Campismo - Algarve

7 respostas [Última]
MartaSRibeiro
Retrato de MartaSRibeiro
Offline
Desde: 21.01.2016

Boa Noite
Sou a Marta, tenho 24 anos e sou de Lisboa.
Conheço um pouco de Portugal excepto o Algarve como é raro passar férias em Portugal eu e duas amigas, somos amigas e vizinhas desde pequeninas e para nós as férias juntas são sagradas, decidimos fazer este ano 15 dias em Portugal e queremos experimentar algo que nunca fizemos CAMPISMO. Sempre gostamos passear/viajar, andar de mochila ás costas e não termos problemas com o combustível, oficinas, por isso usamos sempre o autocarro ou o comboio, mas a verdade é que acabamos sempre por dormir em hosteis, pensões e quartos diários.
Como planeamos sempre as férias em Janeiro e tenho de as tirar no trabalho até ao dia 29 deste mês, estamos indecisas no mês de Julho/Agosto e temos muitas dúvidas.

Qual o melhor mês para acampar? JULHO OU AGOSTO?
Uma boa duração de dias para acampar? 3 dias? 5 dias? 8 dias? 15 dias?
Um bom parque de campismo no Algarve? Que seja ao pé da praia, que tenha bons locais para sair
É necessário algum documento para acampar? Se sim, qual e onde posso tirar?
Como fazem com as refeições? Pode-se alugar frigorifico/fogão pequenino? Á algum espaço para comer?
Como fazem quando necessitam de lavar/estender roupa?
Qual o material é preciso além da tenda?
Para dormir usam o colchonete? Não é muito achatado ao chão? Não fica rijo?
As noites também são quentes?
Onde carregam os telémoveis?

Sugiram tudo o que é preciso para acampar pff desde materiais, documentos caso seja preciso, o que posso fazer ou não, o que acham que é necessário, o que acham útil.

Marta86
Retrato de Marta86
Offline
Desde: 17.09.2009
Olá! :)

Olha, eu tenho ido sempre no mês de agosto (por imposição profissional) tanto na primeira e segunda quinzena. Por isso há sempre alguma quantidade de pessoas Confuso

Nós, por norma, acampamos uma semaninha. Precisas apenas do cartão de cidadão. Eu não tenho carta de campista e nunca precisei, e sempre acampei Sorriso

Nós não levamos frigorífico, mas temos uma geleira eléctrica que vai estando ligada dentro da tenda.

Se quiseres, tens electricidade privada, tens é de levar uma extensão (de preferência bastante comprida). Por norma, os parques de campismo têm pontos de electricidade onde cada tenda liga uma extensão e leva-a para o seu lugar. Por norma, a electricidade é paga (nunca encontrei gratuita Triste )

Quanto a noites, depende do clima! looool já lá tive noites quentes e noites geladas. Hoje em dia, mais vale ir preparada para um pouco de tudo.

Para dormir, nós temos daqueles colchões azuis insufláveis, e temos bomba manual (é uma seeeeca encher lol) mas é mais confortável que colchonete ou saco cama apenas, para quem vai estar uma semana a acampar. Levamos lençois, almofadas, e um cobertor por precaução.

Quanto a material de campismo, tudo depende do tipo de campismo que queres fazer.
Nós temos grelhador e fogãozito de campismo (com a mini botija de campismo), a tal geleira eléctrica, uma mesita e cadeiras de campismo. Espaço para comer, por norma não há, usamos o espaço à volta da tenda e tem espaço para fazer baile! loool Tudo vai também do quão perto estás de outras tendas, mas nós nunca tivemos problemas.

Leva cordel para estender a roupa porque isso por norma não há. Leva martelo para pregar os pinos da tenda, porque às vezes há terra bem rija! lol

Nós não lavamos roupa lá, vem depois para casa e lava-se tudo. Mas nos parques em que temos estado, há máquinas em que metes moeda e levas o teu detergente e podes lavar lá.

Parque de campismo pertinho da praia, tens o de monte gordo, é porreirinho, mas costuma encher um piuco (reserva com antecedência). Diria que é o melhorzinho para teres sítios para sair e estar perto da praia (mas fora da época alta é um deserto).

Também já ficamos no parque de campismo da Fuseta, que tem uma mini ilha com barco (pago) para lá (cuidado com as últimas horas de vir embora, que fica com bastante fila para o barco).
Gostámos bastante, tinha um ou dois bares lá ao pé, e teve bailarico numa das noites! lol Nós levamos as bicletas e fomos pelo roteiro até tavira e depois voltamos de comboio até à Fuseta.

Este ano ficamos no do alvor, que é muito fixe, mas fomos de carro para a praia. a pé ias demorar uns 20min e é muito a descer ( e depois a subir eheheh)

Espero ter ajudado e olha, vai procurando também na net, foi assim que fomos vendo o que havia. Actualmente quase todos os parques já têm um site decente Sorriso

fachada
Retrato de fachada
Offline
Desde: 16.07.2014
...

Adoro acampar, pena que nos últimos anos nem férias tenho tido.
Nunca gostei muito do Algarve, a verdade é que fui poucas vezes mas o meu campismo de eleição sempre foi para os lados de Coimbra. Gosto mais de lagos, rios, praias fluviais, do que propriamente as praias 'normais', por isso que nunca me interessou muito o Algarve, mas lá em muitos parques tens piscina lá dentro e depois praia cá fora. Como já disseram..é questão de pesquisares também para saberes preços e o que encontrar por perto, se o vosso objectivo é ter praia começa por ai.

Entre Julho e Agosto eu sempre fui em Julho, para além de preferir tem sempre menos gente.

Quanto à duração penso que uma semaninha chega, até porque se vocês são novatas podem acabar por se cansar daquela 'vida', qualquer coisa podem dividir o vosso tempo de férias, imagina que tem 2 semanas, podem ir uma semana para o Algarve outra semana para outra terra, ou então podem ir com tempo indeterminado e depois decidem se querem ficar mais tempo ou ir embora.

Documento não precisas, aliás nunca tinha ouvido essa do documento, deve ser só para campistas profissionais que o fazem todo o ano xDD Precisas só da tua documentação pessoal e dinheiro ahahah

No tempo da vaca gorda íamos sempre comer fora, pelos cafés e restaurantes da zona, depois começamos a comer pelo parque mesmo. À parques que podem ter café onde podes fazer pequenas refeições como por exemplo o pequeno-almoço, se tiveres mini mercado por perto melhor ainda..podem sempre ir às compras e cozinhar no parque mesmo, começamos a fazer isso, tínhamos um fogareiro e umas panelitas. Frigorífico só usamos uma vez..de resto usávamos a agua gelada do lago para deixar as coisas fresquinhas, que saudades daquela água.

No parque em que íamos o espaço era por quadrados delimitados com árvores e metíamos as nossas tendas viradas para o centro e no meio montávamos a mesa, podem comprar uma mesa daquelas de campismo mesmo e uns banquinhos, ou podem fazer há laia de picnic mas não deve dar muito jeito para as refeições mais elaboradas e às costas.
Nessas árvores também amarrávamos uma corda para fazer de estendal, no parque em que ia tinha tanques, máquina de lavar, mas também para não acumularem roupa desnecessária podem lavar no banho e depois estender.

Nos primeiros anos de campismo que eu me lembro, dormíamos sempre naqueles colchões de algodão com papelões por baixo para suavizar a terra xD anos mais tarde começamos a usar aqueles colchões de encher com a bomba como já referiram..mas digo-te já, podem ser mais confortáveis mas os meus só duravam 1 ano no outro já não prestavam para nada e rompiam-se, já para não falar que o individual é muito pequeno e desconfortável em termos de espaço, dás uma volta cais ahahahah Em Coimbra as noites são sempre frias, por isso..muita roupinha de inverno para a cama e alguns casacos, era um suplicio ter que sair da tenda para ir fazer xixi xD

A questão da electricidade, é igual ao que já falaram mas nunca usei, luz à noite só do candeeiro do parque, rádio a pilhas e pouco mais. No próprio parque tinhas uma sala com tv e lava loiças, podias ir lavar a tua loiça, às vezes ia para lá ver tv, deixava o telemóvel a carregar e na esplanadita dava sempre para jogar um baralho à noite andes de ir deitar.

Olá, meu nome é Vera. O meu nickname seria uma referência ao B Fachada, mas deu errado xD

A Ana
Retrato de A Ana
Offline
Desde: 23.01.2016
Olá MartaOlha eu sou

Olá Marta
Olha eu sou campista desde o primeiro segundo de vida hehe nasci no parque de campismo de Monte Gordo, os meus pais estavam a passar férias, a minha mãe não fez barriga nenhuma por isso conseguia dormir no colchão e eu preguei uma partida e nasci com 7 meses e meio.
Desde aí comecamos a ir todos os anos por ser marcante para os meus pais e eu já fiz ligações com o pessoal "anual"
(temos um grupo no Facebook se precisares para informações ou conheceres o pessoal)
Todos os anos acampamos em Monte Gordo em Agosto, nós costumamos ir o mês todo de Agosto e é um pesadelo para encontrar lugar mas encontramos sempre um buraquinho, até porque ja criamos laços de amizades e tornamo nos numa familia, primeiro fazemos o check in e pagamos os dias logo a entrada, temos cartão de campista por ficar mais em conta.
O mês de Julho também tem muita gente mas é bom. Estás mesmo à frente da praia e tens imensas coisas ali à volta
Nós somos 3 acabamos por ser mais porque levo sempre amigos.
Ah.. e para ires para Monte Gordo tens de ir de madrugada porque as filas uiii, lá tens a possibilidade de alugar frigorífico
(Dias antes começamos a planear as refeições, muitas à base de saladas e grelhados, fazemos algumas refeições no restaurante do parque, planear o que levamos, normalmente compramos as coisas cá e levamos para baixo tipo champo, amaciador, gel de banho, atum, leite, detergentes da louça da roupa... a minha mãe prepara as louças de plástico, a mesa de plástico, o grelhador o fogão pequenino)
Vou dar o nosso exemplo, o meu pai leva o carro, costuma sair de casa as 5 e chega por volta das 9 e nós vamos de autocarro costumamos ir no da meia noite chegamos as 4 e tal e às vezes ja a pessoas na fila, porque ele precisa de levar as coisas, levamos uma tenda individual onde durmo e eles levam uma tenda com 2 quartos para dormirem e no outro quarto arrumarmos as coisas, levamos também a cozinha.
Lá tens sitio para lavar a louça e a roupa.
Esticamos uma corda de árvore a árvore e estendemos a roupa, também alugamos um frigorífico.
Dormimos nos colchões de encher por ocupar menos espaço, levamos lençóis e um edredon para as noites que são mais frescas, as almofadas.
Como podes ver é muita coisa e o meu pai leva sempre o carro a abarrotar e tem uma mala de teto.
Cadeados é muito importante para quando sais da tenda
Nós colocamos luz na tenda.
Ahh e não te esqueças das panelas para cozinhar o fogão pequenino e dentro do parque tens supermercado mas é carinho fora do parque tens supermercados.
Agora não me ocorre mais nada, se entretano me lembrar digo
Alguma coisa é só dizer

A Ana
Retrato de A Ana
Offline
Desde: 23.01.2016
Aconselho a levar um cesto

Aconselho a levar um cesto para levar a louça para lavar e a roupa.
As filas para o banho é que... depende da hora mas chega a sair da porta do wc e dá para dar 2 dedos de conversa
É raro o dia em que temos horas para comer. A minha mãe não faz praia então fica numa cadeira na tenda a fazer malha, crochê ou até a dar dois dedos de conversas com os amigos

A Ana
Retrato de A Ana
Offline
Desde: 23.01.2016
Ah... e leva jogos tipo

Ah... e leva jogos tipo cartas, lotos para aquele tempo mais morto.
Também levamos uma televisão e a extensão da luz tem de ser muito grande mesma.
As toalhas para a mesa.
Levar roupa para o verão e amena. Eu levo sempre um pijama de verao e um de meia estação com calças para as noites frias.
Levo muita roupa ou melhor levamos porque temos de contar com o tempo de maior e menor calor. Ah e lá se lavares a roupa de manhã à tarde está seca ( as molas... muito importantes).
Levo sempre 3/4 bikinis. Levo 6/7 cuecas, 2/3 setias, porque vou lavando e lavamos a roupa à mão porque a máquina de lavar torna se carinha e como temos mãozinhas também dá para lavar Sorriso
Ah a lanterna dá muito jeito por vezes Sorriso
O produto contra formiga para colocares a volta da tenda
Uma vassourinha pequenina e uma pa da imenso jeito
Os tapetes à entrada da tenda dá imenso jeito evita a levarmos lixo para as tendas
O chapéu de sol, o martelo por causa dos ferrinhos.
Como podes ver requer muita coisa, mas não à nada como o campismo além de ser econômico é outro estilo de vida.
O desejo dos meus pais é quando entrarem na reforma comprarem uma roulote para morar o ano inteiro

fachada
Retrato de fachada
Offline
Desde: 16.07.2014
...

É por causa dessas filas que sempre gostei de ir para Coimbra em jul. mas também para ser sincera pouco conheço outros parques, aquele foi sempre o da minha infância. Pesquisa bem também o tempo que costuma fazer de noite para onde fores.

Olá, meu nome é Vera. O meu nickname seria uma referência ao B Fachada, mas deu errado xD

fachada
Retrato de fachada
Offline
Desde: 16.07.2014
http://www.roteiro-campista.p

http://www.roteiro-campista.pt

podem também ir a espanha.

e quanto ao material a levar, só depende de como vão..se forem de carro podem levar a casa, se forem de mochila convém fazer alguns cortes, só o básico dos básicos

que vontade de acampar também..

Olá, meu nome é Vera. O meu nickname seria uma referência ao B Fachada, mas deu errado xD

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.

Tópicos relacionados

Ola Desde o dia 29/10/2013 que voltamos a ter 25 dias de férias, para quem nunca faltou ou teve baixa medica. Isto é para toda a gente? é que nao sei...
DIAS EUROPEUS DO EMPREGO E YOUTH@WORK EM PORTUGAL Promover a mobilidade na Europa e estimular o empreendedorismo dos jovens são os dois principais...
Olá! Trabalho numa empresa há dois anos e neste momento penso sair mas gostaria de saber se tenho direito a dias de férias ou não. Isto porque li que...
Olá a todos. Precisava que alguem me esclarecesse com urgência!!! Eu comecei a trabalhar numa empresa em setembro de 2009, mas só assinei contrato...
ola meninas/os venho perguntar a quem ja passou dias em baiona o que axou da zona ? se a praia é boa ? a agua é mt fria ? tem mts supermercados e...