Ensine os seus adolescentes a ganharem dinheiro

Filhos a lavar o carro

Na sociedade consumista em que vivemos, não é fácil satisfazer todos os desejos e pedidos dos nossos filhos, principalmente os adolescentes. A verdade é que quanto mais velhos, mais são as coisas que querem ou que pensam que precisam e mais caros são os objectos dos seus desejos! Para aliviar o orçamento familiar, sem negar aos seus teenagers tudo o que lhe pedem, conferindo-lhes assim alguma independência, ensine-os a ganhar o seu próprio dinheiro!

Quanto mais cedo os adolescentes aprenderem o valor do dinheiro e o papel importantíssimo que desempenha no nosso quotidiano, melhor preparados estarão para lidar com questões financeiras no futuro. A primeira lição é esta: para gastar dinheiro, é preciso ganhá-lo! Existem inúmeras actividades que os jovens podem desempenhar, aprendendo assim, e em simultâneo, a responsabilidade que é assegurar um trabalho pago, o esforço que é ganhar dinheiro, o seu valor e como geri-lo eficazmente.

  • Uma semanada ou mesada é sempre uma boa maneira de introduzir o dinheiro na vida dos seus filhos. Para além disso, pode estabelecer prémios extra se conseguirem manter as boas notas ao longo de todo o ano.
  • Fazer de babysitter dos seus irmãos ou primos mais novos ou até dos filhos de vizinhos ou amigos é uma forma fácil, divertida e até lúdica de ganharem algum dinheiro extra…enquanto os pais podem ir jantar fora para variar!
  • Muitas bibliotecas, centros culturais e associações locais estão sempre à procura de jovens que possam desempenhar o papel de monitores em workshops para a pequenada ou então para serem responsáveis pela hora do conto ou para exibir espectáculos de marionetas. O valor pago pode não ser uma grande fortuna, mas os seus filhos estarão saudavelmente ocupados.
  • Fazer companhia ou tratar de pequenos recados para vizinhos ou familiares idosos é outra sugestão para os teenagers ganharem alguns trocos, mas também aprenderem algumas lições de vida preciosas com quem já viveu muito.
  • Os jovens podem ainda ser petsitters, ou seja, podem tratar dos animais de estimação de amigos, familiares ou vizinhos que estejam de férias ou que não tenham muito tempo para levar os seus cães a passear no final do dia, por exemplo. Simples e ainda fazem exercício físico!
  • Nas férias escolares de Verão ou até aos fins-de-semana, podem dedicar-se à jardinagem, cortando a relva, limpando e regando os jardins dos vizinhos ou então proporcionar o serviço de lavagem e aspiração de automóveis. Para além de serem tarefas praticadas ao ar livre – o que por si só já é saudável – aprendem a fazer algo diferente e ainda são pagos por isso!
  • O Verão oferece ainda muitas outras oportunidades de emprego para os adolescentes: monitores ou animadores em colónias de férias, salva-vidas nas praias ou piscinas locais.
  • Incentive-os a criar um blogue ou website sobre os seus hobbies ou passatempos preferidos, ganhando dinheiro com os anúncios do Google, enquanto investem numa formação contínua na área das novas tecnologias.
  • Podem colocar à venda no E-bay ou noutros websites equivalentes, jogos, livros, brinquedos ou roupas das quais se querem desfazer. E quem diz objectos antigos, diz coisas novas – se o seu teenager é um pintor ou escultor com muito talento, porque não vender as suas obras de arte?
  • O seu filho ou filha é um craque em matemática ou inglês? Pode dar explicações a crianças mais novas.
  • Se for um exímio tocador de piano ou de outro instrumento musical, pode dar lições a outras pessoas que queiram aprender.
  • Podem juntar-se a um amigo e fazerem distribuição de publicidade nas caixas de correio.
  • Se for um expert em computadores e Internet, podem ensinar quem não sabe!
  • Podem mesmo arranjar um part-time numa loja, café ou restaurante.
Média: 4.2 (84 votos)

Artigos relacionados

Se estão a pensar adotar um coelho como animal de estimação ou se já o fizeram e têm dúvidas acerca da sua alimentação, esta é uma checklist que...
Olá a todos! Sou do Algarve então não conheço muito as praias de Lisboa, gostaria de saber se alguém conhece alguma praia nos arredores de Lisboa...
Mandaram-me este vídeo através do facebook, aviso desde já que tem imagens chocantes que não são aconselhadas a pessoas sensíveis. Quero partilhar...
Olá a todas! Esta é a minha "primeira vez" aqui neste fórum, apesar de ser leitora e seguidora assídua. É aqui a este vosso cantinho que recorro...
Numa perspetiva decorativa de “façam vocês mesmos” poderão poupar no custo de um decorador, ou mesmo no custo da mão-de-obra que contratariam para...
...