Lombo de porco com couves-de-bruxelas

Ingredientes

  • 4 costeletas de lombo de porco, cortadas
  • sal e pimenta
  • azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 450g couves-de-bruxelas, cortadas em rodelas
  • 230g bacon defumado (ou pancetta)
  • ½ chávena de vinho branco seco
  • 2 colheres de sopa de vinho branco seco

Instruções

1. Retire a carne do frigorífico pelo menos uma hora antes de a cozinhar. Tempere com sal e regue com azeite.

2. Enquanto isso, prepare as couves-de-bruxelas para cozinhar, cortando o fundo e retirando as folhas exteriores mais duras. Em seguida, corta-as em peças redondas. Corte o bacon a meio.

3. Numa frigideira, aqueça 2 colheres de sopa de azeite com a manteiga em lume alto até quase deitar fumo. Adicione as couves-de-bruxelas e cozinhe durante cerca de 4-5 minutos. Tempere-as com sal e as ervas.

4. Adicione o bacon e mexa. Diminua o lume para médio e cozinhe até que as couves estiverem ligeiramente castanhas e o bacon ligeiramente crocante. Diminua o lume e adicione o vinho branco. Continue a cozinhar em lume brando aproximadamente 3-4 minutos. Tire do lume e reserve, mas mantenha quente.

5. Aqueça seu grelhador ou uma frigideira de grelhados em lume alto.

Para o grelhador: Cozinhe o lombo de porco cerca de 3-5 minutos ou até que um termômetro de leitura instantânea inserido na parte mais grossa da carne de porco marcar 50ºC.

Para a frigideira de grelhados: Quando estiver bem quente, coloque o lombo de porco no centro. Cozinhe cerca de 4-5 minutos; depois vire e cozinhe mais 3 minutos, ou até um termómetro de leitura instantânea inserido na parte mais espessa da carne de porco marcar 50ºC.

As costeletas devem dourar dos dois lados. Remova para uma tábua e deixe descansar durante, pelo menos, 8 minutos.

6. Para servir, coloque várias colheres de couves-de-bruxelas com bacon no centro do prato. Coloque uma costeleta de porco em cima e regue com o molho que ficou na frigideira.

Sirva e delicie-se!

 

Imagens: 1,2,3,4,5,6

Leia também...