15h de trabalho...e a família?! | A Nossa Vida

15h de trabalho...e a família?!

Retrato de rvalente4
13.09.2014 | 11:58
rvalente4:
Membro desde: 16.11.2010

Olá a todos.

Tenho passado por um dilema muito grande no casamento: o meu marido trabalho cerca de 15h por dia, das 7h da manhã às 22h da noite. (Por vezes varia, ora menos meia hora/uma hora, ora mais meia hora/uma hora).

Sei que vivemos uma crise económica e questionar o trabalho é algo que não se deva fazer mas, o certo é que o excesso de trabalho do meu marido tem dado cabo do nosso casamento e da minha saúde! Temos um filho. Sinto que fica tudo a meu cargo, casa, filho e também trabalho! Não temos grandes saídas porque ora estou cansada por ter feito tudo sozinha, ora ele vem tarde e também já está casado. Não me sinto feliz! A minha vida não passa somente de trabalho, cuidar da casa e filho e trabalho, não há lazer, não há mais nada. Já discutimos imenso. Já falamos imenso sobre o assunto.

O meu marido recusa-se a sair do trabalho pq adora o que faz mesmo ganhando pouco (face Às horas que faz) e desconta só sobre o salário mínimo.

Diz sempre que as coisas vão melhorar mas nunca melhoram! Já vão 7 anos assim! Já saiu às 20h30, às 21h30 e agora chega às 22h. Trabalha também ao Sábado até às 13h30/16h.
Já falou com o patrão, mas nunca nada mudou.
Pergunta-me se eu quero que ele venha para casa ficar sem fazer nada, ao que respondo: só quero que vejas que estás a perder a tua vida, o crescimento do teu filho, não fazes mais nada na vida e eu estou doente com esta situação, procura outros trabalhos sem sair de lá, só qdo encontrares, sais... mas ele diz que "não é fácil"!...

Sinto-me deprimida, esgotada, infeliz! Sad Vivo esta situação há quase 7 anos.

Não estou a aguentar viver assim! Considero egoísmo por parte dele sacrificar-nos a mim e filho por um trabalho que ele não pondera deixar.

Por favor ajudem-me a "raciocinar". Estou errada?

Ele diz que vejo na net muitas vidas "cor-de-rosa" mas eu não penso assim! A minha nem amarela ou laranja, ou verde é, é preta! Não sei o que é, NUNCA SOUBE O QUE É TER UM MARIDO em casa às 19h/20h (já não digo mais cedo), para ficar com o meu filho enqto eu faço o jantar ou arrumo qq coisa, ou simplesmente para estar em casa...

Acho que cheguei ao meu limite... o sofrimento é tanto que penso recorrentemente em por termo ao meu casamento.

Por favor ajudem-me a pensar. ESTOU ERRADA?!

Muito obrigada a todos!....


Retrato de fatima silva
Sáb, 13/09/2014 - 12:59
fatima silva:
Membro desde: 01.05.2007

Na minha opinião não estas errada Smile
entendo perfeitamente o que sentes. sentes que estas a perder tudo, que não gozas nada da vida. Que a vida é só tarefas e mais tarefas, e nada de lazer. Que todos so dias são iguais, mesmo de folga tens sempre coisas para fazer e quando dás por ela já passou a folga e não gozaste nada pq estas tão cansada que nem consegues te divertir Sad
voces para viverem normalmente, épreciso que ele trabalhe assim tanto?

Retrato de maetres
Dom, 14/09/2014 - 01:31
maetres:
Membro desde: 13.09.2014

ola boa noite, não estas nada errada, e eu compreendo te na perfeição. alguma coisa estamos aqui beijinhos

amo ser mulher e mae

Retrato de Juliana e Rodrigo
Dom, 14/09/2014 - 12:55
Juliana e Rodrigo:
Membro desde: 06.10.2011

Sei bem o que esta a passar!! Sad
Meu marido também trabalha tanto assim, as vezes sai de casa antes das 7 da manha para começar a trabalhar as 7... Há dias em que ele chega tão cansado que é só comer e dormir...as vezes ainda tenta ficar comigo um pouco na sala para perguntar sobre o meu dia e contar sobre o dele, mas logo esta a dormir!
Chega sempre depois das nove quase 10 da noite!
Também ja brigamos muito por isso e pelo fato de eu estar sempre só... por causa do excesso de trabalho dele. Mas não deu em nada.
Tem se esforçado para estar mais presente aos fins de semana e sempre que pode tentar chegar mais cedo, meia hora antes, nada demais...
N ão acho que deva desistir, também ja pensei na ideia, mas cheguei a conclusão de que nao vale a pena deixar tudo o que vivemos e o que conquistamos. Ele trabalha muito para o bem da familia e me sinto melhor pensando assim... Espero que isso não dure para sempre e que seja uma fase... já são 4 anos assim, mas pronto!
Espero que o nosso amor seja forte o suficiente para superar isso também!
Não desanime!

Retrato de OrangeBoy
Dom, 14/09/2014 - 18:52
OrangeBoy:
Membro desde: 23.02.2014

Booooolas, mas o que faz o teu homem? Tem 2 empregos?

Divorciar-me-ia, fosse mais ou menos importante o emprego dela.
Também trabalhas ou estás dependente dele?

: ))

Retrato de rvalente4
Seg, 15/09/2014 - 09:37
rvalente4:
Membro desde: 16.11.2010

A grande questão não são as tarefas por si só. Claro que ... mas o facto de eu estar casada e passar por tudo praticamente sozinha porque o marido está a trabalhar tanto tempo por dia/semana. Sinto que não se vive tanto por causa do trabalho dele.

A grande questão não são as tarefas por si só. Claro que ficar tudo mais concentrado somente em mim me desgasta ... mas o facto de eu estar casada e passar por tudo praticamente sozinha porque o marido está a trabalhar tanto tempo por dia/semana... Sinto que não aproveitamos a vida por causa do trabalho dele. E sinto que passo maior parte do tempo sozinha. Muitas vezes sinto, também, que parece que o trabalho dele é mais importante que nós e isso entristece-me tanto. Parece que não é capaz de ver que o trabalho dele não compensa em nada: não tem tempo para cuidar dele, não tem tempo para a família, não tem tempo para outras responsabilidades e o tempo que lhe sobra está extenuado por trabalhar tanto e limita-se a descansar/dormir.

O trabalho dele é assim, não é questão de precisar de trabalhar assim tanto, naquele trabalho é assim mesmo, quase todos trabalham o mesmo tempo. Só mesmo mudando... o que não me parece que ele queira Sad

Obrigada pelas tuas palavras Fátima,
beijinhos

Retrato de rvalente4
Seg, 15/09/2014 - 09:38
rvalente4:
Membro desde: 16.11.2010

Muito obrigada!... Sad

beijinhos

Retrato de rvalente4
Seg, 15/09/2014 - 09:55
rvalente4:
Membro desde: 16.11.2010

Mas no seu caso o negócio é do seu marido? Trabalha por conta própria? É que se assim for, de certo modo, é mais fácil "aceitar", embora igualmente difícil!
O problema é que no meu caso eu acho que não compensa tanto sacrifício, tanta coisa que ele perde e nos faz perder pelo salário que ganha.

Muito obrigada por partilhar o seu caso semelhante ao meu. Deus nos ajude!

Também espero que o nosso amor seja forte suficiente para superar e que ele se vá apercebendo do que está a perder na vida e do que nos está a sacrificar.

Muito, muito obrigada pelas suas palavras!

Mts beijinhos!

Retrato de rvalente4
Seg, 15/09/2014 - 10:02
rvalente4:
Membro desde: 16.11.2010

O meu marido tem apenas um emprego…
Tal como referi no meu texto, embora talvez me “exprimisse” mal, eu também trabalho, tenho vida profissional activa.

Obrigada.
Bjs

Retrato de Juliana e Rodrigo
Seg, 15/09/2014 - 22:13
Juliana e Rodrigo:
Membro desde: 06.10.2011

Infelizmente meu marido não tem negócio próprio, se tivesse bom seria!!! Pelo menos se trabalhasse mais, poderia também receber a mais... mas no caso dele não...
Trabalha por conta de outrem.

Hoje esta sendo um desses dias em que é mais dificil do que o normal lidar com a ausência, porque é dia de reunião devido ao inicio da nova época... reuniões essas que sao realizadas depois do fecho ou seja as 10 da noite...em dias assim eu vou dormir e ele ainda nao chegou. Sad
Não convivemos, mal nos falamos, não temos horario nenhum para fazermos uma refeição ou pelo menos tomar um café...

É triste...Nem sei o que te dizer...

Boa sorte, bjs

Retrato de teixeira802
Seg, 15/09/2014 - 22:22
teixeira802:
Membro desde: 12.08.2014

eu também andei assim um ano e ainda não tinha filhos! compreendo o lado dele pois já passei por isso mas numa madrugada de trabalho cá em casa e já bem bebido poes-me a pensar....."não passo tempo nenhum com a minha mulher e quando passo estou cansado que merda de vida que tenho!" estava tão obcecado em terminar todo o serviço pendente que não pensava em mais nada...passava inclusive dias e dias sem qualquer intimidade com a minha mulher....ao fim desse tempo coloquei um ponto final e optei pela mulher, o patrão se quiser que me despeça.....agora continuo no mesmo emprego mas com qualidade de vida a sério. não sei a vossa situação financeira mas no caso dele tomava uma atitude e rápido!!! a vida são 2 dias e nada compensa isso.

Retrato de IamDanni
Sex, 26/09/2014 - 17:09
IamDanni:
Membro desde: 26.09.2014

amiga cm t entendo
o meu mor nc tem hr de xegar.. n tem hr de sair e o pior e k aind me diz k n pode fazer nd e k se eu n entendo e pk n deviamos tar juntos!! fica mm lixada com ele :@@

mas e um coisa k ele gosta mt e tenho k fazer um esforço Sad

Retrato de Isacorreia
Seg, 06/10/2014 - 17:42
Isacorreia:
Membro desde: 09.05.2013

Só leio queixas de maridos que não teem trabalho e que passam por um momento complicado porque é preciso dinheiro para se viver, e agora leio o seu comentário que tem um marido trabalhador e que se sacrifica para que não falte o necessário em casa e para que tenham uma vida digna, não posso dizer que a entendo perfeitamente, não não entendo, não seria bem pior ter um marido desempregado e que chega-se ao limite de ter de ir para o estrangeiro e voces ficarem cá???? conheço muitos casais que adorariam ter a vida "infeliz" que tem ....

Tente olhar de outro prisma para a sua vida que vai ver como afinal está bem apesar das contrariedades...

Retrato de teixeira802
Seg, 06/10/2014 - 19:25
teixeira802:
Membro desde: 12.08.2014
Isacorreia wrote:

Tente olhar de outro prisma para a sua vida que vai ver como afinal está bem apesar das contrariedades...

não querendo discordar do que disse sou obrigado a discordar! Acho isso típico português. Se partir-mos uma perna dizemos logo "Era bem pior se tivéssemos partido as duas!"
Oh Isa a vida é mesmo assim, queremos melhorar sempre a condições que temos sem pensar que podíamos estar pior do que estamos.

Retrato de Isacorreia
Qua, 08/10/2014 - 10:55
Isacorreia:
Membro desde: 09.05.2013

eu percebo essa parte, mas na minha opinião o oposto é bem mais negativo, ter um marido desempregado e uma família com dificuldades para manter a casa e a sustentabilidade da mesma isso sim é um drama real de muita muita gente hoje em dia e isso comove-me imenso porque conheço casos muito dificeis e com crianças que me corta o coração... sei que ja estou a fugir um pouco ao assunto porque não são as dificuldades financeiras da autora que estão em causa...
Eu própria também amava passar o dia com a minha filha que tem dois anos e o tempo não volta, quase não a vejo crescer e o meu marido igual, mas se não tivessemos emprego não teriamos a vida que temos... a vida é complicada e nunca teremos o que realmente queremos....

Retrato de vtr001
Qua, 08/10/2014 - 23:02
vtr001:
Membro desde: 03.10.2013

?

Retrato de rvalente4
Qua, 08/10/2014 - 23:17
rvalente4:
Membro desde: 16.11.2010

Vai-me desculpar mas denoto na sua resposta um sentimento de frustração ou até raiva! Entre o meu marido trabalhar 15 ou 17 horas por dia ou emigrar a diferença não será mta. Tenho pena dos milhares de maridos que estão desempregados mas a minha realidade não é essa. Porém, estive o ano passado desempregada e sei que é difícil! Não vamos por aí...este tema teria "pano para mangas"!... Já soube o q era comer sopa todos os dias, não ter internet, andar sempre com as mesmas roupas, não sair, etc, etc...! Ao menos ainda tinha isso não é? Mas não vamos por aí!

No entanto, uma coisa é trabalho, outra escravatura! Há "coisas" que nenhum dinheiro do mundo paga! E explorar a dignidade humana e desrespeitar o direito a conviver o mínimo c a família é inadmissível!! Presumo que a isacorreia trabalhe também 15 a 17h por dia e o seu marido também essas mesmas horas uma vez que diz que mal pode ver a sua filha!

Eu não estou a pedir para ele deixar de trabalhar! Eu estou a pedir que trabalhe as 8 ou até 10h!!! Acha normal trabalhar 15h por dia e outras vezes 17h?!

Eu tb trabalho as 8 ou 9h, não fico em casa a ver o meu filho crescer já que diz que "também queria ver a sua filha crescer"! Eu também trabalho!

A vida não é cor-de-rosa mas também não tem que ser negra... pode ter outras cores!

Só vi na sua resposta uma revolta que eu não tenho que levar, peço desculpa! Não vi lógica nenhuma!

Retrato de Isacorreia
Qui, 09/10/2014 - 10:11
Isacorreia:
Membro desde: 09.05.2013

tenho revolta muito menos frustação do que quer que seja, muito menos no que toca a empregos e a vida familiar graças a Deus, é pena não ter entendido o que eu disse ... e não, ninguem aqui em casa trabalha 15 horas por dia, trabalhamos 8, chegamos a casa as 20h e sim não temos grande tempo para a nossa filha mas isso é a vida de quem tem um trabalho deixa de ter a disponibilidade necessaria para um filho, porque o ideal era poder estar o dia todo com eles...

Tem razão que há coisas que o dinheiro não paga, mas não se vive sem ele essa é que é essa...
e preferia trabalhar 15 horas por dia do que ter de ver a minha familia passar necessidades mesmo que isso me custasse a presença e o convivio deles, sei que não é isso que está em causa, mas é o que penso...
E não avalie a opinião dos outros que diferem com a sua como sendo revolta e frustração, mesmo não concordando com elas devia le-las e refletir não custa nada Wink

Retrato de rvalente4
Qui, 09/10/2014 - 14:41
rvalente4:
Membro desde: 16.11.2010

Li e reflecti. Não tiro conclusões qdo não passo pelas situações. Nunca diga que faria isto, sentiria isto,etc... pois não vive essa situação! Trabalham 8h, não sabem o que é trabalhar 15h e ganhar o ordenado mínimo e passar a privação do tempo em família, não sabe Isa. Experimente passar pela mesma situação que eu durante 7 anos consecutivos e depois aí diga-me que pensa o mesmo que eu aceito a sua resposta. Neste momento não a aceito, apenas respeito.

Retrato de DMRS
Sex, 10/10/2014 - 13:31
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009

rvcalente4
Eu entendo-a mas não entendo.
Estou numa situação idêntica à sua, acrescentando o facto de que o meu marido nem sequer vem a casa todos os dias (quando consegue estar 1 dia e meio por semana em casa é muito bom).

Posto isto acho que deve pensar bem nas condições:
É realista pedir ao seu marido para deixar de trabalhar essas horas a mais? Ou precisam do dinheiro? Se ele deixar de receber essas horas conseguem manter tudo? Se ele pedir ao patrão para reduzir as horas poderá ser despedido? E se for? Conseguem aguentar-se só com o seu ordenado?

Acho que é a resposta a estas questões é o que (lhe) interessa.

Se vocês não tiverem necessidade desse dinheiro que vem dessas horas a mais, então aí sim compreendo a sua frustração. Se esse dinheiro é essencial para pagar contas, manter a casa, a comida na mesa, etc não entendo.
Se o seu marido tem um patrão inflexivel que o obriga a trabalhar essas horas e se tem quase a certeza que o despede se pedir para as reduzir entendo que ele não peça. Talvez a opção seja procurar trabalho no pouco tempo livre que tem para que depois consiga trabalhar somente 8h. Isto se não dependerem desse dinheiro, obviamente.
Se ele for somente viciado no trabalho sem que tenham necessidades economicas então não compreendo de todo, jamais aceitaria alguém na minha vida que colocasse um filho em segundo plano ou a mim.

Mas se realmente necessitam acho que não tem razão no que diz. Porque o esforço que a rvalente4 faz é equivalente ao do seu marido. Cada um no seu lugar, cada um a viver uma situação diferente mas ao mesmo tempo idêntica. Por exemplo, sou sempre eu que estou em casa, o meu filho adoece mesmo muitas vezes o que me obriga a ir ao hospital por diversas vezes a meio da noite, de madrugada; tenho muitas vezes que o levar a diversos médicos especialistas (a locais onde não faço ideia onde são), sozinha, tive que aprender a fazer tratamentos sozinha em casa, nunca tenho o apoio de ninguém, nunca tenho ninguém a auxiliar. A pressão para tratar da saúde dele é basicamente minha, a preocupação de lhe administrar tudo é só minha, de o levar à escola, de o acompanhar... é tudo para mim e faço isso desde que ele era recém-nascido. Sempre eu.
Podia queixar-me que me sinto sozinha, que me senti perdida muitas vezes, com medo, etc? Podia, sim e não estaria a mentir mas há um outro lado da questão.
O outro lado é o meu marido que está do outro lado, preocupado porque não pode dar auxilio, porque nunca está lá, porque não sabe o que se passa ao certo, porque mesmo estando em casa está tão desatualizado que não consegue/sabe ajudar ... e eu sei que ele sofre muito com isso, sei que se sente frustrado; sei que, por ele, estava ali comigo, levar-nos ao hospital, apoiar na medicação, nos tratamentos...

Tudo depende de como estão economicamente e dos planos a longo prazo.
No meu caso, não tínhamos opção, já vivemos esta vida há 5 anos, antes disso ele também trabalhava sempre mais de 10h/dia, antes de ter engravidado eu própria trabalhei várias vezes mais de 10h/dia... agora a nossa vida, os nossos planos são para deixarmos esta vida dentro de 2 anos, se tudo correr bem. Porque economicamente estamos muito melhor, porque a opção era necessária mas também nos permitiu poupar e orientar a nossa vida, porque felizmente todos os problemas de saúde do nosso filho estão a resolver-se e tirando um ou outro pequeno pormenor vamos deixar de ter tantas despesas...mas isso depende da vossa vida, dos vossos gastos, despesas, planos...
Nem tudo é preto e branco.