Fraudes com o cartão de crédito – evitem-nas! | A Nossa Vida

Fraudes com o cartão de crédito – evitem-nas!

Se têm um ou diversos cartões de crédito, quer seja porque é uma forma de pagamento aceite em praticamente todo o mundo ou porque ajuda a equilibrar o orçamento ao fim do mês, saibam que este tipo de dinheiro de plástico acarreta sempre o risco de fraude. Existe uma média de 2 cartões de crédito por pessoa, e com o aumento da aderência a esta forma de pagamento, também aumentam as tentativas de fraude, cada vez mais sofisticadas. No entanto, com algum tipo de cautela e bom senso evitarão que este tipo de situações vos aconteça. Embora as fraudes com o cartão de crédito estejam a aumentar saibam que é mais seguro fazer uma compra num website seguro do que dar o cartão a um empregado de restaurante para pagar a conta.

O que fazer em caso de extravio ou roubo

No caso do cartão de crédito ter sido roubado ou perdido devem contactar o mais rapidamente possível o vosso banco. Para que este processo seja mais fácil e rápido tenham cópias num lugar seguro do cartão e da conta associada, bem como o nome e contacto da entidade emissora, para no caso de acontecer um roubo ou extravio do cartão possam ligar a reportar o sucedido com os dados correctos, podendo a situação ser mais rapidamente resolvida.

Logo que reportem o roubo ou o extravio do cartão de crédito ao banco deixarão de ter responsabilidade sobre os movimentos que forem feitos com o cartão, ou seja: se for levantado dinheiro da conta ou forem feitas compras, a entidade emissora do cartão será responsabilizada por esses actos. No entanto, logo que a entidade receba o comunicado, ela anulará de imediato o cartão, por isso é que logo que dêem falta do cartão devem ligar com o banco para que a situação seja resolvida.

Contudo, se o cartão de crédito tiver incluído um seguro de fraude, roubo ou extravio, este cobrirá os movimentos feitos, usualmente até cerca de 48 horas antes da comunicação com o banco a avisar que o cartão está extraviado. Se não tiver este seguro, todos os movimentos que forem feitos antes da comunicação do roubo ou extravio será da inteira responsabilidade do titular do cartão.

Na ocasião que percebam que o cartão foi roubado ou desapareceu devem também comunicar a situação às autoridades, requerendo uma participação da ocorrência, pois servirá de justificação oficial para o extravio do cartão caso o banco ou o operador o solicitarem, especialmente no caso da activação do seguro do cartão.

O que fazer para prevenir as fraudes

Se aderiram a um cartão de crédito deverão ter atenção ao prazo que o banco definiu para o receberem em casa. Se não o receberem no prazo indicado devem de contactar o banco para vos informar acerca do que poderá ter ocorrido, pois pode sempre ter sido extraviado da caixa do correio.

Logo que o cartão termine o prazo de validade devem destruí-lo.

Nunca deixem os recibos do cartão de crédito em lugar algum: guardem-nos num local que saibam que estão seguros. Confirmem sempre os extractos do cartão de crédito enviados pelo banco mensalmente com esses recibos e verifiquem se existe alguma discrepância.

Nunca emprestem ou cedam o cartão de crédito a ninguém, ele é intransmissível e só uma pessoa o pode assinar. Se pretenderem ter ambos um cartão de crédito da mesma conta então terão de requerer um cartão adicional para um segundo titular.

Hoje em dia já todos os cartões de crédito são emitidos com chip, o que implica o uso do pin (código) para fazer uma compra. Contudo, o código nunca deve estar escrito no cartão de crédito ou mesmo na carteira, deve ser memorizado! O código também nunca deve ser divulgado a terceiros, e se o colocar no telemóvel grave-o como se fosse um número de telemóvel, acrescentando-lhe números extras para que de facto o pareça.

Sempre que fizerem um pagamento verifiquem se o cartão é apenas passado num tipo de equipamento. Caso for pedido para a operação ser repetida, verifiquem se no terminal de facto aparece a mensagem para o fazer, ou se aparece um aviso que diga que a operação anterior foi anulada. Exijam sempre um comprovativo da compra.

Se usarem o cartão na caixa Multibanco, evitem que alguém possa ver o código do cartão. Se notarem que a máquina é diferente das habituais ou que existe algo de estranho, então dirijam-se a outra caixa Multibanco, pois pode ter sido adaptada tendo como intuito ficar com o cartão ou roubar o código. Se a máquina ficar com o cartão devem contactar a entidade responsável pela caixa Multibanco, para se certificarem que não se deve a uma burla.

Sempre que fizerem compras ou pagarem contas na Internet, façam-no apenas se o local for um local credível. O website deverá ter um certificado de SSL (certificado de autenticidade). Um website que seja seguro tem uma imagem de uma chave ou cadeado usualmente no canto inferior direito e o endereço inicia com “https://”. Depois da compra, imprimam e guardem o comprovativo da compra. Depois, imprimam e guardem a confirmação da encomenda.

Nunca respondam a emails que peçam dados do cartão de crédito, ou que peçam para confirmar os dados do cartão. Não cliquem em nenhum link que recebam no e-mail a pedir dados, ou confirmação dos mesmos relativamente ao cartão de crédito. Ignorem mensagens de correio electrónico, supostamente do banco ou entidade emissora do cartão, pedindo dados; mesmo que sejam do vosso banco e lá venham mencionados os dados da conta, nunca confirmem ou respondam a nada, pois os bancos têm esses dados, não necessitam que ninguém os confirme.

Se ligarem a pedir os dados do cartão de crédito, mesmo que diga que é uma operadora do banco, nunca forneçam os dados do cartão de crédito. Um banco tem sempre todos os dados que necessita e nunca liga ao titular a pedir esses dados. Se for uma empresa a fazê-lo ajam da mesma forma, uma empresa com credibilidade não liga a pedir dados do cartão de crédito aos clientes.

Para evitar as fraudes usem sempre o bom senso – esta é a melhor das regras!