Ajuda Sogra intrometida e insuportavel | A Nossa Vida

Ajuda Sogra intrometida e insuportavel

Retrato de Sparky
02.08.2010 | 02:42
Sparky:
Membro desde: 02.08.2010

Ola, sou nova aqui, mas preciso de ajuda. A minha sogr aé insuportável! Eu e o meu namorado vivemos juntos, em casa da minha sogra, temos um bebe lindo de 6 meses, a minha sogra mete-se em tudo, ouve tudo e depois telefona as filhas e a quem lhe apetece e conta a minha vida toda a todos, mexe nas minhas coisas, ve se tomei a pilula e ja me atirou a cara que preferia que o filho tivesse namorado com uma angela qualquer so porque a rapariga teve algo publicado no jornal, sim porque eu sou insignificante... Enfim
Ha pouco tempo falei com o meu namorado em relação ao casamento, desde aí que me inferniza a vida, diz que nao me case, que nenhum homem merece que sejamos escravas deles, que se fosse ela nao se casava, que o meu sogro deu 5000 euros a cada um dos filho apra o casamento, que se eu me casar vou ter de convidar a familia do marido que ela odeia, que nao tenho dinherio para um vestido, que tem de ser ela a fazer ou tenho de usar um das filhas, enfim... nada disso é verdade, tenho dinheiro para o meu casamento, mas optei por nao haver festa porque nao faz o meu genero, desculpem o testamento, mas a mulher so falta mesmo dizer que eu nao me case porque ela nao quer... nao sei o que fazer, pois ela anda a fazer a cabeça ao filho, até ja pediu a irma preferida dele que o dissuadisse e esta sempre a dizer que nao posso casar sem o pai dele dar autorização e eu que nao me atreva porque ele poe-me na rua se souber disso, eu sei que e mentira, mas ela so me faz chorar e sentir infeliz, ja nao sei o que faça, alguem pode ajudar-me por favor?


Retrato de Hazel Lima
Seg, 02/08/2010 - 03:03
Hazel Lima:
Membro desde: 26.01.2010

Melhor mesmo é ignorar. Nunca ouviu falar em "cada macaco no seu galho"? Este é um caso exemplar. Não se consegue agradar a toda a gente neste mundo e encontramos pessoas da família, amigos, colegas de trabalho, etc, que não se atura. Mas estão lá!!! Não ligue á sua sogra, deixa ela fazer o filme todo que quer e você vai vivendo a sua vida e guarda as novidades para si. Não fale nem comenta nada que ela possa "envenenar".
Você tem um bebe que precisa de si e do pai. Você precisa do bebe e do marido. E o seu marido precisa de si e do bebe. Vivem por vocês e deixa os outros viverem num mundo de zumbidos.
Calma é a melhor reacção imprevisivel que você poderá dar.

Espero ter ajudado e se precisares de mais alguma ajuda, estou cá no fórum!!!

Bjs.

Hazel Lima (Profissional Decoração de Interiores especializada em Feng Shui)

Bijuteria e Acessórios com Swarovski Elements -> http://hldesigners.blogspot.com
Facebook: HLDesigners

Retrato de deia.costa
Seg, 02/08/2010 - 07:52
deia.costa:
Membro desde: 25.03.2009

De facto não é uma situação confortável e fácil... Infelizmente os problemas entre familias são muito comuns!

Olha sinceramente acho que se vocês têm dinheiro para o casamento e não queres gasta-lo numa festa, porque não emprega-lo numa casa para vocês? Acho que seria a solução pelo menos para não ouvires a tua sogra meter-se na tua vida...

Acho que vocês precisam é do vosso espaço, aind apara mais com uma bebé Wink

bjs e boa sorte! Smile

Retrato de marina_mm
Seg, 02/08/2010 - 09:13
marina_mm:
Membro desde: 24.11.2008

ola, a situação não e facil sem duvida, mas se queres saber a minha opinião? eu acho que 1 casal morar em casa da sogra ou da mãe nunca resulta, acho sinceramente que deviam sair de lá os tres e irem pra uma casa vossa...assim ela nao tinha onde se meter!

beijokas

Retrato de Melinha
Seg, 02/08/2010 - 09:19
Melinha:
Membro desde: 16.02.2010

Estou de acordo com a marina, posso-te dizer que durante uns meses tive de ir para casa da minha sogra enquanto a minha estava em obras e olha foi para esquecer, é a melhor sogra do mundo e damo-nos muito bem, mas em casa separadas...

As coisas simplesmente não resultam e acabam por indirectamente afectar o casal...

Se fosse a ti, também reunia condições e pensava sinceramente em mudar de casa, para além de teres o teu espaço, o espaço da tua familia, metade das tuas chatisses vão acabar..

Retrato de cfigueiredo
Seg, 02/08/2010 - 09:27
cfigueiredo:
Membro desde: 03.07.2010

O dilema sogra e nora por mais anos que passe nunca vai mudar...é algo que as mães deles sobretudo não conseguem aceitar...não conseguem ver que o amor é diferente e chega para todos...
O melhor mesmo é seres independente...arranjares um emprego pois assim ela irá dar cabo de ti e pior...enfernizar a cabeça do filho...e bem sabes que depois morando em casa dela...ele não saberá por onde se virar...se fica do teu lado...ela fica fula...se fica do lado dela...ficas tu triste...e isso assim acaba mal...aluga uma casa e cada qual tem que ter o seu espaço...eu nem te conto o que a minha fez...cheguei a ficar sem casa...e só tive paz quando comprámos uma para nós...aceita este hulilde conselho de alguem que já sofreu muito com a sogra...tem um espaço só para ti e para o teu e lá só vai ao fim de semana até nunca mais la ires...

Retrato de asiul_99
Seg, 02/08/2010 - 09:53
asiul_99:
Membro desde: 06.05.2010

Eu também sou da opinião de saires de casa

Também já tive essa experiência e graças a Deus nunca tive problemas, mas nunca é a mesma coisa. Nunca se sente 100% à vontade, nunca andas como queres.

Não há nada melhor que a nossa casinha Smile

Lá diz o ditado "Quem casa quer casa"

Retrato de moicatita
Seg, 02/08/2010 - 10:12
moicatita:
Membro desde: 11.03.2010

Se tens dinheiro para o casamento, pk n optas por falar com o teu namorado, e arranjarem uma casa alugada?

Adiam o sonho do casamento por enquanto, se já vivem juntos e já, só apenas vão mudar de casa.

Eu não conseguia viver como tu, sempre a ouvir esses comentários, estando debaixo do mesmo tecto...

Mas, tu é k vês a tua situação.

Bjinhos e força.

Não ligues ao k ela diz... O importante é o k vocês sentem...

Mas, lembra-te k 1sogra n gostando de nós, fará de tudo para separar dos filhos queridos...

Retrato de mljm
Seg, 02/08/2010 - 11:14
mljm:
Membro desde: 01.06.2010

Olá...
Lamento mas vou repetir o que já aqui escreveram..

Se tens dinheiro adia o casamento e arranjem uma casa, ninguém merece viver com essa mulher!
Felizmente agora não tenho qq problema com sogros ou cunhados, mas a relação com o meu ex acabou devido a uma situação do género, a mãe e irmã dele só descansarm quando nós acabámos e nem morávamos com elas Wink

bjokas

Retrato de lia.s.silva@gmail.com
Seg, 02/08/2010 - 11:49
[email protected]:
Membro desde: 03.07.2009

è como diz o padre Pires ( passionistas S.M.Feira)

" SOgra não é família. Sogra é DOENÇA!!!" Principalmente kando se vive em casa da mãe dele... Cuscam tudo, criticam tudo, e tentam sempre colocar o filho contra a esposa!!! Já isso aconteceu c os meus pais enkanto faziam a casa e viviam nos anexos da minha avó. Um inferno...

Acho k o melhor é irem viver p uma casa só vossa. Não é fácil, mas o sossego e a vida a 2 recompensa.

Bjinhos

Retrato de 2011
Seg, 02/08/2010 - 11:58
2011:
Membro desde: 26.07.2010

Olá Sparky,

É uma situação muito chata e delicada eu acho que o que vocês têm que fazer urgentemente é sair de casa dela! Comprem uma casa vossa nem que não gastem já o dinheiro para se casarem comprem uma casa só vossa de vocês os dois apenas.

Mas sabes acho que acaba por ser +/- sempre a mesma história quando se vive na casa dos pais de um dos dois, pode não ser assim tão mau mas acho que nunca dá resultado.

Retrato de Sparky
Seg, 02/08/2010 - 15:42
Sparky:
Membro desde: 02.08.2010

Obrigada pelas vossas respostas, é bom poder desabafar, mas mesmo tendto dinheiro para o casamento não o vou fazer, só vou casar no civil, isso é, se ela nao voltar a intrometer-se e fazer a cabeça ao filho para que nao se case. Já lhe pedi várias vezes para que fossemos para uma casa alugada, mas ele nao quer, diz que prefere esperar ate que eu volte a trabalhar e pedir um empréstimo, ter uma casa só nossa. Só que hoje foi a gota de água, ela ja tinha passado todos os limites, e hoje diz-me que se nao fosse eu o seu neto tinha nascido de qualquer maneira, tinhas nascido de outra, pois ele é a cara do pai dela, nao tem nada meu, que parece amis filho dela do que meu, e se nao fosse o genes dela, ele seria horrivel, pois ninguem na minha familia é bonito, e que o filho dela deve estar cego. Obvio que aguentei as lágrimas e acabei de dar a sopa ao bebe, fechei me no quarto a chorar. Sei que isso parece mau, mas la no fundo até senti um nojo de mim, não sei se consigo dizer isso ao meu namorado, como vou contar-lhe isso? Acho que ele nem vai acreditar. Desculpem lá tar a falar de coisas desagradáveis, mas não tenho mesmo ninguem com que possa desabafar essas coisas. Novamente obrigado pelo apoio.

Life sucks and then you die...

Retrato de 2011
Seg, 02/08/2010 - 15:57
2011:
Membro desde: 26.07.2010

Olha,

Sinceramente tens que falar muito a sério com o teu namorado e explicar tudo. Vocês têm que sair dessa casa senão acho que vão acabar por sair cada um para seu lado.
Ele tem que compreender, ele é filho mas não pode ficar sempre do lado da mãe tu és a mulher dele e ponto final (casados ou não não interessa) e assim não estás bem!

Retrato de abêcê
Seg, 02/08/2010 - 17:59
abêcê:
Membro desde: 05.06.2009

Concordo totalmente com o que já disseram.
Eu no vosso lugar utilizaria o dinheiro para comprar ou alugar uma casa, mas sairia daí de certeza absoluta.

Não conheço 1 único caso em que tenha dado certo um casal ficar a viver na casa dos pais.
Não é por ser a tua sogra, porque se calhar se com fosse a tua mãe também haveria problemas.

Quem casa quer casa, e quer independência e liberdade para crescer enquanto família e para ter oportunidade de resolver os seus próprios problemas.

http://hojevoucasarassim.blogspot.com

Retrato de asiul_99
Seg, 02/08/2010 - 17:59
asiul_99:
Membro desde: 06.05.2010

Olha acho que deves contar. O teu namorado de certeza que se apercebe que se passa algo não?

Outra coisa, para a p´roxima tenta gravar a conversa bolas, assim é a prova em como ela te trata mal

Retrato de Anuskas
Ter, 03/08/2010 - 12:23
Anuskas:
Membro desde: 22.06.2010

Que situação! Se eu fosse a ti contava pois se o teu marido se aperceber do que estás a sofrer vai compreender melhor que é urgente fugir daí. Tudo de bom.

Retrato de Sparky
Ter, 03/08/2010 - 20:59
Sparky:
Membro desde: 02.08.2010

Antes de mais obrigada a todas pelo vosso apoio. falei hoje com ele, com calma, expliquei que ela é mãe dele, não minha, que a casa é dela e não minha, logo devíamos arranjar um sitio para nós e para o nosso filho, ele continua a achar que quando eu arranjar emprego e compramos em vez de alugar. Em relação ao casamento, ele concordou comigo que a decisão de fazer festa ou não é nossa, que se vamos comprar uma casa, devemos poupar dinheiro e nao gastar, e, se decidirmos no futuro fazer um casamento na igreja e dar uma festa, devemos ser nos a planear e a escolher o que queremos e nao a mae dele. Ao menos isso ele vê. Decidimos ir amanha ao registo civil e marcar uma data, avisar os pais (aqui le-se mae), só depois de tarmos casados, disse-lHe que mesmo assim ela ia arranjar maneira de fazer alguma coisa planeada por ela, e que se fizesse, após desrespeitar-me ao ponto de levar a dela avante sem se interessar de magoar os meus sentimentos, que eu nao queria continuar a viver aqui, ele disse que depois falaria com a mae.

Sinceramente, tenho até medo de me casa e chegar a casa e ter a festa que ela planeou, e os convidados que lHe apetece, nao ter a minHA familia ca, posi ninguem da minhA familia suporta estar perto dela, porque ela esta sempre a mencionar que nos vivemos em casa dela, e que se nao fosse por ela, nem casa teriamos...tenHo uma magoa que me aperta no coração so de pensar que nem no dia do meu casamento vou ter uma retia de felicidade sem ter aquela sombra a pairar em cima de mim.

Desejem-me sorte para que corra tudo bem e sem imprevistos amanha.

Life sucks and then you die...

Retrato de MiriamLF
Qui, 23/09/2010 - 16:37
MiriamLF:
Membro desde: 25.06.2009

O que vocês precisam é uma casa para vocês. Nem que seja alugada! Não há relação que resista...Todos os casais precisam do seu espaço e, seja em casa dos pais de um ou de outro, é quase sempre difícil de aguentar, precisamente porque não há o espaço que tem que existir...
Pensa nisso, antes que todas essas coisas que disseste estraguem a vossa relação..
Bjs

Retrato de Sparky
Sex, 24/09/2010 - 13:57
Sparky:
Membro desde: 02.08.2010

Bem ja estava para vir aqui a semana passada, mas nao tive tempo.
Voltei ao registo civil, ainda a engolir a vergonha pela qual passei e falei com a pessoa que nos ia casar. Não sei se foi pena ou simpatia, mas ela disse algo assim :"são os dois maiores e vacinados, ninguém tem que se intrometer. Quando quiserem avisem-me com um dia de antecedência." Por pena ou simpatia, ainda nao sei, mas eu dei saltos de alegria. Entao decidmos que agora em outubro vamos tirar uma manha e casar, e sogra nem perto. Ainda nao esqueci nada do que ela me fez e acho que por mais anos que passem nunca vou esquecer. Ainda tenho de passar la para acertar mais uns pormenores, mas logo se vê. Ando aqui a esconder a minha alegria para que ninguem desconfie de nada e ainda andamos a decidir se lhe vamos dizer que casamos ou se fica uma coisa so nossa, ainda lhe pode dar mais um "ataque" de alguma doença desconhecida e inventada á pressa.
Bem desejem-me sorte e que dessa vez corra tudo bem. Mais uma vez obrigada pelas vossas mensagens, foi muito simpático da vossa parte ouvirem-me e darem-me umas palavras amigas.

Life sucks and then you die...

Retrato de casquinha
Sex, 24/09/2010 - 22:27
casquinha:
Membro desde: 24.06.2010

Fico imensamente feliz por ti!!
Será que o facto de estarem casados irá mudar alguma coisa no relacionamento com a tua sogra aí em casa?
Acho que sinceramente o teu futuro marido devia abrir os olhos e ver o que realmente te está a fustigar e a tirar a felicidade duma vida a dois.
O facto de casarem é já um passo, mas se tivessem um canto vosso seria melhor ainda!
Nem que seja por aluguer só durante uns tempos. Compreendo que por agora nao é mto facil para vocês mas puxa também estares sujeita a uma mulher que rebenta com toda a tua auto-estima tb nao é justo!!

Sabes, cmg acontecia mais ou menos a mesma coisa. Quando eu nao estava por perto e o meu marido ia a casa da mãe dele, ela passava a vida a dizer mal de mim e ele remetia-se ao silêncio por nao queria contrariar a mãe embora soubesse que o que ela dizia nao era justo.
Eu dizia-lhe sempre que nao era justo pra mim o facto de ele admitir que ela falasse assim de mim. Eu sei que é mãe dele, mas eu sou a mulher e mereço o respeito dele, mereço que me tratem bem e que nao me ofendam. Sentia-me mesmo triste por saber que ele nunca defendia a mulher que ele ama e com quem ele casou. Até que um dia a mãe dele teve a lata de dizer que se um dia tivessemos um filho ele seria um 'bicho'. Aí foi a gota de água e pela primeira vez ele decidiu abrir os olhos e nao admitir que a mãe dele falasse assim de mim. Ele sentiu-se magoado e até esteve uns dias sem ir lá a casa.
Posso dizer que as coisas desde então mudaram um bocadinho e ela nao tem falado tanto de mim.

Espero que sinceramente tudo te corra pelo melhor na tua vida e que sobretudo lutem os dois em conjunto pela vossa felicidade, se nao forem voces, acredita que mais ninguem o fará!!

Beijinho Wink

Amor é quando as diferenças não são mais capazes de separar!
(J. de Bourbon Busset)

Retrato de sonecas02
Qui, 14/10/2010 - 12:45
sonecas02:
Membro desde: 13.10.2010

olá , boa sorte para o teu casamento, eu não tou muito dentro do teu assunto, mas não se podem mudar para casa dos teus pais, avós? alguem que tenha um boraquinho para se enfiarem. porque se ele realmente gosta de ti e ter quer ver feliz sai dai nem que seja pra um quarto alugado,porque se estás há espera de arranjar trabalho mesmo as escondidas não há casamento que resista.

bjs.

Retrato de Cokitas
Ter, 14/12/2010 - 18:38
Cokitas:
Membro desde: 26.06.2008

Ola,

vou aproveitar-me um pouquinho deste tópico (peço desculpa à menina que o iniciou) mas este tema já é tão discutido, era mais do mesmo se abrir outro tópico há parte.

Pois bem, eu também não tenho muito com quem desabafar um pouquinho e aqui sempre há alguém que entenda.

A minha sogra não é tão ruim como algumas que se vê por aí, mas também não lha posso dar muita confiança (segundo convivência de 6 meses).

Antes do meu casamento, era tudo mais ou menos 5 estrelas. Eu cá e ela lá. Casei e tive de me mudar para a casa dela enquanto a minha não está pronta (o que ainda vai levar um tempinho). Ademito, que o meu maior erro foi ve-la como "minha mãe" - a mãe que eu não tive. Dei-lhe a devida confiança e ela "avançou" mais que devia.

O meu marido sempre me avisou mas eu não vejo más intenções nas pessoas e depois olha.... PIMBA.

Ela diz que só quer ajudar, mas de tanto querer ajudar, mete-se onde não é chamada, dá opiniões quando ninguém as pede. Chegou a fazer queixa de mim ao meu marido. Felizmente, o meu marido entende-me e defendeu-me perante ela. Tudo porque não tenho hábitos (tipo cozinhados ou limpeza) como ela. Ás vezes da-me a sensação que quer competir comigo. Sad Estas atitudes deixam-me um pouco triste. Tenho a sensação que quer "mandar" em mim... Já sei que estou na casa dela e devo respeitar as regras mas caramba... eu não lhe tiro o filho.
No inicio era um mar de rosas, ela cozinhava para nós ao meio-dia (contra a minha vontade diga-se) pois achava que eu não tinha tempo para cozinhar e almoçar em 1.5h e digo-vos, foi um verdadeiro sacrificio convence-la a deixar-me cozinhar eu. Tive de ouvir piadas por o meu marido estar em dieta para emagrecer (para piorar a situação, embora eu concorde que ele emagreça), do tipo que eu não lhe dava comida,ou que eu não fazia comida suficiente, que quando ele comia lá estava mais gordinho, etc. Note-se que almoçamos em cozinhas diferentes FELIZMENTE. Agora, felizmente sou EU e o meu marido que nos orientamos como bem entendemos.

Tem sempre a tendência a comparar-me com a minha futura cunhada, que é uma exceente pessoa e eu entendo-me bem com ela FELIZMENTE só que diferença dela para mim é: ela é timida, calada (tb não a suporta) e não mora com ela nem tenciona assim como o meu cunhado.
Eu não gosto de injustiças e não me calo perante provocações (o que está errado EU SEI), daí eu ter vindo a perder "pontos". Ah e moro com ela Frustrated

Neste momento, o meu marido está a ficar sem paciência. Eu tenho de ouvir e calar para não saturar o meu marido (afinal é a mãe dele) mas tb não sou de aço.

desculpem o desabafo mas não passa disso mesmo.... Um desabafo!

Retrato de Mr.V
Ter, 14/12/2010 - 23:23
Mr.V:
Membro desde: 05.09.2008

Meninas... Mudem de casa...

Por experiência própria, é o melhor que têm a fazer...

Não há pessoas de que mais goste que a minha mulher e a minha mãe (mais o meu pai) mas as duas na mesma casa não dá... Reconheço que a minha mãe tem um temperamento díficil, mas é a casa dela... É normal as coisas serem À maneira dela...

Mudei de casa e dão-se lindamente... Quem casa, quer casa...

Retrato de Mr.V
Ter, 14/12/2010 - 23:23
Mr.V:
Membro desde: 05.09.2008

Meninas... Mudem de casa...

Por experiência própria, é o melhor que têm a fazer...

Não há pessoas de que mais goste que a minha mulher e a minha mãe (mais o meu pai) mas as duas na mesma casa não dá... Reconheço que a minha mãe tem um temperamento díficil, mas é a casa dela... É normal as coisas serem À maneira dela...

Mudei de casa e dão-se lindamente... Quem casa, quer casa...

Retrato de Mr.V
Ter, 14/12/2010 - 23:23
Mr.V:
Membro desde: 05.09.2008

Meninas... Mudem de casa...

Por experiência própria, é o melhor que têm a fazer...

Não há pessoas de que mais goste que a minha mulher e a minha mãe (mais o meu pai) mas as duas na mesma casa não dá... Reconheço que a minha mãe tem um temperamento díficil, mas é a casa dela... É normal as coisas serem À maneira dela...

Mudei de casa e dão-se lindamente... Quem casa, quer casa...

Retrato de Cokitas
Qua, 15/12/2010 - 08:55
Cokitas:
Membro desde: 26.06.2008

sim tem toda a razão.... eu dava-me lindamente com a minha antes de ir morar com ela.

Agora, só quero ficar longe... Ter o meu espaço.