Tudo o que precisam de saber para vender ouro

A publicidade e os espaços físicos a anunciar a compra e venda de ouro estão um pouco por todo o lado e parece que vieram para ficar. Para além de suscitarem alguma curiosidade, é sempre bom saber como se pode vender ouro, no caso de algum dia quiserem fazê-lo para se desfazerem de alguma peça que não lhes diz nada ou simplesmente porque é uma forma de conseguirem  algum dinheiro extra.

A febre do ouro

Curiosamente, o preço do ouro tem tendência a subir quando a economia em geral não está nos seus melhor dias e a prova-lo está o aumento do preço do ouro em cerca de 70% ao longo dos últimos anos. Daí a proliferação de espaços que compram e vendem ouro, bem como de uma publicidade massiva sobre esse mesmo sector que, em tempos de crise, tem tido grande sucesso. E porque é que, nos tempos que correm, lhe chamamos “a febre do ouro”? Porque, regra geral, quem compra ouro usado sabe que quem o está a vender quer “despachar” a peça e ver rapidamente o dinheiro na mão; e quem quer vender ouro, também quer “despachar” a peça e ver rapidamente o dinheiro na mão. Porém, para conseguirem o melhor negócio possível, é importante estarem atentos ao seguinte.

O que pode ser vendido?

Se querem vender ouro, saibam quais as peças que podem ser trocadas por dinheiro: tudo desde joias, moedas, barras, objetos decorativos ou de arte e até dentes de ouro podem ser vendidos. Ficam ainda a saber que mesmo as joias que já não possam estar nas melhores condições – antigas, partidas, danificadas – são passíveis de serem vendidas, pois, o ouro está lá e, como essas peças são normalmente derretidas para que o ouro possa ser reaproveitado, o facto de estar partido ou danificado não influencia o valor da peça. Outros metais, peças e/ou pedras que compõem a peça normalmente não têm valor e não serão tidas em conta na hora de atribuir o preço a pagar pela peça, por isso, se desejarem, podem ser retiradas e ficarem na vossa posse. Para além disso, o valor de uma peça em ouro também se estende à sua antiguidade, por isso, antes de a vender numa loja de compra de ouro, avaliem a peça numa conceituada loja de antiguidades e comparem os valores.

Quanto vale o vosso ouro?

Se querem vender uma ou mais peças em ouro, precisam de saber duas coisas importantes: qual os quilates/peso do ouro que têm em mãos e qual o atual preço do ouro. Uma peça com 100% de ouro tem 24 quilates e mesmo as peças que contenham menos ouro apresentam sempre o seu valor equivalente, seja 18K ou 14/24, por exemplo. Independentemente dos quilates, essa indicação estará gravada na peça de ouro, no entanto, a peça é mais valiosa quanto mais alto for o seu número de quilates. Esta tabela é uma boa indicação dos níveis de pureza do ouro e, consequentemente, do seu valor real:

  • 24 quilates = 100% de ouro
  • 22 quilates = 91.7% de ouro
  • 18 quilates = 75% de ouro
  • 14 quilates = 58.3% de ouro
  • 12 quilates = 50% de ouro
  • 8 quilates = 33.3% de ouro
  • 6 quilates = 25% de ouro
  • 1 quilate = 4.167% de ouro

 

De seguida, podem pesar a peça numa balança de cozinha ou numa ourivesaria, por exemplo, para determinar o peso da(s) peça(s) em ouro que pretendem vender. Quanto mais pesada for a peça em ouro, mais valor terá: cada grama de ouro equivale a x Euros. Para saber qual a cotação do ouro no mercado no momento em que pretenderem vender, informem-se junto do Banco de Portugal ou do vosso próprio banco – é a melhor forma de terem uma ideia de quanto vale o vosso ouro e assim poderem passar ao próximo passo: pedir orçamentos aos estabelecimentos de compra de ouro.

Conhecer a concorrência

Da mesma forma que pesquisam preços para comprar alguma coisa, também devem fazer uma pesquisa exaustiva se pretendem vender ouro, ou seja, levem a(s) peça(s) em ouro que pretendem vender a várias lojas de compra de ouro e avaliem os diferentes valores que lhes serão apresentados. Se fizeram o trabalho de casa, saberão mais ou menos o atual valor do ouro que possuem, por isso, utilizem essa informação a vosso favor para conseguir o valor mais alto possível. Este tipo de estabelecimento está habituado a fornecer orçamentos gratuitos, por isso, não tenham problema nenhum em visitar 3 ou 4 lojas de compra de ouro para poderem comparar os diferentes orçamentos e decidir qual aquele que apresenta a melhor oferta. Uma vez que este é um negócio como qualquer outro, cada estabelecimento vai cobrar uma taxa de compra de ouro – pois este faz parte do seu lucro – e este é outro valor a comparar entre a concorrência.

Dicas extra

Com o valor do ouro a atingir recordes atrás de recordes, quem está no negócio quer comprar a maior quantidade de ouro possível, por isso, se vão vender ouro tenham atenção às seguintes recomendações para não serem enganados, nem burlados:

  • Não se deixem cair em “contos do vigário” e procurem lojas de compra de ouro com a melhor reputação possível, ou então, peçam referências e/ou pesquisem em fóruns online.
  • Não vendam ouro online, pois, terão de enviar a(s) peça(s) em ouro por correio e isso, para além de não ser seguro, pode implicar que percam as peças e, consequentemente, o dinheiro que elas valem.
  • Nunca deixem peças em ouro para serem avaliadas de um dia para o outro. Se o estabelecimento não vos puder dar um orçamento na hora, voltem noutro dia ou visitem outra loja de compra de ouro.
  • Não tenham grandes expectativas relativamente ao valor do vosso ouro, pois, o que pode parecer muito ouro ou uma peça muito pesada pode, no final das contas (entre quilates e gramas) valer muito menos do que esperam.
Média: 4.2 (33 votos)

Artigos relacionados

alguem k ja th vendidi ouro sabe mais ou nemos quanto vale uma aliança um fio etc
Ola meninas tenho uma entrevista numa loja de compra de ouro. mas tou com um bocado de receio nao acham que é perigoso? preciso de opinioes
Olá tenho algumas peças de ouro que já não uso e queria vende-las mas tenho algumas duvidas sobre essas casas que comparam ouro. alguém já...
Só para informar que o link para visualizar as regras de ouro não funciona(acho). Pelo menos eu tentei abrir e apareceu a seguinte informação: "A...
Olá amigas e amigos... Já algum de vocês vendeu ou conhece alguém que tenha vendido ouro pela internet, tipo ouropostal? Gostava de saber opiniões....