Como limpar e manter o frigorífico livre de odores

O frigorífico é um dos eletrodomésticos que mais trabalha na casa. Porém também é o eletrodoméstico que mais está sujeito a odores, derrames e outros maus tratos. Um frigorífico limpo significa alimentos frescos e com odor fresco. Ficam algumas dicas para manterem o frigorífico fresquinho e limpo.

Limpem os derrames

Logo que caiam pingas ou derramem qualquer líquido no frigorífico, limpem imediatamente, antes de poder secar. Certifiquem-se que tudo que entra no frigorífico vai limpo: limpem as bordas e bases de boiões de compotas, tupperwares, garrafas, embalagens, frascos de molhos – tudo antes de ser colocado no frigorífico.

Verifiquem as coisas estragadas

Façam isto numa base diária: verifiquem o que já está fora de prazo, estragado e que deve ir para o lixo. Se tiverem este cuidado evitarão maus cheiros e um frigorífico desarrumado e ocupado por elementos que já lá não deveriam estar.

Coloquem tudo em contentores

Ponham as sobras de comida em recipientes fechados para evitarem que o cheiro se misture com outros alimentos. Coloquem um recipiente específico para os restos de cebola ou alho, para que estes não contaminem todos os restantes alimentos com o seu cheiro. Mesmo que coloquem alimentos a descongelar, façam-no num recipiente coberto, e grande o suficiente para evitar derrames.

Mantenham as portas do frigorífico limpas

Semanalmente limpem as portas do frigorífico, incluindo as esquinas e bordas com um pano embebido em líquido de lavar a loiça e água. Nesta limpeza prestem bastante atenção às áreas como puxadores, e também a marcas de impressões digitais. Se têm um frigorífico em aço inoxidável optem por limpá-lo com um spray específico para o efeito, devendo a limpeza ser feita de acordo com a direção do risco do aço inoxidável.

Esvaziem o frigorífico

De 3 em 3 meses esvaziem o frigorífico completamente; desliguem-no, e lavem todos os contentores e prateleiras. Antes de limparem as prateleiras de vidro, caso existam, deixem-nas aquecer à temperatura ambiente, para que fiquem mais brilhantes depois de limpas.

Limpem o interior do frigorífico

De 3 em 3 meses limpem todo o interior com uma mistura de 2 colheres de bicarbonato de sódio para cada ¼ de água quente. Embebam um pano nesta solução de limpeza, passem no interior do frigorífico, e de seguida passem com um pano seco. Esta limpeza serve não só para limpar mas também para eliminar os maus odores. Não usem sabão ou detergente para limpar o frigorífico pois é possível que deixem um aroma que a comida poderá absorver posteriormente.

Para remover manchas secas, hidratem as manchas aplicando a solução de bicarbonato de sódio com uma toalha húmida. Deixem a porta do frigorífico aberta e os resíduos a embeber a solução durante cerca de 10 minutos, ou até começar a amolecer. Reapliquem se necessário.

As prateleiras, limpem-nas também com uma solução de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada ¼ de água morna. Não lavem as prateleiras do frigorífico na máquina de lavar loiça, e secam-nas bem antes de as recolocarem.

Limpem as borrachas selantes 

De 3 em 3 meses, limpem as borrachas que selam as portas do frigorífico, pois podem acumular resíduos de alimentos e criar bactérias devido à humidade. Com água quente e detergente de limpeza embebam um pano e limpem as frinchas das borrachas que selam o frigorífico. Aproveitem também para verificar se estas estão em perfeitas condições; ou seja, que selam perfeitamente, pois se assim não for está na hora de as trocar por novas.

Absorver o cheiro das sobras de comida

A melhor forma de prevenir maus cheiros no frigorífico é manter os restos de comida em recipientes bem fechados. E mesmo assim podem deparar-se com alguns cheiros. Para estes cheiros perdidos é boa ideia colocarem, num pouco de papel vegetal, um copo de bicarbonato de sódio espalhado e colocar este no frigorífico com a porta fechada até o cheiro desaparecer.

Eliminem os odores

Uma outra forma de eliminar os maus odores do frigorífico é espalhar num tabuleiro alguns grãos de café moídos e colocá-los dentro do frigorífico com a porta fechada até o cheiro desaparecer. O cheiro do café desaparecerá também.

Outra opção é colocarem carvão ativo (disponível em drogarias) num tabuleiro e colocarem dentro do frigorífico com este programado para uma temperatura baixa.

Ainda outra forma de eliminar os maus cheiros do frigorífico é usarem areia específica para gatos. Coloquem alguma espalhada num tabuleiro, dentro do frigorífico com a porta fechada, esta eventualmente absorverá os maus odores.

Média: 4.2 (28 votos)