Esquemas de cores para pintar e decorar um quarto

 Decorar um quarto

Se estão com falta de ideias para paletes de cores para pintar a casa, ficam aqui algumas que poderão servir de inspiração ao vosso novo quarto. Uma das melhores formas de redecorar e transformar uma divisão da casa, dando-lhe um novo ar, é pintar esse espaço. Descubram algumas dicas e sugestões de cores de tinta para o fazer. 

Escolher a cor da tinta

Quando se trata de escolher a cor certa para pintar uma parede, uma casa ou uma divisão, não existem regras rígidas, porém, existem diversos fatores que devem ter em consideração: a arquitetura, a finalidade, a forma e a direção de um quarto e, acima de tudo, a iluminação do espaço, porque a luz contribui em grande escala para a mudança das cores.

Antes de comprar, experimentar

Antes de decidirem qual será a cor definitiva, testem as cores selecionadas na parede do quarto e analisem-nas em diferentes iluminações: à luz do dia e à luz artificial. Usualmente, as marcas de tinta dispõem de pequenas amostras para experimentar, sem terem de comprar uma grande quantidade de tinta. Se não pretendem pintar diretamente sobre a parede, pintem sobre um papel e coloquem-no colado à parede.

Tenham também em atenção à altura do dia em que vão dar mais uso à divisão, porque, por exemplo, um quarto será utilizado mais à noite, bem como uma sala de jantar, mas uma cozinha será provavelmente de manhã. Com um tipo de horário e de iluminação as cores podem mudar bastante, por isso, experimentam-nas nesse tipo de horários.

Outras dicas para pintar um espaço:

  1. Pensem como é que a luz se move na casa durante o dia e qual o seu efeito durante os diferentes períodos do dia.
  2. Pensem nas cores com as quais se sentem confortáveis, nas cores da vossa roupa, do carro, da mobília e dos tecidos e decidam uma palete que seja confortável para os vossos gostos.
  3. Não se sintam tentados a usar demasiadas cores, porque podem retirar a atenção do espaço ou detalhe que pretendem evidenciar em vez de lhe dar relevância.
  4. A abordagem tradicional que existe na decoração é normalmente optar por mais cor nas paredes do que nos rodapés ou rodatetos, molduras das portas ou portadas das janelas, porém, reverter este conceito pode ser muito funcional e igualmente espantoso.
  5. Os esquemas monocromáticos são especialmente bons para uma divisão irregular, pois diminuem os problemas visuais.

6 esquemas de cores para pintarem o quarto:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

 

Média: 3.7 (56 votos)