Como homenagear um animal de estimação que já partiu

O dia 10 de Junho é dia dos animais de estimação que faleceram, sendo um dia que pode ser celebrado prestando homenagem à memória dos animais de estimação que já partiram. Hoje em dia, muitos animais de estimação são considerados parte da família, por isso, a sua perda pode ser algo muito doloroso. Quando um animal de estimação parte, existem gestos que o podem homenagear, e nunca é demais celebrar um amigo leal, mesmo despois de ele partir.

Fale com quem compreende

Por vezes, os membros da família ou amigos não conseguem entender o que se sente com a perda de um animal de estimação, especialmente se nunca passaram por uma perda destas. Converse com as pessoas que passaram pelo mesmo e assim pode receber e dar conforto emocional. Se não conhece ninguém, participe em fóruns sobre a temática.

Crie um livro de memórias

Se existem fotografias e pequenas recordações do seu animal de estimação, crie um livro de memórias com essas imagens e outros detalhes que recordem o animal. Desta forma, vai ter sempre algo palpável e que possa ver quando se lembrar dele.

Crie um símbolo

Existem diversas formas de recordar, e nem sempre as fotografias são a única forma. Pode, por exemplo, emoldurar a coleira ou brinquedo favorito do seu animal como um símbolo de homenagem.

Crie um momento especial

Junte família e amigos que conheciam o seu animal e que gostavam dele e homenageei-o, dizendo algumas palavras ou contando alguma história divertida sobre o mesmo. Esta também é uma forma de recordar e homenagear um bom amigo.

Faça um donativo

Uma das melhores formas de homenagear o seu animal, é fazer um donativo em sua memória. Veja na sua localidade se existe uma associação que ajude os animais, apoiando assim os animais que necessitam.

Faça voluntariado

Se o seu animal de estimação veio de um canil, gatil ou associação de ajuda aos animais, a melhor forma de o homenagear é fazendo voluntariado nesses locais. Afinal, foi devido a pessoas que fazem voluntariado que teve o seu amigo. Veja isto como um tributo que pode fazer em nome dele.

Adote um novo animal

Quando sentir que é a altura certa, considere adotar outro animal de estimação. Lembre-se de como a sua vida era melhor com o seu animal de estimação. Não perca a hipótese de ajudar outro animal que necessita de si!

Leia também...