Receber em casa

Para um casal que gosta de planear e receber amigos ou familiares em casa, saibam como podem ser os melhores anfitriões, e claro, divertirem-se numa festa que pode passar por juntar uns amigos para ver um jogo de futebol, para comemorar o aniversário de casamento, ou apenas um jantar de amigos de fim de semana.

Dicas básicas para receber

Aproveitem sempre os 15 minutos antes dos convidados chegarem. Se gostam de dar atenção a todos os detalhes, e de demonstrar aos convidados o quanto pensaram neles, abracem estas 3 dicas: uma festa pequena ou grande não tem de ter tema a não ser que seja uma festividade; mostrem-se no vosso habitat natural; ofereçam uma variedade de alimentos saborosos de boa qualidade. 

O que faz um bom convidado

As pessoas que costumam receber em casa são comummente bons convidados, e um bom convidado oferece sempre algo, nem que seja ajuda. Um bom convidado deve comprar uma boa garrafa de vinho ou oferecer algo que não faça com que os anfitriões tenham de se mobilizar, obrigando-os a deixar de cumprimentar os outros convidados. Um bom convidado não exagera, e sabe que não deve chegar atrasado, nem cedo demais, nem trás consigo pessoas que não foram convidadas. Acima de tudo, é alguém que está bem-disposto, que sabe ser educado e cuja companhia é sempre um prazer.

Como decidir pelo tipo de festa

Decidir entre pauzinhos chineses ou talheres, entre uma refeição sentada ou bufete, entre porcelana ou plástico, combinar toda a decoração ou não…, são tudo dúvidas que usualmente surgem. Se optarem por uma refeição bufete então certifiquem-se que o que servem será algo que não necessita de faca e garfo, de pratos grandes para comer ou alimentos com demasiado molho ou que possam facilmente ser vertidos e que sujem os convidados e a casa. Adequem sempre a situação aos convidados e ao tipo de comida servida.

Como decidir um jantar vencedor

Devem ter em conta quem come carne e quem não o faz. Para quem não come carne usualmente uma lasanha vegetariana é uma boa opção, para quem come, a comida italiana normalmente é também uma boa opção. Uma pasta de camarão ou bolonhesa é normalmente uma boa opção em termos de custo e de satisfação.  Idealmente também não convém servirem comida ou alimentos aos quais alguém seja alérgico. Por via das dúvidas tenham sempre medicamentos antialérgicos em casa para o caso de existir uma reação alérgica a algum alimento que desconheciam.

Optar por um menu com cor

Um menu deve sempre ser baseado na cor: um prato colorido não só agrada ao sabor mas também aos olhos. Os pratos devem ser brancos e ter comida colorida a decorá-los e não o oposto. Apostem na cor e terminem os pratos sempre com ervas que dão um toque colorido e de frescura.

Manter as boas maneiras nas conversas

Se há coisa que pode arruinar um jantar não será certamente a comida mas sim uma conversa que corre mal, e que cria mau ambiente. Evitem tópicos sobre política ou religião ou assuntos familiares sensíveis. Se existem assuntos pessoais para resolver, façam-no noutra ocasião. Encorajem os convidados a conversar sobre assuntos divertidos, e que todos apreciem.

Surpreender com uma sobremesa personalizada

Por vezes, não basta chegar a uma solução doce para a sobremesa, como esta termina o jantar, convém terminá-lo em grande estilo com uma sobremesa arrebatadora. Optem por cupcakes coloridos, um de cada cor para cada convidado, disponham-nos numa base de bolos alta pela mesa e façam um brilharete.

Média: 4.2 (6 votos)