou passar a ir a pequenas subidas não muito acentuadas!
Meninas, sábado vou aprender a fazer o ponto de embraiagem!
Tenho a tarde toda!
ahahah!:D
Queria tanto rir-me destas coisas já!
Mas sinto-me insegura, com medo e fico logo toda cheia de calor e toda a tremer a pensa "Fogo, não consigo!".
Gostava muito que esta insegurança passa-se!
Umas pessoas acham mais fácil que outras certo?
Mais uma vez obrigada a todas pelas vossas opiniões e partilhas de vivências!!
E por não "gozarem" com estas coisas... fico mesmo aflita!

Com 10 anos de carta QQ um acha fácil lol
Temos de voltar atrás e pensarmos nas nossas manobras maravilha.

Todos fizemos e fazemos cagada. Todos sem excepção. A tendência penso que ate e de piorar. Facilitamos e pimba...já foste :x

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de Dilema
Sex, 13/03/2015 - 11:44
Dilema:
Membro desde: 20.05.2010

Com o tempo vais acabar por te habituares. Toda a gente faz asneiras, até mesmo as pessoas mais seguras ao volante. Não te preocupes com o que os outros pensam, só não entende quem não tem capacidade para isso, problema deles.

Cumprimentos,
Dilema