Ataques pânico/crises de ansiedade | A Nossa Vida

Ataques pânico/crises de ansiedade

Retrato de Anafrm
24.02.2015 | 20:26
Anafrm:
Membro desde: 31.03.2013

Olá a todas!
Beem eu nem sei por onde comece...mas cá vai. à coisa de 3 anos comecei subitamente a sentir-me mal.. muito nervosa do nada, coração literalmente a saltar fora do peito, tonturas, boca seca enfim...! fui ao médico fiz uma série de exames (inclusive ao coração e nada).

Até que as coisas foram evoluindo e atualmente estou quase a "rebentar"... tive o meu primeiro ataque de pânico a conduzir..felizmente ia acompanhada e consegui encostar na hora sem ter nenhum acidente nem prejudicar alguém.

Desde então, é sensação de falta de ar, palpitações, suores, tonturas tudo e mais alguma coisa. Ando sempre com isto na cabeça, não gosto de ficar sozinha, sempre que vou andar de carro é um tormento..o pior é que isto me está a prejudicar a outro nível pois trabalho num centro comercial e estou a estudar e não está a ser nada fácil...fico logo aflita mal entro na loja com mta confusão...enfim! Só o meu namorado é que sabe q sofro disto.

Medicação apenas tomo Concor 2,5mg por causa da tensão arterial e para me controlar a pulsação.

Conclusão, não queria ter que tomar ansioliticos nem nada do género, mas tb nao entendo porque tenho estes sintomas de merd* e me preocupo com coisas como sair de casa e andar de carro. as vezes penso que estou a bater mal! Alguém conseguiu ultrapassar isto sem medicação? é que já estou a chegar ao limite mesmo.


Retrato de Luisinha e Meggy
Qua, 25/02/2015 - 09:05
Luisinha e Meggy:
Membro desde: 30.11.2010

Olá! Smile
Eu por vezes também tenho disso... sei bem como é! Mas comigo é um bocadinho diferente porque só me acontece durante a noite, o que se torna um bocadinho assustador acordar do nada com o coração aos saltos, a tremer, boca seca, com uma ansiedade tremenda e a achar que vou morrer, é horrível! E sem motivo aparente.
As crises de pânico são diagnosticadas depois de se fazerem os exames que fizeste e chegar-se à conclusão que não se trata de um problema de saúde, é algo a nível psicológico, mas tem calma, não estás a bater mal! Smile
Por vezes acontece, se te sentes assim quando há muita gente provavelmente sofres de "agorafobia", é como quem tem claustrofobia só que ao contrário!
Penso que se puderes ter um acompanhamento psicológico que te ajude a lidar com a situação vai ajudar-te muito a saber viver com essa situação e até mesmo técnicas de controlo quando sentires que uma crise dessas está a começar. Não é fácil viver isso e nem sempre as pessoas mais próximas compreendem, no meu caso, há tempos disseram que eu tinha isto por "não ter nada para fazer"... Sad Mas com um período de meditação pessoal a tentar perceber o que se passava comigo percebi que é uma coisa que vem da infância, por ter vivido um período de separação dos meus pais, sem saber onde estavam e foi quando aos 10 anos comecei a ter estas crises de ansiedade de noite (sendo que vivi isto aos 10 anos e só voltei a sentir com mais de 30 anos!). Foi o meu caso, pode não ser sempre por traumas de infância, é só um exemplo, há casos em que não se sabe a explicação, mas se puderes ter um acompanhamento psicológico seria melhor.
(Psicológico é diferente de psiquiátrico, pois o psicólogo não pode prescrever medicação Wink ). Eu só tomo medicação em sos, se vejo que não consigo controlar a crise, ela reduz a tensão no corpo, paro de tremer e acabo por adormecer novamente, mas já tem sido muito espaçado (cerca de uma crise de 6 em 6 meses ou mais), desde que percebi a origem ajudou muito, e foi sozinha, com umpsicólogo penso que terás melhores resultados, tenta! Smile
Essas crises acontecem quando há uma queda brusca de serotonina (a hormona do bem estar) e dispara a noradrenalina, responsável pelo estado de alerta, ou seja, o nosso corpo acredita que está para acontecer algo e temos de nos defender. No fundo se perceberes são os sintomas do medo, do pânico justamente, só que sem motivo aparente, porque percebemos que a realidade está normal não está a acontecer nenhuma catástrofe, faz tudo parecer sem sentido. É neste sentido que os ansiolíticos funcionam porque eles vão cortar a acção destas hormonas restabelecendo o equilíbrio e a pessoa volta a acalmar. Acho que se puderes tomar em sos não te fará mal, não sei quanto tempo costuma durar a tua crise, eu já fiquei cerca de meia hora porque a medicação que eu tinha estava a demorar a fazer efeito se não estava mais tempo e é um sofrimento... Como te acontece de dia é mais limitador, ou seja, enquanto eu quando tenho uma crise estou na cama e tudo se resolve em casa, tu estando no trabalho, no trânsito, se não puderes ter uma medicação que te ajude torna-se limitador, qualquer dia nem queres mesmo sair à rua e não podes deixar-te chegar a esse ponto! Porque isto pode tornar-se uma "bola de neve" e quando deres conta tens o teu estado agravado.
Quando fores para um lugar que te deixa assim, porque não tomas uns comprimidos de valeriana? É uma planta que é calmante natural de venda livre nas farmácias e ervanárias, pode ser que te ajude! Smile
Espero que melhores! Hearts

Retrato de mmrita
Qua, 25/02/2015 - 13:42
mmrita:
Membro desde: 10.12.2013

Sei do que falam...
Criei um grupo SECRETO no facebook para pessoas que sofram deste transtorno poderem falar à vontade e partiharem experiencias.
Se pertenderem que vos adicione mandem msg privada com o vosso link do facebook.
As melhoras Wink

Retrato de Isa'Sofia
Qua, 25/02/2015 - 15:37
Isa'Sofia:
Membro desde: 29.05.2014
mmrita wrote:

Sei do que falam...
Criei um grupo SECRETO no facebook para pessoas que sofram deste transtorno poderem falar à vontade e partiharem experiencias.
Se pertenderem que vos adicione mandem msg privada com o vosso link do facebook.
As melhoras ;)

mmrita, desculpa perguntar, mas achas que me podias adicionar no facebook ao tal grupo?
Posso dizer que nao sofro de ataques de pânico, nem nada do género, mas conheço uma pessoa que, infelizmente, sofre e confesso que para mim isso é tudo novo, ou seja, eu nao digo que "gostava" de experimentar (sim, eu sei que parece mal dizer isto) mas é pura e simplesmente para saber/compreender o que essa pessoa passa e talvez alguém dar-me umas dicas de como posso ajudar um pouco mais...
Posso dizer que já li varias coisas na internet, mas tudo de blogs brasileiros, mas de momento toda ajuda é bem-vinda Smile
Isto claro, se me puderem ajudar-me para eu ajudar quem passe por isto...

E as melhoras para quem passe*

Retrato de Pedro Miguel Santos
Qui, 26/02/2015 - 13:12
Pedro Miguel Santos:
Membro desde: 24.02.2008

Quando ir ao psiquiatra?
O que se pode sentir?
Receio da primeira consulta?
Site: www.iraopsiquiatra.com