Curas caseiras com ervas para problemas comuns | A Nossa Vida

Curas caseiras com ervas para problemas comuns

Por vezes bastam umas ervitas que se costumam ter por casa, e curam-se dores sem recurso a medicamentos sintéticos.

Constipação e gripe

Esta receita é muito eficaz: misture 30 gramas de gengibre fresco, 1 pau de canela, 1 colher de chá de sementes de coentros, 3 cravos-da-índia, 1 casca de limão e ½ L de água. Coloque no lume até levantar fervura e deixe em ebulição em lume brando durante 15 minutos. Depois beba 1 copo quente a cada 2 horas.

Azia

Elimine a azia adicionando Curcuma (açafrão) à sua comida, pois ajuda a estimular os sucos digestivos, ajudando os alimentos a ser digeridos e evitando o refluxo. Em opção pode sempre adquirir cápsulas de Curcuma (1 grama) disponíveis em ervanárias.

Dores de cabeça

O rosmaninho ajuda a eliminar as dores de cabeça pois ajuda os vasos sanguíneos a dilatarem-se. Ferva algum rosmaninho numa infusão: basta 1 colher de chá para 1 chávena de água a ferver; deixe repousar durante 10 minutos. Coe a infusão e beba-a 3 vezes ao dia.
O gengibre contém uma substância chamada tromboxano que previne a libertação de substâncias que fazem com que os vasos sanguíneos dilatem. Isto é óptimo para prevenir enxaquecas pois mantém o sangue num fluir constante. Pode utilizar a gengibre em diversas situações: moa gengibre fresco, esprema o sumo e faça refrescos; use-a como condimento, utilize o gengibre japonês em pickle ou o gengibre em pó.

Sinusite

Se a secreção da sua sinusite for branca ou transparente, necessita de utilizar o tomilho para libertar a pressão ou a dor causada pela sinusite. O tomilho é um anti-séptico poderoso e um remédio tradicionalmente usado para as doenças respiratórias. Junte 1 a 2 colheres de chá de tomilho seco numa chávena de água bem quente e deixe repousar cerca de 10 minutos. Beba esta infusão 3 vezes ao dia.

Picadas de insectos

Colocar uma gota de óleo essencial de menta (hortelã-pimenta) numa picada de insecto alivia de imediato a dor. A hortelã-pimenta ajuda também a aumentar o fluir de sangue no local da picadela, ajudando a cicatrizar mais rapidamente a picadela.

Dores de dentes

Diminua a dor de dentes com cravo-da-índia, esfregando um pouco de óleo essencial num dente com dor. Se não tiver óleo (disponível numa ervanária), então tente moer um pouco de cravo-da-índia num almofariz e esfregue-o no dente afectado.
 As sementes de sésamo contêm diversos componentes que ajudam a diminuir a dor. Ferva 1 parte de sementes de sésamo em 3 partes de água até que o líquido se reduza para metade. Deixe arrefecer e aplique directamente no dente dorido.

Leia também...