Decorar a casa com cor

Se estão a pensar decorar a casa com cor porque pretendem fazer uma remodelação original ou porque se encheram de viver em espaços de tons neutros, ficam aqui algumas sugestões para se inspirarem na decoração de uma casa com muita cor.

Uma escadaria com personalidade colorida

Cores e ideias arrojadas costumam andar de mãos dadas. Pintar uma escadaria aborrecida com uma imensidão de cor tornará uma enfadonha escadaria numa obra de arte doméstica sem precedentes.

Uma escadaria com personalidade colorida

Pintar mobílias com imaginação

Estão fartos do aparador de madeira lá da sala? Podem optar por pintar mobílias com cor! Usem a imaginação; existem inúmeras tintas especiais para pintar madeira sem grande trabalho. Para criarem motivos e desenhos comprem stencils e utilizem-nos para decorar a pintura. 

Pintar mobílias com imaginação

Pintar o chão com cor

Decorar a casa com cor pode perfeitamente passar por dar cor ao chão. Existem tintas especiais para pavimentos de uso intensivo, e nada mais original que ter o chão da casa colorido.

Pintar o chão com cor

Criar pontos de cor nas paredes

Se a intenção é chamar atenção para certos locais através da cor, mantendo tudo o resto neutro, basta fazerem isso mesmo: manter uma tela neutra e colorirem certos locais como nichos ou portas de armários com um tom apelativo aos sentidos.

Criar pontos de cor nas paredes

Usar cor na decoração da casa de banho(banheiro)

Nem sempre um banheiro tem de ser apenas branco ou forrado a azulejo. Porque não usar cor para lhe dar vida?

Usar cor na decoração da casa de banho

Realçar as mobílias neutras com paredes coloridas

Normalmente as mobílias de cor dão vida a uma casa pois as paredes são usualmente brancas ou em tons neutros. Se pretendem o oposto, nada como uma boa cor saturada para dar vida a peças de mobília em tons neutros como o branco.

Realçar as mobílias neutras com paredes coloridas

Cor para dar ilusão

Tal como no exemplo, apenas um retângulo de cor atrás de simples prateleiras delimita não apenas o espaço, mas cria a ilusão de uma coesão entre as prateleiras e a parede. Cria-se uma peça de mobiliário original apenas com um retângulo de cor na parede.

Cor para dar ilusão

Pintar as portas

E porquê não reciclarem as portas antigas com frisos de madeira, mudando-lhes os puxadores e realçando-as com cor?

Pintar as portas

Dar vida à lareira

Se têm uma lareira sem piada, deem-lhe cor. Quem disse que não se podem pintar lareiras? Criem um elemento original não apenas pelo facto de aquecer um espaço, mas pela sua peculiaridade colorida.

Dar vida à lareira

Usar vários objetos semelhantes com cores distintas

Se pretendem usar cor com proporção, uma das formas de o fazerem será usarem vários objetos semelhantes com cores distintas para decorar um espaço, como por exemplo, uma estante aberta da sala.

Usar vários objetos semelhantes

A cor também pode ser neutra

O branco não é o único tom neutro na decoração de uma casa. Qualquer divisão da casa pintada numa cor intensa, dependendo da sensação que pretendam transmitir à divisão, pode funcionar como espaço neutro, realçando todos os objetos que a complementam.

A cor também pode ser neutra

 

Créditos imagens:1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12
Média: 4.8 (17 votos)

Artigos relacionados

A minha sala tem o chão em bege claro, o sofá que quero é branco (anexo em foto) mas também quero mudar a cor do sofá, mas não sei que cor usar para...
E que cores escolher para pintarem as paredes de casa? Seja uma pequena remodelação de uma divisão ou porque pretendem mudar toda a decoração, é...
A decoração de uma casa de banho (banheiro) implica determinarem que energia e que atmosfera pretendem para o espaço. Azulejos nas paredes, com cor...
Existem algumas dúvidas que são muito comuns quando se pensa em pintar uma ou mais divisões da casa. Ficam aqui as respostas a algumas dessas...
O nosso quarto de casal é pequeno e tem uma mobília muito antiga e escura, como deveríamos pintar as paredes e dar um toque moderno ao quarto sem...