Ajudem me nesta dúvida por favor! | A Nossa Vida

Ajudem me nesta dúvida por favor!

Retrato de Dansy
10.08.2016 | 22:56
Dansy:
Membro desde: 30.06.2014

Olá!
Venho por este meio perguntar vos uma coisa rápida!
Há 3 anos atrás perdi a minha virgindade com o meu namorado na altura de 4 anos. Foi a única vez que tive contacto íntimo com alguém. Passado uns meses ele acabou comigo e até agora não estive com mais ninguém.
Está agora a chegar a altura de fazer o meu primeiro exame papa Nicolau, devemos começar aos 21 anos mas vou pedir à minha médica para fazer aos 20 pq recentemente tenho andado paranóica acerca de ter apanhado HPV, tenho quase a certeza que o meu ex namorado nao tinha, porque ele só estava comigo e nunca tinha tido contacto íntimo também com mais ninguém. E se tivesse era porque me traiu mas duvido muito. Quais são as chances de ter hpv ??
Mais uma coisa, os meus pais não sabem que namorei, porque davam se muito mal com os pais dele (vivíamos na mesma cidade) e os nossos pais odiavam se então escondemos o nosso namoro, e os meus pais não sabem que já não sou virgem e são muito católicos ...
Ando muito nervosa.
Quando for à médica de família fazer o exame será não posso pedir privacidade em relação aos meus resultados ?? Sou maior de idade. Queria que fosse confidencial e visto que ainda vivo com os meus pais não queria depois receber uma carta com os resultados do exame. Será que a médica não poderia receber ela os resultados e caso houvesse alguma alteração contactava me ?? Ou recebiam o exame no centro de saúde e quando chegasse me contactavam para ir buscar ?? Ajudem
Me por favor. Gostaria muito que me respondessem!
Desde já obrigada!


Retrato de csofia_
Qui, 11/08/2016 - 00:10
csofia_:
Membro desde: 19.12.2012

Oi Dansy, tudo bem? É assim em principio pela tua idade, deves ter tomado a vacina do HPV, não sei em que idades a estão a dar agora mas lembras-te de teres tomado uma vacina em 3 doses entre os 13-17 anos? Eu sou uns anitos mais velha que tu e tomei-a em 2009, se já não tiveres direito a ela pelo plano nacional de vacinação podes falar com um ginecologista para te receitar e basta comprares na farmácia e ires ao Centro de Saude para te admnistrarem, a unica coisa chata é o preço, na altura foi cerca de 300 euros mas compensa porque protege do cancro do utero. Se tomaste essa vacina em principio estarás protegida do HPV.
Em relação aos resultados, quando a médica do centro de saude te prescreve um exame ficas com um papel de prescrição. Com esse papel podes ir a qualquer laboratório de análises da tua zona e isto já depende de ti e não da médica. Podes pesquisar na internet laboratórios, ligar e perguntar se eles enviam os resultados por email, há muitos laboratórios que têm opção entre correio e email e até dá jeito por email porque uma pessoa recebe os resultados mais rápido. Depois aí só tens de imprimir os resultados e levar à proxima consulta com a médica de família.
Vai correr tudo bem, vais ver. Se tiveres mais dúvidas diz.

Retrato de Dansy
Qui, 11/08/2016 - 00:21
Dansy:
Membro desde: 30.06.2014

Desde já muito obrigada pela resposta!
Sim eu tomei a vacina mas dizem que não é suficiente para proteger contra o hpv

Retrato de Dansy
Qui, 11/08/2016 - 00:22
Dansy:
Membro desde: 30.06.2014

Desde já muito obrigada pela resposta!
Sim eu tomei a vacina mas dizem que não é suficiente para proteger contra o hpv

Retrato de Dansy
Qui, 11/08/2016 - 00:24
Dansy:
Membro desde: 30.06.2014

O que acha ?? Acha que vou fazer o exame tarde ?? Acha que devia ter ido fazer mais cedo ? É que eu era nova e não sabia da existência do exame nessa altura, admito. Agora que sei sinto que preciso de fazer mas que vou tarde visto já terem passado 3 anos...
Eu só tive mesmo uma vez relação íntima e usámos preservativo!
Pensei que a médica de família é que enviava para o laboratório a colheita e que eu não poderia escolher o laboratório que tivesse o método de enviar o resultado por e Mail!
Mas vou perguntar à minha médica quando for à consulta!
Obrigada pela atenção!

Retrato de Bemzinho
Qui, 11/08/2016 - 11:25
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Olá Danzy, em primeiro lugar tem calma, isso poderá ser tudo da tua cabeça, não vale a pena sofrer por antecipação, tens algum sintoma, algo que te faça pensar assim? Poderá tratar-se apenas de uma infecção, não te stresses sem necessidade. Quando colocamos uma coisa na nossa cabeça, já vemos sintomas em todo o lado.
Se tens dúvidas, o melhor é ires logo ao médico e pedires para fazer o exame, assim acabam-se as dúvidas, não sei se será a médica de família a passar-te o exame, nos centros de saúde costuma ser na consulta de planeamento familiar.
As consultas são gratuitas e até te podem disponibilizar a pílula gratuitamente, o meu conselho é marcares uma consulta destas no teu centro se saúde, diz que tens urgência, normalmente costumam ser sensíveis a isso e arranjam-te a consulta mais rapidamente.
Em principio não te devem fazer o exame no consultório (julgo que em alguns centros de saúde fazem no consultório, mas a maioria não tem condições para o fazerem lá), deves ter de ir a um laboratório fazer e os resultados tens de os ir levantar ao laboratório, só se houver alguma coisa é que o laboratório te telefona para o nº de telefone que deixaste, pelo menos é assim que funciona no meu centro de saúde.
Quanto à confidencialidade, todos os médicos são obrigados a ela.
Mais uma vez te digo não sofras por antecipação, vais ver que não tens nada. Espero ter ajudado.

Retrato de Dansy
Qui, 11/08/2016 - 15:10
Dansy:
Membro desde: 30.06.2014

Obrigada pela resposta!
Eu acho que no meu centro de saúde fazem no consultório nas consultas de planeamento familiar. Se assim for a médica envia para o laboratório, mas será que posso pedir que me enviem os resultados por e-mail ? Não queria mesmo receber alguma carta em casa, queria manter a minha privacidade.
Vou marcar uma consulta mas não tenho urgência porque não tenho nenhum sintoma, não sinto nada de estranho, mas estou com medo como depois de ter tido a minha primeira e única (até agora) relação sexual não ter ido logo fazer o exame. Não sei como funciona.
So vou fazer 3 anos depois porque comecei a ler muito sobre o HPV e confesso que ando um bocado paranóica, mas sem motivos Pq apanhei a vacina, e usei preservativo na relação! E tenho quase a certeza que o meu namorado na altura não estava contaminado com HPV pq para isso tinha de ter estado com alguma rapariga que tivesse HPV e ele não me traiu pelo menos que eu saiba ...
Só não queria que os meus pais soubessem pelo menos para já ... É a minha vida pessoal e íntima ... Não quero desapontá-los por ter namorado e perdido a virgindade com alguém que eles não suportam...

Retrato de Mr.V
Qui, 11/08/2016 - 15:24
Mr.V:
Membro desde: 05.09.2008

Essa paranóia com o HPV agora surgiu porquê? Tiveste alguma alteração, dor, etc? Se não, não há motivo para te preocupares...

Quanto à privacidade, és adulta e tens direito à tua privacidade. O que pode acontecer é o que tu já sabes, mandarem-te carta para casa, mas tenta evitar isso... Também os teus pais não deveriam receber e abrir a tua correspondência, fosse ela qual fosse, mas para evitares isso pede que te digam quando o resultado está pronto e vais levantar...

Retrato de Dansy
Qui, 11/08/2016 - 15:37
Dansy:
Membro desde: 30.06.2014

A paranóia surgiu porque uma prima minha foi diagnosticada com HPV e tem sido muito complicado para ela! A partir daí comecei a pensar e a ficar mais paranóica! Visto que sou uma pessoa muito ansiosa!
Pois mas aqui em casa os meus pais abrem a minha correspondência toda ...

Retrato de Bemzinho
Qui, 11/08/2016 - 16:34
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Como já foi dito pede para não te enviarem para casa, diz que vais lá levantar o resultado.
Os teus pais não deveriam de abrir a tua correspondência e tu deverias dizer-lhes isso, é a tua privacidade.
Mas mesmo que abram e vejam o resultado só tens de dizer que ficaste com essa ideia na cabeça e que apesar de saberes que não era possível, só ficas descansada com o resultado do exame.

Retrato de Dansy
Qui, 11/08/2016 - 16:51
Dansy:
Membro desde: 30.06.2014

Sim vou fazer isso. Vou pedir à médica da consulta do planeamento familiar que deixe uma nota quando enviar a colheita para o laboratório a dizer para me mandarem o resultado por e-mail ou que me liguem quando estiver pronto para ir buscar o resultado.
Obrigada pelas respostas, ajudaram me bastante!

Retrato de gsv
Sex, 12/08/2016 - 14:45
gsv:
Membro desde: 23.07.2013

Apesar de poderes apanhar HPV mesmo com a vacina (tenho uma colega que esteve nessa situação, infelizmente), usaste preservativo e foi uma unica relação, pelo que é quase impossivel teres estado exposta. De qualquer das formas não é cedo para ires a uma consulta do género. Apesar de recomendarem a partir dos 21 anos, devemos ir a uma consulta do genero ainda antes de iniciarmos relações sexuais.

Quanto a questões de confidencialidade de exames, penso que já tenham respondido noutros comentarios, pelo que não vou estar a repetir.

Boa sorte e acima de tudo acalma-te que não tens razões para andar nesse stress Wink

Retrato de Dansy
Sex, 12/08/2016 - 15:54
Dansy:
Membro desde: 30.06.2014

Muito obrigada pela resposta

Retrato de Dansy
Sex, 12/08/2016 - 16:00
Dansy:
Membro desde: 30.06.2014

Muito obrigada pela resposta

Retrato de Dansy
Sex, 12/08/2016 - 16:01
Dansy:
Membro desde: 30.06.2014

Vou marcar a consulta depois das férias, é só pedir para marcar uma consulta de planeamento familiar no meu centro de saúde não é ? Não é necessário dizer mais nada pois não ?
Depois que a minha prima foi diagnosticada com HPV e a minha irma há uns anos também teve uma lesão de baixo grau mas que regrediu sozinha e com a ajuda da vacina que tomou quando soube tenho medo de ter mais predisposição para tal mesmo eu sabendo que so tive uma relação e que além de ter sido protegida , tenho quase a certeza que o meu ex namorado não tinha HPV ... Vou tentar relaxar! Obrigada mais uma vez