Receitas Light | A Nossa Vida

Receitas Light

Retrato de Su_m
06.05.2008 | 17:33
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

Meninas, já aqui existe um tópico sobre Receitas - e excelente por sinal -. Mas lembrei-me, porque não um de receitas light? Eu tenho imenso cuidado com o que como e já fiz disso um hábito. Por exemplo, tento usar sempre azeite ou creme vegetal em vez de manteiga, uso ao máximo carnes brancas, sempre muitos vegetais, pão integral e/ou de cereais em vez do pão branco, os fritos são proibidos, etc...

Toca a dar sugestões

Su


Retrato de Su_m
Ter, 06/05/2008 - 17:35
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

. 2 peitos de frango (250 g)
. sal a gosto
. 1 col. (café) de gengibre ralado
. 1 col. (sopa) de suco de limão
. 1 manga haden (não muito madura) cortada em tiras finas
. 1 col. (sopa) de cebolinha cortada em lascas molho
. 1 pote de iogurte desnatado
. 1 col. (sopa) de cebolinha picada
. 1 col. (sopa) de hortelã picada
. 1 col. (sopa) de azeite
. sal a gosto
. 1 pires (chá) de alfafa

Corte o peito de frango em quatro pedaços e tempere com o sal e parte do gengibre e do limão. Tempere a manga com o restante do suco e do gengibre. Grelhe o frango em frigideira antiaderente. Para o molho, bata no liquidificador o iogurte com a cebolinha, a hortelã, o azeite e o sal. Monte o prato, alternando camadas do frango, da manga, da cebolinha e do molho. Enfeite com a alfafa (opcional).
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 porções
Calorias por porção: 275

Retrato de Su_m
Ter, 06/05/2008 - 17:38
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

• 1/2 pacote de fusili (ou penne) integral
• 1 col. (chá) de margarina light
• 2 col. (sopa) de cebola picada
• 1 1/2 xíc. (chá) de creme de leite light
• 1 xíc. (chá) de leite desnatado
• 1 col. (sopa) de queijo gorgonzola
• sal a gosto
• 1 xíc. (café) de vinho branco
• 1 pêra picada em cubos
• 1/2 xíc. (chá) de nozes e salsinha picadas

Cozinhe a massa al dente em água e sal, escorra e reserve. Em uma panela, coloque a margarina e a cebola e deixe dourar. Acrescente o creme de leite, o leite e o queijo e mexa até formar um molho homogêneo. Adicione o sal, o vinho e deixe ferver. Reduza o fogo e junte a pêra e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Misture o molho à massa e polvilhe com as nozes e a salsinha. Sirva imediatamente.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 350
Truque O açúcar mascavo é o ingrediente chave para deixar o IG baixo. As amêndoas, fonte de gordura boa, são protetoras do coração.

Retrato de Su_m
Ter, 06/05/2008 - 17:40
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

. 2 postas de salmão (250 g)
. 2 fatias grossas de abacaxi
. 200 g de shimeji (shiitake ou champignon)
. 1 col. (chá) de mel
. 1 col. (sopa) de manteiga light
. 2 col. (sopa) de azeite extravirgem
. 2 dentes de alho picados
. sal a gosto
. 1/2 limão pequeno
. salsa bem picadinha

Tempere as postas de salmão com o sal e o azeite. Grelhe em uma frigideira antiaderente. Reserve em forno aquecido. Na mesma frigideira, aqueça a manteiga, acrescente o mel e o abacaxi e deixe caramelizar. Em uma frigideira à parte, doure o alho na manteiga e, depois, salteie os cogumelos. Tempere com
o sal e pingue algumas gotas de limão. Monte o prato: faça uma camada de shimeji e, por cima, o salmão. Decore com o abacaxi e salpique com a salsa.
Tempo de preparo:
30 minutos
Rendimento: 2 porções
Calorias por porção: 280
Parceria digestiva
O abacaxi tem bromelina, uma enzima que favorece a digestão do salmão. Essa fruta também ameniza o sabor acentuado do peixe, rico em ômega 3 – gordura boa, que favorece o coração e deixa a pele lisinha.

Retrato de Marisa_L
Ter, 06/05/2008 - 18:34
Marisa_L:
Membro desde: 24.03.2008

Adorei este tópico.
Neste momento nao tenho em mente nenhuma receita light, mas vou estar atenta ao topico para tirar algumas ideias.
Nao costumo a ter muitos cuidados na minha alimentaçao e confesso que cometo uns "pecados" lá de vez em quando.
Há cerca de tres semanas decidi comer na hora do almoço apenas uma sopa e uma sandes, em vez de um prato de comida comum.

Retrato de Su_m
Ter, 06/05/2008 - 22:15
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

Pois é, eu preocupo-me a sério com a alimentação. E não é só por uma questão de elegância. Felizmente, até hoje, tenho mais facilidade em perder peso do que ganhar e para além disso tenho uma constituição esguia e sou alta. Apesar disso, sei que a idade não ajuda e há uns anos disseram-me uma coisa de que nunca mais me esqueci: "Aos 40 terás o corpo que mereces tendo em conta o que comes".

Então, procuro sempre saber quais as propriedades dos alimentos e em que são benéficas ou prejudiciais. Assim, aqui ficam algumas dicas:
- Tomate: contém licupeno que tem propriedades antioxidantes que fazem imenso bem à pele e protegem do envelhecimento. Eu adoro tomate e agora costumo usar concentrado (baixissimo em calorias) em sandes de pão integral, com uma fatia de peito de frango e uma folhinha de alface.

- Espinafres: também rico em antioxidantes, magnésio, vitamina K e manganésio. Pode fazer-se creme de espinafres ou espinafres salteados para acompanhar qualquer coisa.

- Salmão: rico em ómega 3 que previne o colesterol total e triglicéridos. Eu adoro comer cru, mas grelhado ou em papelote também é uma maravilha.

- Chá verde: rico em flavooides (antioxidantes). Ajuda a impedir absorção de gorduras, controla o colesterol e activa o sistema imunológico. Eu como não gosto do sabor, tomo todos os dias 3 colheres de sopa antes das refeições de um xarope de extracto de chá verde.

Retrato de Su_m
Qua, 07/05/2008 - 13:11
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

. Massa penne (de preferência integral)
. 2 Latas de Atum ao Natural
. 1 cebola
. 1 tomate
. Azeite e Vinagre ou limão q.b.

Cozer a massa e depois de cozida escorrer e passar por água fria.
Picar a cebola e cortar o tomate aos quadradinhos. Juntar à massa e ao atum. Salpicar com óregãos e temperar com azeite e vinagre/limão a gosto.

Rápida, fácil, saborosa e com poucas calorias

Retrato de Xanita80
Qua, 07/05/2008 - 21:03
Xanita80:
Membro desde: 11.05.2007

Q bela ideia...
Vou procurar uma receitita e depois coloco aqui tb

Eu adoro cozinhar... E adoro comer...
MAs por vezes é mesmo preciso pensar na linha :):):)

Beijocas...
---------------------------------
Carla & Pedro
31 de Maio de 2008

As nossas coisitas -> http://onossocasamento.pt/forum/20764

Retrato de Su_m
Qua, 07/05/2008 - 21:40
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

Eu também adoro cozinhar ... e ainda mais comer:P
Mas com o tempo fui aprendendo que é possível ser criativa e fazer comidinhas saborosas e saudáveis. Além do que, desde que adoptei este estilo de alimentação sinto-me muito melhor comigo mesma, pois sei que estou a contribuir para a minha saúde, beleza e juventude.
O meu truque é de vez em quando comer qualquer coisa que realmente gosto sem pensar nas calorias. Uma semana, há um dia em que como um prato de massa cheio de molho e gordura, noutra como um bolo cheio de creme.

Com este estilo de vida (sim, porque é mesmo um estilo de vida que se adopta) sinto que melhorei as minhas crises de ansiedade, problemas relativos com a mestruação, a minha pele está cada vez mais bonita, etc. Acho que compensa mesmo.

Continuo à espera de receitinhas ou dicas

Su

Retrato de Sandra e Nuno
Qui, 08/05/2008 - 09:22
Sandra e Nuno:
Membro desde: 15.01.2008

sim sr..

achei este topico mt bom..

infelizmente n tenho nada neste momento.. mas assim k tenha alguma coisa, eu meto aki..

beijos.. e obrigada pelas dicas

Retrato de Isabelinha
Qui, 08/05/2008 - 10:13
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

(vou colocar no outro post tb - artigo q encontrei na net)

Alimentação

Em consequência da alteração dos hábitos alimentares destes últimos anos (como o aumento do consumo de pastelaria, salgados e fast-food) a quantidade média de gordura consumida diariamente tem aumentado muito. Também na cozinha se usa demasiada gordura ( fritos, margarinas, etc. ).

A ingestão excessiva de gordura contribui para o consumo excessivo de calorias. E uma alimentação demasiado calórica contribui para o aumento excessivo do peso corporal, o que dificulta o bom controlo da diabetes e aumenta o risco de complicações cardiovasculares.
Por isso, manter o peso ideal ou reduzir o excesso de peso, fazendo uma alimentação mais equilibrada e caloricamente adaptada às necessidades de cada indivíduo, são objectivos fundamentais.

Por outro lado, as gorduras não são todas iguais. Ao controlar-se a quantidade ingerida, deve controlar-se principalmente o consumo de gordura saturada ( na carne de animais ruminantes, leite e queijos gordos, manteiga, natas) e hidrogenada ou trans ( nos produtos de pastelaria, algumas margarinas, algumas bolachas ou outros alimentos embalados - ver o tipo de gordura na lista de ingredientes), cujo consumo excessivo se associam ao aumento dos níveis de colesterol e maior risco de doença cardiovascular.

Pelo contrário, é preferível a gordura monoinsaturada como a que se encontra no azeite, e a polinsaturada predominante em alimentos de origem vegetal e no peixe.

Em resumo, fazer a opção correcta pode ajudar a controlar o consumo excessivo de gordura, sem sacrificar o sabor dos alimentos. Simultaneamente considere as de melhor qualidade. De seguida apresentam-se alguns exemplos de escolhas que poderão ser úteis de acordo com os hábitos e as necessidades de cada indivíduo.

Algumas escolhas:

Substituir:

Leite gordo por Leite magro
Natas por Natas light ou de soja
Queijo gordo por Queijo fresco pasteurizado pouco gordo ou 0% ou outro com menos de 45% MGES
Presunto, fiambre, chouriço por Fiambre de perú ou de frango
Carnes gordas por Peixe, carne de frango e perú (sem peles), coelho, porco magro
Maionese por Maionese light ou iogurte magro
Batata frita por Massa, arroz, batata cozida ou assada. Lembre-se também das leguminosas ( feijão, grão,ervilha,... )
Folhados e croissants por Sandes
Fast-food por Sandes carne assada ou frango ou atum ou queijo com alface e tomate, e uma peça de fruta

Prefira os seguintes métodos de confecção: estufar, cozer, grelhar ( sem
queimar), assar com pouca gordura.
- As especiarias e as ervas aromáticas ajudam a preparar refeições agradáveis evitando a adição excessiva de gordura . Use também o tomate, cebola, pimento, alho, sumo de limão, etc.
- Deixe arrefecer os molhos gordos e retire a gordura à superfície com uma espátula.
- Prefira o azeite para temperar e cozinhar.

Apesar de não ter uma alimentação exemplar, tento que seja equilibrada. Se por vezes dou 'machadada', tenho consciência tranquila relativamente à maioria das escolhas dos alimentos, condimentos e gorduras... É mesmo um estilo de vida, uma opção, como já se disse. Por exemplo, aos anos que não compro natas ou natas light, apenas de soja; agora é facílimo encontrar, mas nem sempre foi assim... Manteiga? Aos anos também... E agora já ninguém me tira o prazer do fiambre de perú, já nem consigo comer do dito 'normal'...

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Isabelinha
Qui, 08/05/2008 - 10:25
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Ora aqui está uma receita super saudável e que sabe bem no Verão. Há imenso tempo que não a faço, mas é uma das recordações de infância que tenho, porque a minha mãe fazia imensas vezes.

É super simples!

Precisamos de arroz branco (cozer em água abundante temperada com sal; quando fizer, vou usar arroz basmati pq é mais aromático). Depois de cozido, reservamos.

Precisamos tb de frango cozido desfiado (podem tb ser utilizadas sobras de frango). Desfiar e reservar.

Precisamos ainda de cenoura ralada e alface cortada em juliana fininha.

Preparamos um molho de iogurte (quem preferir, pode fazer outro molho, estilo cocktail ou de alho, usando maionese light de preferência!!!) com ervinhas aromáticas e alho picado.

Falta-nos ainda pinhões e passas (é facultativo, pq nem todos gostam, mas confesso que ist dá o toque especial ao prato).

Numa travessa, colocar uma camada de arroz, frango, pinhões e passas, molho, cenoura e alface. Servir fresquinho.

É tão bom! Q saudades!

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Su_m
Qui, 08/05/2008 - 10:53
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

Gostei muito dos teus contributos.

O primeiro artigo achei muito bom, e foi com extrema satisfação que vi que tenho adoptado todas as regras mencionadas lá. E é como tu dizes: manteiga aos anos que não toco - tive mesmo de largar porque eu comia exageradamente e era a única coisa que eu notava que me fazia engordar (também comia uma fatia de pão com o dobro da espessura em manteiga :s)-, também já só como fiambre de peru ou frango, opto sempre por produtos com baixa matéria gorda, etc..

Quanto à tua receita da salada, pareceu-me excelente e vou experimentar certamente. Tenho uma parecida, mas vou perguntar à minha mãe porque não tenho a certeza de algumas coisas. Depois deixo.

Beijokas,

Su

Retrato de Isabelinha
Qui, 08/05/2008 - 10:56
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Ingredientes:
Restos de frango assado
Laranja
Abacaxi natural
Cogumelos frescos
Alho picado q.b.
Nozes
Azeite, vinagre, mostarda, sal q.b.
Alcaparras (facultativo)
Arroz basmati para acompanhar (facultativo, apenas se se quiser tornar a refeição mais substancial)

Modo de confecção
Desfiar o frango. Descascar e partir as laranjas em gomos, retirando o máximo de pele branca excedentária para não amargar. Partir o abacaxi em cubos e reservar.
Numa frigideira, saltear num pouquinho de azeite com alho picado os alhos frescos, depois de bem lavados e laminados.
Numa travessa/saladeira, dispor em camadas o frango, o abacaxi, os gomos de laranja, os cogumelos e as nozes.

Entretanto preparar o molho vinagrete: misturar azeite, vinagre, mostarda e uma pitada de sal (confesso-vos que faço a olho... vão provando!) Para quem gostar da acidez, juntar alcaparras ao molho. Verter sobre o preparado anterior.

Quem quiser complementar a salada, pode servir acompanhada de um pouco de arroz basmati.

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Isabelinha
Qui, 08/05/2008 - 11:13
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Oh pá, com culinária sou assim! Puxam-me 'pela língua' e depois não consigo parar!

Agora uma de peixe (rico em Ómega3, como nos convém!)

Temperar postas de salmão com uma pitada de sal, pimenta e sumo de limão. Reservar.

Cortar alho francês em rodelas finas; cortar cenoura tb às rodelas finas ou em lâminas (espécie de ralado grosso). Escaldar os legumes durante 5 minutos e escorrer (em alternativa, podem saltear-se num pouco de azeite). Depois de escorridos, misturá-los numa taça com cogumelos laminados (eu uso da marca continente, já vêm temperados com ervas aromáticas e são mt bons), temperar com uma pitada de sal, pimenta moída na altura e alho em pó.

Entretanto, cortar quadrados de papel de alumínio, colocar um fio de azeite, depois o salmão e por cima a mistura de legumes. Colocar uns borrifos de vinho branco por cima. Fechar os embrulhos muito bem e levar ao forno durante 10/15 minutos. Servir de imediato.

Já fiz várias versões desta receita... pode alterar-se o que se quiser... Colocar cebola, pimento e tomate... Ou corugettes e funcho... Basicamente é pegar na ideia e ir criando adaptações.

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Xanita80
Qui, 08/05/2008 - 11:13
Xanita80:
Membro desde: 11.05.2007

Acho q têm toda a razao.
Eu ultimamente ando a trocar alguns dos produtos como vocês aí referem.
Natas normais n utilizo tb, uso light.
De soja n encontro Pq tb gostava de experimentar.
Pr os molhos uso ou as natas light, ou 1 iogurte natural. Fica bom na mesma...

Vou colocar aqui uma receita doce light...
Eu já fiz e é deliciosa... O Pedro então adorou mesmo...

Semifrio light de morango
Ingredientes
Para a massa
250grs de bolacha maria
150grs de manteiga
1 ovo

Para o recheio
3 iogurtes naturais
1 lata de leite condensado
5 folhas de gelatina
leite
500g morangos descascados e cortados
1 gelatina de morango

Preparação
Para a massa
Amassar a bolacha moida o ovo e a manteiga e forrar o fundo de uma forma com aro amovível. Reserva-se.

Para o recheio:
Preparar os morangos, devidamente descascados e laminados. Reservar.
À parte, bater os iogurtes, e adicionar o leite condensado sempre a mexer.
Depois de demolhar as folhas de gelatina em água fria, escorrem-se e derretem-se no microondas com um pouco de leite.
Adicionar ao preparado e bater novamente. Junta-se os morangos e envolver tudo.
Este creme é colocado na forma por cima da bolacha e vai ao frio mais ou menos 1 hora.

Preparar uma gelatina de morango conforme as instruções e, depois de arrefecer, colocar na forma por cima do recheio.
Vai ao frigorífico até solidificar pelo menos umas 3 horas. Se ficar de um dia para o outro fica ainda melhor.

Sugestão:
Após a altura dos morangos, esta receita pode ser feita com outra fruta, colocando a gelatina respectiva.

É mesmo delicioso...
A foto tá em baixo pr verem

Beijocas...
---------------------------------
Carla & Pedro
31 de Maio de 2008

As nossas coisitas -> http://onossocasamento.pt/forum/20764

Retrato de Isabelinha
Qui, 08/05/2008 - 11:25
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Não sei onde vives, mas nos hipers encontras natas de soja! Jumbo, Continente, Intermarché...

Qt à tua receita, deixou-me com água na boca... deve ser óptima! Se bem que 150 gr de manteiga e uma lata de leite condensado fogem um bocadinho do conceito light!!

Eu na cozinha uso becel verde, e em vez da manteiga para o pão utilizo becel proactiv. É mais caro que a manteiga e margarina normal, é certo, mas é por uma boa causa..

O leite condensado uso do light, sempre se corta um pouco no açúcar...

Nos doces que usam bolacha, por vezes substituo por bolachas de aveia.

Eu adoro morangos! Agora fiquei com a imagem do cheesecake na cabeça!!! Nhamiiii!

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Isabelinha
Qui, 08/05/2008 - 11:42
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Esta receita vi-a há uns anos num programa de culinária canadiano e adorei! Já repeti várias vezes, e o molho faço-o frequentemente sem ser para acompanhar o salmão. Fica mt bom como vinagrete normal, por exemplo para entradas ou para acompanhar carne grelhada.

Molho:
Descascar, tirar sementes e cortar papaia e manga em cubos pequeninos; deitar numa taça média. Picar cebola roxa aos cubos e juntar. Picar pimento vermelho e pimento amarelo em pedacinhos pequeninos e adicionar à mistura. Temperar com azeite, sumo e raspa de lima, e um pouco de vinagre de vinho tinto. Misturar bem e reservar.

Temperar o salmão com um fiozinho de azeite, sal e pimenta e dourar numa frigideira ou chapa previamente aquecida. Servir com o molho.

Como disse, o molho só por si é óóóóóóptimo para quem gosta de coisas deste género. Muitas vezes faço-o e sirvo juntamente com as entradas ou quando as jantaradas são tipo tapas e petiscos. Fica muito bom servido sobre ovos cozidos partidos em metades, por exemplo.

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de butterfly_n
Qui, 08/05/2008 - 11:58
butterfly_n:
Membro desde: 10.01.2008

Ai esse molho... nham nham
Tenho que experimentar

Beijinho,

Neuza*

Retrato de Xanita80
Qui, 08/05/2008 - 12:21
Xanita80:
Membro desde: 11.05.2007

Enganei-me a passar a receita pq leva leite condensado light tb
Vou alterar agora.
A parte da manteiga eu sinceramente coloquei um pouco apenas pr ligar a massa do fundo.
Vcs conhecem algo pr ligar sem ser com manteiga normal?
Será q becel tb serve?:S

Beijocas...
---------------------------------
Carla & Pedro
31 de Maio de 2008

As nossas coisitas -> http://onossocasamento.pt/forum/20764

Retrato de Xanita80
Qui, 08/05/2008 - 12:25
Xanita80:
Membro desde: 11.05.2007

Ingredientes
Para a massa
250grs de bolacha maria
150grs de manteiga
1 ovo

Para o recheio
3 iogurtes naturais
1 lata de leite condensado light
5 folhas de gelatina
leite
500g morangos descascados e cortados
1 gelatina de morango

Preparação
Para a massa
Amassar a bolacha moida o ovo e a manteiga e forrar o fundo de uma forma com aro amovível. Reserva-se.

Para o recheio:
Preparar os morangos, devidamente descascados e laminados. Reservar.
À parte, bater os iogurtes, e adicionar o leite condensado sempre a mexer.
Depois de demolhar as folhas de gelatina em água fria, escorrem-se e derretem-se no microondas com um pouco de leite.
Adicionar ao preparado e bater novamente. Junta-se os morangos e envolver tudo.
Este creme é colocado na forma por cima da bolacha e vai ao frio mais ou menos 1 hora.

Preparar uma gelatina de morango conforme as instruções e, depois de arrefecer, colocar na forma por cima do recheio.
Vai ao frigorífico até solidificar pelo menos umas 3 horas. Se ficar de um dia para o outro fica ainda melhor.

Sugestão:
Após a altura dos morangos, esta receita pode ser feita com outra fruta, colocando a gelatina respectiva.

É mesmo delicioso...
A foto tá em baixo pr verem

Beijocas...
---------------------------------
Carla & Pedro
31 de Maio de 2008

As nossas coisitas -> http://onossocasamento.pt/forum/20764

Retrato de Isabelinha
Qui, 08/05/2008 - 12:42
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Olha, posso dize-te que tudo o que seja receita em que diga para utilizar margarina ou manteiga, eu uso a Becel verde; para barrar no pão é que utilizo a outra.

Isso aplica-se a cozinhados salgados, sobremesas, bolos, o que seja. Até derreter becel e regar com sumo de limão para servir com peixe grelhado (o chamado molho manteiga!)

Retirado do site da Becel:

Becel cozinha
Becel Cozinha é uma opção saudável e equilibrada de cozinhar os seus alimentos. Sem sal adicionado e sem colesterol, Becel Cozinha, rica em ómegas 3 e 6, apresenta uma composição adequada a qualquer preparação saudável de culinária ou pastelaria. O seu alto teor de gordura polinsaturada está protegido pelo enriquecimento em vitamina E, sendo também rica em vitaminas A e D. Disponível no formato 500g.

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Isabelinha
Qui, 08/05/2008 - 12:49
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Cubinhos de frango dourados... mas nada de fritos!
(quando se refere manteiga/margarina, já sabem pelos posts anteriores que para mim é becel:))

Esta receita, além de muito saborosa, fácil e rápida de fazer, é saudável: apesar de em tudo paracerem panados, os cubos de frango não são envoltos em ovo batido nem são fritos. Pré-aquecer o forno. Cortar peitinhos de frango em cubos, que se temperam apenas com sal. À parte, fazer uma mistura com pão ralado, queijo parmesão ralado, pimenta, alho em pó e ervas aromáticas a gosto (tomilho, estragão, rosmaninho...). Derreter 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina... Passar os cubos de frango primeiro pela margarina e depois pela mistura de pão ralado, e dispor numa travessa que possa ir ao forno forrada com papel de alumínio.
Levar ao forno por cerca de 20 minutos (até a carne estar cozida e os cubos dourados).

As fotos etão no blog!

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Xanita80
Qui, 08/05/2008 - 13:54
Xanita80:
Membro desde: 11.05.2007

Isabelinha nas minhas proxs compras compro becel e vou passar a usa-la nos cozinhados e doces
Mais uma forma de ajudar na saude...

Nos cozinhados usas becel, limão e azeite?

Beijocas...
---------------------------------
Carla & Pedro
31 de Maio de 2008

As nossas coisitas -> http://onossocasamento.pt/forum/20764

Retrato de Isabelinha
Qui, 08/05/2008 - 14:04
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Podes usar a Becel tal e qual usas actualmente a manteiga ou a margarina, é exactamente da mesma forma.

Não percebi a questão do limão e do azeite... uso ambos, sim... tal como a becel, depende do que quero. Dei apenas como exemplo da becel com sumo de limão para substituir o molho de manteiga para o peixe grelhado.

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Isabelinha
Qui, 08/05/2008 - 14:10
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Gorduras: Boas ou Más?

Embora as gorduras sejam indispensáveis ao nosso organismo, não as devemos eliminar por completo, mas sim consumi-las com moderação. Por isso, se recomenda, actualmente, que se reduza a ingestão de gordura. Mas tão importante como a quantidade de gordura é a qualidade da gordura!

O aumento da obesidade em Portugal, assim como em todo o mundo, está relacionado com alterações do estilo de vida, nomeadamente, com alguns erros alimentares. Muitos alimentos particularmente ricos em gordura passaram a ser disponibilizados e consumidos com maior frequência, aumentando a ingestão calórica. Embora as gorduras sejam indispensáveis ao nosso organismo, não as devemos eliminar por completo, mas sim consumi-las com moderação. Por isso, se recomenda, actualmente, que se reduza a ingestão de gordura. Mas tão importante como a quantidade de gordura é a qualidade da gordura! Ou seja, existem vários tipos de gordura (saturada, monoinsaturada, polinsaturada) com diferentes efeitos no nosso organismo, uns benéficos outros prejudiciais, podendo favorecer ou prevenir o aparecimento das doenças cardiovasculares como o enfarte do miocárdio ou o acidente vascular cerebral (AVC).

Assim, seguidamente apresentamos os vários tipos de gordura, discriminando alguns dos seus efeitos e as suas fontes alimentares, para que no seu dia-a-dia possa fazer opções mais saudáveis.

GORDURA SATURADA
A gordura saturada contribui para o aumento dos níveis de colesterol no sangue. Assim, sendo uma gordura prejudicial deve-se evitar os alimentos ricos neste tipo de gordura.

Onde se encontra?
leite gordo e derivados (queijos, manteiga, natas)
carnes gordas e derivados (enchidos, salsichas, bacon)
pele de aves (frango, perú)
óleo de coco e de palma
chocolate

GORDURA TRANS
A gordura trans actua da mesma forma que a gordura saturada e, por isso, pode também aumentar os níveis de colesterol no sangue, sendo prejudicial.

Onde se encontra?
alimentos processados (refeições pré-confeccionadas, bolachas, biscoitos, bolos)
margarinas (com gordura hidrogenada)
“fast food” (batatas fritas)

GORDURA MONOINSATURADA
A gordura monoinsaturada é benéfica, visto que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Este tipo de gordura é o que deve ser consumido em maior quantidade.

Onde se encontra?
azeite e azeitonas
frutos oleaginosos (amêndoas, amendoins)
sementes de sésamo

GORDURA POLINSATURADA*
A gordura polinsaturada é também benéfica ao contribuir para a diminuição os níveis de colesterol no sangue.

Onde se encontra?
óleo de girassol, milho, soja
nozes
peixe

ÁCIDOS GORDOS OMEGA 3*
É um tipo de gordura polinsaturada com propriedades benéficas para o organismo. Para além de ajudar a reduzir o colesterol do sangue, também ajuda a diminuir os triglicéridos (outra gordura do sangue) e evita a formação de trombos que provocam o entupimento dos vasos.

Onde se encontra?
peixe gordo (sardinhas, salmão, cavala, atum, arenque)
nozes

Nota: Recomenda-se o consumo de peixe superior a 2 vezes por semana.

* Atenção: O aquecimento excessivo leva à degradação da gordura polinsaturada e à perda das suas propriedades benéficas. Por este motivo, não devem ser utilizadas para fritar e aconselha-se que no seu armazenamento se evite a exposição à luz ou o contacto com o ar.

Através de alguns cuidados alimentares, como saber seleccionar o tipo de gordura que ingere, pode proteger o seu coração e vasos sanguíneos. Prefira as gorduras monoinsaturada, polinsaturada e omega 3, evitando as gorduras saturada e trans.

Alguns conselhos práticos ...

Rótulos
A maioria das embalagens dos produtos alimentares contém informação nutricional importante para o consumidor, nomeadamente a lista de ingredientes e a composição nutricional.
Na lista de ingredientes se encontrar os termos gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, significa que contém gordura trans.
Relativamente às outras gorduras ou lípidos procure-as na composição nutricional. Por vezes a gordura saturada vem discriminada abaixo da gordura ou lípidos totais. Compare alimentos procurando os que têm menor quantidade deste tipo de gordura.

No dia-a-dia...
Reduza a manteiga que põe no pão e coloque algumas nozes (descascadas na altura) em saladas ou iogurtes.
Coma pão com um pouco de azeite em vez de bolachas.
Faça com maior frequência pratos de peixe, de preferência estufados, cozidos, grelhados ou assados no forno.

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Su_m
Qui, 08/05/2008 - 14:11
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

• 3 col. (sopa) de azeite
• 1 cebola pequena picada
• n 2 col. (chá) de gengibre ralado
• 1 filé (100 g) de frango
• 1 tomate sem pele cortado em cubos
• 300 g de abóbora sem casca e cortada em cubos
• 1 1/2 litro de água
• sal a gosto
• 1 xíc. (chá) de macarrão integral tipo conchinha

Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte o gengibre, o frango e o tomate e refogue por mais alguns minutos ou até o frango dourar. Coloque a abóbora e vá acrescentando a água aos poucos. Adicione o sal. Tampe a panela e deixe cozinhar até a abóbora amolecer. Retire do fogo, separe o frango e bata o caldo com a abóbora no liquidificador até ficar homogêneo. Coloque de volta na panela e misture o frango desfiado. Aqueça antes de servir e acrescente o macarrão cozido al dente.
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 150

P.S. Desculpem, foi retirado de um site brasileiro.

Retrato de Su_m
Qui, 08/05/2008 - 14:33
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

E porque nós também gostamos de miminhos, aqui fica

(Excertos retirados de http://boaforma.abril.com.br e adaptados a Português)

"A ciência comprovou que o tipo amargo, consumido em doses moderadas, tem o efeito de saciar a fome. Isso facilita (e muito!) o resultado da dieta."
"... Surpresa? Nós também ficamos! Mas é um facto: o tipo amargo – chocolate com maior concentração de cacau – aumenta a sensação de saciedade. A comprovação, publicada na conceituada revista científica International Journal of Obesity, veio de uma pesquisa coordenada pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca. Dois grupos participaram no estudo e o que comeu chocolate amargo pela manhã, ainda em jejum, ficou mais saciado. Resultado: consumiu 15% menos calorias ao longo do dia em comparação ao grupo que optou pelo chocolate ao leite..."

1 - Escolha as opções de chocolate amargo que têm um toque de laranja ou menta. Pelo menos até se acostumar com o sabor.

2 - Café acompanhado de chocolate cai bem. O calor confere mais conforto ao estômago e a sensação de saciedade prolonga-se.

3 - Evite armazenar o chocolate em casa ou na gaveta do escritório. Compre à medida que for consumindo.

4 - Prefira ingeri-lo no lanche da manhã. Assim, ao longo do dia, tende a ficar mais fácil controlar a gula.

5 - Outra opção é como sobremesa do almoço. Já saciada, você fica feliz com um bocadinho menor.

6 - Vai deixar o chocolate para o lanche da tarde? Combine-o com um outro alimento fonte de gordura boa (amêndoa) ou de fibras (fruta). A parceria é importante para reduzir o índice glicêmico.

7 - Cacau em pó, sem açúcar e orgânico, também é uma boa opção. Polvilhe-o sobre uma banana assada. A fruta aquecida libera mais triptofano e o chocolate potencializa ainda mais sua acção.

8 - O espetinho de fruta (morango, banana, maçã, uva) coberto com chocolate amargo é uma boa alternativa. Além de ser uma delícia, a 9 - Damasco também combina com cacau. Pode derreter até 30 gramas no microondas e coloque por cima de cinco damascos.

9 - Damasco também combina com cacau. Pode derreter até 30 gramas no microondas e coloque por cima de cinco damascos.

10 - Calcule as calorias da guloseima no total consumido. E lembre-se: a porção diária não deve ultrapassar 30 gramas (uma barra pequena). Comer uma barra grande por dia engorda!

Retrato de Isabelinha
Qui, 08/05/2008 - 14:41
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Acreditam que eu detesto chocolate? Só o cheiro já me enjoa...

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Xanita80
Qui, 08/05/2008 - 16:30
Xanita80:
Membro desde: 11.05.2007

Pois infelizmente eu adoro.
E n me faz mto bem... Pq começam a aumentar logo as borbulhas na cara principalmente

Beijocas...
---------------------------------
Carla & Pedro
31 de Maio de 2008

As nossas coisitas -> http://onossocasamento.pt/forum/20764

Retrato de fiffas
Qui, 08/05/2008 - 18:01
fiffas:
Membro desde: 04.10.2007

Não pude deixar de comentar quando vi que falam em substituir manteiga por margarinas light... A minha nutricionista disse-me que isto é um conceito errado pois faz menos mal comer manteiga que margarinas... como em tudo, não se pode abusar, mas a usar alguma coisa, que seja mesmo manteiga...
Por isso eu como uma/duas vezes por semana um paozito barrado em manteiga... sem exageros na quantidade. Nada faz verdadeiramente mal se nunca se comer em exagero, a não ser que se queira emagrecer, aí corte total nas manteigas e margarinas é o ideal, mas para manter peso e uma dieta saudável, pouca manteiga (e sempre manteiga!) não é completamente desaconselhável!

No dia a dia tenho sempre cuidado com a alimentação, mas ao fim de semana como o que me apetece...
Para além do cuidado em ter uma alimentação equilibrada com alimentos saudáveis, há também a regra básica de comer muito bem ao pequeno almoço, bem ao almoço e pouco ao jantar...

Isabelinha, sou como tu no que respeita ao fiambre... também já não consigo comer outro que não seja de perú!

Aqui fica uma dica: o vinho ou outro tipo de alcool pode ser utilizado como bom tempero em algumas ocasiões. O facto de ser cozinhado faz evaporar todo o alcool e as calorias... deixando o sabor!

E uma receita: Massa com molho de frango

Numa frigideira colocar um fio de azeite (o mais saboroso seria manteiga, mas assim fica saudável e bom na mesma) e o frango partido aos bocados. Quando o frango estiver cozido juntar natas light ou de soja e temperar a gosto.

Noutro recipiente colocar ao lume cebola, alho, tomate fresco e maduro aos bocados, uma colher de sopa de vinho branco, folha de manjericão e temperar a gosto...

Cozer a massa al dente.

Colocar a massa num recepiente, o molho de frango no meio e o de tomate à volta e está pronto! É simples, saudável e deliciosa...

Post