Sugestões para um pequeno-almoço saudável

Tijela de frutas e cereais

O pequeno-almoço para além de ser a refeição mais importante do dia é um momento que pode ser partilhado por ambos como o iniciar de um dia saudável. Esqueçam o queque da pastelaria que comem a correr, relaxem, e façam deste momento um momento especial.

 Porque é que o pequeno-almoço é tão importante?

Durante o sono, passaram pelo menos 8 horas sem comer. Este é o momento de iniciar o dia e para que este dia seja produtivo é necessário que o corpo se sinta bem. O que ingerirem pela manhã influenciará não só a disposição durante o restante dia como também o que irão ingerir! Se ingerirem um pequeno-almoço equilibrado e saudável o dia correrá melhor e as hipóteses de serem obesos ou de virem a sofrer de diabetes diminuirão drasticamente.

Porções

As porções são muito importantes. Usualmente um bom pequeno-almoço é constituído por 3 elementos: uma porção de carboidratos, uma porção de cálcio e uma porção de fruta, que usualmente no conjunto perfazem cerca de 350 kcal. Baseadas nesta premissa ficam aqui algumas sugestões para um pequeno-almoço equilibrado:

  • Uma tigela de multicereais integrais muesli, morangos e leite magro.
  • Um ovo mexido, uma tosta de pão integral, salada de fruta feita na hora e um copo de leite magro.
  • Uma barrita de granola, uma maçã e um copo de leite magro.
  • Um pão de cereais com creme de queijo magro e um pouco de compota 100% fruta, uma laranja e um iogurte.
  • Um iogurte magro com um punhado de mirtilos misturadas e uma torrada de pão de cereais barrado com compota de fruta sem adição de açúcar.
  • Uma taça de papas de aveia, uma banana e um iogurte magro.
  • Duas fatias de pão integral, uma fatia de salmão fumado com baixo teor de sal e uma fatia de queijo magro e alguns morangos.

Alternativa para beber o pequeno-almoço

Podem adorar começar o dia com um café, mas saibam que existem outras bebidas que são bem mais remuneradoras de energia e de saúde ao longo do dia e que podem incluir todo o pequeno-almoço como:

  • Batidos de fruta e iogurte repletos de vitaminas e antioxidantes. Bata um punhado de frutos vermelhos com um iogurte, óleo de linhaça, uma banana e um punhado de cereais integrais.  

Optem preferencialmente pelo orgânico

Optem pelos alimentos de agricultura biológica, não só estarão a contribuir para um melhor ambiente como para uma melhor saúde. Optem por ovos, fruta, leite, cereais, pão etc., tudo orgânico. O uso de alimentos orgânicos está associado à diminuição da depressão ou mesmo na sua prevenção, bem como à diminuição do risco de arteriosclerose e pressão sanguínea alta.

Juntem sempre vitaminas

Mentalizem-se que as vitaminas são essenciais para começar um dia saudável. Se tomarem suplementos de vitaminas façam-no juntamente com o pequeno-almoço, pois aumentarão a absorção dos minerais.

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