Cursos de Estética.... onde tirar?

46 respostas [Última]
malu
Retrato de malu

Olá a todas....
Eu sou licenciada e felizmente trabalho na minha área, e adoro aquilo que faço.
Acontece que sempre gostei muito a área da estética/massagens/manicure/maquilhagem/etc. Como acho que devemos ser versáteis e não nos restringir a apenas uma área gostava muito de tirar um curso de esteticista (ou algo do género), mas não sei onde há destes cursos na zona de coimbra, onde eu moro. O único que conheco é a Portucale mas já ouvi falar muito mal desta escola por isso gostava de saber de outras e preços também...

Se me puderem ajudar agradecia imenso...

sandraferreira
Retrato de sandraferreira
ola

ola T.Sofia eu tirei na Bellekorpus o curso de esteticista-cosmetologista...mas ouço mt bem falar da Cen Piscar o olho beijinhos

Marisa Santos
Retrato de Marisa Santos
Oi

Além da Portucale, tens a CEN que de todas é a mais conhecida e a Escola Europeia de Estética.
Já agora o que ouvis-te falar mal da Portucale?
Também estava a pensar em ir para lá ou para a CEN por isso queria saber eheh.

Beijocas
Marisa

sandragomes
Retrato de sandragomes
CEN

Ola a todas,

Eu tirei o curso de esteticista/cosmetologista na CEN. Para mim é a melhor, entras a gostar do curso e sais a amar.
O que sei e na altura que tirei havia no Porto (campanhã) onde tirei e em Lisboa, e iam abrir nos Açores se não estou em erro.
Tens varias disciplinas na qual aprendes de tudo, desde a ponto dos cabelos à ponta dos pés. Acho um curso lindissimo e para quem quer enveredar por esta area tem de lutar e fazer sempre reciclagens, porque há sempre novas tecnicas e enovações. Neste momento nao estou a exercer a area, no entanto,faço trabalhos de depilação, maquilhagem, manicura e pedicure quando as minhas amigas pedem.
Em relação ao preço, sei que é caro, na altura (2006) penso que ficava a volta de 1.000e e tal euros. Mas eu tive a sorte de tirar este curso co-financiado pelo estado.!

Aproveitem e vale mesmo a pena.

Bjos

sandragomes
Retrato de sandragomes
Ola

Eu fiquei com cateira profissional de esteticista/cosmetologista.

Neste momento nao estou a exercer pk é uma area que ou nos primeiros tempos te habituas a ideia daquilo que podes ganhar ou nao. Começas por fazer ao domicilio, em casa, a amigas e depois é de boca a boca. Como arranjei emprego preferi o certo pelo incerto. É uma area que tem saida e cada vez mais vez pessoas a enveredar por este caminho, mas nao podes parar, tens de fazer reciclagens para te actualizares sempre e tirar cursos pararelos.

Eu sou suspeita, adorei a CEN, como nos ensinava, era mesmo empenho. Na portucale tive uma amiga minha que começou a tirar la o curso, mas via algumas lacunas ao falar com ela e a comparar-mos as duas escolas. No entanto deixou o curso pk engravidou e teve uma gravidez de risco e desistiu.

Eu soube deste curso co financiado atraves do JN, ou ate podes ligar para la e informar-te se nao havera inscriçoes, mas tens de estar desempregada para tirar estes cursos co-financiados pelo estado.

Passei por uma serie de testes de selecção ate a escolha final, e felizmente fui uma das selecionadas em 24 alunos.

Nao me recordo bem ja do valor que ficava, mas tinha noção que nunca iria conseguir pagar um curso destes, ate pk todo o material foi dado na escola, e quem estava la a pagar o curso tinha de comprar todo o material. Portanto nos as 24 alunas eramos umas priveligiadas.

Bjos

malu
Retrato de malu
Olá

Em primeiro lugar obrigado pela vossa ajuda...

O que eu ouvi falar mal da Portucale foi acerca de muita falta de organização nos cursos e nas aulas, falta de professores, etc... enfim cursos mal organizados... mas claro que não sei se isto é verdade ou mentira e se acontece em todas...

Em relação à CEN e à Escola europeia de estética estas só funcionam no Porto e Lisboa e pra mim que trabalho não dá... não conhecem nada em Coimbra???

Brigado....

carolina azevedo
Retrato de carolina azevedo
CEN

Boa noite,

Recomendo a CEN, tirei o curso de estéticista lá e adorei, conheço a portucale porque tenho uma colega a tirar lá o curso e ela não ta a gostar muito, acho que são muito desorganizados e não prestam muito apoio, os professores são bons mas não chega para a escola ser boa, paga-se muio pelo curso, cerca de 6.000€ por isso escolhe bem a escola, ás vezes compensa fazer uns quilometros extra.
Quanto ao curso de maquilhagem fiz o meu na make up forever e gostei.
se precisares mais informação dispôe.
Bjs

carolina azevedo
Olá, Se fores boa e gostares

Olá,

Se fores boa e gostares daquilo que fazes tens emprego garantido, esta área cresceu muito e agora os hoteis tambem têm apostado na estética e spa e por isso não há que ter medo.
Na minha opinião o melhor é que depois de alguma prática podes começar a atender algumas amigas em casa e daí começas a ter uma carteira de clientes e podes abrir o teu espaço. É o meu caso, tenho 8 anos de prática e algumas clientes que atendo ao domicilio e agora vou abrir o meu gabinete.
Para mais questões estou cá para te ajudar...
Beijos

carolina azevedo
Olá Sofia

Numca podemos tomar nada por garantido, eu numca estive sem trabalhar, mas por vezes temos que sofrer um pouco até encontar aquilo que realmente queremos...
O ordenado base para uma estéticista é de 550€ mas na média ganha-se acima de 700€. Claro que se começares a atender ao domicilio ou em casa enquanto tiras o curso( aconselho tirares a noite, podes sempre trabalhar de dia) vais perceber que consegues ganhar muito mais que isso por tua conta...
mas no fundo o melhor é trabalhar para outros enquanto não se tem prática suficiente para dar a cara pelo nosso próprio espaço...

Beijos

Amy
Retrato de Amy
Alguém daqui já andou na

Alguém daqui já andou na Portucale? Que tal?

Amy
Retrato de Amy
LCris

Se passares nos exames dão-te a carteira profissional em qualquer um dos sistemas, se todas passarem dão a todas. Tens exames a todas as disciplinas, tanto teóricas como práticas e no fim tens 1 exame escola dividido em 2 dias e 1 exame IEFP também dividido em dois 2 (exame escola: 1 teórico e um prático e exame IEFP também um teórico e um prático). Acho o curso acessível, a minha média foi muito alta até, mas na minha turma todas tinham o 12º ano e muitas viram-se à rasca para fazer e 3 desistiram (uma depois de ter pago curso inteiro). Há 1 ano atrás, para frequentar uma escola privada tinhas de ter o 12º ano para o curso de esteticista-cosmetologista e o 9º ano para massagista.
Podes fazer o curso pelo IEFP com apenas o 9º ano, informa-te das datas de início e onde são.

kimasmoreira
Retrato de kimasmoreira
Olá

Olha não te posso ajudar a escolher uma escola porque nao conheço nada na zona de coimbra. O que te posso dizer é para NÃO IRES PARA A PORTUCALE. estou a tirar o curso de esteticistacosmetologista na portucale de Famalicao e estou parva com a falta de organizaçao da instituiçao. chegamos ao cumulo de não ter material! há coisas que não se entende mesmo. Só nao saio de lá porque já paguei o curso na totalidade. mais de 6000€ sem os kits que são necessários.
e se pagares em prestações bem... pode ficar mais do dobro. fica mais barato pedir um empréstimo ao banco do que pagar á escola em prestações. onde ando, estamos sempre a ter problemas, ou falta material, ou mudamos de professores, ou iniciamos uma disciplina e só a voltamos a ter mais de 1 mês depois, ás fezes, a meio de um módulo os professores deixam de vir porque dizem que não recebem á muitos meses...enfim, só visto. não tou a exagerar. todas as minhas colegas dizem que se soubessem, nunca tinha ido para lá.
Mas se tiveres hipóteses de ir para a Cen pelo que sei ficas muito melhor servida. é mais barato, o preço já tem os kits incluídos (melhores e mais completos que os da Portucale, já os vi) e se tiveres que pagar em prestações fica o mesmo preço. isto foi o que a minha esteticista disse. Ela tirou o curso lá.

bem isto são as minhas opiniões.

bjs

kimasmoreira
Retrato de kimasmoreira
mafrica

olha se queres tirar um curso de esteticista cosmetologista tens mesmo k ter o 12º ano seja em k escola for( se fores ao site da EEE consegues ver isso). para os cursos de massagista de estética ou manicura/pedicura em k só pexisas do 9º ano. mas sei k em algumas escolas podes tirar o curso ao mesmo tempo k acabas a escolaridade. tens é k ter isso concluido antes de ires ao exame final.

espero ter ajudado.

kimasmoreira
Retrato de kimasmoreira
olá

eu não estou a tirar o curso na CEN, estou na portucale mas a minha esteticista tirou lá e por vezes falamos disso(até porque o plano do curso é definido pelo centro de emprego e formação profissional. o funcionamento é semelhante ao da portucale. tens aulas praticas e teoricas (quase metade/metade). as modelos são as colegas de curso e eventualmente clientes que se dirijam á escola. durante os modolos tens avaliações teoricas e praticas (ou só teoricas se for um modolo teorico. no final do curso tens um exame escola que é igual ao exame final mas avaliado pelo pessoal da escola. o exame final consiste numa avaliação de conhecimentos atravez de um exame escrito que engloba as disciplinas mais importantes e num exame pratico onde faz tudo (ou quase tudo) o que aprendeste (epilação, manicure, massagens, maquilhagem, tratamentos de corpo e rosto entre outros). resumidamente, o curso é assim.

se precisares de mais alguma coisa, pergunta.

mafrica
Retrato de mafrica
Informaçao

Olá

Eu gostava de saber se me conseguem ajudar.
Eu quero tirar o curso de esteticista e estive a ver escolas pelos comentarios que vi aqui as 2 melhores sao a CEN e a ESCOLA EUROPEIA DE ESTETICA,mas fiquei desanimada,pois a CEN pede o 9º ano de escolaridade e a ESCOLA EUROPEIA DE ESTETICA pede o 12ºano, e eu so tenho a frequencia do 8º nao completei,mas na minha altura a escola obrigatoria era o 6º ano de escolaridade.
Andei a pesquisar sobre as novas oportunidades e decidi que me vou increver para tirar,mas a minha duvida é...
Será que o 9º ano tirado desta forma dá para tirar o curso??
Será que há a possibilidade de eu me ir increver para ir fazer o 9º ano e ao mesmo tempo ir fazendoo curso.
Na CEN ate 31 de setembro se me increver eles oferecem alguns materiais e a farda,mas na outra nao consegui ver pois o site nao diz muito explica tudo mas essas informaçoes nao tem.
Pois e perguntam voces,porque que nao vais á escola e perguntas??
Eu explico como trabalho fora do país e so regresso para Portugal no fim do mes que vem por isso é que tenho estas duvidas e nao posso esclarece-las.
Se alguem me conseguir ajudar agradeço.
Obrigado
Beijinhos

mafrica
Retrato de mafrica
Kimasmoreira

Ola,obrigado.

Assim fico mais contente,se nao é mais complicado.
Porque ter de fazer a escola e so depois poder fazer o curso é muito tempo sem trabalhar,e nesta altura...
Assim se poder fazer as duas coisas sera melhor.
Pois eu reparei que na EEE é preciso o 12ºmas na CEN pedem o 9ºsalvo erro.
Pelo que li por aqui sao as melhores.
Agora é uma questao de condiçoes,valores,horarios e essa questao de saber se consigo fazer as duas coisas em paralelo.

Obrigado pela ajuda
Beijinhos

T.Sofia
Retrato de T.Sofia
ola

sera que me podiam esclarecer umas coisas?

a escola europeia de estetica continua a ser a mais prestigiada no "mundo de estetica"?
qual das tres é a melhor? EEE, CEN ou Portucale?

agradecia imenso qualquer esclarecimento.

T.Sofia
Retrato de T.Sofia
SandraFerreira

Sandra, obrigada pela tua resposta.
Essa escola, a Bellekorpus, nunca tinha ouvido falar, vou pesquisar.
pois, eu tb ouvi falar bem, mas tb ouvi falar mt bem da Escola Europeia de Estetica....
por isso nao sei....

Editei, pq ja fui pesquisar sobre a tua escola.... e é em Barcelos Sorriso eu sou de Lisboa Sorriso
mas obrigada na mesma.

T.Sofia
Retrato de T.Sofia
SandraGomes

obrigada pela tua resposta Sorriso

1000 e tal euros? mas nao sao os cursos com carteira profissional certo?
e como posso fazer para ter um curso co-financiado pelo estado???

T.Sofia
Retrato de T.Sofia
Carolina azevedo

Obrigada pela tua resposta Sorriso

sim, o curso fica mt caro Choque! Nervoso , por isso quero ter a certeza que fico numa boa escola Sorriso
a minha duvida está entre as duas, Cen ou Esc Europeia de Estetica... A pensar A pensar
Já agora se me puderes tirar umas duvidas... existe muita saida, como dizem(pelo menos existe mts anuncios), ou é uma area já mt saturada? Achas que é possivel recuperar o valor do curso a médio/longo prazo?

obrigada Olá! Beijinho Beijinho

T.Sofia
Retrato de T.Sofia
Olá Carolina azevedo

Gostar, eu gosto! Apaixonado depilaçao, manicure, maquilhagem.... gosto mt e por isso tnh pensado no curso.... Sonhador

o meu receio é fazer o curso e dps nd Nervoso .... entendes? pq nas escolas, dizem sempre q é emprego garantido, mas eu fico naquela se elas nao querem so "vender" o curso....

eu sou efectiva numa empresa (q nao tem nada a ver com a area de estetica) e a minha ideia era, inicialmente fazer tipo part-time e dps num futuro quem sabe....

sera q me podes dar umas luzes de mais ou menos qt uma esteticista/cosmetologista tira por mes?

obrigada Beijinho Grande abraço Palmas!

T.Sofia
Retrato de T.Sofia
Olá Sandragomes

"Neste momento nao estou a exercer pk é uma area que ou nos primeiros tempos te habituas a ideia daquilo que podes ganhar ou nao."

Pq dizes isso? ganha-se assim tao mal? eu tnh a ideia q no inicio ate se deve ganhar, mas e dps? e se trabalharmos por conta de outrem? nao é certo? Choque!

desculpa tanta prgt mas gostava de saber essas coisas... 8

curso co financiado entao está mesmo fora de questao Que raivaaa!!! estou efectiva e preciso mesmo do trabalho p pagar as contas Que raivaaa!!!

Espertalhão pode ser que um dia me saia a sorte grande Espertalhão

obrigada Beijinho Grande abraço Palmas!

T.Sofia
Retrato de T.Sofia
carolina azevedo

obrigada pela tua rsp....
o problema é qual escola escolher... Sorriso
lol.... tnh q pensar bem.... mas q é uma profissao mt bonita é... e ou se gosta ou nao se gosta Sorriso

T.Sofia
Retrato de T.Sofia
make-up studio

obrigada pela tua rsp.

pois, eu nao trabalho na area.... mas é uma coisa que eu gosto...

mas como os cursos sao tao caros tenho q ter a certeza sobre a escola q escolho Espertalhão

realmente a tua sugestao é mt boa, mas.... ate esses cursos sao caros.... claro q nada a ver c o curso completo, mas caro....
mas mesmo assim gostei mt Sorriso

Make-up Studio ...
Retrato de Make-up Studio Portugal
Curso de Estética

Para quem pretende e gosta desta àrea e tem a escolaridade minima obrigatória para ingressar no curso não tenha duvidas em fazê-lo.

Eu falo por mim tirei a formção de estéticista cosmetologista e posso dizer que a nivel pessoal e intelectual amei a formação. No entanto já estava na àrea a algum tempo.

Em relação à colocação de mercado de trabalho( nós desenvolvemos formação por isso sei do que falo, e temos bolsa de emprego aberta) Posso dizer para quem queira trabalhar é garantido, o problema é que infelizmente as formandas saem da formação e querem logo emprego com vencimentos fixos ( má escolha) se trabalharem como comissionista garantidamente tiram líquidos o triplo do valor por mês ( obviamente têm de investir em material e equipamentos ( mas pensem que os equipamentos podem durar uma vida de trabalho se forem de qualidade e com uma boa manutenção).
O pior é que o grosso do trabalho é feito aos fins de semana e finais dos dias ( o que não agrada a muito boa gente).
Mas que existe colocação no mercado de trabalho de imediato existe.

Em relação aos valores da formação não existe no mercado curso algum abaixo dos 5000€. ( impossivel é só fazerem contas entre kits, fardamentos, mensalidades...)

Se realmente têm já profissão e pensam que têm gosto pela àrea poderam sempre iniciar por cursos livres complementares pequenos de 1 ou 2 meses ( ex, unhas de gel, maquilhagem, Epilação, tecnicas de massagem complemetares etc) que ficam logo com uma ideia se realmente querem ou não enverdar e dedicar 2 anos da vossa vida numa formação como esta e ficam tambem a saber que tipo de lucros poderão adevir daí e fazer um escolha acertada.

Boa sorte a todas!

Kyia85
Retrato de Kyia85
Preço do curso na Escola Europeia de Estética

Boa tarde a todas as meninas...
Também estou interessada em fazer formação na área de estética e estou virada para a EEE por possuir um pólo em sintra/estoril.
Dirigi-me ao pólo de alcântara/lisboa para pedir informações porque trabalho mesmo lá ao pé. Aviso a todas as sensíveis a preços exorbitantes que o melhor é não lerem o resto da mensagem já que vou mencionar o valor total do curso...
Quem mencionou anteriormente que não existem cursos de esteticista/cosmetologista a menos de 5000€ sabe bem do que fala. Nesta escola o valor total do curso é de 5597€ + 375€inscrição + o valor dos kits que têm de ser adquiridos ao longo da formação e não logo todos de uma vez - explicaram-me que ao longo do ano de formação o valor total gasto em kits é de 700 e poucos €, devido à necessidade de aquisição de materiais descartáveis (máscaras, luvas, compressas, etc.) já que os outros (loções, etc) encontram-se na sala das práticas para uso comum.
Mas não se preocupem porque eles até facilitam o pagamento: podem pagar na totalidade ou em 12 ou 18 meses.
Neste momento eles têm uma oferta de 3 formações para quem pagar de uma só vez, ou para quem escolher o horário da tarde ou da noite (independentemente da forma de pagamento). As formações são : Técnicas de Massagem Geotermal; Técnicas de Digitopressão Facial; Técnicas de Estilismo de Unhas em Gel e Art Nail. o Estas 3 formações têm o valor de 1000€.

E pronto! Já vos transmiti todas as informações que me foram passadas nas instalações da EEE. Espero ter ajudado!

Vera S.
Retrato de Vera S.
Olá meninas

Olá meninas relativamente a este assunto o que posso dizer, é que ao tratar das coisas para a minha sobrinha para o curso de estética e depois de tanta pesquisa entre net e amigas que tiraram ja o curso de estetica todas dizem para tirar na escola estetica europeia de longe a melhor e a seguir a CEN pois também estive a ver nos classificados e algumas empresas pedem preferencialmente na escola europeia a CEN e pelo IEFP pois tambem se tira cursos pelo IEFP.
Podem ir ao centro de emprego saber de financiamentos, pois só financiam ate 1200h quando um curso destes tem 1448h ou mais.
Mas se tirarem, tirem na escola europeia ou na CEN ou iefp claro que os cursos sao para cima dos 5000 euros mais um bocado para obter equipamento farda sapatos e outro material, mas é um investimento a curto prazo num ano e meio tem a carteira profissional na mao é uma sacrificio mas esta área tem sempre saida,apostem nisso meninas.

beijo para todas

iva pestana
Retrato de iva pestana
curso de estéctica

oi oi vevesisi,tdo bem...alooo blog sou nova aqui,achei muito interessante os temas..eu vivo em sintra e estava a tirar um curso de estéctica e cosmeteologia no iefp,mas não consegui conciliar minha vida pessoal com escolar..pois é um curso que quer muito de nós...agora penso em tirar no cen,tenho o 9º ano...liguei para a escola em lisboa mas não me dizem preços..preciso de saber qual é o valor do curso de estéctica lá..manicure,pedicure e massagens...obrigado A pensar

LCris
Retrato de LCris
Olá meninas, tudo bem? É o

Olá meninas, tudo bem?
É o seguinte, já estive a ler este tópico mas foi um bocadinho de choque para mim.
Eu neste momento, tenho 2 disciplinas em atraso de 12ºano e mais 2 de 11ºano.
E eu adorava entrar no curso de esteticismo/cosmetologia. Mas eu passo a explicar o que vai aqui na minha cabeça:
Eu inscrevi-me na Fundação da Juventude do Porto, onde dão-nos possibilidade de entrar no curso, concluir o 12ºano + carteira profissional. Mas já estou á espera desde o ano passado porque nao tinham condições para realizar o curso em questão e pelos vistos, vai começar agora em Novembro/Dezembro. Mas uma coisa deve ser certa, não devem dar a carteira profissional a toda a gente que está a fazer o curso, pois não? (penso eu);
Tambem já pensei em ir á CEN ou Escola Europeia saber das condições, mas será que por ter estas disciplinas em atraso me deixam frequentar o curso de esteticismo?
A matematica está a ser um pesadelo para mim, infelizmente.

Alguem aqui esteja na mesma situação do que eu? O que acham?
Já agora, nos cursos pagos, seja de manicure/pedicure ou outro qualquer da CEN ou da EEE, dão a carteira profissional a toda a gente ou a quem realmente merece?

Desculpem o testamento, mas eu gostaria que alguem me informasse.
Muito obrigada

Beijinhos
Cristina

LCris
Retrato de LCris
Amy

Entendi.
Eu coloquei um tópico com isto, mas secalhar nao devia ter posto num tópico á parte, mas aqui vai..

Estive a ver na CEN, e tambem na Portucale.

Estou um pouco baralhada, como não percebo muito gostava que me ajudassem a decifrar isto:

Esteticismo/cosmetologia (12ºano)
http://www.cen.pt/src/formacao_pdf/20090115072357.pdf

Manicure/Pedicure e massagista de estética (9ºano)
http://www.cen.pt/src/formacao_pdf/20090102070526.pdf

Esses são os cursos da CEN do Porto, digam-me uma coisa, qual é a diferença de tirar esteticismo ou tirar manicure/pedicure e massagista de estética?
A formação basicamente é quase igual, so mudam os tipos de cargas horarias. Quais são as diferenças? É isso que me faz confusão..

Alguem me pode explicar?

anaanastacio
Retrato de anaanastacio
Bom dia Sou nova aqui no

Bom dia

Sou nova aqui no blog
Gostava de saber se sabem alguma informação de como é o curso de esteticista-cosmetologista no a.ltius-Centro de formação profissional nas Caldas da Rainha? e se já la tiraram o curso, o que acharam?

Se souberem alguma coisa agradecia..

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.