Ameaças de suícidio sucessivas, chamadas de atenção? o que fazer? | A Nossa Vida

Ameaças de suícidio sucessivas, chamadas de atenção? o que fazer?

Retrato de sonia isabel c. r.
19.04.2014 | 00:45
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

Boa noite a todos, desde já quero pedir desculpa se algo do que disser ofender alguém ou parecer que de alguma forma estou a levar menos a sério o assunto.

Antes de mais, isto passa-se com uma amiga minha que por sua vez tem outra rapariga ( a qual eu não conheco pessoalmente só falei com ela via net por isso não a sei avaliar em termos de carácter) , o que me leva a escrever é que esta minha amiga já não sabe o que fazer com as sucessivas ameaças de suicídio que a outra rapariga faz todos os dias. Quero frisar alguns pormenores, esta rapariga tem um bebé com pouco mais de um ano, e está separada, a viver com o pai, que do que eu tenho sabido é alcoólico e é agressivo com ela tanto verbal como fisicamente...

A rapariga todos os dias envia mensagens não só a minha amiga como a outras pessoas com diversas ameaças, ultimamente tem-se cortado e queimado e ao que sei tira foto e envia também... a única pessoa familiar próxima dela é uma madrinha a qual já foi avisada e está a par disto tudo...não sabemos se a sra estará a pensar tomar medidas pois até ver nada foi feito...a minha amiga e agora até eu começamos a temer, mais pelo menino pois ela tem vindo a criar cada vez mais cenários destes e dizer que se soubesse teria feito um aborto e mais outras coisas a respeito do filho. Eu própria não sei como a aconselhe, disse-lhe para , mal por mal, tentar ter paciência e responder-lhe de forma a tentar mostrar à rapariga que não está só, eu mesma do que falei com ela, aconselhei-a ir ao psicólogo, ao que me disse que ia comecar num esta semana próxima , mas já hoje a minha amiga me relatou mais ameaças suicidas...

esta raapriga está a usar a preocupacão de terceiros para cada vez mais fazer estas ameaças...se a minha amiga ignora as mensagens ela recomeça a dizer que vai fazer isto e aquilo... e inclusive numa das conversas que teve comigo disse que o filho estaria melhor sem ela, mas atenção comigo já não relatou nada a ver com cortes, queimar-se e atentar contra a vida, o que me leva a pensar será que a depressão em que ela se encontra faz com que use estas ameaças e comportamentos como forma de manipular as pessoas próximas a darem atenção?

não estou a dizer que não a levamos a sério, caso contrário não pediria aqui conselho...

o que se pode fazer para lidar com isto e quando ao que parece a família não reage. neste caso o pai do menino é também ele negligente pois não intervém nem sequer se interessou aquando se separaram e também ele era violento com ela.

agradeco qualquer conselho desde já.


Retrato de Clara1992
Sáb, 19/04/2014 - 00:58
Clara1992:
Membro desde: 17.04.2014

Boa noite, eu li o teu texto e fiquei um pouco preocupada...cada vez há mais casos desses...essa rapariga tem que idade ? convém mesmo dirigi-la para um médico urgentemente ou qualquer apoio pois nunca se sabe o que pode acontecer. Os casos que tenho ouvido e já de duas raparigas que se suicidaram mas tudo muito silencioso e nem suspeitaram que elas estavam mal. Infelizmente acontece e é preciso ter atenção.

Retrato de sonia isabel c. r.
Sáb, 19/04/2014 - 01:02
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

pois por também pensar assim decidei escrever. ela tem 28 ou 29 anos.

eu não a conheco bem como já referi mas a minha amiga falava-me muito dela,como uma pessoa carente um bocado 'exagerada' sempre teve uma espécie de birras...e perdeu a mãe há pouco tempo e isso ao que parece piorou...e esta minha amiga pede-me conselhos e eu sem conhecer também a rapariga não sei se leve como mais uma fase de birras ou não... ao que parece piorou muito com a separação do marido que foi este ano só.

ela dizer-me que iria comecar num psicológo levou-me a crer que está ciente que está mal, mas já hoje a minha amiga diz que se queimou e que ameaçou imolar-se. com isto uma pessoa nem sabe que faça

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de guiduxinha
Sáb, 19/04/2014 - 10:25
guiduxinha:
Membro desde: 24.04.2010

Ela está claramente a tentar chamar atenção. Uma pessoa que quer cometer suicídio, não comunica, faz e pronto, deixando todos perplexos sem saber o porquê. Algo está errado com a vossa amiga e ela tenta pedir ajuda desta maneira. O meu conselho é que ela seja vista por um psicólogo o mais rápido possível... Pode estar a entrar num quadro depressivo e é melhor ser visto o quanto antes.

Retrato de Vilhena
Sáb, 19/04/2014 - 11:09
Vilhena:
Membro desde: 14.12.2012

Essa sua amiga está numa grande depressão. É comum pos parto agravada pela morte da mãe e separação.
Precisa de ajuda urgentemente, e embora que seja um facto que está a chamar a atenção, nunca se deve virar as costas a uma pessoa nesse estado do desespero, principalmente quando tem uma criança pequena, pois pode por em risco a criança .
Há uma serie de organizações para ajudar crianças em risco, porque não ligar e pedir a opinião de um profissional?

Retrato de Mia.
Sáb, 19/04/2014 - 11:18
Mia.:
Membro desde: 12.09.2013
guiduxinha wrote:

Ela está claramente a tentar chamar atenção. Uma pessoa que quer cometer suicídio, não comunica, faz e pronto, deixando todos perplexos sem saber o porquê. Algo está errado com a vossa amiga e ela tenta pedir ajuda desta maneira. O meu conselho é que ela seja vista por um psicólogo o mais rápido possível... Pode estar a entrar num quadro depressivo e é melhor ser visto o quanto antes.

Mesmo quando as pessoas tentam chamar à atenção como me parece ser o caso não significa que não cometam na mesma suicídio.

A pessoa em questão deverá ser consultada pelo psicólogo mas também por um médico, que avaliará a necessidade por exemplo de ser internada por colocar em risco a própria vida e a integridade física de um menos.

Retrato de Icebergue
Sáb, 19/04/2014 - 15:03
Icebergue:
Membro desde: 15.03.2014

Esteja ou não a querer chamar a atenção, é notório que não está bem e um dia uma tentativa de suicídio pode correr mal.....com uma criança de pouco mais de um ano, é caso para intervir antes que seja tarde.
Temos que ver para além de uma depressão visível essa sua a miga vive com o pai que a agride física e verbalmente, pelos vistos o marido também já não lhe dava apoio nenhum. Muito honestamente acho que deviam começar pelo medico de família, que pode encaminhar para outras especialidades e ter apoio multidisciplinar . Como amiga devia tentar marcar uma consulta e se necessário ir com ela. A criança não pode estar a correr riscos e ignorarem o que se está à passar.depois há organizações que apoiam vítimas de violência doméstica, já tentaram ligar para uma? Têm profissionais que devem saber analisar o caso e encaminhar para alguma instituição. Mas por favor não ignorem o que se está a passar.

Retrato de Carolina Lopes Brás
Sáb, 19/04/2014 - 23:39
Carolina Lopes Brás:
Membro desde: 19.01.2014
guiduxinha wrote:

Ela está claramente a tentar chamar atenção. Uma pessoa que quer cometer suicídio, não comunica, faz e pronto, deixando todos perplexos sem saber o porquê. Algo está errado com a vossa amiga e ela tenta pedir ajuda desta maneira. O meu conselho é que ela seja vista por um psicólogo o mais rápido possível... Pode estar a entrar num quadro depressivo e é melhor ser visto o quanto antes.

Concordo completamente, com isto nao qer dizer que se ignore a situaçao ou que nao se leve a serio mas de facto nao me parece que va de facto cometer suicidio, esta sim a precisar de muita ajuda psicologica e talvez de um começo novo de vida. Nao sei como e possivel ajudar numa situaçao dessas acho que so mesmo ela tendo uma grande amiga que a acolhesse a ela e ao bebe em sua casa para a afastar do pai a poderia ajudar a perceber que a vida nao e tao ma como ela pensa. pessoas assim precisam sempre de alguem que as encaminhe eu acho. boa sorte

Carpe diem

Retrato de sonia isabel c. r.
Dom, 20/04/2014 - 00:43
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

Desde já agradeço a todos a ajuda.
Tentando responder, nós ainda não contactamos ninguém por dois factos, o primeiro é que ela mesma não irá de ânimo leve aceitar opiniões, pois ainda ontem enquanto vos escrevia o tópico disse à minha amiga que nós devíamos contactar alguém tal como disseram aqui existem apoios pras mulheres agredidas, eu disse -lhe isso, e que até era bom ela estar acompanhada por outras mulheres na mesma situação ou parecido ao que a minha amiga disse logo o problema é ela ir de livre vontade...

isto porque a rapariga está tão confusa que agora nos diz que devia voltar pró marido, sendo que quando moravam os dois o homem nem queria saber se o filho tinha fraldas ou comida...ou seja com o marido estava tão mal ou pior... mas ao que parece ela quer tomar as suaS decisões sozinha e não sabe onde quer estar muito menos aceitar a nossa opinião... é po estas coisas assim que nos sentimos de mãos atadas... o que a minha amiga fez foi contactar a pessoa mais próxima dela, a madrinha, a qual sempre foi o apoio desde a morte da mãe... eu não sei quanto à sra, mas até agora achamos que ela não tomou medidas...tavez seja o típico caso de lhe dar um sermão mas deixá-la estar isto porque ela nunca se propôs a recebê-la em casa com o menino ( o que nos parecia uma ajuda em vez dela andar a saltar de violência em violência)

outro quadro que eu já pus em causa mas não quero parecer cruel pois sei que isto é grave, seria falar com a protecção de menores...sei que isto só se deve fazer em quadros graves ( o que começa a ser) mas sei que é aflitivo se ao acaso tentam tirar-lhe o menino e claro, nós não queremos isso!

são coisas que me passam pela mente porque ela é uma pessoa que tal como disseram vive muito das atenções talvez por ter perdido a mãe sente-se só... mas acaba por não aceitar ajuda e limita-se a fazer estas ameaças...a minha amiga tem também medo de falar às pessoas erradas e que lhe tirem o bebé isto porque está em andamento o processo de regulação paternal ou seja, em breve devem ir a tribunal por isso...e uma queixa agora poderia prejudicar tudo?isto sou eu a pensar porque tal como vós quero pensar que ela apenas precisa de ajuda e encaminhamento e não de leis e que lhe tirem o bebé... eu penso e quero acreditar que ela está no médico de família tal como sugeriram porque ela comentou estar medicada (depressão) e que iria então comecar o psicólogo como eu referi mas já desconfiamos que seja mentira devido ao facto de não alterar nem um pouco o comportamento...

este é um típico caso de querermos fazer algo e não sabermos por onde começar pois a pessoa em si não colabora... mas agradeço muito as dicas vou transmiti-las à minha amiga e vermos como podemos fazer sem pôr ninguém em causa, mas sem dúvida que começamos a temer + pelo bebé que tudo o resto, pois ele não tem voz...

obrigada

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de Pérola_Branca
Dom, 20/04/2014 - 11:19
Pérola_Branca:
Membro desde: 10.09.2012

Como já disseram ela precisa urgentemente de ajuda... e rapido!

E precisa que façam queixa do pai, porque não lhe dá o direito de a mal tratar!!! Qualquer pessoa pode fazer queixa, a violência doméstica já é um crime público lembrem-se disso!