Como organizar um jantar romântico | A Nossa Vida

Como organizar um jantar romântico

Um jantar romântico é usualmente o fósforo para atiçar o fogo do momento. Este jantar pode ser uma surpresa, ou feito a dois. Seja para celebrar um momento especial como o Dia dos Namorados, para comemorar o aniversário de casamento, ou de namoro.... ou só porque sim, é algo que qualquer casal deve ter na sua vida a dois, sendo esta uma das formas de acender a chama da paixão.

O que cozinhar

Quando se pensa num jantar romântico, pensa-se em algo que esteja fora da rotina diária. Em termos de receitas, procuram-se receitas ricas em ingredientes, visualmente apelativas, e diferentes das receitas habituais.

Os pratos de um jantar romântico devem ser algo rápidos, porque de outra forma, uma das pessoas, ou ambas, passam o tempo todo a cozinhar – o que se deseja num jantar romântico é o tempo que se passa um com o outro, a jantar.

Assim, quando se prepara a lista de pratos e de ingredientes para um jantar romântico, deve-se ter em atenção para não escolher nada muito pesado, pois a maioria das vezes, o jantar acontece antes de se ir para a cama, por isso não convém comer nada que seja muito indigesto ou pesado.

Relativamente ao jantar, este também deve ser planeado e preparado com alguma antecedência, para que a meio não se ande a correr para cortar a carne, ou para lavar a salada. Tudo o que possa ser previamente preparado deve de o ser.   

Se não existir a intenção de cozinhar, há sempre empresas de catering especializadas em pequenas festas, ou até um take away mais exclusivo: ambos serão capazes de atender às necessidades de um momento destes. Desta forma poderão ter um jantar mais elaborado sem o trabalho que isso implica.

Sugestões para o jantar:

Entrada

Prato principal

Sobremesa

O que vestir

Se estamos a falar de um jantar especial, também o que se usa deve ser especial. Para o homem uma camisa bem vincada e calças mais clássicas e para a mulher um vestido sexy. Não se esqueçam de uma roupa interior bem sexy, para mais tarde se dedicarem a atividades digamos, mais animadas.

Como criar um ambiente romântico

A iluminação é essencial para criar um ambiente romântico. Optar por umas luzes mais baixas e de iluminação mais fraca é uma boa ideia.
Usar velas, deve ser sempre considerado, mas de preferência velas sem cheiro ou com um cheiro muito leve, porque de outra forma pode-se estragar o jantar. Isto porque o cheiro intenso das velas pode perturbar o aroma e o paladar da comida e bebidas.

A música de fundo deve ser suave. Um jazz suave, um drum & bass, ou música mais ritmada mas sempre num tom baixo e suave. Grave um CD de música agradável, que poderá ser ouvido noutra ocasião e recordar o momento.

A mesa de jantar deve ser bonita, decorada com flores, de forma simples e elegante. Afinal, vai ser o palco do momento, e como palco que é, deve ter os acessórios certos.
Se existir lareira em casa, esta deve estar acesa, criando assim um ambiente ainda mais acolhedor.

Relativamente à loiça, esta deve ser a melhor que existir, incluindo os talheres, bem como os guardanapos, individuais ou toalhas de mesa, todos devem ser em tecido.
Se beberem, optem por bom vinho, que acompanhe a refeição de forma adequada. Se não beberem, optem por um cocktail não alcoólico para início de refeição e por água gaseificada com um pouco de sumo de fruta ou uma rodela de limão, para acompanhar a refeição.

Leia também...