Cancro na Tiróide | A Nossa Vida

Cancro na Tiróide

Retrato de Rapos@
16.03.2017 | 13:58
Rapos@:
Membro desde: 16.03.2017

Olá a todas,

Gostaria que quem tivesse passado por um cancro na tiróide pudesse partilhar experiências.

Ando a ser muito mal seguida no hospital, desde ser passada para trás na lista de espera, escrever ao hospital a reclamar da falta de informação e pedir o processo clínico, e "saltar" subitamente por cima de 400 pessoas dois dias depois, para uma cirurgia à pressa nas vésperas do Ano Novo, antes da qual o cirurgião decidiu chamar-me aparte da minha família para me fazer bullying (que eu não devia estar ali, que estava de má fé, que eu não tinha cancro nenhum e que ele tinha casos mais graves).

Ou seja, a cirurgia em que me retiraram a totalidade da tiroide foi há 2 meses e meio e apenas agora me confirmaram que tenho um tumor maligno - e descobri que esta consulta de Oncologia Tiroideia estava pedida há 2 meses, ao ligar para o serviço de Endocrinologia no dia em que recebi a carta em casa. Disseram-me também que esta consulta era rotina, não significava que eu tivesse cancro.
Escusado será dizer que já não estava à espera de um diagnóstico destes, passado tanto tempo, pois infelizmente conheço muitas pessoas com cancro e todas foram informadas do diagnóstico por telefone, com instruções de irem a uma consulta passado cerca de 15 dias.

Alguém passou pelo mesmo? Tenho muita dificuldade de encontrar testemunhos de casos destes em Portugal, embora siga um fórum do Reino Unido e blogs americanos.

Estou preocupada porque nesta última consulta atenderam-me a correr, não me quiseram dar detalhes sobre o resultado específico da anatomia patológica e disseram-me que ia fazer iodo radioactivo, mas sem me explicarem o procedimento e muito menos os efeitos secundários. Quando cheguei a casa fui pesquisar e fiquei horrorizada, em parte pela gravidade de alguns, mas sobretudo por não me dizerem nada sobre a possibilidade de a radiação poder contaminar a minha família, nem me alertarem para ter de tomar imensas precauções, que são impossíveis de preparar sozinha, quando sair do hospital depois do tratamento.

Neste momento gostava de saber se recomendam algum bom endocrinologista que tenha experiência em cancros e que me possa dar uma segunda opinião. Pode ser do Porto, Lisboa ou outra zona do país. (E de preferência, que não trabalhe nos HUC, porque já pude constatar que estão todos formatados - e a endocrinologista que consulto no privado entrou pela minha consulta a dentro e quando a cumprimentei, disse à colega que não me conhecia. Talvez 80 € lhe avivassem a memória.)

Agradeço qualquer informação


Retrato de oliveirrita
Qua, 29/03/2017 - 18:07
oliveirrita:
Membro desde: 13.05.2008

Não sei se posso ajudar em alguma coisa porque sou de Lisboa e fui seguida no particular, na Cuf.

O que eu sei é que o prognóstico do cancro da tiróide é muito bom, com uma sobrevida de 99% para os tipos mais vulgares.

Eu não fiz iodo porque o endocrinologista que me seguiu em pós-operatório achou que não era necessário, a que me segue actualmente já me disse que se fosse com ela teria feito... Como a administração do iodo em feito em regime de isolamento, acredito que o serviço te dê todas as indicações necessárias qd vieres para casa poderes vir em segurança.

Eu fui operada em 2011 e tinha um carcinoma papilar, se houver alguma coisa específica que possa ajudar, está à vontade para perguntar.

Vai correr tudo bem.

Post