Empregada doméstica "Eri" | A Nossa Vida

Empregada doméstica "Eri"

Retrato de beatriz.n
15.04.2008 | 14:48
beatriz.n:
Membro desde: 15.04.2008

Estou a precisar de ajuda, saio todos os dias ás 7:30 de casa e volto a entrar ás 18:30, e cada vez mais está a ser difícil conciliar este horário com tarefas domésticas, filhos, marido, etc.
Estou a desesperar...

Então pensei em contratar uma pessoa para me auxiliar na limpeza, mas aconteçe que tenho receio, pois tenho de lhe dar a chave.
Não vejo outra solução!!!!!!!!!!!

Em princípio vai começar para a semana, mas ainda não falei com ela, nem sei como é que lhe hei-de explicar o que ela deve fazer.

Será que há alguem que me pode ajudar?
Alguém que tenha empregada.

A minha sogra tem uma, mas não queria lhe expor as minhas duvidas e incertezas.
Ela pressionou-me para ser a empregada dela a ir á minha casa, mas eu recusei e arranjei outra pessoa. Agora estou a desesperar porque como nunca tive ajuda nas lides domésticas nem sei o que lhe hei-de pedir para fazer ... ainda por cima eu sou muito exigente no que toca a limpeza e estou com medo que ela não faça as coisas como eu gosto.

Estou mesmo aflita


Retrato de Isabelinha
Ter, 15/04/2008 - 15:04
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Quando arranjei a minha, ela foi a minha casa falar comigo; mostrei-lhe a casa, disse onde estavam as coisas que ela precisaria, disse-lhe o que pretendia que ela fizesse (por exemplo, prefiro que ela trate primeiro da casa e só depois da roupa, e se não tiver tempo para passar tudo, disse-lhe o que queria que desse prioridade).

À medida que fomos correndo a casa, ela própria me foi fazendo perguntas de como eu queria as coisas. Por exemplo, no início ela deixava-me a roupa passada - a meu pedido - na cama (excepto a roupa em cabides, que ficava no roupeiro do escritório). Agora, ela já me deixa a roupa no sítio, pq ganhei confiança com ela já a deixo colocá-la nas gavetas. Mas até aí, ela não mexia nos nossos armários, e sempre respeitou.

Eu acho que é uma questão de lhe dizeres o que queres tal e qual como se de outra pessoa se tratasse, imagina que um dia ias trabalhar, o teu marido ficava em casa e dizia-te 'hoje vou tratar da casa, que faço?'

Mt importante - no início deixava-lhe uns post-its quando ela ainda não se tinha habituado mt bem à casa, e deixei-lhe tb os nossos nr de telefone para ela ligar se precisasse. Sabe que pode ligar-nos do telefone fixo.

Sempre comunicámos por bilhetinhos... sempre funcionou. Agora já nos entendemos a 100%, já nem bilhetes ás vezes são precisos... Temos plena confiança. Qd os produtos de limpeza acabam, deixa-me a embalagem (quase) vazia na bancada da cozinha e eu já sei que é para reabastecer.

Se despacha o trabalho em menos tempo, deixa-me uma nota a dizer q só ficou x horas.

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Marisa_L
Ter, 15/04/2008 - 15:49
Marisa_L:
Membro desde: 24.03.2008

Tens de ter confiança na pessoa que contratas-te.
Se não é o caso, com o passar do tempo, vês se ela é ou nao apta para te ajudar. Pode ser que se tornem amigas e que ela seja uma ajuda preciosa nas lidas da casa.
Acho que é só uma questao de te habituares. É importante que a empregada faça as tarefas para as quais tu nao tens tempo.

Retrato de isabelm
Ter, 15/04/2008 - 15:49
isabelm:
Membro desde: 09.05.2007

Quantas horas é que ela está de cada vez que vai a tua casa? e quantas vezes por semana?

Beijinhos

Isabel M
# 30/08/2008 #

Beijinhos,
Isabel M

Retrato de isabelm
Ter, 15/04/2008 - 15:50
isabelm:
Membro desde: 09.05.2007

Quantas horas é que ela está de cada vez que vai a tua casa? e quantas vezes por semana?

Beijinhos

Isabel M
# 30/08/2008 #

Beijinhos,
Isabel M

Retrato de beatriz.n
Ter, 15/04/2008 - 16:02
beatriz.n:
Membro desde: 15.04.2008

Em principio vai ficar 2 horas por semana, ainda não decidi.

Pretendo que ela me passe a roupa, aspire, lave as wc e trate do chão.
Uma vez por mês lave os vidros e os estores.

Já seria uma óptima ajuda.

Agora a minha dúvida é saber se posso confiar, ou se chego ao sábado e tenho de fazer tudo outra vez.
É que ela só pode ir no início da semana.

Retrato de Isabelinha
Ter, 15/04/2008 - 16:11
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Não sei a área da tua casa nem da quantidade de roupa que lhe deixas, mas achas que 2 horas chegam para fazer as coisas com um mínimo de qualidade?

As primeiras vezes serão sempre um teste, eu lembro-me que nas primeiras semanas eu chegava a casa e andava a correr a casa toda, a olhar as coisas ao pormenor para perceber o que ela tinha feito ou não. o facto é que tive a sorte de encontrar uma pessoa de confiança, que trabalha bem e é honesta. Eu não tenho necessidade de ir por trás e fazer outra vez, a única coisa que acontece é que eu faço as máquinas de roupa ao fds (por causa da tarifa bi-horária).

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Marisa_L
Ter, 15/04/2008 - 16:19
Marisa_L:
Membro desde: 24.03.2008

Eu nunca tive empregada em casa, pois vivo em casa dos meus pais. Como somos só três pessoas (eu, mae e pai) nunca tivemos necessidade de empregada.
Mas penso que 2horas por semana é muito pouco.
Digo isso porque só para limpar as casas de banho e passar o chão dá imenso trabalho. Passar a roupa entao, nem se fala.

Retrato de Isabelinha
Ter, 15/04/2008 - 16:26
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Tens razão, Marisa, foi isso mesmo que pensei... Eu tenho empregada 1 dia por semana; é certo que ela me deixa tudo num brinco, se for preciso ainda me faz pequenos arranjos de costura e trata-me das plantas, mas o que é certo é que no mínimo, ela sabe que tem que: aspirar, limpar o pó, lavar o chão, limpar a cozinha + 3 wcs e passar a roupa... leva tempo!

Beatriz, mesmo que não precises que ela te faça tudo, para as tarefas que mencionaste 2 horas acho pouquinho!

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de beatriz.n
Ter, 15/04/2008 - 16:28
beatriz.n:
Membro desde: 15.04.2008

Eu não queria por uma pessoa em casa e dizer-lhe que tinha de fazer o trabalho em 3 ou 4 horas, imagina que ela nem precisava de tanto.

Por isso, estava a pensar em pedir-lhe 2 horas, e depois eu via como corria.

Por a roupa a lavar, estender e apanhar, eu é que vou fazer isso, tanto como mudar as camas e arrumar a roupa no sitio, por agora vai ser assim depois logo se vê.

Não sei é se a devo deixar á vontade no que diz respeito ao método de limpar, ou se devo lhe incutir as minhas manias, por exemplo nas wc's lavar sempre com lexivia para desinfectar , e depois passar o chão com um detergente mais cheiroso; ao aspirar o chão, aspirar também os móveis e tudo o resto; as portas têm de ser limpas com um detergente para madeira; etc etc

Retrato de Marisa_L
Ter, 15/04/2008 - 16:34
Marisa_L:
Membro desde: 24.03.2008

Acho que fazes bem em lhe dizer quais sao os teus metodos de trabalho e como gostas que se façam as coisas. Afinal de contas a casa é tua. A senhora de certeza que nao vai ver nada de mal nisso.
Eu tambem gosto de limpar as casas de banho com lixivia e quando aspiro o chao, tambem passo o aspirador nos moveis(sofás).
Mas se pretendes que ela te faça essas tarefas, acho que ela preciso no minimo de 4horas (meio-dia de trabalho).
Penso que é uma questao de combinares com ela.

Conheço uma pessoa que trabalha com empregada numa casa, durante 1dia por semana. Ela trabalha lá as 8horas por dia. E recebe 25€ por dia.
As tantas pagar 2horas ou 4horas nao tem assim tanta importancia.

Retrato de beatriz.n
Ter, 15/04/2008 - 16:43
beatriz.n:
Membro desde: 15.04.2008

O problema nem é o pagamento, mas sim o tempo que ela vai estar sozinha na minha casa. Já viste 8 horas!!!!!!!!!!!

Ainda não estou a imaginar, eu ter de dar a chave a uma pessoa estranha.

E penso que quanto menos tempo ela tiver, mais depressa vai ter de fazer as coisas. E não vai ter tento para bisbilhotar...

Desculpem, mas nunca pensei que seria tão dificil, foge.

Retrato de Isabelinha
Ter, 15/04/2008 - 16:44
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Podes e deves dizer-lhe como gostas de ter as coisas! Ela não deve levar a mal...

Qt às horas, compreendo que queiras ajustar... simplesmente 2 horas acho muito, mas mesmo mt pouco para as tarefas que mencionaste (atenção: não sei a área da casa, a qte de roupa, etc, estou apenas a comparar com a minha). Se me dissesses 'vou tentar meio dia = 4 horas e dp ajusto', já achava mais razoável... tenta tb falar com ela e perceber qt tempo ela demora... qd falei a primeira vez com ela, já tinha ideia do tempo q queria (e tinha falado c/ outras pessoas p ter um termo de comparação), e ela disse-me qual a epxeriência dela qt aos timings. O facto é qd não gasta as horas todas q combinámos, diz-me (eu acredito nela).

Há uma menina aqui no fórum - a Eri - que é empregada doméstica. Ela pode dar-te dicas preciosas! Tenta contactá-la ou coloca um post com o nome dela, ela decerto ajuda!

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de beatriz.n
Ter, 15/04/2008 - 16:49
beatriz.n:
Membro desde: 15.04.2008

Eu posso alterar o titulo do forum?

Se pudesse bastaria acrescentar "Eri" e ficaria, "Empregada doméstica Eri"

Achas que dá?

Retrato de beatriz.n
Ter, 15/04/2008 - 16:53
beatriz.n:
Membro desde: 15.04.2008

Já consegui, vamos lá ver se ela apareçe.

Retrato de Isabelinha
Ter, 15/04/2008 - 16:53
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Se 'encontrar' a Eri noutro post aviso-a para vir aqui a este!

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de beatriz.n
Ter, 15/04/2008 - 16:55
beatriz.n:
Membro desde: 15.04.2008

Obrigado querida pela tua disposição em ajudar.

Estás a ser 5*

Bjs

Retrato de Isabelinha
Ter, 15/04/2008 - 17:16
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Estamos cá umas para as outras!

Bj

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Susana Oliveira
Ter, 15/04/2008 - 18:06
Susana Oliveira:
Membro desde: 14.09.2006

Espero que a Eri aqui venha apaziguar-te o espírito, mas entretanto vou deitar mais lenha na fogueira
Também acho que 2 horas é pouquíssimo. Eu em 2 horas não consigo lavar os vidros e estores da minha casa, como é que pretendes que ela uma vez por mês ainda acumule esse trabalho com as funções normais de lavar wc's e limpar chão?

Depois tens de relaxar mais... olha, eu sou babysitter e até tenho chave de uma das minhas clientes. Claro que nem todas as pessoas são iguais, mas há partes de casas onde eu nunca entrei! E também não ando a mexer nas coisas das pessoas... acontece ter de abrir armários na cozinha e no quarto das crianças, mas por tarefas inerentes à minha função.
Mais...outro dia precisei de usar a esfregona para limpar a água do banho que o menino espalhou no chão... qual não é o meu espanto quanto encontro o balde do chão cheio de água suja dentro do armário... bom, deitei fora a água e lavei o balde. Quando a mãe chegou contei-lhe e ainda nos rimos imenso as duas... foi ela própria que deixou aquilo assim e nunca mais se lembrou... quando as pessoas estão habituadas a entrar em muitas casas e trabalhar nelas, não costumam dar importância aos aspectos privados de cada um.

Um beijinho e boa sorte com a empregada,
Susana

ps-preocupa-te antes em explicar como queres as coisas e em torcer para que ela limpe mesmo bem

Retrato de ploureiro78
Ter, 15/04/2008 - 18:44
ploureiro78:
Membro desde: 08.01.2007

Olha, se o teu problema é confiança, devias mm era ter ficado com a da tua sogra porque é uma pessoa que já conheces ou que alguém que tu conheces apalavra e além disso provavel/. Desculpa lá a franqueza, mas é a verdade.

Eu já vou na 3a empregada e dou a chave de casa a todas, não me faz confusão nenhuma, mas isso é uma questão de hábito, suponho. Eu sempre tive empregada.

O mais importante na gestão empregadas é o respeito mútuo e a justiça. Eu sou para a minha empregada como gostaria que o meu patrão fosse sempre comigo: procuro dar-lhe aquilo que ela necessita para fazer o trabalho dela, deixo-a fazer como ela gosta a menos que seja mesmo algo que eu não goste, deixo-a organizar o trabalho dela, etc.

Obviamente que se há alguma coisa que prefiro doutra forma ou que não goste digo-lhe da maneira mais simpática possivel.

Detesto que me controlem o trabalho e me digam como devo fazer as coisas. Gosto que me expliquem o objectivo e me deixem trabalhar e é isso que faço com a Marya e tem funcionado muito bem. Claro que ela é ucraniana que ajuda imenso pq as ucranianas trabalham super bem. Tive uma D.MM portuguesa que queria era ver TV em minha casa e só vinha qd lhe apetecia e despachamo-la pq empregada é para simplificar e não ao contrário.

Dito isto, e voltando ao tema do respeito e justiça, é uma autêntica falta de ambos dar 2h a uma pessoa para fazer tudo isso. Até podes assumir que ela é mais rápida que tu, embora não saibas se é ou não, mas mm que seja quem é que consegue fazer isso em 2h? Ela precisa no mínimo de 1 manhã ou tarde. E se tens filhos certamente será mais. Ainda para mais se és exigente com o resultado e queres que ela te limpe as portas com Pronto todas as semanas e mais não sei quê...

É preciso ter bom senso e ser para os outros aquilo que gostavamos que eles fossem para nós.

Pat

Retrato de patricia novais
Ter, 15/04/2008 - 19:05
patricia novais:
Membro desde: 23.02.2007

olá!
Eu tal como tu nunca tive empregada,mas agora que casei e tenho um horário complicado (Entro às 8.30 e por vezes saio às 23 horas), teve que ser. Eu tenho a mania das limpezas mesmo, sou picuinhas e gosto dos cantos todos limpos e era isso que me fazia confusão ter que andar atràs dela a ver tudo e ter que dar a chave.

Eu optei por lhe mostrar a casa e dizer-lhe de como gosto das coisas. E ela sugeriu-me que no inicio deixasse tudo por escrito, tipo nesta semana limpe vidros e persianas,ou garagem, azulejos da casa de banho, etc. e ate agora está resultar. Ela vai 4 horas por semana e não passa a ferro, para já. E vai resultando, mas apesar de gostar do trabalho dela não a acho excelente, mas isso sou eu que sou muito perfeccionista, mas que tenho mais tempo livre, ai isso tenho.

Retrato de beatriz.n
Qua, 16/04/2008 - 09:02
beatriz.n:
Membro desde: 15.04.2008

Desde já um muito obrigado pelos comentários.

Eu penso que não me devo ter explicado bem, a minha prioridade é sem dúvida a roupa, o resto é só para o caso dela ter tempo.
Porque eu consigo ter tudo mais ou menos arranjado ( na medida do possível ), não consigo ter controle é com a roupa.
Eu pretendo uma empregada, não para deixar de ter de limpar a minha casa, mas sim como auxílio em algumas tarefas, principalmente a roupa.

Porque eu gosto muito de ter tudo á minha maneira.

A minha sogra pretendia que eu ficasse com a dela também, porque ela já lhe faz 4 horas/diárias e se fizesse as outras 4 na minha casa, ela ficaria o tempo completo conosco.
Ou seja mais uma maneira dela controlar a minha vida.

Mas não é isso que eu pretendo, eu gosto de arrumar as minhas coisas. Queria mesmo ajuda era na roupa, e se ela me passasse a roupa todas as semanas, era exelente.

Será que me fiz entender.

Retrato de Isabelinha
Qua, 16/04/2008 - 09:19
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Todas as meninas que aqui te disseram q 2 horas era mt pouco basearam-se no que disseste: "Pretendo que ela me passe a roupa, aspire, lave as wc e trate do chão.
Uma vez por mês lave os vidros e os estores.". Se são estas as tarefas, é mesmo pouco.

Se é só a roupa, podes equacionar outro tipo de ajuda - existem empresas que vão a casa buscar e entregam a roupa engomada. Muitas funcionam com valores fixos mensais - acordam x€ por y peças de roupa. Provavelmente isso resolve a tua questão e evitas o ter que dar a chave a uma estranha.

Agora, se precisas de mais ajuda - nas limpezas da casa propriamente dita, terás que definir mt bem o que pretendes da doméstica e estar preparada para que ela fique mais do que 2 horas. Se tens filhos, mais roupa terás para ser passada, e provavelmente já para isso 2 horas será pouquinho.

Já falaste com alguma doméstica - que não a da tua sogra - para teres noção de qt tempo levará a fazer o q tu queres, e até para conheceres melhor e avaliares (no bom bom sentido) as pessoas? Isso é o mais importante, pq se te faz confusão entregar a chave a estranhos - a mim tb me fazia - a confiança é o essencial.

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Isabelinha
Qua, 16/04/2008 - 10:19
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Qt ao dizer como quero as coisas, eu não lhe digo como ela deve fazer o trabalho dela, mas sim dou-lhe indicação do que é prioritário para mim. Em termos de produtos de limpeza, continuo a comprar os que sempre comprei, não mudei porque as limpezas começaram a ser feitas por outra pessoa.

No início tb funcionávamos com os papelinhos, mas agora nem é preciso. Já nos conhecemos bem, e repito - tenho plena confiança nela.

Beatriz - és de onde? Se calhar aqui no fórum obtens referências de pessoas de confiança.

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de beatriz.n
Qua, 16/04/2008 - 11:01
beatriz.n:
Membro desde: 15.04.2008

Eu realmente meto os pés pelas mãos, porque estou a sentir-me pressionada.

Por um lado tenho a minha sogra a aconselhar-me que ponha uma pessoa para limpar a casa e tratar da roupa.
Por outro tenha a minha conciência que me diz que só necessito que me tratem da roupa.

Daí que ontem eu estava a dar ouvidos á sogra e pensava mesmo por uma pessoa para a limpeza.
Depois de dormir sobre o assunto, pensei em pô-la só a tratar da roupa.

Meu Deus, o que devia ser uma coisa tão fácil de tratar, esta-se a tornar num problema. Tudo porque não resolvo de uma vez por todas, fazer o que eu quero. aaaaaaaai que raiva.

Está decidido, vou por uma empregada só para tratar da roupa, depois se gostar começo-lhe a dar outras tarefas.

Acham bem?

Retrato de Isabelinha
Qua, 16/04/2008 - 11:08
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Acho que se tiveres as ideias arrumadinhas na cabeça, consegues resolver mais rapidamente as coisas!

My opinion:

1. Tens que ver realmente quais são as tuas necessidades lá em casa - e não as que a tua sogra (ou nós aqui!) achamos que tens.

2. Se definires isso, vais à procura de alguém que assegure essas tarefas. Se reduzires 'apenas' à roupa, tens a alternativa que te sugeri (contratar empresa que vai a casa levantar e entregar a roupa), e há tb senhoras que fazem em serviço em casa delas (terás que ir lá entregar e levantar a roupa, e assim dispensas a entrega da chave da tua).

3. Pede contactos e referências, seja de doméstica seja de empresa (caso aplicável).

4. No caso de as tarefas incluirem limpeza, explica como gostas de ter as coisas, os produtos que usas, etc., e tenta perceber com quem falares qt tempo precisam para o fazer bem feito.

5. Faz continhas ($$ e tempo) e confia no teu instinto relativamente à pessoa que escolhes - o mais importante é criares uma relação de confiança mútua, e isso só tu podes fazer!

De onde és? Podes obter referências por aqui... Se fores da minha zona, ficas já com o contacto da minha menina, que é 5*!

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Sonial
Qua, 16/04/2008 - 11:10
Sonial:
Membro desde: 22.10.2007

Olá Beatriz,

Como as outras meninas disseram 2 horas é pouco, mesmo só para passar a ferro!
Quando vivia sozinha e mesmo no inicio da Anabela (a srª que vai lá a casa, para mim já amiga) fazia 4 horas para passar a ferro e limpar um T2 pequeno. Entretanto quando o Eduardo foi viver comigo passei para 5 horas (mais roupa e mais camisas para passar) e há 2 meses mudei de casa para um T3 grandito e ainda pensei em mandar a roupa para a engomadoria, mas a Anabela sugeriu-me aumentar para 7 horas e assim fazia tudo! O que aceitei logo!
A Anabela já é uma amiga ela até me organiza as gavetas da roupa e mesmo a nivel de organização é excelente!!
Relaxa e vai devagar com a senhora e vais ver que tudo vai correr bem...

Bjs

Sónia & Eduardo
7.06.08

Retrato de beatriz.n
Qua, 16/04/2008 - 11:35
beatriz.n:
Membro desde: 15.04.2008

Eu vou desabafar um pouco com voçês, voçês têm sido exelentes comigo.

O meu marido vem de uma família muito abastada, mas é uma pessoa muito simples (ao contrário da mãe).
Quando começamos a namorar (soube há pouco tempo) a mãe não ficou muito satisfeita pois eu era de uma família modesta e ela queria uma nora rica como eles.
No entanto o filho foi superior a tudo isso e avançamos para o casamento, eu deixei bem claro que não ia deixar que a mãe interferisse na nossa vida.
Ela até se tem portado bem, pois vê que o filho é feliz. Mas há um tempo para cá, nota que eu ando cansada e que devia ter mais tempo para ele e para os filhos.

Eu até concordo que a minha vida é um pouco stressada, mas penso que esse problema é comum em todos os mortais, certo?
Ela anda sempre a pica-lo, pois tem nos convidado todos os sábados e não temos ido, pq é o unico dia que tenho para limpar a casa.
Ela fica pelos arames, está sempre a dizer que nos paga uma empregada, MAS EU NÃO QUERO.
Primeiro pq gosto de tratar da casa, depois pq não vivemos assim tão abastados ( os pais são ricos, mas ele não tem um ordenado assim tão alto)

Ela tem me ligado quase todos os dias a perguntar se já decidi, é horrivel.
O meu marido, diz que só quer o melhor para mim, e que se arranja dinheiro para uma empregada se eu quiser.

Mas eu sei que as coisas não são bem assim. E se há coisa que eu não quero é ser sustentada pelos sogros.

Daí a ideia de por uma pessoa só a passar roupa, tinha mais tempo ao sabado para ir a casa da sogra e não gastava muito dinheiro.

Perceberam o meu dilema?

Retrato de Isabelinha
Qua, 16/04/2008 - 11:39
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Claro que entendemos... e acho bem que sejam você~s os 2 a gerir a vossa casa e as vossas finanças.

Foca-te no que é essencial - as vossas necessidades e as vossas possibilidades, e daí passa para a pesquisa de quem tas possa cumprir.

Bj

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de Decoração
Qua, 16/04/2008 - 12:31
Decoração:
Membro desde: 05.03.2007

Beatriz Na minha modesta opiniâo você devia aceitar a ajuda da sua sogra .Temos a mania de querer-mos ser independentes mas isso sai muito caro ,Muito mais caro que o nosso orgulho de aceitar uma ajuda .

Sabe com a idade aprendi que os laços de familia são importantes e eles mateem-se com aqueles rituais como almoços jantares que quando estamos stressados com o trabalho e limpezas achamos enfadonhos , deixe essas coisas de lado e nâo prive os seus filhos e vc mesma da presença da avô porque ela já percebeu que você tem muito trabalho ..acho mesmo que ela demonstra um grande carinho por si .

Hoje quando olho para tras vejo que desperdicei muito tempo em limpezas etc ...e deixei muitas coisas IMPORTANTES por fazer E O TEMPO PASSOU .
Empregadas sâo pessoas e como pessoas todas sâo validas e confiaveis ate prova em contrario ..Eu por acaso ja tive muitas e nunca ninguem me tirou nada ..julgo que nunca nenhuma gostou dos tarecos aqui de casa !! hehehe

Retrato de Marisa_L
Qua, 16/04/2008 - 12:32
Marisa_L:
Membro desde: 24.03.2008

Acho que fazes muito bem em não deixar a tua sogra se meter na vossa vida.
A vossa vida enquanto casados, só a voces diz respeito. Até se compreende que ela queira passar mais tempo com o filho e com os netos, mas isso de querer pagar a empregada é uma falta de respeito pois é uma boa maneira de se meter entre voces.