Mudar de estilo – o que manter e o que deixar ir

Varios tipos de roupa

Por vezes é necessário dar a volta ao guarda-roupa, não só em termos organizativos, mas também em termos de potenciar o estilo. Se o seu guarda-roupa já viu melhores dias, está na altura de respirar fundo, abrir e analisá-lo de uma ponta à outra com olho de fashion adviser. Para facilitar esta tarefa e ajudá-lo a actualizar ou a mudar o seu estilo, reunimos uma lista das peças de vestuário que deve ou não manter, para assegurar um roupeiro intemporal e estar sempre bem vestido.

Fato

Está sempre a reaparecer porque: é indispensável no roupeiro de um homem, sendo, literalmente, o seu fato de cerimónia: seja para uma entrevista de emprego, para o ambiente de trabalho ou para eventos sociais que exigem um certo nível de formalidade. Costuma dizer-se que um homem fica sempre bem de fato.

Mantenha-o se: for sóbrio, em preto, cinza ou azul; se for em lã leve; se o casaco tiver 2 ou 3 botões no máximo (e não forem dourados); se o assentar na perfeição.

Livre-se dele se: tiver riscas ou outro padrão demasiado pronunciado; se o corte estiver desactualizado; se as calças tiverem pregas ou forem demasiado curtas; se o casaco estiver gasto nos colarinhos, punhos ou cotovelos.

Sobretudo

Está sempre a reaparecer porque: é um clássico do guarda-roupa masculino, conferindo um toque de sobriedade se vestido sobre um fato ou um ar descontraído se usado sobre jeans e uma camisola em V. Para o Inverno, é um bom substituto dos parkas volumosos que tão depressa estão na moda, como não estão. Adicionalmente, os sobretudos favorecem mais a silhueta do homem, do que outros casacos de Inverno pesados e enchumaçados.

Mantenha-o se: a sua proporção/cumprimento o favorece; se tiver um corte a direito; se for num tom básico como preto ou cinza.

Livre-se dele se: for demasiado curto, cumprido, justo ou largo; se for assertoado ou cintado (modelos que tão depressa estão in como out).

Gabardina

Está sempre a reaparecer porque: é uma peça de vestuário clássico que pode ser vestida vezes sem conta ao longo de todo o ano, quer com visuais mais relaxados, quer com fato e gravata. Uma boa gabardina dura uma vida inteira, sem parecer ultrapassada e é uma boa alternativa a um sobretudo, blazer ou qualquer outro casaco.

Mantenha-o se: for de elevada qualidade, tiver uma cor sóbria, um corte a direito e um comprimento de 3/4.

Livre-se dele se: for num tom metálico, demasiada comprida.

Blazer

Está sempre a reaparecer porque: é uma das características da elegância masculina, sendo uma peça versátil que tanto pode ser vestido com jeans e uma t-shirt branca, como com uma camisa e um par de calças clássicas.

Mantenha-o se: tiver um bom corte, o assentar perfeitamente, tiver 2 ou 3 botões no máximo e se for numa cor neutra, facilmente conjugável com qualquer outra peça de roupa.

Livre-se dele se: for de uma cor berrante ou exibir padrões exagerados, se estiver gasto nos colarinhos, punhos ou cotovelos

Casaco de pele

Está sempre a reaparecer porque: um bom casaco de pele pode durar uma vida e, para além de ser uma peça que pode ser vestida praticamente todo o ano, confere um certo estilo até ao look mais casual.

Mantenha-o se: for de uma cor neutra como preto ou castanho; não tiver qualquer defeito; se o assenta na perfeição.

Livre-se dele se: for numa cor não neutra, se apresentar mais do que um tipo de pele, se tiver muitos apliques, fechos ou chumaços.

Camisa

Está sempre a reaparecer porque: não há peça de vestuário que melhor combina com o sexo masculino do que uma camisa de elevada qualidade. Para além de serem resistentes, as camisas são adaptáveis a todo o tipo de gosto (lisas, riscas, quadrados…); é uma peça que no Inverno aquece, bastando vestir uma camisola por cima; adequa-se a momentos formais (profissionais ou sociais) e a menos formais (utilizadas por fora das calças ou com uma t-shirt branca por baixo).

Mantenha-o se: for branca, preta ou de qualquer outra cor neutra; se for slim fit (para variar); se for de linho (perfeita para as férias); não estiver gasta nos colarinhos e punhos; se o assenta na perfeição.

Livre-se dele se: for de flanela, de ganga, de manga curta ou se exibir padrões muito gritantes.

Pólo

Está sempre a reaparecer porque: é uma das peças masculinas mais versáteis, com os modelos de manga comprida reservados para os meses mais frios e os de manga curta para os meses mais quentes. Disponíveis em diversas tonalidades e padrões, permitem um visual trendy, apesar do seu ar casual e confortável.

Mantenha-o se: for de jersey de elevada qualidade; as suas cores forem neutras e facilmente conjugáveis com jeans e calças caqui.

Livre-se dele se: for demasiado apertado ou curto para o tronco.

Jeans escuros

Está sempre a reaparecer porque: apesar de todas as tendências, não existe peça de roupa mais intemporal. Actualmente, os jeans deixaram de ser exclusivos dos fins-de-semana e passaram a ocupar um lugar de destaque no dia-a-dia, inclusive no ambiente profissional. Extremamente versáteis, tanto podem ser conjugados com um pólo, uma t-shirt e sapatilhas, como com uma camisa, blazer e sapato menos casual.

Mantenha-o se: forem escuros, de cinta média e de corte a direito.

Livre-se dele se: estiverem manchados, rasgados ou muito gastos, se forem de cores claras, se tiverem aplicações, se estiverem curtas, se forem de cinta subida ou descida, demasiado largos ou se afunilarem nos tornozelos.

Calças clássicas

Está sempre a reaparecer porque: são uma excelente alternativa aos jeans e aos fatos, podendo ser vestidas com camisas, com ou sem gravata, com um blazer ou uma gabardina, sendo que o resultado é sempre elegante e composto.

Mantenha-o se: forem de uma cor neutra (de preferência preto, cinza ou castanho), num tecido de elevada qualidade (lã fina), de cinta média e de corte a direito.

Livre-se dele se: tiverem pregas, cinta subida ou descida, se forem demasiado largas, se afunilarem nos tornozelos, se tiverem virolas ou estiverem curtas.

Chinos

acne

 Está sempre a reaparecer porque: é uma versão mais casual da calça clássica e uma óptima alternativa aos jeans, principalmente nos meses mais quentes do ano. Tanto podem ser conjugados com uma camisa e um blazer, como com um pólo e favorecem quase todos os homens.

Mantenha-o se: forem de uma cor neutra (de preferência bege, camel, caqui, castanho, azul…), num tecido leve e de elevada qualidade, de cinta média e de corte a direito.

Livre-se dele se: tiverem pregas, cinta subida ou descida, se forem demasiado largas, se afunilarem nos tornozelos ou se estiverem curtas.

Camisola em V

acne

Está sempre a reaparecer porque: fica bem a todos os homens e tanto pode adoptar um look mais casual, vestida sobre uma t-shirt branca e com uns jeans; como um look semi-formal, vestida sobre uma camisa e com umas calças clássicas.

Mantenha-o se: for de lã ou de caxemira, não tiver borboto.

Livre-se dele se: for em cores muito berrantes e/ou que já passaram de moda; se for demasiada apertada, larga ou curta para o tronco.

T-shirt branca

acne

 Está sempre a reaparecer porque: é uma peça sexy, simples e intemporal que ganha pontos extra devido à sua enorme versatilidade – pode ser vestida sozinha, sob uma camisa, pólo, camisola ou blazer, combinando na perfeição com jeans e chinos.

Mantenha-o se: for em algodão, adaptar-se perfeitamente ao seu corpo.

Livre-se dele se: já estiver amarelada; for demasiada apertada, larga ou curta para o tronco; se tiver logótipos ou outros estampados exagerados.

Sapato clássico

prada

Está sempre a reaparecer porque: é um acessório imprescindível no que toca aos visuais com fato ou calça clássica e, se bem tratados, podem durar muitos anos.

Mantenha-o se: forem pretos ou castanhos, de pele e de elevada qualidade; tiverem um formato clássico que nunca sai de moda.

Livre-se dele se: estiverem rotos ou completamente baços, forem muito grossos, tiverem um tacão muito alto ou um formato ultrapassado.

Loafers

prada

Está sempre a reaparecer porque: representa a elegância sem esforço, tanto no calçar como no conjugar com o vestuário mais casual, caso dos jeans e chinos, sendo um acessório excelente para os meses mais quentes.

Mantenha-o se: forem pretos, castanhos ou beges, de pele e de elevada qualidade; tiverem um formato clássico e sem apliques para que nunca saiam de moda.

Livre-se dele se: estiverem rotos, baços ou desbotados.

Sapatilhas

prada sport

Está sempre a reaparecer porque: o estilo streetwear casual veio para ficar. Independentemente do seu ar mais descontraído, uma sapatilha em pele confere um look muito fashion a qualquer par de jeans, esteja ele conjugado com uma t-shirt, pólo ou camisa.

Mantenha-o se: forem de pele de elevada qualidade; numa cor neutra (preto, castanho, azul) e facilmente conjugável.

Livre-se dele se: se estiverem gastas, rotas ou se forem mais apropriados para o ginásio do que para o dia-a-dia.

Média: 4.3 (11 votos)

Artigos relacionados

As calças de ganga do meu marido aparecem sp com manchas mais escuras ao fim de algumas lavagens e ainda não descobri porquê: uso sempre o melhor...
Alguem sabe como apagar conta neste site? queria abrir outra porque me esqueço sempre do nome Obrigada
Boa tarde a todos, Já coloquei uma questão a nível profissional. Também preciso ajuda a nível amoroso. Namoro à 7 anos com o meu namorado. Não...
Já visitava o forum há algum tempo mas só agora me decedi inscrever. preciso de uma opiniao. Namoro com ele há 3 anos, estamos noivos há uns meses,...
Olá meninas, tenho um colega lá no escritório, que para se inteirar do que "se passa", sai do sítio dele, e vem por trás de nós (estamos todos de...
...