Decoração por épocas | A Nossa Vida

Decoração por épocas

A decoração da casa não só é uma reflexão das vossas personalidades, gostos e estilo de vida, como pode expressar a mudança das estações do ano. Decorar por épocas permite, para além de uma lufada de ar fresco dentro de portas, combinar o interior com o exterior, para uma casa harmoniosamente decorada e onde apetece estar.

Primavera

A estação mais florida do ano trás com ela dias solarengos e agradáveis que requerem uma decoração mais leve e fresca, ou seja, os têxteis mais pesados e invernais podem ser substituídos por algodões, sedas e linhos suaves, de preferência em cores vibrantes e alegres. Os apontamentos de cores devem ainda estender-se a outros objectos decorativos: troquem velas escuras por versões mais claras; optem por peças em vidro e outras transparências, trocando ainda molduras e quadros para exibir imagens mais ligeiras e coloridas. Substituam os tapetes pesados por versões mais delicadas. A Primavera é ainda sinónimo de flores frescas, limpeza a fundo, projectos de organização e remodelação, tudo a tempo de uma Páscoa doce e bem decorada.

Verão

Rainha do branco e dos pastéis, o Verão requer simplicidade e descontracção absoluta, ou seja, cortinas translúcidas e esvoaçantes, jarras de vidro com conchas e pedras apanhadas à beira mar, têxteis floridos ou de inspiração náutica, um estilo cottage chic que é confortável e visualmente agradável. Tal como na Primavera, optem por tonalidades frescas e airosas; podem ainda guardar tapetes para revelar o chão, onde sabe tão bem andar descalço; e até reorganizar a mobília em torno de janelas ou portas de correr que dão para o exterior. A época mais quente do ano seduz-nos ainda para passar mais tempo ao ar livre, por isso, aproveite e dêem uma nova vida ao vosso jardim, pátio ou varanda.

Outono

Tal como na Primavera se prepara toda a casa para receber os dias mais longos e quentes, a chegada do Outono é uma lembrança para preparar a casa para os dias mais curtos, escuros e frios que se avizinham. Está na hora de voltar a guardar ou substituir capas de almofadas, cortinas, tapetes e coberturas de sofá por texturas mais aconchegantes e em cores mais quentes (destaque para os vermelhos, castanhos e laranjas, sendo ainda uma boa altura para utilizar o preto). Em termos de apontamentos decorativos, apostem em peças de arte com uma palete mais escura, incluindo elementos em cobre, latão e ferro. As agradáveis mantas têm lugar garantido nas costas dos sofás e aos pés da cama, assim como os cestos de verga com lenha, pinhas ou um arranjo com bonitas folhas outonais.

Inverno

Embora frio e chuvoso, a chegada do Inverno é sempre associado ao Natal, uma quadra festiva que celebramos com pompa e circunstância e, de preferência, com boa decoração. Para além dos cenários natalícios, podem reorganizar a mobília em torno da lareira e apostar na iluminação, fazendo uso de candeeiros de mesa e de pé, assim como de velas para criar um ambiente quente e acolhedor. A tendência é para continuar a usar e a abusar das texturas e cores mais aconchegantes, enquanto se vê a chuva a bater nas janelas. Sendo a época do ano em que mais tempo passamos em casa, parte do qual convivendo com amigos e familiares, apostem na decoração da mesa para receberem os convidados com muito estilo.

Leia também...