Como saber se o seu gato está doente

Gato deitado

O seu gato poderá ser um animal bastante resiliente e resistente, mas é natural que, por vezes, adoeça. Contudo, há sinais que indicam que é necessário levá-lo ao veterinário. Se tiver mais do que um gato em casa, tenha em consideração que é ainda mais urgente que leve o animal doente ao veterinário, para evitar que os outros adoeçam através dos comedouros. Saiba se o seu gato está doente e olhe pela saúde do seu amiguinho de 4 patas.

Apetite

Um animal doente poderá sofrer alterações nos seus hábitos alimentares, isto é, poderá começar a comer mais, menos ou até mesmo deixar de comer. As alterações no apetite são fáceis de detetar quando é sempre a mesma pessoa a alimentar o animal. Controle, portanto, a quantidade de comida que coloca à disposição do felino e verifique sempre a quantidade que ele ingere.

Higiene e hábitos

Os gatos têm muito brio na sua higiene e no seu pelo e é natural que não seja necessário dar banho a um felino que está sempre dentro de casa. Se verificar que o seu gato não está a cuidar devidamente de si, se a rotina de ir à caixa de areia se alterar, se a urina ou as fezes forem diferentes, deverá levar o animal ao veterinário.

Hálito

Os nossos amigos felinos não têm o melhor hálito, muito por culpa da alimentação. Mas se verificar que o hálito do seu gato se alterou, neste caso, se ficou com mau hálito, é hora de o levar ao veterinário. Existem diversos problemas que poderão estar associados a este aspeto.

Alterações nos sons

Um tutor de gatos conhece-lhes bem a voz. Mesmo que o seu gato não seja muito vocal, já lhe deve conhecer os sons base, ou seja, no sentido de quando tem fome ou sede. Se o seu gato começar a emitir sons fora do comum, ficar mais falador ou mais calado, poderá estar a tentar dizer-lhe que está doente. Leve-o ao veterinário nestas circunstâncias.

Alterações na atividade

Desde artrite a problemas de tiroide, são diversos os problemas que poderão ser lidos no comportamento do seu gato. Claro que a atividade de um gato flutua e varia devido à idade, mas uma alteração súbita da mesma é razão para uma visita ao veterinário.

Alterações nos padrões de sono

Todas as pessoas sabem que, por norma, os gatos dormem imenso. No entanto, quando o seu gato dorme de dia e está acordado de noite e a incomodá-lo, deverá investigar as razões que levam a esta alteração, dado que esta diverge dos padrões de sono naturais dos gatos.

Alterações no comportamento

Se o seu gato é muito independente e de repente se torna num animal demasiado dócil e “pedinchão” no que diz respeito a atenção, ou se o oposto acontece, isto poderá também significar que o seu bichano precisa de ser verificado por um médico veterinário.

Alterações na aparência

Alterações como peladas, feridas e diferenças no pelo, entre outras curiosidades, deverão ser investigadas pois são sinais claros de que o seu gato está doente.

Alterações no peso

Um gato doente poderá ganhar ou perder bastante peso, estas alterações deverão ser seguidas e investigadas para que, caso o animal esteja doente, seja tratado o mais depressa possível.

Se desconfia que o seu gato está doente, poderá descobrir se ele tem febre através de um termómetro retal. Por outro lado, também poderá verificar se ele está desidratado ou com sintomas estranhos como por exemplo vómitos, alterações respiratórias, alterações no equilíbrio e alterações no corpo como caroços. Não faltam formas de ver se o seu bichano está doente, mas cabe-lhe a si observar e detetar esses sintomas atempadamente.

Sem votos

Artigos relacionados

Olá a todas... Eu tenho um gato com 4 meses e ele anda insuportável. Ele tem brinquedos e eu e o meu namorado brincamos com ele todos os dias, mas...
Os cães, à semelhança de todos os animais, adoecem ocasionalmente e é conveniente que quem cuida deles consiga identificar os sinais de que algo...
Boa tarde, Tenho 1 cão e 1 gata gostaria de saber qual a melhor ração para eles?
muito bom dia eu nunca tive gatos e gostaria de saber como é ter um gato em casa, se é muito diferente de um cao. que tipo de comportamentos eles tem...
Mimarem o vosso gato é normal e muito apreciado, quer pela vossa pequena bola de pelo, quer por vocês quando este retribui os mimos… porém, evitem...