Ajuda com planta | A Nossa Vida

Ajuda com planta

Retrato de Ines_A
08.03.2012 | 18:55
Ines_A:
Membro desde: 07.04.2008

Olá,

Preciso de alguém que me possa ajudar...

Tenho uma planta (yucca) na sala há 2 anos e este fim-de-semana reparei que parte da terra estava coberto com uma camada branca que parecia bolor ou qualquer coisa do género. (Fig.1)

As folhas interiores têm estado desde há uns meses a ficar amarelas e a secar, mas pelo que pesquisei na net é normal, dizem que é para se renovarem... (Figs.2 e 3)

Retirei a camada branca na segunda-feira e reparei que a terra não estava seca, por cima (exceptuando aquela parte branca) estava seca, mas conforme ia remexendo mais para baixo estava húmida, portanto falta de água não será o problema.

Acontece que hoje dei com o caule do meio com folhas verdes todas murchas (Fig.4)

Não sei o que hei-de fazer... Sad Mudei-a há cerca de um ano para este vaso de rega automática com medo que morresse por excesso ou falta de água... E agora parece-me que está a morrer na mesma.

Já pesquisei na net, mas não encontrei nada de mais, é sempre a mesma coisa, que não requer muita água, que se aguenta bem dentro de casa, etc.

Chamo à atenção que o radiador que se encontra por trás de uma das imahens não é ligado e que a planta está ao pé de uma janela, por isso está bem iluminada ainda que o sol não incida directamente.

Não percebo muito de plantas e estou sem saber o que fazer com esta... Ajuda precisa-se!

Obrigada!


Retrato de Konigvs
Qui, 08/03/2012 - 19:40
Konigvs:
Membro desde: 21.10.2011

Eu tenho bastante experiência com árvores e jardinagem mas não com essa planta, que aliás se vê muito em lojas a servir de decoração.

O que eu faria era a pô-la fora de casa a apanhar sol e ar e ver. Ainda no outro dia andava ali pelo monte e encontrei uma planta enorme dessas com um tronco bastante grosso que alguém deitou fora, e ela estava a rebentar linda!! Ali no meio do pinheiros sem que ninguém cuide dela!!

Há plantas que se dão dentro de casa mas não é o melhor. Coloca-se cá fora a ver. Ou então espera por opiniões mais avalizadas. Também podes ir a um horto e falar com alguém que tenha bastante conhecimento nessa planta específica.

"O homem pode amar o seu semelhante até ao ponto de morrer por ele; mas não o ama tanto que trabalhe em seu favor."

Retrato de Ines_A
Qui, 08/03/2012 - 21:25
Ines_A:
Membro desde: 07.04.2008

Quando a mudei para este vaso, cheguei a ir ao Horto do Campo Grande tentar saber qual a melhor terra e quais os cuidados que devia ter com ela, até cheguei a levar fotos... Mas as senhoras de lá não me ligaram "puto"! "Ah e tal, pode levar daquela dali que serve bem..." Acabei por trazer um saco de terra normalissima e fiquei muito mal impressionada com o atendimento! Costumo dizer que deve ter sido por ser um domingo ao final da tarde, só pode! Frustrated

Retrato de Konigvs
Qui, 08/03/2012 - 21:54
Konigvs:
Membro desde: 21.10.2011

Tiveste azar! Eu frequento vários hortos e já encontrei várias pessoas com muita experiência e que me deram boas dicas, estou-me agora a lembrar duma cyca que estava a morrer e fiz lá uma "operação" que resultou. Era tão simples como água a mais.

Mas também se encontra pessoas que não sabem muito daquilo, estão simplesmente lá a trabalhar como poderiam estar noutro loja qualquer. Já aqui num outro tópico sobre jardim relatei que em dois hortos queriam-me vender alecrim por rosmaninho!! Tão simples porque o nome científico do alecrim é rosmarinus officinalis e é o nome que colam lá nos vasos!! E ainda por cima teimavam comigo, eu farto e cheio de saber o que é alecrim!! Mas se não soubesse vinha todo contente para casa com uma coisa que não tem nada a ver com a outra!!

Sobre a tua planta ainda tiro uma foto na que está no monte só para veres Achei muito curioso!!

"O homem pode amar o seu semelhante até ao ponto de morrer por ele; mas não o ama tanto que trabalhe em seu favor."

Retrato de osbabinhos
Qui, 08/03/2012 - 22:44
osbabinhos:
Membro desde: 08.12.2010

Nao percebo quase nada de plantas mas pergunto-t será que ela nao tem mal? Sera que ela respira, por passar por exemplo o dia ao sol... sem qualquer corrente de ar?

Atençao que apenas estou a dizer quem n percebe nada de nada...

Retrato de pintinhas isabela
Sex, 09/03/2012 - 09:43
pintinhas isabela:
Membro desde: 17.12.2009

por muito bem que essa planta se poda dar no interior, o ideal é no exterior em jardins por exemplo.
eu tenho uma igual num vaso e na rua, de inverno cai muita geada aqui e ela continua de um verde muito intenso. se tiveres possibilidade leva-a para a rua onde haja luz solar, pode ser que ainda não seja tarde Smile

"A Constante é que as pessoas mentem, a variável é o motivo..."

Retrato de Ines_A
Sex, 09/03/2012 - 09:44
Ines_A:
Membro desde: 07.04.2008

Pois, como em todos os sitios há pessoas e pessoas... realmente não tive lá muita sorte.

Konigvs wrote:

Sobre a tua planta ainda tiro uma foto na que está no monte só para veres Wink Achei muito curioso!!

Não percebi o que quiseste dizer com a citação acima...

Não conheço mais nenhum Horto em Lisboa, se souberem de algum ainda lá tento ir.

Retrato de Ines_A
Sex, 09/03/2012 - 09:52
Ines_A:
Membro desde: 07.04.2008

No ínicio quando a comprei ainda a punha na varanda aos fins de semana, mas como a minha zona é muito ventosa as folhas dela começaram a ficar muito tortas e a querer dobrar todas, conlcusão deixei de a pôr na varanda.

Achas q a devo colocar ao sol directo ou na sombra? A varanda que falei em cima não apanha sol directo na maior parte do dia, mas tenho outra que sim. A tua apanha sol directo? Pergunto isto, porque os sites que tenho visto falam sempre em luz indirecta para não queimar as folhas...

Obrigada.

Retrato de RoseSky
Sex, 09/03/2012 - 10:02
RoseSky:
Membro desde: 07.04.2011

Se a plantinha fosse minha, faria o que costumo fazer.
Pegava num saco e uma pá de jardinagem e ia ao monte buscar terra.
Escolhia uma zona com muita folhagem no chão, desviava essas folhas a recolhia os primeiros cm de terra (a mais pretinha).
Depois em casa, substituía a terra do vaso pela terra fofa, preta e rica em matéria orgânica que tinha recolido no monte. Isto solucionaria o problema com a terra (não sou nada adepta da terra que se compra, nunca tive sorte mesmo em casas especializadas).
Depois, há uma coisa que para mim é básica com as plantas, que consiste em trazê-las para fora de casa algumas vezes no ano. As plantas de interior ficam com muito melhor aspecto de de quando em vez as trouxeres para fora de casa em dias de chuva miúdinha. Ficam com as folhas limpinhas e mais brilhantes. A mesma coisa com umas manhãs solarengas cá fora.
Tenta mudar a "vida" a essa planta, que sei que gosta de ar livre. (Basta ver pela que foi vista no monte, e que alguém deve ter deitado fora e sozinha recuperou).

Retrato de Ines_A
Sex, 09/03/2012 - 10:04
Ines_A:
Membro desde: 07.04.2008

Já estou farta de olha para ela e não lhe vejo nada que possa dizer que tem algum fungo ou alguma doença.

Também já pensei ser água a mais, por causa da tal camada branca, mas qual será a solução neste caso? Só estou a ver mesmo o trocar a terra toda... E nesse caso haverá soluções para as raízes? É que para ela estar assim não me parece que as raízes estejam em bom estado...

Edit: Editei para acrecentar que a sala é arejada todo o santo dia, tal como o resto da casa, por isso tem circulação de ar...

Retrato de Ines_A
Sex, 09/03/2012 - 10:12
Ines_A:
Membro desde: 07.04.2008

Bem, montes em que possa ir buscar terra ao pé de mim não tenho, por isso só mesma a de compra. Já vi à venda uns sacos de casca de pinheiro que se mistura com a terra (acho eu!) que ajuda a drenagem da água, só que não sei se neste caso valerá a pena ou não.

Como já disse o meu problema em pô-la lá fora na varanda é o vento, mas vou tentar de novo... Será que a devo colocar debaixo de sol directo ou não?

Quando dizes que se deve trazê-las para fora de casa algumas vezes no ano, é por vários dias seguidos, ou é colocar de manhã e retirar à noite? Desculpa as perguntas, mas ainda estou a tentar aprender a arte de cuidar de plantas... Sad