Caldos de carne e afins = veneno ou truque? | A Nossa Vida

Caldos de carne e afins = veneno ou truque?

Retrato de Syll
23.02.2011 | 13:39
Syll:
Membro desde: 27.04.2010

Meninas,
O que é que vocês acham dos caldos de galinha/carne, tipo os da Knorr?

Em casa dos meus pais usava-se sempre, até no arroz. Quando comecei a viver sozinha, trazia esse hábito, até que reparei que eram caros. E depois pensei: "afinal isto é o quê?". E concluí que eram feitos de químicos, restos de ossos e outras coisas aparentemente pouco recomendáveis. E se forem marca branca, então é que é mesmo veneno.

Desde então que eliminei isso da minha despensa.

Mas continuo a ver esse elemento em inúmeras receitas! Acredito que ajude a temperar, mas não será dispensável? Umas ervas aromáticas, um pouco de azeite, e não ficará saudavelmente substituído?

Digam o que acham!


Retrato de Ideia
Qua, 23/02/2011 - 13:49
Ideia:
Membro desde: 10.07.2010

O meu pai odiava caldos desses de venda, notava sempre o sabor, por isso não usavam lá em casa e nunca ganhei o hábito. Mesmo depois de sair de casa, nunca me pareceu muito saudável...
Não sinto a falta na comida, como disseste, umas ervas aromáticas, um pouco de azeite, e não precisa de mais nada.
Mesmo assim, quando sinto que é algo um pouco deslavado e gostava que soubesse um pouco mais, uso caldo caseiro. Faço quando faço cozido, e depois congelo em sacos de gelo Smile De vêz em quando lá vai um para o arroz, mas não me parece que seja tão mau como os de compra Smile

Retrato de Su_m
Qua, 23/02/2011 - 13:57
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

Antes de mais deixa-me só esclarecer um ponto.
Quando vês, numa receita, como ingrediente "caldo de carne", ou "caldo de galinha" ou "caldo de vegetais", isso não quer dizer que é para usares os caldos Knorr.

Tipicamente o caldo, e como o nome indica, é tão somente o caldo em que cozes determinados alimentos. Se cozeres galinha/frango, com um pouco de aipo e cenoura e temperos, no final da cozedura obtem-se um caldo de galinha.

Quando vires numa receita para usar 1 cubo de caldo knorr, em vez disso usas o caldo como o liquido dessa receita, a quantidade que achares necessária.

Quanto aos cubos, eu nunca usei em minha casa, mas recentemente descobri, também da knorr, os Natura. Estes são biológicos e em vez de um cubo (cheio de quimicos e sal e etc.), é uma espécie de pasta concentrada gelatinosa que só tens de diluir em água para usar. Eu gosto bastante e não têm a carrada de sal dos outros.

Retrato de Pequenas Revoluções
Qua, 23/02/2011 - 14:05
Pequenas Revoluções:
Membro desde: 15.02.2011

Isso é mesmo um bom exemplo como é útil ler os ingredientes... Fiquei interessada e encontrei estes ingredientes no site de unilever (knorr), não sei se é o mesmo.

Sal, gordura vegetal hidrogenada e não hidrogenada, intensificadores de sabor (glutamato monossódico, inosinato e gualinato dissódicos), extracto de carne (2,2%), vegetais (cebola, salsa, cenoura), maltodextrina, corante (E150c)

Então da maior parte é sal e gordura de má qualidade, como na lista aparecem primeiro os ingredientes que tem mais - estes são muito fáceis de substituir Smile Os intensificadores de sabor têm sido muito discutidos (em especial glutamato monossódico)e parece que não nos fazem nada bem - e parece que são com sal o fonte principal do sabor do caldo. Nem quero pensar o que é "extracto de carne" Worried

Lembro-me de ter visto caldo de legumes orgânico.

O meu blog sobre nutrição, saúde e vida mais sustentável:
http://pequenarevolucao.blogspot.com/

Retrato de AnaRV
Qua, 23/02/2011 - 14:16
AnaRV:
Membro desde: 28.12.2010

Na minha casa raramente se usava, mas a minha sogra põe caldos desses em tudo! Eu não tenho o hábito de utilizar, mas recentemente comprei uns para o arroz, nem me lembrei de ver a composição daquilo, mas hei-de reparar...nem fazia ideia que as composições são assim tão prejudiciais!Obrigada pela informação, estamos sempre a aprender.

Retrato de Vânia-Lila
Qua, 23/02/2011 - 14:38
Vânia-Lila:
Membro desde: 21.02.2010

...já me tinha apercebido disso há algum tempo e também tinha o hábito de usá-los. Agora, substituo pelos caldos knorr natura. Pelo menos não me parecem tão agressivos... e dão outro sabor e textura, principalmente a molhos de carne e legumes! De qualquer forma, não utilizo com muita frequência...prefiro temperar com especiarias e ervas aromáticas frescas.

Retrato de _Marta_
Qua, 23/02/2011 - 14:45
_Marta_:
Membro desde: 08.12.2008

Eu comprei em tempos, precisamente por causa de ver receitas que levavam, e estão todos no frigorífico. Nunca usei disso (a minha mãe usa de vez em quando), mas não lhes sinto falta.

Retrato de AMFV
Qua, 23/02/2011 - 14:49
AMFV:
Membro desde: 29.07.2008

Em dois anos comprei uma vez caldos de carne. Já passaram de validade há muito e estão prontos para ir para o lixo. E não conto comprar mais.

Retrato de avgomes
Qua, 23/02/2011 - 14:53
avgomes:
Membro desde: 14.06.2010

Quando vim para a minha casa também senti isso mesmo: afinal o que é isto e o que muda isto na comida?

É certo que fica mais saborosa, mas o que sinto sempre é que fica muito mais salgada. E sinto isto porque praticamente não usamos sal na comida, viemos habituados assim de casa dos nossos pais por ambos terem problemas de tensão alta colesterol etc.

Noto que a sopa com o caldo de legumes fica muito mais saborosa mas muito mais salgada. Sad Deixei de usar totalmente.

No entanto sei quem os faz caseiros (na Bimby por exemplo) e gostam bastante. Outro truque também é tal como a Su disse, congelar esse caldo por exemplo em couvettes e assim têm sempre o dito caldo congelado em quantidades tais como os de compra (os quadradinhos). Wink

Retrato de sandrad1
Qua, 23/02/2011 - 15:21
sandrad1:
Membro desde: 26.10.2006

eu uso la em casa, para fazer arroz simples ou massas, nao se deve colocar gordura nem sal... um cubinho ou meio cubo e suficiente...tudo que se ponha a mais faz mal e exagero, daí ficar salgada a comida....

Retrato de Patrícia Pavão
Qua, 23/02/2011 - 15:59
Patrícia Pavão:
Membro desde: 24.01.2008

Eu uso cubos de caldo Knorr, e nunca experimentei os natura.
Não gosto de canja sem levar um cubo de galinha, ou de sopa de peixe sem um cubo de caldo de peixe!
Quando faço arroz simples ou massa simples, não uso caldos Knorr.
Sinceramente na canja faz-me ''falta''. E só rectifico temperos depois do caldo estar bem diluido, acho que estes caldos substituem muito bem o sal, por exemplo.

Patrícia

Retrato de CDM
Qua, 23/02/2011 - 16:38
CDM:
Membro desde: 29.12.2008

Eu uso na canja e pouco mais...

Por vezes uso um de marisco no arroz de peixe ou de marisco, porque fica bem mais saboroso.

Já tive mais o hábito e agora estou a tentar "deixar" porque também os considero muito "artificiais"... mas que dá bom sabor, lá isso dá Smile

Carla

Retrato de AnitaB
Qua, 23/02/2011 - 16:44
AnitaB:
Membro desde: 27.12.2010

Uso muito raramente.

O que costumo fazer é após coser frango, ou legumes para outro prato, coloco essa água num daqueles sacos com fecho e coloco no congelador.

Está pronto a ser reutilizado numa outra receita, ex: risotto

-----------------------------------------------------------
I used to have an open mind but my brains kept falling out.

Retrato de Nesoca
Sex, 25/02/2011 - 01:08
Nesoca:
Membro desde: 10.11.2010

Honestamente acho que os caldos em cubo (tipo Knorr) que se vendem são em geral veneno. Pela sua composição são terríveis para a saúde. Em termos de sabor são substituiveis. Eu costumo fazer caldo de marisco, de legumes e, às vezes, de carne/frango sem grande dificuldade. Faço em quantidade e congelo em pequenas porções. Qualquer bom livro de cozinha que inclua técnicas e receitas básicas os inclui porque estruturam muitas receitas.

Retrato de Carla121
Qua, 02/03/2011 - 09:50
Carla121:
Membro desde: 18.03.2010

Quando vês na receita alusão a "caldo de peixe", "caldo de carne", de legumes, de marisco e por aí fora, geralmente as receitas estão a referir-se aos caldos caseiros, que não têm nada a ver com cubos de Knorr. Os caldos dão um pouco de trabalho mas eu praticamente só uso caldo caseiro. Se for cozinhar marisco, não deito fora as cascas (cruas, não de marisco previamente cozinhado com casca) e aproveito-as com as cabeças, junto aipo e cebola, cozinho em lume brando e filtro depois. O caldo dá para guardar no frigorífico ou congelar. O aipo tb se usa para o caldo de legumes, com cebolas e cenouras. E por aí fora. As receitas ficam com muito mais nutrientes e bem mais saudáveis que usando knorr.

Post