Como manter a casa e a roupa livre de pelo dos animais

Todos os que têm animais em casa sabem que a saga de eliminar os pelos da roupa é diária. Os sofás têm pelos, as camas também, os tapetes… eles caem, e por muito que se limpe fica sempre um ou outro pela casa para marcar as roupas que mais destaque lhes dão.
E como acaba por ser difícil chegar ao trabalho cheio de pelo nas roupas, ou ter os bancos do carro com pelos do animal de estimação, quando se dá boleia a outras pessoas, não deixe que isso seja desmoralizante e saiba manter uma casa livre de pelo. Ficam aqui algumas dicas.

Dar banho adequadamente

Tudo depende de que tipo de animal se está a falar, pois, cada espécie e raça têm as suas necessidades e atenções. Uma boa dica, pelo menos para cães, é dar-lhes banho pelo menos 1 vez por mês, para os ajudar a livrarem-se do pelo em excesso. Relativamente aos gatos, eles não necessitam de banho, para além de que é um momento demasiado stressante para eles, podendo resultar em mais perda de pelo.

Escovar diariamente

Escove os seus animais de estimação diariamente, ou pelo menos 3 a 4 vezes por semana. Este gesto ajuda o seu animal a livrar-se do pelo que vai cair, antes que este caia nas roupas e pela casa. 

Usar uma escova adequada

Use uma escova ou luva de escovagem que retire o máximo de pelos soltos ao animal, evitando que estes caiam pela casa.

Inserir um suplemento anti-queda de pelo na alimentação

Existem no mercado alguns suplementos para animais que têm como objetivo diminuir a queda do pelo e melhorar o seu aspeto. Pergunte ao seu veterinário qual o mais indicado para o seu animal.

Ter sempre rolos de remover cotão

Os rolinhos de papel autocolante são excelentes para manter sempre à mão em todos os locais onde costuma estar: casa, trabalho, carro. Pode até usar um mini rolinho na carteira, se assim o entender.

Manter ligado um aspirador iRobot

Os aspiradores automáticos como os Roomba são excelentes pois aspiram por si, sendo excelentes para uma casa com cães ou gatos. Este tipo de aspiradores ajusta-se para aspirar madeira, carpetes, enquanto se move pela casa, ou numa certa área, voltando à base e carregando-se sozinho. A única coisa que necessita fazer é carregar no botão para limpar.

Aspirar regularmente

Para evitar os pelos pela casa, é necessário fazer uma manutenção de limpeza mais frequente, sendo necessário aspirar mais vezes a casa, bem como os locais onde o animal costuma estar mais frequentemente. Para isso, opte por um aspirador vassoura, pequeno para ser mais fácil de pegar e de usar sem grande esforço.  

Guardar bem a roupa

Evite que os seus animais entrem nos roupeiros, especialmente os gatos, que adoram este tipo de recantos, pois, de outra forma irá ter um pesadelo quando se for vestir. Quando estiver a cuidar da lavandaria, evite também misturar roupas com pelos com as outras. Desta forma, evitará ter inúmeras roupas com pelos, sendo mais fácil de usar e limpar.  

Criar um espaço único para o animal dormir

Deve-se evitar que os animais andem pela casa, a dormir em vários locais, deixando pelo mais entranhado e difícil de remover nesses mesmos espaços. Faça com que o animal sinta que tem um canto ou local especial para dormir, como um cobertor, uma almofada favorita ou uma cama especial.  

Média: 4.9 (7 votos)

Artigos relacionados

Ter um animal de estimação é o máximo, são uma boa companhia e, acima de tudo, fonte de amor incondicional. Mas como tudo, também têm desvantagens...
Olá meninas. Num T2 onde ambos os quartos são de dormir, como é que vocês fazem, para arrumar o estendal e a tábua de passar a ferro? Confesso que...
Olá boa tarde... Pois bem tenho dois cãezinhos lindos mas o meu caçula "um boxer com 7 meses" anda-ma a deixar maluca ... Quando estamos em casa...
Quer seja uma consulta de rotina ou de emergência, quer estejam a conhecer o veterinário pela primeira vez, independentemente do animal de...
...