Aparelho de dentes auto-ligável (Damon) | A Nossa Vida

Aparelho de dentes auto-ligável (Damon)

Retrato de SweetBlonde
10.10.2014 | 15:21
SweetBlonde:
Membro desde: 02.08.2012

Olá,

A minha filha de 16 anos colocou o aparelho auto-ligável esta semana (só o superior, o inferior será só daqui a um mês) e eu vinha pedir-vos para partilharem a vossa experiência com este tipo de aparelho, nomeadamente:

- Quanto tempo duram as dores após a colocação do aparelho, é só durante alguns dias ou são contínuas?
- Quanto tempo durou o vosso tratamento? Disseram-me que com este aparelho costuma ser de 18 a 24 meses e que geralmente é mais rápido do que o "normal de elásticos". Também depende da colaboração do doente.
- Quanto vos custou o aparelho e o tratamento na totalidade?
- Aparelho de contenção: durante qaunto tempo é que tiveram que usar e como?

Já agora têm algum(ns) conselhos que nos posam dar relativamente ao uso de aparelho?

Obrigada pelas respostas,


Retrato de SusyNF
Sáb, 11/10/2014 - 10:25
SusyNF:
Membro desde: 08.10.2014

Eu coloquei o aparelho damon sistem pela clinica orthodent em Lisboa, que está ou esteve com uma promoção em que o aparelho superior e inferior custaria o total de 1770€, no meu caso optei por dividir em 30 prestações (que é o máximo que fazem)cada prestação está a custar por débito direto 59€, mas a 1ª prestação foi paga na clinica. Não pago quaisquer manutenções ao aparelho pois estão incluídas. Não usei qualquer seguro.
A primeira vez que coloquei o aparelho, não doeu nada nas primeiras horas, mas depois doeu um pouco só quando comia (um pouco nem tomei analgésicos)até ao 6º dia só podia comer alimentos moles e líquidos. Nos dias seguintes, alguns dentes estão sensíveis. Nas vezes seguintes, já só doeu até ao 2º 3º dia, mas só quando comia, os dentes da frente e os detrás estão sempre sensíveis. Com o tempo e as manutenções os dentes deixaram de doer, e conforme vão endireitando. Já tinha usado o aparelho tradicional, mas além de ser mais doloroso, demorou mais tempo e não resultou. Com o damom em poucos meses os dentes estão a ficar totalmente alinhados. Julgo que o meu tratamento durará 18 meses, e acredito que sim, pois estão a alinhar rapidamente. Os aparelhos de contenção pagarei à parte depois. Cuidados a ter com o aparelho, são os normais, na higiene, não comer alimentos duros, evitar comer carnes mais rijas, como a de vaca(bife)e optar por frango, peixe, e todos os alimentos que não sejam estaladiços, para evitar que as brackets se soltem. Acho este aparelho espetacular. As dores variam de pessoa para pessoa, e o tempo de alinhamento dos dentes também, mas vai-se percebendo ao longo dos meses como reage ao aparelho, se mais lentamente, se menos, e é tudo! Espero ter ajudado!

Retrato de rafaellamgoncalves
Sáb, 11/10/2014 - 20:01
rafaellamgoncalves:
Membro desde: 17.05.2014

Olá!!
Tirei o meu aparelho autoligável de cerâmica (aqueles transparentes) e no meu caso o tratamento durou 3 anos! É raro haver tratamentos tão longos mas no meu caso teve mesmo ser pois era um caso bastante complicado, no entanto posso dizer que o resultado final ficou excepcional MESMO estou completamente apaixonada pelos meus "novos" dentes.
Em norma os tratamentos podem durar de um ano e meio a dois anos, mas lá está depende de caso para caso e no meu caso apesar de terem sido três anos posso dizer que passou tudo num ápice, aliás à um mês atrás quando a minha médica me disse que na próxima consulta íamos tirar o aparelho eu fiquei do género "não estou nada preparada para isto!!!!", afinal foram três anos... Habituei-me de tal forma ao aparelho que ao contrário da maioria dos pacientes em vez de ficar contente fiquei triste. Mas na terça-feira passada quando vi o resultado final fiquei mega satisfeita portanto aquilo que posso dizer é que é necessário muita paciência com o tratamento pois por vezes pode ser um pouco cansativo, sim é verdade, ir às consultas regularmente e seguir à risca o que o médico nos pede para fazer em casa.

No meu caso o tratamento todo ficou pelos cinco mil e tal euros, o dentista onde fui fez-me logo um orçamento para o tratamento completo em que este valor que indiquei incluía:
- Tratamento prévio: Remoção de cáries e extracção dos 4 cizos (foram os únicos dentes que foram necessários remover para o tratamento, há quem tenha de remover mais dentes para além destes)
- Aparelho superior e inferior
- Aparelho de contenção fixa e móvel
-Consultas

O aparelho de contenção fixa é um arame que colocam na arcada inferior que tal como o nome indica é fixo e o aparelho de contenção móvel, no meu caso é em acrílico, há quem tenha um em forma de arame, não sei explicar se existe alguma diferença. Este aparelho de contenção móvel é para ser usado todas as noites e de preferência para sempre! Isso mesmo para a vida toda! Isto porque os nossos dentes podem eventualmente mexer um pouco e voltar a entortar, eu conheço os dois casos, há pessoas que deixaram de usar a contenção móvel e não notaram grande diferença e conheço outras pessoas que deixaram de o usar de noite e entretanto os dentes voltaram a entortar e passado alguns anos tiveram de colocar novamente o aparelho, mas em todo o caso, ninguém melhor que o próprio dentista para explicar esta situação. Eu como sou super regrada e como não me apetece gastar novamente o dinheiro que foi gasto vou fazer os possíveis para usar o acrílico todas as noites, pois isto não faz confusão nenhuma, sinceramente é mais mariquice de quem não o quer usar.

Espero ter ajudado Wink