2 Licenciaturas | A Nossa Vida

2 Licenciaturas

Retrato de filpimenta
16.04.2013 | 18:19
filpimenta:
Membro desde: 16.04.2013

Olá, boa tarde a todos.
Estou agora a acabar o secundário, e enfrento uma pergunta que todos os que passaram por esta situação certamente já enfrentaram, "O que seguir?".

Se o mercado fosse outro, e se eu não precisasse de dinheiro, iria para direito, por achar o que é o curso que me iria transmitir conhecimentos, no meu ponto de vista, mais interessantes. No entanto, na vida prática e do quotidiano penso que ser gestor iria ser uma função que se adaptaria na perfeição a mim, e, por isso, estou a pensar em ingressar no curso de Gestão na Nova.

O que acham da ideia de tirar a licenciatura na Nova (3 anos), depois o mestrado, também na Nova (2 anos), e depois, se conseguir emprego para financiar as propinas, Direito (numa pública ou até mesmo numa privada)?

O que acham de gestão ser a primeira opção? Acham que tem saída?

Obrigado.


Retrato de deanna
Ter, 16/04/2013 - 19:47
deanna:
Membro desde: 11.12.2011

Eu estudo Economia na Nova. Se tirares o curso e o mestrado lá tens boas perspectivas de emprego, não tenhas dúvidas. Mas terás de tirar excelentes notas porque é difícil entrar nos mestrados, mesmo para alunos internos (as médias aqui são muito altas e as vagas são poucas).
Há um bom gabinete de protocolos e ajudam bastante na procura de emprego, sendo que há muitas empresas que vêm recrutar directamente à faculdade e se tiveres grandes notas, convidam-te logo para entrevistas mesmo antes de acabares o curso.

Mas se é direito o teu sonho, é perfeitamente exequível trabalhar e estudar ao mesmo tempo, embora trabalhoso. Ficas com um leque de opções bastante diversificado se tirares ambos os cursos e o mestrado. Mas prepara-te para 8 anos bastante esgotantes, o curso aqui é muito, muito exigente.

Retrato de filpimenta
Ter, 16/04/2013 - 20:45
filpimenta:
Membro desde: 16.04.2013

Gostas de andar aí? O ambiente académico é bom? As praxes, como são? E o facto das aulas em inglês?
Achas que devido ao facto do curso ser muito exigente é muito difícil ser bom aluno? Ao longo do secundário sempre participei em tudo, tanto como jogador de voleibol federado como membro da ae, e gostava que isso continuasse.... Achas possível? E também, se achas que a associação de estudantes pode dar jeito no mercado de trabalho.
Obrigado! Smile

Retrato de deanna
Ter, 16/04/2013 - 21:02
deanna:
Membro desde: 11.12.2011

Eu gosto de andar aqui, mas digo-te que se esperas grande ambiente, tira "o cavalinho da chuva". Só se fores para a tuna ou para a AE Tongue As praxes aqui só duram 2 ou 3 dias.

As aulas em inglês não são problema Smile faz-se bem desde que saibas o suficiente (tens mais contas que texto). Qualquer dúvida podes falar com os profs depois da aula ou nos gabinetes em português.

Aqui é complicado fazeres tudo Confused quem está na AE tem uma quantidade enorme de trabalho e muitas vezes não conseguem estudar, há sempre que faça uso da legislação e não faça cadeiras enquanto está nesses cargos. Se queres acabar o curso em 3 anos, das duas uma, ou não dormes e vives (se estiveres na AE e outras organizações) ou estudas para ter boas notas e não entras em coisas tão exigentes como a AE. Tens muitas actividades extra curriculares aqui: Clube de Debates, Nova Green, Tuna, Junior Enterprise, etc etc.

Penso que se queres tirar mesmo grandes notas (estou a falar de média de 16,5 ou mais alta), terás de te dedicar quase exclusivamente aos estudos.

Em relação ao mercado de trabalho e a AE não te posso ajudar muito. Não me parece que vá ser algo particularmente importante ou que te dê clara vantagem, mas pode ajudar em casos de empate. Mas as notas e actividades extra curriculares fora da faculdade costumam ter mais impacto.
Se queres entrar para a AE, aconselho-te a fazeres uma boa leitura de quem importa conhecer Tongue se é que me entendes... Normalmente há sempre uma lista com muito maiores probabilidades de vencer.

Posto isto o meu conselho é: estuda muito e continua no desporto se não tiveres paciência para andar a afagar egos ou a conhecer meio mundo. Se fores uma pessoa bastante social, então arrisca Smile

Retrato de filpimenta
Ter, 16/04/2013 - 21:59
filpimenta:
Membro desde: 16.04.2013

E as praxes são muito exigentes durante esses dias?
Como é a relação professor aluno?
Tu fazes parte da Junior Enterprise? Acho um conceito excelente, e que deve enriquecer bastante qualquer estudante. A AE normalmente não se relaciona com Juventudes Partidárias? Antes de te candidatares foste ao Open Day? Sabes-me dizer qual é a data deste ano? Quais as grandes actividades da AE e se é muito difícil fazer parte?

Retrato de deanna
Ter, 16/04/2013 - 22:26
deanna:
Membro desde: 11.12.2011

Na, as praxes aqui são muito soft.
Se tiveres o mínimo de interesse consegues uma boa relação com os profs, apesar das turmas serem grandes eles estão sempre disponíveis.
Não, começou apenas este ano. É, de facto, um conceito muito bom e pelo que sei já trabalham com bastantes empresas. para mim é das actividades extra que vale mais a pena, o teu trabalho compensa em muitos níveis.
Isso das juventudes tem muito pano para manga... Prefiro não comentar abertamente, mas sou da opinião de que há influência.
Não fui ao Open day e não sei quando é o próximo, mas tenho a sensação que é para meio de Maio.
A AE defende os direitos dos alunos, é encarregue de resolver muitos problemas da faculdade e trata dos eventos e festas, entre muitas outras coisas. Podes ler mais aqui: https://www.facebook.com/novasu.su?fref=ts

Como disse, com vontade e se envolveres bem no meio académico consegues fazer parte de uma lista Smile

Post