Os Top 10 jogos para a Wii

Jogos para a Wii

Estão sem ideias para passar alguns serões em casa? Já pensaram em jogar Wii? A Wii implica interatividade não só no monitor mas também física. Em vez de optarem por ficar sentados no sofá, poderão optar por uma aventura, ação, animação, desporto ou estratégia, tudo numa pequena box.

Os jogos de consola atuais são autênticos espetáculos virtuais, sejam eles em plataforma 3D ou 2D, têm os cenários mais realistas que se podem imaginar e apresentam uma vivacidade estupenda. A Nintendo Wii é disso um exemplo. Actualmente é a consola mais procurada no mundo e os seus jogos falam por si. Se não sabem que jogos comprar, descubram quais são os jogos mais populares para a Wii, há para todos os gostos.

1. Super Smash Bros. Brawl (2008)

Super Smash Bros

O Super Smash Bros. Brawl é o terceiro jogo da saga de Super Smash Bros. e é uma homenagem aos jogos clássicos. Este jogo trouxe-nos a maior parte das personagens da Nintendo em batalhas frenéticas e renhidas. Tem personagens como o Ike de Fire Emblem, Meta Knight de Kirby, Fox McCloud de Star Fox, Lucas de US Mother 3, Pikachu de Pokémon e muitos outros estão incluídos na lista de Brawl, aumentando a sua capacidade para 35 personagens, 14 das quais estão escondidas e necessitam de ser desbloqueadas. Pela primeira vez estão incluídas personagens fora do mundo Nintendo, como Solid Snake e Sonic the Hedgehog o que faz com que existam novos estilos de luta e acrescentem novos movimentos ao jogo. Em relação aos anteriores, o Brawl apresenta melhorias na jogabilidade, no aspecto gráfico (o objectivo passava por recriar o visual clássico), nos modos de jogo, tem níveis personalizados e permite chamar mais três amigos para realizar partidas em conjunto. Smash Bros. foi sempre um dos jogos de luta mais acessíveis existentes no mercado, devido à simplicidade dos seus controlos, e o Brawl não é diferente, nunca esteve tão bom!

2. Super Mario Galaxy (2007)

Super Mario Galaxy.jpg

O Super Mario Galaxy relata as aventuras de Mario pelo Universo. São mais de 40 galáxias cheias de novos desafios que a personagem tem de percorrer com o intuito de salvar a Princesa Peach. Com a ajuda do comando Remoto Wii, pode fazer manobras espectaculares (os saltos do Mario são absolutamente fascinantes) à medida que tenta descobrir todas as 120 estrelas e o caminho de volta ao Mushroom Kingdom. Em termos de jogabilidade, tem o carácter revolucionário do famoso Super Mario 64, gráficos excelentes e comandos de câmara precisos. A profundidade visual é também uma imagem de marca neste jogo, uma vez que cria uma experiência atmosférica muito realista. Este é o jogo Mario essencial para fãs e principiantes.

3. WarioWare: Smooth Moves (2007)

Super Mario Galaxy.jpg

O Wario Ware é um jogo de acção com cerca de 200 microjogos extremamente rápidos e difíceis. O jogo começa quando Wario tropeça num dispositivo estranho chamado Form Baton e a partir daí, ele e os seus amigos, usam-no para aprender novos movimentos que são tão incríveis como divertidos. Os jogadores têm de passar vários microjogos extremamente rápidos, mudando constantemente a forma como agarram o Comando Remoto Wii. À medida que o fazem, vão desbloqueando novos microjogos e lembranças. WarioWare: Smooth Moves eleva o jogo interactivo para um nível totalmente inovador, graças ao contributo do comando Wii.

4. Resident Evil 4: Wii Edition (2007)

Super Mario Galaxy.jpg

O Resident Evil 4 é um jogo de acção que relata a história de Leon S. Kennedy, o anteriormente novato e idealista agente do Departamento da Polícia de Raccoon, que é agora um agente dos Estados Unidos numa missão ultra-secreta para salvar a filha do Presidente, que foi raptada por uma organização misteriosa.

Com o Comando Remoto Wii é possível aos jogadores apontar armas, recarregar munições, esfaquear, controlar as sequências de acção, e muito mais. Os gráficos e a jogabilidade são soberbos e têm efeitos tridimensionais de tirar o fôlego e isso faz com que o Resident Evil 4 seja um dos jogos mais aclamados de todos os tempos.

5. No More Heroes (2007)

Super Mario Galaxy.jpg

No More Heroes é um jogo de acção com muitos combates violentos e muita adrenalina à mistura. O enredo do jogo começa quando a personagem principal, Travis Touchdown, adquire uma espada de laser num website de leilões (é uma arma muito poderosa, conhecida como Beam Katana). A partir daqui o protagonista embarca numa aventura sangrenta pelo submundo do crime na cidade de Santa Destroy.

O objectivo passa por enfrentar diversos oponentes com o intuito de ascender à liderança da United Assassins Association (UAA). Cada jogador começa na posição 11 do ranking e o objectivo é chegar ao topo, eliminando os adversários um a um.

Os golpes são aplicados quando um jogador pressiona os botões do comando, mas as finalizações, cheias de estilo, são executadas com gestos através do controlo remoto da Wii. A qualidade do jogo reflecte um estilo visual único, com controlos intuitivos e uma banda sonora espectacular. “No More Heroes” é um jogo de acção obrigatório e marcante para todos os jogadores.

6. World of Goo (2008)

Super Mario Galaxy.jpg

World of Goo é um dos jogos mais divertidos, caprichados e inovadores já desenvolvido para a Nintendo Wii. O desafio passa por construir uma estrutura grande o suficiente para alcançar um cano, utilizando a menor quantidade possível de bolotas Goo. Uma vez cumprido o objectivo, as bolotas adicionais são enviadas para uma fase especial em que o jogador deve construir uma torre gigantesca até chegar ao espaço sideral - o que pode tomar horas e muitas tentativas frustradas.

World of Goo é um jogo genial pelo conjunto da sua obra. O seu enredo começa de uma maneira muito simples e depressa se transforma num enorme quebra-cabeças verdadeiramente original e curioso. A narrativa é das mais cativantes, com direito a reviravoltas emocionantes.

7. The Beatles: Rock Band (2009)

Super Mario Galaxy.jpg

Contendo uma grande quantidade de músicas dos Beatles e apresentando êxitos e canções favoritas retiradas de um catálogo extenso, este é o jogo perfeito para fãs dos Beatles e para fãs de jogos de música em geral.

É um jogo muito divertido que dá a hipótese ao utilizador de tocar baixo, bateria, guitarra ou cantar e, pela primeira vez na série Rock Band (para uma experiência Beatles verdadeiramente autêntica) cantar harmonias fantásticas a três vozes.

A jogabilidade é semelhante a outros títulos Rock Band, onde o desafio é tocar no tempo e no tom certos, por isso, é necessário ter ritmo para desempenhar os papéis de John, Paul, George e Ringo. É muito fácil aprender a tocar cada instrumento uma vez que estes são apresentados com notas que se movem numa faixa em direcção a um objectivo no ecrã. A coerência é tudo no mundo da música e acertar em várias notas seguidas garante um grande bónus Beatlemania.

No total são mais de 40 canções da longa e ilustre carreira dos Beatles, desde a fase inicial de rock & roll até à fase mais complexa de sobreposições nas gravações de estúdio. É um jogo para miúdos e graúdos, pois toda a família pode participar.

8. Paper Mario (2007)

Super Mario Galaxy.jpg

O Paper Mario é um jogo caracterizado pela mistura do tradicional estilo plataforma com elementos de RPG. Além do visual estilizado, que lembra recortes de papel, o jogo narra a história das aventuras de Mario, o famoso canalizador.

A grande novidade desta versão é a possibilidade de alternar entre um visual 2D e 3D, abrindo novas oportunidades para vencer todos os desafios.

O protagonista tem a ajuda de outras personagens, como: Bigodudo, Princess Peach, Luigi e Bowser que também são controláveis, cada um com as suas características específicas. É uma versão mais amigável que as anteriores, ainda assim, muito envolvente e cheia de peripécias engraçadas, com todo aquele fascínio que só os jogos de Mario são capazes de proporcionar.

9. Tiger Woods PGA Tour 10 (2009)

Super Mario Galaxy.jpg

O Tiger Woods PGA Tour 10 é um jogo de desporto e muita garra que o faz ficar colado ao ecrã. A acção assume a forma de uma transmissão de golfe em directo com actualizações feitas por comentadores profissionais que dão a sensação de pura competição num torneio de golfe profissional, como no US Open.

O comando Wii reproduz o movimento do jogador no ecrã com uma precisão incrível, o que permite o máximo controlo da bola, na sua força e direcção. O objectivo passa por colocar a bola no buraco no menor número de tacadas possíveis. Possibilita a utilização do Weather Channel (Canal Previsão do Tempo) para jogar sob as condições meteorológicas em cada campo naquela hora precisa.

O Tiger Woods PGA Tour 10 oferece um realismo inigualável e todo o entusiasmo de uma tournée profissional, o que confere uma jogabilidade espectacular e uma vivacidade suplementar.

10. Okami (2008)

Super Mario Galaxy.jpg

Okami é um jogo de acção que envolve a deusa Amaterasu que aparece na Terra no corpo de um Lobo. Amaterasu tem como objetivo aprisionar e derrotar o Deus dragão do mal que foi acidentalmente libertado da sua centenária prisão, restabelecendo a paz e as cores ao mundo terrestre. Para quem gosta de mais acção, Okami oferece batalhas alucinantes, com golpes diversificados, inimigos bem criativos e um nível de dificuldade muito alto, dada a inteligência artificial dos oponentes. Graficamente é um jogo original e muito bem trabalhado, com cenários gigantes e prontos a ser explorados. A jogabilidade é precisa e diversificada e possui um enredo cativante que garante mais de 35 horas de diversão.

Média: 4 (11 votos)