O primeiro jardim de vegetais: como começar

Beringela

Criar e cultivar um jardim de vegetais pode ser uma experiência muito recompensadora, especialmente se for feito a dois. Criar um projecto, levá-lo avante e por fim desfrutar dos seus frutos, pode realmente ser algo muito reconfortante.

Começarem

Não há nada como os legumes cultivados por nós mesmos: sabemos de onde vêm, o que contêm e por que processos passaram. Os sabores e as texturas dos legumes da própria horta são incomparáveis aos que se possam adquirir em qualquer supermercado. Plantarem nem que seja um pequeno canteiro com alguns legumes que poderão colher, será um algo muito recompensador.
Esta tarefa poder ser de fácil concretização. O tempo que requer é mínimo, especialmente se seguirem os conselhos aqui oferecidos. Contudo é algo que também crescerá com a experiência: quanto maior for a vossa experiência melhor e mais fácil será a execução de um jardim de legumes.

Seleccionar o local

Para plantarem um jardim de legumes não é necessário nenhum local especialmente grande. Podem simplesmente criar o jardim em grandes vasos ou noutros recipientes apropriados: um contentor com cerca de 1 metro quadrado será suficiente. Se for possível coloquem-no perto da cozinha para que ele esteja acessível do local mais óbvio para a sua utilização.
No entanto serão necessários 3 componentes essenciais à concretização do jardim:

  • Água: têm de ter água disponível para regar o jardim.
  • Bom solo: um solo leve e nutritivo é essencial para providenciar a oxigenação e os nutrientes que fazem crescer os legumes.
  • Sol: é necessário que as plantas recebam pelo menos 6 horas de luz por dia.

Comecem em pequeno

Comecem com um pequeno jardim com cerca de meio metro quadrado, pois será especialmente mais fácil de cuidar. Grandes jardins criam muitas mais ervas daninhas e são mais difíceis de cuidar.

O que cultivar

Podem pensar que quanto mais melhor, mas nem sempre é assim. Idealmente, para a primeira vez escolham vegetais que sejam de baixa manutenção e que saibam que vão consumir com toda a certeza. Podem incluir: tomates, alface, cebolas, pimentos, ervilhas de quebrar, feijão verde; qualquer um destes vegetais ocupa espaço em altura e cada planta dá diversos frutos, o que é uma boa dica para saberem quais são os mais produtivos num pequeno espaço e em menos tempo. Outros legumes como os espargos, ervilhas de grão, etc. demoram muito tempo a cultivar e apenas dão uma colheita.
O ideal é basearem-se num catálogo de cultivo das espécies, pois este tipo de catálogo explica quais as variedades que dão mais frutos por cada planta. Escolham algumas variedades que pareçam ser as mais promissoras, cultivando mais que uma variedade de cada planta para que possam descobrir qual a que tem melhor desempenho. No ano seguinte podem cultivar as espécies que melhor se comportaram e escolherem outras novas para experimentar.
Ao seleccionarem as variedades apontem para a sua descrição: algumas variedades produzem plantas de menor dimensão, ideais para pequenos recipientes. Devem também optar por variedades que sejam resistentes às pragas.

Média: 4.1 (19 votos)

Artigos relacionados

Olá a todas (os) , provavelmente muitos tópicos haverão sobre este assunto mas com um pimpolho à perna, demorava tempos e tempos aqui em pesquisa...
Ola meninas... Tenho-me rendido todos dias ao ver as vossas coisinhas tao lindas que publicam aqui no forum... Eu construi uma casinha e ela tem um...
Olá meninas, que flores aconselham para colocar no meu pequenino jardim na frente da casa? Acham que fica bonito espalhar casca de pinho em vez de...
Para além de ser um excelente passatempo que pode ser vivido a dois, a jardinagem torna qualquer casa mais apelativa, mas também pode ter outra...
Meninas preciso de mais uma ajuda, que plantas hei-de pôr no meu pequeno jardim, plantas duradoras e flores em tons de amarelo que se aguentem o ano...