Desodorizantes ecológicos feitos em casa para o WC | A Nossa Vida

Desodorizantes ecológicos feitos em casa para o WC

Aromas como limão, lavanda e óleos essenciais, são a base dos desodorizantes da casa de banho. Por vezes, o spray desodorizante que se usa no WC é quase pior do que o cheiro que lá está. Para além disso, existem químicos que se podem evitar, criando desodorizantes e formas de eliminar os maus odores, mais baratas e ecológicas.

Quando existe um cheiro persistente na casa de banho, e se não for apenas relacionado com o uso da casa de banho em si, então o ideal é contratar um canalizador, porque pode tratar-se de fugas de canos ou ligações mal feitas. Por isso, nestes casos, um desodorizante de casa de banho não poderá substituir o trabalho de um bom canalizador. Ter um sistema de exaustão com ventoinha ajuda sempre, pois, ajuda a evitar os cheiros de rotina desagradáveis, prevenindo o crescimento e acumulação de bolor, que também produz maus odores.

  • O ambientador elétrico contém perfumes químicos, mas o conceito de um difusor elétrico de perfume é bom. Quando um acabar, lave o frasco, e encha-o com água e algumas gotas de óleo essencial à sua escolha e obterá um ambientador ecológico.
  • Adicione às lascas de cedro do pot-pourri, algumas gostas de óleos essenciais, como lavanda ou limão, e disponha numa taça ou em saquinhos de linho. O aroma do pot-pourri será muito mais intenso e durará mais.
  • O seu tubo do papel higiénico pode também ser um ambientador. Adicione algumas gotas de óleo essencial à parte de dentro do tubo, e terá um ambientador original sem ter de usar outros utensílios. Para além disso, sempre que usar o papel, com o movimento do rolar libertar-se-á mais aroma, bem no momento certo.
  • Antes de fazer o “nº 2”, coloque algumas gotas de óleo de eucalipto na sanita. Quando descarregar o autoclismo o cheiro desaparecerá.
  • O bicarbonato de sódio absorve odores, por isso, coloque-o em frascos de vidro já lavados e secos, e verta algumas gotas de óleos essenciais nos mesmos. Tape com papel de embrulho perfurado, e prenda-o com um elástico. Opcionalmente, pode perfurar as tampas metálicas dos frascos. Desta forma, terá o bicarbonato de sódio que absorve os maus odores e os óleos essenciais que perfumam o WC.
  • Coloque pauzinhos de incenso por cima da zona da sanita, sempre que a usar, acenda um pauzinho.
  • Pegue em algumas bolas de algodão, verta algumas gotas de óleos essenciais e coloque-as num recipiente aberto, no armário do WC.
  • Coloque folhas ou até ramos de eucalipto na casa de banho, são excelentes desodorizantes, sendo até eficazes com o odor mais persistente do WC.

Leia também...