Como negociar para poupar

Quer seja para comprarem a casa nova, um seguro, um carro, as compras do supermercado, um contrato de prestação de serviços, negociar é essencial para conseguirem poupar. Saibam como poupar negociando, mas sempre da forma correta.

Sejam bem-educados

Para negociar não é necessário ser arrogante ou mal-educado. Sejam boas pessoas e educados quando estão a negociar, para alcançarem um preço melhor. Mais depressa obtêm um desconto por serem boas pessoas, do que por serem pessoas mal-educadas ou arrogantes.

Sejam honestos

Digam o que pensam de forma educada, como por exemplo se acharem que o produto que receberam não tem a qualidade que corresponde ao preço, ou vice-versa. Se isto acontecer provavelmente obterão um desconto.

Não tenham vergonha

Esqueçam a timidez, usualmente não é sinónimo de obter grandes feitos. Sejam educados e perguntem com honestidade se o preço pode ser inferior.

Obtenham desconto de quantidade

Se pretendem obter um desconto de quantidade, primeiro negoceiem o preço para apenas um produto ou serviço, e só depois de obterem o melhor preço para um, é que devem revelar que pretendem uma quantidade maior. Desta forma conseguirão um desconto ainda maior.

Paguem em dinheiro

Se optarem por pagar com dinheiro em vez de cartão de crédito, usualmente também conseguirão um desconto, normalmente de 5%. Isto porque existe um custo do uso do serviço para a empresa detentora da máquina de pagamentos cobrado por uma identidade financeira.

Façam pesquisa

Verifiquem o preço do mesmo produto ou serviço em diversos locais. Muitos locais oferecem um preço melhor quando são confrontados com outros preços, mesmo se forem relativamente a um produto com desconto. 

Não sugiram preços

Se estiverem a negociar, deixem ser a pessoa que quer vender a mencionar o preço. Não digam o quanto estão dispostos a pagar, saibam o quanto o outro está disponível a aceitar. Desta forma poderão obter um preço bem menor do que o que estavam dispostos a propor.

Esperem

Esqueçam a segunda-feira ou o início do mês, este é um péssimo dia para negociar. Os melhores negócios são conseguidos no final da semana, especialmente às sextas ou antes de fins de semana prolongados devido a feriados, pois nestas ocasiões todos estão bem-dispostos e flexíveis.

Perguntem

Se são envergonhados e não querem pedir um desconto, perguntem coisas como “Existe algum tipo de promoção para esta compra?” ou “Existe algum cartão de desconto?”. Muitas vezes existem promoções a decorrer, mas que só são oferecidas se o cliente as mencionar.

Leia também...