O que são rações natural foods? | A Nossa Vida

O que são rações natural foods?

A necessidade de desenvolver novos produtos no setor da alimentação animal em conjunto com uma maior consciencialização do homem para com os problemas da indústria pet, conduziu a uma maior procura por alimentos de qualidade superior para os animais de estimação. As natural foods ou alimentos naturais são o resultado disso e oferecem aos cães e gatos rações naturais e nutritivas em termos de proteínas e lipídos semelhantes às que eles encontrariam se estivessem na natureza. Saiba tudo sobre as rações natural foods e conheça as suas principais vantagens e desvantagens para os animais de estimação.

As natural foods para animais de estimação

As natural foods ou alimentos naturais vieram dar resposta à preocupação dos donos mais exigentes em relação à alimentação e nutrição mais apropriada para os seus animais de estimação. Esta dieta natural ou orgânica é baseada em produtos com alimentos crus, alimentos orgânicos, livre de grãos (grain free), à base de carne (carne-centric), de proteínas (protein-focused) ou de outros ingredientes. As rações podem ser premium, superpremium, ultrapremium e/ou caseiras enriquecidas com suplementos e podem visar um tratamento específico para a saúde da pele, do pelo, do bom funcionamento intestinal, entre outros tratos.

A designação "natural" abrange todos os alimentos que foram processados sem produtos químicos. Assim, os alimentos naturais para cães e gatos não contêm corantes, conservantes, aromatizantes e palatabilizantes artificiais, nem óleos ou gorduras sintéticas.

Estes alimentos naturais, como por exemplo as carnes frescas (galinha, peru e outras), os pedaços de aves (asas e pescoços) e uma vasta gama de frutas e legumes, são produtos mais caros e elaborados, pressupondo-se que são melhores que os demais e que são um alimento seguro e de confiança para os donos e respetivos animais de estimação.

As vantagens das natural foods

As natural foods são representativas das dietas cruas e estas são formuladas como as rações mais completas e balanceadas na alimentação de um animal de estimação, uma vez que lhe oferece todos os nutrientes essenciais à realização das suas tarefas diárias e, consequentemente, boa forma física. Ao contrário das monodietas, este tipo de nutrição não apresenta erros sistemáticos em relação a excessos ou carências alimentares de um cão ou de um gato.

Uma dieta natural crua apresenta níveis apropriados de sódio e de potássio, é equilibrada em termos de cálcio e de fósforo e tem antioxidantes biologicamente apropriados e outros nutrientes protetores. Por outro lado, não tem nenhuma substância química artificial, tem baixos níveis de hidratos de carbono e de grãos e no seu processamento não há perda de nutrientes, proteínas e vitaminas.

As desvantagens das natural foods

A utilização de alimentos naturais crus não isenta os donos dos animais de estimação de responsabilidades alimentares para com os seus bichanos. Os riscos de contaminação biológica, com destaque para a salmonelose, toxoplasmose e as verminoses são aspetos a ter em conta nas dietas naturais cruas.

Também é de realçar que as matérias-primas usadas na produção dessas dietas podem derivar de várias fontes alimentares e estas, normalmente, não sofrem qualquer tipo de tratamento térmico ou esterilização. Nesse sentido, é natural que se encontrem determinados parasitas que são nocivos à saúde dos animais de estimação nos respetivos alimentos processados.

As novas opções de natural foods ou alimentos naturais representam um nicho de mercado muito específico e vieram dar resposta à preocupação dos donos de animais de estimação que procuram dar uma alimentação mais equilibrada ou de qualidade superior aos seus pets.

Leia também...