Presentes de Natal em período de crise | A Nossa Vida

Presentes de Natal em período de crise

Neste período de crise os presentes de Natal têm de ser mais contidos, e preferencialmente mais simbólicos do que materiais. Não é necessário oferecer presentes de Natal dispendiosos – é necessário oferecer presentes de Natal com significado. Numa época onde é cada vez mais importante apelar aos valores humanos mais elevados, podem oferecer presentes com significado, que encherão o coração de quem os recebe.

Um álbum de fotografias

Se existe algo que a maioria das pessoas adora, é olhar para fotografias que contam uma história. Fotografias de momentos ou pessoas, especialmente em família; momentos que todos recordam, e dos quais se podem divertir a relembrarem. Criem e ofereçam aos familiares um álbum feito à mão com fotografias que contem uma história, da infância da pessoa, de todos os natais que têm passado juntos... Imprimam as fotografias e criem um álbum original para oferecer aos familiares.

Um simples cachecol feito à mão

Se tem jeito para o feito à mão, então nada como oferecer algo criado à mão especialmente para a pessoa que o vai receber. Para fazerem um cachecol não necessitam praticamente das medidas da pessoa, pois a peça permite calcular o tamanho e largura necessária para a pessoa sem medições. Podem tricotar um em lã, criar um em feltro ou até em caxemira. As hipóteses são inúmeras, e nada como um presente útil e feito à mão para aquecer quem o recebe.

Presentes Made in PT

O país necessita de quem o pode ajudar: e se todos os presentes oferecidos no Natal fossem nacionais? Certamente que este gesto iria ajudar imenso a economia interna. Existem produtos portugueses fantásticos, como os sabonetes, compotas, licores, papelaria, o artesanato... Podem ver produtos e marcas portuguesas no Saudade.

Natal na UNICEF

Os mundialmente famosos cartões da Unicef são uma ótima forma de distribuir mensagens de Natal; mas também existem outras formas de contribuir para uma associação que tanto faz para ajudar as inúmeras crianças e pessoas que o necessitam. Ofereçam em nome de um amigo ou familiar um presente comprado na UNICEF, ou façam um donativo em vosso nome. Que seja com o que puderem contribuir, a pessoa no nome da qual o fizerem, adorará o seu presente. Para além disso, existem benefícios fiscais no donativo.

Presentes vendidos com amor

Inúmeras associações vendem brinquedos, alimentos, roupas, artesanato e produtos para ajudar nas suas despesas. Certamente que ao optarem por comprar estes produtos para oferecer, estarão a poupar, e ao mesmo tempo a ajudar quem necessita. 

Brinquedos com significado

As crianças adoram brinquedos, e nem sempre o brinquedo mais caro é o mais apreciado. Por muito que peçam brinquedos, o ideal é oferecer valores de vida, em vez de bens materiais. Comprem brinquedos que associações sem fins lucrativos vendem, ou brinquedos de artesanato que ajudam os comerciantes locais a sobreviver.

Para as crianças valores

Este Natal preparem-se para ensinar valores às crianças. Peçam-lhe para oferecerem um ou vários dos seus brinquedos a associações de crianças que necessitam deles. Peçam aos sobrinhos ou filhos para escolherem um brinquedo que vai ser doado a outra criança que não pode ter um. Verão que as crianças vão adorar poder ajudar outras.

Voluntariado por presente

Neste período o voluntariado é essencial, e oferecer ajuda a quem necessita é um gesto de louvar. Ofereçam em nome de uma pessoa que receberia um presente vosso, um cartão dizendo que o seu presente de Natal é uma oferta do vosso tempo numa associação. Em vez de estarem à procura de presentes, gastem esse tempo a ajudar quem necessita, especialmente nesta época natalícia. Inscrevam-se, por exemplo, no Banco Alimentar Contra a Fome e ajudem.

Natal dos animais de estimação

Se costumam oferecer um miminho aos vossos queridos animais de estimação, pensem que eles este ano não vão perceber se não receberem nenhum. Em vez disso ofereçam comida ou voluntariado aos animais que necessitam, nomeadamente em associações que cuidam e tratam de animais da rua como as listadas neste local.

Ajuda é sempre bem recebida

Se alguém próximo estiver com dificuldades, o Natal pode surgir como uma forma de ajudar quem necessita. Ofereçam um cartão onde escrevem o que estão dispostos a oferecer com todo o amor e carinho que esse gesto envolve. Se a pessoa necessitar de ajuda para, por exemplo, cuidar de um idoso ou de uma criança, poderão dedicar algumas horas ou período da semana a ajudá-la até ela conseguir recuperar financeiramente. Este gesto poderá ter mais significado do que mil presentes de Natal de caráter mais material.

Feliz Natal!

Leia também...