Como ser a nora de eleição da sua sogra

Duas mulheres a tirar uma selfie

Os conflitos e problemas com sogros já foram mais populares e até já permitiram imensas produções de ficção sobre o tema. Hoje, a relação entre nora e sogra é cada vez mais pacífica, mas continua a haver casos de incompatibilidade com efeitos extremamente nocivos para a própria relação amorosa. Posto isto, urge saber como chegar ao coração muitas vezes enregelado da sua sogra e, quem sabe, ganhar uma nova amiga.

Primeira fase: A conquista

O filho falar bem de si

A fase preliminar é aquela em que a sua sogra ouve falar de si mais do que ouve a sua voz. O mesmo é dizer que para começar com o pé direito é necessário que o seu parceiro fale bem de si à sua mãe e comece a fazer a caminha para uma boa relação entre as duas. Estes primeiros sinais criam logo uma impressão que depois pode ou não ser confirmada, mas que tem sempre efeito.

As primeiras conversas

Ainda numa etapa embrionária, irão acontecer as primeiras conversas entre as duas. Nesta fase, é fundamental que arrebate logo o coração da sua sogra. Mostre-se disponível para falar e principalmente ouvir a mãe do seu parceiro, fazendo sempre uma ou outra piada e contando histórias. Este é também um momento constrangedor para ela, logo assegure-se que a deixa à vontade.

Boa impressão

Para fechar o capitulo das primeiras impressões é fulcral que deixe uma boa imagem à sua sogra. Seja educada, mostre-se pronta a ajudar enquanto estiver na sua presença e interaja com ela o máximo que conseguir. Esta mostra de interesse ajuda a criar uma ligação entre as duas e a desenvolverem temas de conversa que podem ser retomados em futuras ocasiões.

Segunda fase: Criar laços

Manter contacto

Depois de se conhecerem, a assiduidade de contacto entre as duas irá fazer a diferença entre uma relação má, tolerável, boa ou inseparável. Visite a sua sogra quando tiver tempo e mostre que se preocupa com ela. Para além disto, mostre que essa preocupação não se deve apenas ao facto de ela ser a mãe do seu parceiro, mas sim por simpatizar com ela.

Criar amizade

Posto isto, importa agora fazer aquilo que usualmente faz com outra pessoa qualquer: criar elos de ligação. Para isso, são fundamentais os jantares em família e as atividades feitas em conjunto. Pode ir às compras com a sua sogra, dar um passeio ou simplesmente passar uma tarde em casa dela para beber um chá. Mais, se o seu marido quer visitar a mãe e lhe apetece ir ao cinema ou a um concerto com ele, perceba os dois lados e não crie divisões.

Partilhar

Neste âmbito de solidificação de empatia, é importante partilhar coisas com a sua sogra: receitas, programas televisivos, mexericos, etc. Ter algo em comum ajuda a criar uma relação saudável e de empatia, para além disso ela vai adorar ter uma amiga mais nova. Neste aspeto, o que é mais importante partilhar são as experiências, já que são essas que desenham uma ideia positiva ou negativa sobre as outras pessoas e nos aproximam uns dos outros.

Terceira fase: Manutenção

Evitar conflitos

À medida que o tempo vai passando, é natural que surjam assuntos e vicissitudes que obriguem a discussão e a tomar partido. Nestes momentos, lembre-se de tudo o que já fez para chegar até aqui e pense antes de agir. Começar um conflito com a sua sogra nunca traz nada de positivo e pode acabar por estragar a sua relação amorosa. Lembre-se que os homens adoram as mães…

Trabalhar os sete pontos anteriores

Nunca pense que o trabalho está feito. Criar uma relação espantosa e depois ignorar essa pessoa é a pior coisa que pode fazer, já que esteve a alimentar expectativas anteriormente. Se fez com que a sua sogra goste de si e de passar tempo consigo, não deite agora todo o tempo e trabalho fora. Continue a investir e a alimentar esta relação importante.

Média: 5 (1 votos)

Artigos relacionados

ai ai meninas!!! Estamos mesmo Fritas! Duas distintas senhoras encontram-se após um bom tempo sem se verem. Uma pergunta à outra: - Como vão seus...
Eu e o meu namorado estamos juntos ha 6 anos (desde os meus 14 anos) , ja vivemos muita coisa . Ha dois anos decidimos emigrar para a holanda , fomos...
A minha sogra é a minha melhor amiga. Conto-lhe coisas que mais ninguém sabe, vamos juntas para todo o lado e somos unha e carne. Acontece que, no...
Então é o seguinte: Há uns anos atrás o meu namorado convidou-me para viver com ele, coisa que aceitei com prontidão visto ser a concretização de um...
Ola, sou nova aqui, mas preciso de ajuda. A minha sogr aé insuportável! Eu e o meu namorado vivemos juntos, em casa da minha sogra, temos um bebe...