Vestir-se para o sucesso mas com um orçamento baixo

Mulher vestida sexy profissionalmente

A primeira impressão é um dos maiores impactos que se pode ter, e quando olham para si na primeira entrevista de emprego ou logo pela manhã no seu local de trabalho a sua imagem falará por si. Ter uma imagem apresentável é bom, mas ter uma imagem que diz: sou confiante, uma boa profissional e tenho orgulho de mim, é ainda melhor. E para ter esta imagem pode estar a pensar que serão necessários vários salários... engana-se, pois com um orçamento mais restrito conseguirá atravessar o seu local de trabalho sentindo que emana a confiança de alguém de sucesso apenas com um guarda-roupa escolhido à sua medida.

 O básico

É essencial ter um guarda-roupa versátil e funcional. Investir em básicos clássicos de boa qualidade e com bom corte acabará por poupar dinheiro pois serão peças que não se degradarão com facilidade.  

Um guarda-roupa básico pensado para um profissional de sucesso inclui:

  • Um ou dois blazers com um bom corte
  • Duas saias de cores distintas das calças mas que combinem com os blazers
  • Dois pares de calças de cores distintas das saias mas que combinem com os blazers
  • 1 camisa branca
  • Um trench coat
  • 1 par de sapatos
  • 1 par de botas
  • 1 saco de mão

Cores básicas

As cores sólidas como o castanho, cinza, bege, preto, azul são essenciais para o guarda-roupa básico pois podem-se complementar com outros acessórios coloridos para dar personalidade ao conjunto final. Se combinar um fato cinza com uma camisola ou camisa rosa, com uma pashmina cereja, alguns acessórios coloridos, conseguirá um look distinto e personalizado.

Tecidos básicos

Opte por tecidos que possa usar durante todo o ano, tal como lã leve, challis, algodão ou seda.

A regra das 3 premissas

Cada vez que se compra uma peça de roupa deve sempre pensar-se em 3 locais onde possa ser usada, 3 coisas com as quais pode ser usada e 3 formas de colocar acessórios. Esta é a famosa regra das 3 premissas de uma boa compra de roupa.

Por exemplo, se comprar um top de seda verde poderá conjugá-lo com o fato cinza, com o colar castanho e com o cachecol bege para o trabalho; em alternativa poderá combiná-lo com as calças de ganga, com as sandálias castanhas e o cachecour de riscas para um almoço casual ou ainda com as sabrinas prata e com a pashmina azul para passear. Cá estão 3 locais e diversas peças distintas. Se não conseguir ver logo as 3 combinações possíveis em cenários distintos é porque não vale a pena comprar a peça.

Tipo de limpeza

As peças básicas de qualidade deverão ser bem cuidadas pois terão alguns anos de uso, sendo em consequência limpas bastantes vezes. Antes de decidir a compra de uma peça de roupa verifique as etiquetas da mesma, e se for possível opte por peças que não tenham de ser apenas lavadas a seco. Um fato deve sempre ser limpo na lavandaria, mas as camisas ou camisolas são peças que se podem evitar limpar desta forma.

Ser inteligente na compra

Aproveite os pequenos defeitos

Se vir uma peça de roupa que gosta e ela não estiver 100% perfeita como no caso de ter o fecho estragado, ou faltar um botão pergunte se lha vendem com algum desconto, pois existem certos pormenores que são facilmente remediados e que compensam o desconto.

Aproveite uma oportunidade para comprar um bom casaco

Umas das coisas mais caras são os casacos como os casacos de Inverno, blazers e gabardinas. Estas peças são óptimas para comprar nos saldos. Um sobretudo, uma gabardina e um blazer são peças clássicas e excelentes para combinar com tudo.

Aproveite os descontos

É cada vez mais frequente as lojas de roupa fazerem descontos prévios à época de saldos. Se usar números de roupa menos prováveis de encontrar na época oficial de saldos aproveite esta época para adquirir algumas peças básicas como casacos ou calçado. Peça também nas suas lojas favoritas para a colocarem na lista de clientes, dizendo que gostaria de receber um aviso quando a época de descontos acontecer. Por vezes, algumas lojas fazem épocas de descontos apenas para clientes, e para isso basta estar na base de dados delas.

Nunca descure o poder de uma gabardina

Uma gabardina é essencial, intemporal e, acima de tudo, pode ser usada em qualquer estação do ano: no Inverno com um fato por debaixo, na Primavera apenas com uma malha. É um agasalho muito funcional e, acima de tudo, chique e elegante. Por isso, se não puder comprar um casaco de Inverno, um para o Outono e outro para a Primavera, uma gabardina é a peça ideal.

Se encontrar a peça ideal compre duas!

 Se encontrar um fato clássico que adore, lhe assente fabulosamente a um preço excelente, compre dois! Acabará por poupar muito mais, e não terá de comprar um novo nos próximos tempos.

Uns bons sapatos: um bom look

Uns sapatos podem dar ao look final um toque especial, podem ser a pequena jóia. No entanto, não devem apenas ser escolhidos pelo preço mas também pela qualidade e usabilidade. Antes de decidir comprar os sapatos calce-os e ande com eles um bom bocado na sapataria; verifique se são adequados ao uso que irão ter e depois tome a decisão de os comprar ou não. Se notar que são muito apertados mais vale comprar um número acima pois quando se usam durante muito tempo os pés tendem a inchar. A melhor altura para comprar sapatos é ao fim do dia onde o pé tem o tamanho maior pois já teve de andar muitas horas e está mais inchado que no início do dia.

Se comprar um par de sapatos que sabe que vai usar regularmente então compre-os com a maior qualidade que puder pagar, pois ter os pés assentes em qualidade evitará problemas de saúde futuros que poderão custar bem mais dinheiro a resolver.              

Evite gastar muito dinheiro em calçado que não implique usar meias. Calçado de Verão, como sandálias, é calçado que para além de passar rapidamente de moda tem tendência a degradar-se mais com o suor e com o calor. Investir num bom par de botas e num bom par de sapatos de meia estação é muito mais importante, pois irão durar muito mais tempo e não passarão de moda tão facilmente.

O toque final: um saco de mão

Um bom saco de mão de uso diário também deve ser considerado. Em vez de comprar muitos sacos em muitas cores e feitios, que passam de moda facilmente, invista num bom saco de mão que saiba que passados 2 anos ainda o poderá usar. Invista num bom saco de cor neutra (preto, castanho, bege) de boa qualidade que pode ser adquirido em saldos por um preço mais razoável, embora seja precisa alguma pesquisa. Depois de ter um saco intemporal e básico pode começar a juntar outros.

Média: 4.5 (26 votos)

Artigos relacionados

alguem sabe onde posso encontrar este top ?
Meninas, Queira comprar um body (peça de roupa interior) para ajudar a moldar o meu corpo! Sinto-me bem com algo que "agarre" o meu corpo! Nunca...
Para construir um guarda-roupa prático, feminino, chique e intemporal são necessárias apenas 10 peças de roupa. Peças de roupa de boa qualidade...
Boa tarde a todos, bem como sabem enfrentamos uma grande crise no nosso pais... o que torna mais dificil adquirir-mos coisas... Gostaria de saber se...
Olá a todas, Moro em Viana do Castelo. Alguém sabe algum produtor a quem possa comprar bagas (amoras, mirtilos, morangos, etc...) congelados e que...