Panelas especiais pra placa de vitroceramica?!? | A Nossa Vida

Panelas especiais pra placa de vitroceramica?!?

Retrato de dianamarques
22.02.2008 | 10:42
dianamarques:
Membro desde: 13.10.2007

Olá meninas!!!

Comprei um apartamento q vem equipado com placa de vitroceramica da balay. Já tenho um trem de cozinha à alguns anos guardado, mas agora é q me levantou a dúvida...

Todos os tipos de tachos e panelas dão pra utilizar nas placas de vitroceramica?

O meu trem já tens alguns anos (8 ou mais) mas tá novo, nunca foi utilizado. Será q vou ter de comprar um trem novo?!?

Obrigada

Diana

**21/09/2008**


Retrato de Marisa Santos
Sex, 22/02/2008 - 10:52
Marisa Santos:
Membro desde: 31.08.2007

Eu uso os tachos da Tefal, as sertãs e as caçarolas da coleção Ingenio, antiaderentes e daquelas que tem as pegas amoviveis para não okupar espaço na placa. Quanto ao trem comprei da Tefal coleção Privilege vou anexar-te foto pa veres quais sao.
Quanto às sertãs estava semana fiz empadão numa delas pois são altinhas e dão para ir ao forno, as caçarolas até fazem de forma para bolos e têm tampa para ir ao frigorífico.

Beijocas
Marisa

Retrato de bern
Sex, 22/02/2008 - 10:56
bern:
Membro desde: 03.05.2007

Para as placas de vitrocerâmica têm de ser tachos próprios para indução (normalmente os tachos recomendados para placas de indução estão assinalados com um símbolo tipo uma bobine). Existem algumas marcas, a mais conhecida tlvz seja a SILAMPOS. A minha placa tb é da Balay, é de 90cm. Podes ver se os teus tachos são próprios para placas de indução com um íman, se o íman segurar são apropriadas, caso contrário, não. Espero ter ajudado.
Bjnhs

Retrato de Carla Costa
Sex, 22/02/2008 - 11:03
Carla Costa:
Membro desde: 27.11.2006

e eu, usu da pyrex.

carissimos... mas bons!
pelo menos é o que eu conheço.
sei que n servem as mmaspanelas para indução e vitrocerâmica.
tens de ter a certeza s é de indução ou so de vitrocerâmica.

jocas

Carla

Retrato de DoraL
Sex, 22/02/2008 - 11:18
DoraL:
Membro desde: 16.05.2007

Nas placas de vitrocerâmica podes usar quase todos os tachos, menos akeles antigos de alumínio, sabes?
Existe outras placas k não sei o nome, apareceram há pouco tempo, e nessas sim só se pode utilizar uns tachos próprios e k são caríssimos.
Em todo o caso vê os símbolos que aparecem nos tachos.

Bjinhos
Dora Lopes
22.09.2007

Retrato de T
Sex, 22/02/2008 - 12:30
T:
Membro desde: 19.09.2007

Olá!

Se a tua placa é vitocerâmica podes usar as panelas que compraste.

Se a tua placa é de indução verifica se um iman fica colado ao fundo da panela, de sim podes utilizar, se não tens de comprar outro trem ,por exemplo da silampos.

Espero ter ajudado.

Beijinhos, T

Retrato de dianamarques
Sex, 22/02/2008 - 20:46
dianamarques:
Membro desde: 13.10.2007

Olá meninas!

Obrigada pelo esclarecimento. Como ainda não tamos a viver no apartamento, só amanha é q lá vou poder ir e ver se é vitrocerâmica normal ou de indução.

Espero poder usar o q tenho agora. Foi a minha mae q comprou já há alguns anos pra mim, mas como demorei a casar...lol não são mto giros, mas de momento o orçamento não chega pra comprar novos!

Obrigada

Diana

**21/09/2008**

Retrato de Sandra Conceição
Sex, 22/02/2008 - 22:55
Sandra Conceição:
Membro desde: 24.01.2008

Eu tenho tachos e sertãs da Tupperware que dão para ir a qualquer tipo de fogão!! também são carotes, mas são espectaculares!
Se estiverem interessadas também vendo, [email protected].

bjinhos.

Retrato de LI_MA
Sex, 22/02/2008 - 23:53
LI_MA:
Membro desde: 14.03.2007

Aí está uma duvida pertinente. Não sei como é a tua mas a minha placa é de indução, ou seja apesar de ligada só aquece se tiver a panela em cima. O problema é que os tachos com base rugosa não é reconhecido e a placa não aquece. Felizmente só a minha frigideira é que não dá na placa, pois o trem de cozinha é tem a base lisa (é da silampos). O mais estranho é que a frigideira supostamente é propria para placas de vitroceramica, mas pelos vistos não para a minha!!!! Lígia

Retrato de Susana Vales
Sáb, 23/02/2008 - 22:26
Susana Vales:
Membro desde: 10.11.2007

antes demais tens de confirmar se tens uma placa de indução ou vitrocerâmica...provavelmente se vinha incluída no apartamento será de vitrocerâmica uma vez que sao de facto bem mais baratas que as de indção (metade do preço) e depois só tens de verificar os simbolos na base (ou na caixa) dos teus tachos ...é mto provavel que tenham. Há 8 anos atrás as placas de indução e vitro já estavam bem difundidas no mercado.

Retrato de Carla Costa
Sáb, 23/02/2008 - 23:06
Carla Costa:
Membro desde: 27.11.2006

á parte da preocupação com os tachoc e panelas, há que ter cuidado com os detergentes e esfregões.
Eu para não me enganar, so uso esfrebões que não riscam.
Uso o da esponja azul da scotch brite e tb uso o detergente próprio para vitrocerâmicas da mma marca. Um paninho macio para retirar o detergente e fica como nova.
Cuidado com os bocadinhos de sal que por explo caem no fogão! Se puxarem o taxo sem o levantar risca!
e tenham tb mto cuidado em afastar objectos que possam tombar para longe da placa, pois sem querer tombei um frasco que acertou felizmente só na esquina e esmilhou! Não tem conserto! Só vidro novo! Por isso tenham muito cuidado!
de resto estou muito satisfeita com a minha placa de vitrocerâmica.
A minha é esta:
http://www.aeg-electrolux.com.pt/node146.asp?ProdID=12066

Se forem comprar optem por comprar sem rebordos e sem botões. são mto mais fáceis de limpar.

espero ter ajudado.
Jocas

Carla

Retrato de dianamarques
Seg, 25/02/2008 - 09:12
dianamarques:
Membro desde: 13.10.2007

Olá meninas!

Obrigada pelas vossas respostas!

Fui este fim de semana ao meu apartamento e a placa não é de indução. O q tenho dá! Tava um pco receosa, uma vez q o tenho à mto tempo e agora não ia ser fácil, financeiramente, estar a adquirir artigos novos.

Já agora, o q q costumam utilizar pra limpar a vossa placa. Junto com a minha trazia um género de uma espátula q me disseram q era pra limpar gordura mais entranhada! Mas q produtos utilizam?

Beijinhos

Diana

**21/09/2008**

Retrato de DoraL
Seg, 25/02/2008 - 10:33
DoraL:
Membro desde: 16.05.2007

Eu uso um produto próprio para vitrocerâmicas, não me lembro da marca mas é um frasco preto não muito grande k é um pouco caro, mas como não é para limpar sempre, é só quando existe gordura k não consigas tirar com um pano normal.

Esse produto aplica-se em toda a placa e com essa dita espátula passas por toda a placa, deixas actuar um pouco e com papel de cozinha removes todo o detergente, fica como nova, até parece k nunca a utilizaste

Bjinhos
Dora Lopes
22.09.2007

Retrato de fatima silva
Seg, 25/02/2008 - 11:16
fatima silva:
Membro desde: 01.05.2007

uma pergunta...
a tua placa é a gás ou a indução?
eu tenho uma placa de vitrocerãmica mas é a gás logo posso usar qualquer tipo de panelas porque não entra em contacto com a placa (tem grelhas).

Fátima e Berto ************** 15-09-2007
http://onossocasamento.pt/forum/15938

Retrato de DoraL
Seg, 25/02/2008 - 11:46
DoraL:
Membro desde: 16.05.2007

Olá Fátima, não conheço essas placas vitrocerâmica k têm grelhas...
A minha é eléctrica e só não posso utilizar aqueles tachos muito antigos de alumínio...

Dora Lopes
22.09.2007

Retrato de dianamarques
Seg, 25/02/2008 - 11:50
dianamarques:
Membro desde: 13.10.2007

Olá Fátima

Boa pergunta. Eu penso q é electrica. Axo q a unica coisa a gás é o aquecimento. Temos uma caldeira na lavandaria.

Ainda tou um pco verde nestas andanças, pq´fizemos a escritura no inicio do mês e ainda não tive tempo pra ver todos os pormenores. Só pra verem... Só este fim de semana é q percebi como funciona a aspiração central!!! Sou mm um zero nisto de casas!!

Beijinhos

Diana

**21/09/2008**

Retrato de Carla Costa
Seg, 25/02/2008 - 16:41
Carla Costa:
Membro desde: 27.11.2006

diana marques

que me dizes da aspiração central?
Gostas
estas contente?
tenho tudo montado para isso, mas falta-me o aspirador
e gostava de saber se compensa o investimento e se faz o mesmo efeito que um aspidrador normal.
Penso comprar um com grande potência.

jocas

Retrato de DoraL
Seg, 25/02/2008 - 17:01
DoraL:
Membro desde: 16.05.2007

Carla, aki está uma boa pergunta, pois eu também tenho a instalação feita e só me falta comprar o aparelho e os acessórios...

Pelo k ouvi dizer é mesmo bom, mas nunca é demais ouvir várias opiniões.

Já agora, por acaso já viste preços?
É k o meu electricista é k instalou tudo e nos ia fornecer o aspirador, mas como se anda a portar mal, keria comprar noutro lado e quando ele resolver aparecer já estar tudo montado... Ele na altura falou-me num bom por 500€.
Se tiveres contactos e me possas fornecer agradecia, obrigada.

Bjokas
Dora Lopes
22.09.2007

Retrato de Scarina
Seg, 25/02/2008 - 17:51
Scarina:
Membro desde: 22.08.2007

Quando fui comprar as panelas tbm comprei silampos.. as certifiquei-me que dava para tudo (gaz/indução/vitroceramica)
Neste momento tenho uma placa a gaz mas mais tarde não sei se sera outra... o pior mesmo é se inventam outra coisa.. lollol

Retrato de fatima silva
Seg, 25/02/2008 - 19:19
fatima silva:
Membro desde: 01.05.2007

imagina uma placa normal so que a parte de baixo é em vitrocerãmica, é da marca Balay.
bjs

Fátima e Berto ************** 15-09-2007
http://onossocasamento.pt/forum/15938

Retrato de apaulaso
Seg, 25/02/2008 - 19:24
apaulaso:
Membro desde: 02.10.2007

É assim, nem todo o tipo de tachos são indicados para a placa de vitrocerâmica. Assim, se forem muito leves, esquece. O problema são as placas de vitrocerâmica de indução (são novas) que, se colocares outros tachos "resmungam" e nem sequer aquecem.
Mas, de resto, quase "todos" os tipos os tipos de tachos "normais" dão. Beijocas.

Retrato de dianamarques
Ter, 26/02/2008 - 10:29
dianamarques:
Membro desde: 13.10.2007

Olá meninas!

Eu ainda não tou a utilizar regularmente a aspiração central, uma vez q só vou pra lá morar depois do casório, mas já utilizei pra dar uma limpadela aos armários e gostei bastante.

Tem um poder se sucção mto grande. Vou comprar na mm um aspirador, mas só pra aspirar os carros!!

Eu aconselho... É mais prático do q andar com o aspirador atrás de nós e a riscar o chão, mtas vezes!!!

Beijinhos

Diana

**21/09/2008**

Retrato de Carla Costa
Ter, 26/02/2008 - 12:04
Carla Costa:
Membro desde: 27.11.2006

Dora
eu tb tenho tudo montado, sofalta o pior! comprar o aparelho!
Se ele te falou num bom por 500 €, já com mangueira e escovas? Não é caro!
Eu estive a ver na net!
Há casas que so pleas escovas e mangueira pedem 400 €, por isso já estas a ver!
Uma das casas que contactei a oedir orçamento falou à volta de 600€ com comando e oferecem as mangueiras e escovas! Mas a loja não sei qual é, pois foi meu marido que tratou. Mas procura no google aspiração central e vais ver que te aparecem montes de casas que vendes! Pedes orçamentos e já ves!

Se souberes entretanto de alguma loja que venda bom e barato avisa, que eu faço o mmo!

Jocas

Carla & João 28.04.2007
http://onossocasamento.pt/forum/9141

Retrato de DoraL
Ter, 26/02/2008 - 12:32
DoraL:
Membro desde: 16.05.2007

Carla, ontem lembrei-me de perguntar a um amigo meu que foi o nosso canalizador, nem sei como não me tinha lembrado dele, enfim... falei com ele e qual não é o meu espanto k ele também fornece e instala o aspirador.
O último k instalou foi a um amigo nosso há +/- 1 ano e k ficou em 600 e tal €€, ele diz k é muito bom, na altura havia um mais fraco mas por 50€ ele optou pelo melhor.
Ah e este valor é com tomadas e tudo k eu já tenho, ele diz k cada uma é 20€.

Hoje ficou de ir saber os preços do aspirador, não sabe se já aumentaram ou não e depois diz-me.

Ok, fica combinado, a k souber primeiro diz.

Bjokas e obrigada
Dora Lopes
22.09.2007

Retrato de bern
Ter, 26/02/2008 - 14:44
bern:
Membro desde: 03.05.2007

Eu já comprei a minha casa feita e já tinha a aspiração central. Tem um forte poder de sucção e a vantagem é que se deixa de andar c/ o aspirador atrás de um lado para o outro. Tem uma mangueira (até bastante grande) e uma escova c/o as de um aspirador normal e é só encaixar a mangueira nas respectivas tomadas já instaladas nos diferentes compartimentos. O lixo vai p/a um depósito (não sei se é este o nome técnico) que está instalado no meu caso na lavandaria. Este tb é necessário despejar de tempos em tempos e tb tem um filtro, agora n sei bem se o filtro tb é necessário substituir ou se é suficiente limpar. Na minha opinião é ligeiramente mais prático, mas n axo q existam assim grandes diferenças. A única coisa q muda é q só precisam de transportar a mangueira e encaixar a mesma nas tomadas, em vez de transportar o aspirador. No meu caso se a casa n a tivesse já instalada, n sei se seria algo q axasse indispensável, no entanto se o valor for apenas 500€, tb n é mto exagerado e tlv compense. Qq dúvida q possa ajudar é só dizerem. Bjnhs

Retrato de DoraL
Ter, 26/02/2008 - 15:05
DoraL:
Membro desde: 16.05.2007

Olá Bern, obrigada pelo teu testemunho.

Eu acho k compensa sempre, um aspirador normal mas bom deve rondar os 400€, este se for pouco mais acho k vale a pena.

Acho k esse filtro k falas é só limpar...

Bjinhos
Dora Lopes
22.09.2007

Retrato de Fatima Sousa
Qua, 12/06/2013 - 12:07
Fatima Sousa:
Membro desde: 14.09.2006

Afinal quais são os tachos, que não posso utilizar...v/ falam naqueles tachos muito antigos de alumínio...mas quais são esses ??
Eu não consido diferenciar esses, dos de ferro ...(aqueles muito pesados)...estes são adequados ?

Retrato de SCarinhas
Qua, 11/05/2016 - 09:09
SCarinhas:
Membro desde: 05.10.2009

Olá Diana e meninas,

Para as placas de vitrocerâmica Não é necessário qualquer trem de cozinha especial. Isso é para as placas de Indução.

Assim, podem utilizar os vossos "velhinhos" trens! Smile

Eu tenho uma placa vitro da Whirlpool e eles desacoselham o uso de utensílios de esmalte na placa. Não sei porquê!

Eu tenho dois fervedores que, penso que sejam de aço inoxidável, mas não sei....

dianamarques wrote:

Olá meninas!!!

Comprei um apartamento q vem equipado com placa de vitroceramica da balay. Já tenho um trem de cozinha à alguns anos guardado, mas agora é q me levantou a dúvida...

Todos os tipos de tachos e panelas dão pra utilizar nas placas de vitroceramica?

O meu trem já tens alguns anos (8 ou mais) mas tá novo, nunca foi utilizado. Será q vou ter de comprar um trem novo?!?

Obrigada

Diana

**21/09/2008**

<3 SCarinhasMiranda <3

Retrato de SCarinhas
Ter, 31/05/2016 - 10:29
SCarinhas:
Membro desde: 05.10.2009

Bom Dia Fátima,

Não pode utilizar nada que tenha alumínio! E penso que de barro também não!

As placas vitrocerâmicas não acedem com tachos de alumínio!

De resto penso que pode utilizar tudo.

Fatima Sousa wrote:

Afinal quais são os tachos, que não posso utilizar...v/ falam naqueles tachos muito antigos de alumínio...mas quais são esses ??
Eu não consido diferenciar esses, dos de ferro ...(aqueles muito pesados)...estes são adequados ?

<3 SCarinhasMiranda <3

Post