Cão de canil | A Nossa Vida

Cão de canil

Retrato de kitita
19.04.2010 | 16:10
kitita:
Membro desde: 09.11.2009

Vou fazer um desabafo na expectativa de alguém me ajudar.
Vi um anúncio na net de um cão para dar num canil. Telefonei a pedir informações e pedi para o "reservarem" até ontem que seria quando o iria buscar. Assim foi.
Ao chegar lá disseram que não tinha nenhuma vacina nem estava desparasitado (ao contrário do que dizia no anúncio). A sra. do canil deu-lhe as vacinas incluindo a da raiva.
Devido à chuva o cãozito estava sujo, mas foi-nos dito para não dar banho durante 15 dias devido à vacina da raiva. O problema é que ele tem um cheiro muito desagradável. Ontem à noite lavamos só as patas e as pernas (são brancas mas estavam castanhas).
Entre ontem e hoje já lhe tiramos umas 8 carraças... e tem mais porque não pára de se coçar no mesmo sítio (pescoço).
Não sei o que fazer quanto a isto, pois está em contacto com a minha filha que tem 3 anos e estou com receio.
Quero leva-lo ao vet mas ainda não tenho o livrinho dele. No canil disseram que o vet vai lá raramente, por isso, eles dão as vacinas e depois passam-lhe o caderninho para ele carimbar e posteriormente enviam pelo correio.
Hoje à noite já vamos pôr uma pipeta de Adventix (não sei se está bem escrito) mas diz lá que não mata as carraças, só afasta as que poderão vir.
Na net o meu marido diz que leu que não se tiram as carraças de qualquer maneira. Há uns quantos cuidados a ter. Eu puxei e esmaguei com o pé. De seguida lavei as mãos e desinfectei. O problema é que tanto a mim como ao meu marido fazer isto enoja-nos... o que podemos fazer? Como proteger a nossa filha??


Retrato de Anitacardoso
Seg, 19/04/2010 - 16:38
Anitacardoso:
Membro desde: 25.10.2008

A meu ver esse canil não procedeu da forma mais correcta, pelo menos aqui no de Castelo Branco os animais ao saírem de cá para as novas casas, vão limpos e cheirosos, têm sempre as vacinas em dia, estejam a ser adoptados ou não...etc etc.

A questão do banho põe-se pois com a vacina os animais ficam com o sistema imunitário afectado e podem ficar constipados e facilmente apanhar uma pneumonia com o banho. Podes no entanto comprar umas toalhitas e passar o bichinho todo com elas. Escova-lhe o pelo que também ajuda.

Quanto às carraças calça umas luvas e deita um pingo de azeite no sitio onde está agarrada à pele e tira lentamente, isto para não ficar a cabeça dentro da pele (o que origina a febre da carraça). Depois passa a zona onde estava com betadine dissolvido em água morna (1 parte de betadine para 3 de água) esfrega com uma compressa.

No entanto acho que deverias manter o animal o mais afastado possível da filhota enquanto não levar um banho com champô próprio desinfectante. Também é bom dares banho depois com betadine espuma (frasco vermelho) a pele dele agradece e ajuda a sarar alguma ferida que tenha.

Os meus parabéns por terem optado por adoptar um animal no canil Wink é um gesto muito bonito!

Espero ter ajudado,
Beijocas

Retrato de anabenfica
Seg, 19/04/2010 - 16:40
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Olá,

Eu faço voluntariado num canil e só damos as vacinas da raiva no dia que o animal é entregue aos donos.
Não sei quem te disse isso do banho por causa da vacina da raiva, mas é mentira! Podes (e deves!!!) dar banho ao canito.

A única coisa que te condiciona o banho do canito é a pipeta, por isso dá-lhe banhito antes de colocares Smile

RElativamente ao livrinho, a nossa vet municipal envia algum tempo depois, mas podes na mesma levar o cao ao teu vet e expoes a situação. Dizes que ele já tem a vacina da raiva e que já foi desparasitado.

Quanto às carraças, não sei que te diga...também não gosto nem sou boa a tirar, mas a pipeta deve resolver o problema rapidamente.

Retrato de anabenfica
Seg, 19/04/2010 - 16:41
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Que a anita já disse:

Bem lavadinho e sobretudo bem seco Wink

Retrato de CorpseBride
Seg, 19/04/2010 - 16:41
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

De facto, não convém retirar as carraças de qualquer maneira, porque se não sair tudo, o ferrão que lá fica agarrado pode criar infecção. Até há quem utilize pinças especiais, que se vendem em lojas de animais para o efeito.
O que eu costumava fazer era pôr-lhes em cima um algodão embebido em álcool (para que se soltem da pele) e depois retirá-las com um pedaço de papel higiénico, por exemplo. Claro que é sempre essencial desinfectar o local da picada, e as nossas mãos no final.

Quanto à segurança da vossa filha, o que eu aconselho enquanto não se passam os 15 dias das vacinas para poderem dar ao canito um banho como deve ser Smile , é mantê-lo longe dela.
Se não tiverem outro sítio onde o ter (casa dos pais de um de vós, um quintal, etc), mantenham-no num WC onde a criança não vá, por exemplo, e vigiem sempre os dois quando calharem de estar na mesma sala, nunca os deixando aproximar muito.

E obrigada pela vossa decisão de salvar uma vida. Wink

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de JoanaAL
Seg, 19/04/2010 - 16:55
JoanaAL:
Membro desde: 10.02.2009

Quando eu fui buscar a minha menina ao canil também vinha com umas quantas carraças, e só eu sei o nojo que me metia tirar-lhe aquilo : parecia que ía fazer uma operação cirúrgica. Luvas daquelas de plástico, pinça em punho, espetava-lhes alcool para cima e mal sacava as "gajas" mandava-as sanita abaixo... Nunca tive coragem de as esmagar.
Blhecks.

Quanto á tua filha, basta colocar uma distancia de segurança entre as duas: evitar que ela lhe faça festas nestes primeiros tempos, por exemplo. E que se sentem/deitem nos mesmos locais (sofá, por exemplo). Bem como tu e o teu marido, devem fazer o mesmo.

Eu também me disseram que não se deve dar-lhes banho nos 15 dias seguintes á vacinação, mas se a Ana diz que não há problema, então não deve haver, já que ela lida com mais animais por dia que a maioria de nós a vida inteira Smile

E subscrevendo a Corpse : Obrigado por ajudares a salvar uma vida, sim ? Wink

"Afinal... Todas as pessoas são normais até as cohecermos melhor."
Margarida Rebelo Pinto

Retrato de anabenfica
Seg, 19/04/2010 - 17:06
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

A cadela dorme dentro de casa?

Se sim, dá-lhe banho à noite, com água quentinha e seca-a muito bem para não apanhar nenhum resfriado Smile

Retrato de kitita
Seg, 19/04/2010 - 17:23
kitita:
Membro desde: 09.11.2009

Obrigada por responderem.
Não somos apologistas de comprar animais. Há tantos a precisar de um lar afectuoso...
Também queríamos pôr-lhe o chip (tinha sido combinado com uma sra ao telefone) mas quando lá chegamos não havia ninguém para o fazer.
O meu marido telefonou à bocado para o Hospital Veterinário da nossa zona e a vet disse para pôr azeite, esperar 10 min., calçar umas luvas e tirar as ditas cujas.
Nunca tinha visto nenhuma. A fazer-lhe festas sentimos uns altos, fomos ver e tinha umas bolinhas acinzentadas e uns bicharocos pequenos (o meu marido diz que é outra variante da carraça). O que fiz, foi puxar. Como ficou naquele sítio com sangue não vi se ficou alguma coisa. E agora?
Já comprei um champô para dar-lhe banho em seco. Será que melhora?
Peço desculpa mas não cheguei a perceber... Espero 15 dias ou já posso dar-lhe banho?

Retrato de angie ...
Seg, 19/04/2010 - 17:43
angie ...:
Membro desde: 24.07.2009

parabéns pela tua atitude, é de louvar, não é qq pessoa que adopta um animal de canil com as condições em que esse estava (sujo, sem vacinação e com carraças) ainda por cima tendo uma pequenota em casa.

Desculpa mas não posso ajudar, pouco percebo, mas já deram aqui informações muito uteis.

Só queria mesmo dar os parabéns pela tua atitude, mais uma vez

De certeza que o canito quando recuperar vai agradeçer o vosso gesto, atraves da felicidade dele, vai dar muitas alegrias e vai ser uma excelente companhia.

Retrato de PatyF
Seg, 19/04/2010 - 18:15
PatyF:
Membro desde: 04.09.2009

A atitude do canil foi muito pouco profissional e humana!!!
A meu ver se ele está assim tão sujo o melhor é mesmo dares-lhe um bom banho com água quentinha e chegares o advantix ou frontline..
Mas penso k o melhor é ligares para o veterinário..
E muito cuidado com as carraças..são perigosas..acima de tudo cuidado com a tua filha!!
E como já mencionaram...parabéns pela tua atitude Clap
Hug

Retrato de RitaP
Seg, 19/04/2010 - 21:10
RitaP:
Membro desde: 16.07.2008

Eu tenho duas cadelitas que vieram do canil, a primeira vinha sem vacinas e com carraças, mas esterelizada!! Já não foi mau! A segunda era bebé, 4 mesinhos, vai estar semana ser esterelizada... Worried espero que corra tudo bem com ela.
Bem, mas o post foi para dizer que a pipeta deve ser colocada dois dias depois do banho, para o pêlo estar completamente seco e o produto impregnar bem.
Qualquer dúvida, dispõe!
Beijinhos!

Retrato de kitita
Ter, 20/04/2010 - 14:09
kitita:
Membro desde: 09.11.2009

Muito obrigada pela ajuda.

Decidimos então dar banhinho ao canito!

Vamos tratar primeiro de dar volta ao canito a ver se se encontra mais alguma carraça, depois banhoca com ele e por fim uma pipeta para não deixar mais nenhum bicho chegar perto.
Muito obrigada a todas!

Retrato de kitita
Ter, 20/04/2010 - 14:17
kitita:
Membro desde: 09.11.2009

Olá!

Ontem o Pinóquio (nome dado pela minha filha Laughing levou tratamento especial.
Começamos por procurar as ditas cujas e pôr-lhes azeite para as arrancar (umas foram mais fáceis que outras) e de seguida desinfectavamos com Bétadine dissolvido em água, tal como foi recomendado numa resposta aqui.
Depois de bem vasculhado e termos tirado mais de 10 carraças, foi para a banheira tomar um bom banho com um champô próprio. Secamos com uma toalha e com o secador. Depois de escovado levou a pipeta.
Acho que ficou satisfeito, pois desatou numa correria na sala e a rebolar a pedir festas.
Hoje vai ao vet para ver se está tudo em ordem.

Retrato de AMFV
Ter, 20/04/2010 - 14:30
AMFV:
Membro desde: 29.07.2008

Só um apontamento, se é cachorro novo (menos de 6 meses) não devem dar banho. Podem limpar o animal com toalhitas dodot.

Retrato de kitita
Ter, 20/04/2010 - 14:46
kitita:
Membro desde: 09.11.2009

Ainda não sabemos a idade dele. No anúncio da net dizia ter 8m. Ao telefone disseram 1 ano e quando o fomos buscar disseram ter 2 anos.
Vamos ver o q o vet diz hoje.

Retrato de kitita
Ter, 20/04/2010 - 14:48
kitita:
Membro desde: 09.11.2009
Retrato de angie ...
Ter, 20/04/2010 - 15:11
angie ...:
Membro desde: 24.07.2009
kitita wrote:

Apresento-vos o Pinóquio!

Tãaaaaaoooooo Lindoooooooo Hearts Hearts parabéns e o nome é engraçado Grin

Retrato de kitita
Ter, 20/04/2010 - 15:26
kitita:
Membro desde: 09.11.2009
Retrato de JoanaAL
Ter, 20/04/2010 - 15:32
JoanaAL:
Membro desde: 10.02.2009

Só me apetece dar-te beijinhos e beijinhos. O teu cão é um giraço, mas não é cão que encha o olho : não é de raça, nem sequer tem características das raças consideradas mais giras e in (Golden Retriever, Labrador, Caniche, etc) o que só faz da tua atitude ainda mais louvável e de enaltecer.

Obrigada Smile

"Afinal... Todas as pessoas são normais até as cohecermos melhor."
Margarida Rebelo Pinto

Retrato de anabenfica
Ter, 20/04/2010 - 20:00
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Mas que gajo giro que tu foste arranjar!!

LINDO!

Retrato de CorpseBride
Ter, 20/04/2010 - 22:26
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008
JoanaAL wrote:

O teu cão é um giraço, mas não é cão que encha o olho : não é de raça, nem sequer tem características das raças consideradas mais giras e in (Golden Retriever, Labrador, Caniche, etc) o que só faz da tua atitude ainda mais louvável e de enaltecer.

A mim o Pinóquio enche o olho, sim senhor. Smile (Ok, sou suspeita, poucos são os cães que não têm esse efeito em mim...).
Ele parece arraçado de Border Collie. Smile É lindo.

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de AMFV
Qua, 21/04/2010 - 09:54
AMFV:
Membro desde: 29.07.2008

Pela Foto tem mais de 6 meses. Já se Aguente bem ao banho.
Ainda há pouco morreu uma cadela já com idade que foi durante vários anos, minha amiga e confidente. Mesmo nos passeios que fizemos em silêncio ela ouvia os meus silêncios e me animava.
Felicidades.

Retrato de kitita
Qua, 21/04/2010 - 14:29
kitita:
Membro desde: 09.11.2009

Sim, deve ter algum parente Border Collie. A vet diz que ele parece ter várias misturas.
Tal como disse, ontem fomos à vet. Foi uma querida! Explicou-nos imensas coisas e deu dicas.
Devido ao Pinóquio ter vindo de um canil, não nos cobrou a consulta, pagamos a coleira anti-pulgas, carraças e mosquitos e o chip.
Diz que está tudo bem com ele e que é canito para 1 ano.
Ele foi um verdadeiro "paxá". Quando lhe colocou o chip, a assistente segurou-o e ele nem se mexeu. A agulha grossíssima e ele aguentou estoicamente sem um único gemido.
É um valente!

Retrato de Anitacardoso
Qua, 21/04/2010 - 15:26
Anitacardoso:
Membro desde: 25.10.2008

eheh o Pinóquio é bem bonito!! E agora tem um lar com pessoas que gostam dele Wink

Beijocas e boa sorte para o novo membro da família.

Post