Ingredientes para um festa-jantar fabulosa e caseira

Jantar de amigos

Fazer uma festa- jantar, pequena, grande, íntima ou familiar é sempre uma boa forma de conviver, relaxar e surpreender os amigos, colegas ou familiares com bons momentos. Receber em casa e fazer uma festa pode também ser um momento de mais ansiedade. Para diminuir a ansiedade e conseguirem dar uma festa especial ficam aqui algumas dicas:

Organizem, organizem, organizem

Se organizarem previamente a vossa festa, por mais pequena que seja, tudo correrá da melhor forma. Não existe nada mais desapontante que uma festa caótica. Se planearem tudo com antecedência, tudo correrá de forma agradável.

Optem por pasta

Pasta é a melhor comida a apresentarem no menu: que mais dá para “esticar” caso seja necessário, quer em termos de custo e de qualidade. Um quilo de pasta misturada com vegetais e galinha grelhada é um prato económico, fácil de preparar e que quase todos gostam. Acompanhem a refeição com um bom vinho, incluam um pão especial, terminando com uma bola de gelado e frutas; decorem a mesa com uma toalha e guardanapos de linho, alguns castiçais com velas e um simpático vaso de flores, e voilá um jantar super-chique a baixo custo.

Cocktails e bebidas

Podem pensar que se servirem apenas vinho, a festa pode sair mais barata, porém se incluírem alguns cocktails na festa a mesma pode tornar-se mais divertida, não pelo teor alcoólico, mas pelo facto de existir variedade. Um cocktail não tem de ser nenhuma bomba alcoólica, mas nem que seja uma simples caipirinha, daiquiri ou um cocktail de frutas sem álcool é não só a delícia do paladar mas também uma delícia para o olhar. Se, por exemplo, optarem por um cocktail de rum e sumo de ananás (1 parte de vodka para 3 de sumo) e algumas folhas de menta, conseguirão cerca de 30 cocktails pelo preço de uma garrafa de vinho. Uma garrafa de champanhe misturada com sumo de pêssego dá elegantes cocktails bellinis por um preço muito inferior ao se apenas servissem a mesma quantidade de champanhe. Desta forma não têm de passar a noite com um shaker na mão, podem apenas brilhar pela diferença e elegância a baixo custo.

Adicionem um tema

Decidam um tema ou um estilo que vai servir de inspiração para a festa-jantar. Isto não é necessário ser levado ao extremo, pode apenas significar um jantar italiano com uma mesa decorada com tomates e pimentos coloridos, um vinho italiano e uma pasta à bolonhesa. Sejam coerentes com o tema e reflitam a vossa personalidade. Tornem o evento memorável pela sua unicidade e não apenas pela grandeza.

Não tentem ser perfeitos

Quando tentarem ser anfitriões perfeitos, tenderão a fazer tudo excessivamente. Não importa se se trata de um jantar sentado ou de um churrasco no quintal, vão querer que tudo seja perfeito e que nada falhe. Esta atitude de perfeição exagerada implica não só destruir o orçamento como também tornar tudo num stress, em vez de divertido. Aqui o ideal é focalizarem-se num único prato a servir, e colocarem todo o vosso esforço na elaboração desse prato, em vez de em tudo. As restantes partes da refeição, como as entradas, acompanhamentos, saladas ou sobremesa, podem perfeitamente ser à base de legumes frescos, queijos, fruta e alimentos que por si só são valiosos sem serem cozinhados. Desta forma, para além de agradarem à maioria dos convidados, também receberão mais elogios pela elegância do jantar.

Buffet: pratos de menor dimensão

Se vão servir um buffet, o ideal é colocarem pratos de diâmetro mais pequeno, não só porque são obviamente mais práticos para os convidados circularem com eles, mas também porque os convidados comerão muito menos quantidade.

Mantenham um orçamento

É muito importante que no planeamento do jantar incluam um orçamento realista; isto para que se possam gerir dentro de limites, sendo ainda mais criativos, mas sem ficarem frustrados. Nesse orçamento incluam tudo: os pratos e ingredientes necessários para os elaborar, bebidas, bem como as decorações para a casa.

Experimentar, mas não agora

Experimentar elaborar um prato novo numa ocasião destas pode não ser a melhor opção. Cozinhar uma receita que nunca foi testada pode ser um desastre. Se pretendem cozinhar uma nova receita para os amigos, então experimentam-na antecipadamente, de preferência algumas vezes para se certificarem que na altura sairá da melhor forma possível.

Planeiem a lista de compras

Planeiem o menu do início ao fim, escrevendo uma lista de ingredientes de tudo que necessitam de comprar no supermercado, tais como ingredientes frescos, incluindo vinho ou bebidas não alcoólicas que pretendam servir.

Take-away, porque não?

Se não há tempo ou não pode mesmo correr mal, o ideal é pensarem encomendar o jantar num bom take-away. Poderão encomendar toda a refeição, sendo esta uma forma simpática de receberem em casa sem grande trabalho, ou apenas o prato principal, encarregando-se das entradas e da sobremesa. Existem excelentes casas de take-away, desde as versões temáticas como os restaurantes de sushi, até às mais tradicionais ou gourmet. Ninguém terá de saber de onde veio a comida, afinal ela veio da vossa cozinha, sendo um sucesso garantido.

Misturem convidados

Podem pensar que familiares ou amigos com os mesmos interesses tornarão um jantar interessante, mas… nem sempre. Misturem pessoas opostas, pois podem originar um jantar divertido, dinâmico, e até colorido. Convidem a vossa amiga mais arrojada e o vosso amigo mais conservador, a faísca poderá dar origem a um jantar muito animado.

Divirtam-se!

Independentemente do tipo de jantar que pretendam, não se esqueçam de vocês. Antes dos convidados chegarem, bebam um copo de vinho ou um cocktail, relaxem e evitem deixar os preparativos para a última a hora. Acima de tudo apreciem o momento, a boa companhia, e divirtam-se!

Média: 4.6 (10 votos)

Artigos relacionados

Eu e vários amigos (cerca de 30 no total) queríamos fazer um jantar de final de curso numa quinta, em que se possível tivesse música ao vivo e comida...
Olá minhas lindas... Quero pedir-vos uma ajudinha e já vi que há por aqui cozinheiras de topo Então é o seguinte: estou casada há menos de 1 ano e...
Olá meninas, venho pedir a vossa ajuda, amanha um casal amigo vem jantar a nossa casa, e não sei o que fazer. Queria algo simples e rápido pois o...
Olá meninas...já vi que há aqui meninas com bastante imaginação para a cozinha...eu sou o oposto. Cada vez que combino um jantar cá em casa com...
Olá, comprei um apartamento que tem a sala rectangular e sem porta de entrada, ou seja, quando passamos o hall e (cozinha) encontramos a sala a nossa...
...